Partidos conservadores lideram eleições para Parlamento Europeu

Jean-Claude Juncker, candidato dos conservadores a presidente da Comissão Europeia

Grupos de centro-direita mantêm maior bancada, à frente de socialistas, mas registram significativas perdas. Eleitores usam votos para protestar, inflando resultados de eurocéticos e populistas de direita.

O conservador Partido do Povo Europeu (PPE) firmou-se como a maior força das eleições europeias, apesar de ter sofrido perdas significativas. A vantagem em relação ao agrupamento partidário dos socialistas europeus diminuiu. Após anos de crise do euro, muitos usaram seus votos para enviar uma mensagem de protesto a Bruxelas, levando partidos populistas e eurocéticos a inéditos resultados. Na França, a vitória da extrema direita Frente Nacional (FN) provocou um “terremoto político”.

O bloco reunindo os partidos europeus de centro-direita conquistou 212 assentos no Parlamento Europeu, segundo projeções. O Partido Socialista Europeu (PSE) também apresentou perdas e ficou com segunda maior bancada, com 185 deputados. Em 2009, os dois grupos parlamentares obtiveram 274 e 196 deputados, respectivamente.

Em terceiro lugar estão os liberais, com 71 cadeiras, contra as 83 de antes. Os Verdes permanecem a quarta maior bancada, com 58 assentos – quatro a mais do que na eleição anterior. A esquerda radical ficou com 45 lugares. Os eurocéticos conservadores caíram dos atuais 54 para 44 mandatos, enquanto os eurocéticos radicais, liderados pelo britânico Ukip, sobem de 31 para 36 representantes.

O bloco de deputados sem bancada, entre os quais estão também integrantes da ultradireita, como da Frente Nacional francesa, cresce para 38 deputados.

Com o resultado, o PPE reivindica o cargo de presidente da Comissão Europeia, ao qual apresentou como candidato o ex-premiê luxemburguês Jean-Claude Juncker. “O PPE vai sugerir seu candidato como nome para a presidência da Comissão Europeia”, afirmou o líder da bancada conservadora, Joseph Daul.

Partidários de Merkel ganham na Alemanha

Na Alemanha, os democrata-cristãos liderados pela chanceler federal alemã, Angela Merkel, alcançaram 35,3% dos votos, segundo resultados divulgados na madrugada desta segunda-feira (26/05) – seu pior resultado europeu desde 1979 e também significativamente mais fraco do que na eleição parlamentar de setembro (41,5%).

Os social-democratas do SPD aumentaram seu índice para 27,3%, após terem colhido o pior resultado numa eleição europeia em 2009, quando obtiveram apenas 20,8%. Um destaque no país foi a boa votação obtida pelos eurocéticos moderados da Alternativa para a Alemanha (AfD), fundada no ano passado, que chegou a 7%.

Marine Le Pen: “terremoto” que abalou a França

Na França, a Frente Nacional de Marine Le Pen superou pouco mais de 25% dos votos e se tornou a maior força francesa no Parlamento Europeu. O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, chamou o resultado de “um terremoto” para o seu país e para toda Europa. Os socialistas do presidente francês, François Hollande, conseguiram apenas 14,5%, ficando atrás dos conservadores da União para uma Maioria Popular (UMP), com 20%.

Vitória dos populistas na Dinamarca

Na Dinamarca, os populistas de direita do Partido do Povo Dinamarquês (DF) venceram as eleições com 26,7%, conquistando quatro dos 13 assentos dinamarqueses no Parlamento Europeu. Os social-democratas do primeiro-ministro Helle Thorning-Schmidt ficaram com o segundo lugar, com 19,1% (três deputados).

No Reino Unido, o UK Independence Party (Ukip), liderado pelo carismático Nigel Farage, que defende a saída de seu país da Europa e limitações para a entrada de imigrantes, apresenta o maior crescimento de votos da história da legenda, tirando vários assentos tanto do governo quanto da oposição britânica. Segundo projeções desta segunda-feira (26/05), o partido conseguiu 29% dos votos, à frente dos conservadores do premiê David Cameron (24%)

Na Áustria, agremiação de extrema direita Partido da Liberdade Austríaca (FPÖ), teria obtido 20,5%, em torno de 7,8 pontos percentuais a mais em relação a 2009. Isso significaria um terceiro lugar, atrás do conservador Partido Popular Austríaco (ÖVP) e dos social-democratas do SPÖ.

Em toda a EU, a taxa de comparecimento às urnas, de 43,1%, foi levemente maior do que em 2009, interrompendo a tendência de queda de comparecimento às urnas. Aproximadamente 400 milhões de pessoas foram convocadas a votar desde a última quinta-feira em toda a UE para eleger os 751 deputados do Parlamento Europeu.

