Reunidos em Viena, na Áustria, o Sexteto (o grupo de países formado por Rússia, China, Estados Unidos, Grã-Bretanha, França e Alemanha) e o Irã anunciaram na sexta-feira, 20, um acordo para garantir a utilização pacífica do programa nuclear iraniano.
O anúncio foi feito pelo diplomata Wang Qun , diretor-geral do Departamento de Controle de Armas do Ministério das Relações Exteriores da China. Wang Qun afirmou que, após cinco dias de exaustivas reuniões em Viena, o governo do Irã aceitou os termos do acordo proposto pelo Sexteto, garantindo que o seu programa nuclear somente será utilizado para fins pacíficos como, por exemplo, a produção de energia elétrica.
Em troca, o Ocidente vai abrandar as sanções econômicas decretadas na época em que as autoridades iranianas negavam acesso aos inspetores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) para inspecionar as instalações nucleares do país e a forma como a energia atômica estava sendo utilizada.
Uma nova rodada de negociações foi marcada para 2 de julho, quando o texto do acordo final deverá ser assinado por todas as partes.
16 Comments