Marechal Abdul Fatah Saeed Hussein Khalil Al-Sisi é o novo presidente do Egito

O ex-comandante do Exército e homem forte do Egito, marechal Abdel Fatah al Sissi, venceu a eleição presidencial com 96,2% dos votos, informou nesta quarta-feira a TV estatal, baseada na apuração de quase 90% das seções eleitorais.

Hamden Sabahi, líder de esquerda e único adversário do marechal, obteve 3,8% dos votos.

Durante a noite, milhares de partidários de Al-Sissi dançaram e cantaram no Cairo, especialmente na Praça Tahrir, epicentro da revolta que derrubou o general Hosni Mubarak, no início de 2011, após 30 anos de poder.

A taxa de participação não foi informada. Na terça-feira, a Comissão Eleitoral decidiu estender por mais 24 horas a votação, quando apenas 37% dos eleitores haviam comparecido às urnas.

Um membro da comissão eleitoral anunciou na madrugada desta quinta-feira que mais de 25 milhões de eleitores, “aproximadamente”, foram às urnas e que este número pode aumentar para atingir cerca de 50% de participação.

Al-Sissi, que deseja ter um grande apoio popular após a destituição e prisão do presidente islâmico Mohamed Mursi, em julho de 2013, declarou esperar mais de 45 milhões de votos a seu favor, dos 53 milhões de eleitores no país árabe mais populoso do mundo.

Em 2012, quando Mursi foi eleito, a participação atingiu 51,85%.

“A imagem que o regime tentou promover de Sissi está comprometida. Superestimaram seu apoio” entre a população, considerou Shadi Hamid, pesquisador do Saban Center, sobre o índice de participação.

Desde o golpe que destituiu o primeiro presidente democraticamente eleito do país, a imprensa se rendeu ao marechal, que tem seu rosto estampado em todas as ruas do Egito.

Desde segunda-feira, os apresentadores e comentaristas se esforçavam para convencer os egípcios a votar, alternando súplicas e ameaças, enquanto corria o rumor de que haveria multas para aqueles que não fossem às urnas.

“Ninguém fora do Egito ou no Ocidente acredita que esta foi uma eleição livre e justa”, explica Hamid, mas esta fraca participação popular “faz com que o regime pareça incompetente, algo que servirá de argumento para a Irmandade Muçulmana”.

O movimento ao qual pertence Mursi, principal alvo da ofensiva lançada pelo governo interino que deixou mais de 1.400 mortos e 15.000 detidos, pediu o boicote à eleição e disse que não reconheceria seus resultados.

A brutal repressão custou a Sissi muitas críticas de países ocidentais e da ONU, mas também deu a ele uma grande popularidade entre os egípcios que vivem em um ambiente de grande instabilidade desde a queda do regime de Hosni Mubarak em 2011, em meio à Primavera Árabe.

Para o cientista político Gamal Abdel Gawad, Sissi não “precisava estabelecer como meta uma participação tão alta, porque, quando não há dúvidas quanto aos resultados de uma eleição, não é fácil incentivar as pessoas a votar”.

De fato, nesta quarta, vários colégios eleitorais visitados pela AFP estavam completamente vazios.

“Eles se deram conta de que a participação era baixa, então prorrogaram em um dia para aumentá-la (…) todas as eleições nesta país são manipuladas”, declarou à AFP Mohamed Ali Hagar, um jovem assistente de direção de cinema que disse boicotar as eleições.

Hamdeen Sabbahi, que havia ameaçado retirar sua candidatura, manteve-se na briga, mas afirmou que a extensão da votação serviu apenas “para manipular os resultados e os níveis de participação”.

O político, de 60 anos, não conseguiu convencer a população, disposta a ceder suas liberdades em troca de mais um governo militar que recupere a economia e a estabilidade. À exceção de Mursi, que governou por pouco mais de um ano, a história recente do Egito é marcada por longas administrações militares.

AFP

Fonte: Terra

5 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    E viva !!! para tão falada democracia americana … 😉 .. esse ai… ainda vai dá muito orgulho ao papai .. rsrsr … mais um corrupto conservador que vai sair na foto com o tio Sam. 😀 😀

  2. Parabéns ao Marechal Al Sissi. Agora tudo volta ao que era antes: A ajuda norteamericana de US$ 3 Bi também voltará a ser remetida. A paz com Israel também está assegurada, e a Irmandade Muçulmana volta a levar porrada, para desgostos da esquerda de plantão…;)

  3. “Eles se deram conta de que a participação era baixa, então prorrogaram em um dia para aumentá-la (…) todas as eleições nesta país são manipuladas”, declarou à AFP Mohamed Ali Hagar, um jovem assistente de direção de cinema que disse boicotar as eleições. === E vero, +, ñ há mal q dure e bem q ñ acabe..a irman// sempre viveu na clandestini//,e criou e se fortsleceu , assim vai continuar.Na abertura democratica, q ñ virá, se ocorrer, vão eleger novamente congresso e presidente…coisa q ñ irá ocorrer tão cedo..Ditador morto, ditador posto..e ós iankss cínica/ vão continuar pagando pela á ajuda e tolerância à eles pelos Egito,lamentável.Q os judeuss aproveitem..td acaba.Quem viver verá.Sds.

  4. Tudo volta a ser com antes, parece que a retórica democrática americana vai para o saco mais uma vez. Melhor o pragmatismo com uma grande doze de hipocrisia ao apoiar uma boa e velha ditadura que sirva aos seus interesses.

  5. Algo errado com essa eleicao. Nao pode ser. Esta errado. So 96.2 dos votos, ora ja se viu.Sissi deveria estar com 100.2% dos votos, no minimo. Manda contar esses votos outra vez. Que esquerda de plantao ou nao no Egito estava apoiando a irmandade? Pelo que sei, e escrevi no Brasil minha opiniao a respeito, a esquerda no Egito apoiou o golpe militar, por considerar a Irmandade um movimento de massa fascista, que foi eleito com o apoio de Obama e Cia. Escrevi na epoca, que assim que Sissi terminasse com a Irmandade ela voltaria suas atencoes para os grupos de esquerda, e os cassetetes que hoje caindo nas cabecas dos membros da Irmandade amanha ira cair nas cabecas dos esquerdistas. Isto ainda nao ocorreu, mas nao precisa esperar muito para ver isto acontecendo.

Comentários não permitidos.