MD/rtr/dpa/afp

Fonte: DW.DE

7 Comentários

  1. Qndo eu dizia, a alguns anos, que o pendulo histórico político estava voltando para o lado dos conservadores os esquerdistas nacionais faziam chacota… hoje, como sempre, minhas previsões lógicas ganham materialidade… mas como sempre, enquanto o mundo vai em uma direção, o pendulo brasilis chega atrasado… ainda teremos que perder DÉCADAS infligidos pela farsa SOCIAL DEMOCRATA tendente a uma ditadura cultural esquerdalha… ainda não somos um país sério… quem sabe um dia amadurecemos…

    • So na Alemanha e na Belgica os conservadores pro-Uniao Europeia ganharam as eleicoes. Na Inglaterra os conservadores perderam votos para o UKIP. Na Franca como sabemos a Frente Nacional ganhou as eleicoes.Mas na Grecia onde a crise economica e maior um grupo radical de extrema ganhou as eleicoes. Mas o ponto que quero enfatizar (na verdade, ja escrevi sobre isso dias domingo ultimo) e que essa extrema direita fascista que parece estar ganhando momentum neste momento, se caracteriza por ser anti semita, anti zionista e anti Washington. Excetuando o UKIP, que e mais anti Uniao Europeia do que anti-Washington. E fascismo europeu dessa extrema direita e anti neoconservador. Nao e de graca que muitos desses grupos foram financiados por Kadafi, quando este era o lider da Libia. Tal qual Kadafi, muito desses grupos de extrema direita sao adeptos do chamado terceiro caminho, nem comunismo nem capitalismo. Esses grupos sao conservadores sim, mas dos conservadores que se identificam com Putin nao com os neoconservadores norte americanos. A vitoria deles podem ser vitoria para Putin.Voltarei ao assunto mais tarde, quando poderei citar fontes e discutir o programa politico desses grupos.

      • Considerações perfeitas… vc me entende, caro comunistas… ao invés dos desinformados que tenho, diuturnamente, esclarecer, não sabem de onde vem nem para onde vão… vc é diferente… sabe o que fala… eles acham que sou pró americano no sentido que apoio o obamis e cia… tolinhos… tolice pior é achar que lula e cia são contra EUA… mas um dia eles acordam…

  2. Esse partidos ,ditos conservadores, tem matiz de extrema direita, e ou agem como tal , qdo no poder, ciganos , e imigrantes q o digam…vide à vitória da extrema direita na França e no UK…outros governos ainda + a direitas vão galgar o poder na UE. Infeliz/, quem viver verá.Sds.

    • Primeiramente, meu caro, temos que limpar os estigmas criados pela esquerda sobre os conservadores… não de ouvidos a classificações tipo Wikipédia e cia, bem como a considerações de falastrões esquerdistas que tem no analfabetismo político e cultural seu mister… concentre-se em alguns fundamentos básicos que identificarão o conservadorismo, pela óptica dos próprios conservadores: AMOR e DEFESA AO CONCEITO DE PÁTRIA; DEFESA INAFIANÇÁVEL DA CÉLULA FAMILIAR COMO ELEMENTO FORMADOR DE UMA SOCIEDADE SADIA; DEFESA DO CONCEITO DE PROPRIEDADE, INABALÁVEL e INEXPROPRIÁVEL; DEFESA DO CONCEITO SECULAR DE DIREITO E JUSTIÇA EM MOLDES GRECO-ROMANO COM ÊNFASE NOS COSTUMES e ESTADO MÍNIMO, PORÉM FORTE EM SUA SOBERANIA… quem fugir a esses preceitos não pretende construir uma sociedade digna, libertária, construtiva e independente… observe que todos esses preceitos são diuturnamente destruídos e perseguidos pela esquerda desconstrutora a soldo de interesses alienígenas… eles foram autorizados pelas forças internacionalistas a manter a população brasileira de joelhos em troca de fornecerem matéria prima a custos absurdamente baratos as grandes corporações internacionais… ou seja, nos venderam por trinta moedas e ainda nos açoitam com uma legislação sabidamente deturpada e contra os interesses nacionais… de uma lida em http://www.emdireitabrasil.com.br/index.php/principal/14-opiniao/476-a-tres-passos-da-guerra-civil.html … após essa leitura vc entenderá porque erigiram uma “estalta” do príncipe dos artrópodes em praça pública em New York e porque o molusco assinou a criação da reserva dita indigena RAPOSA SERRA DO SOL, a maior TRAIÇÃO que fizeram ao povo brasileiro… ACORDA BRASIL !!!

Comentários não permitidos.