Colombianos levam eleições presidenciais ao segundo turno

Presidente colombiano, Juan Manuel Santos, tenta se reeleger

Oposicionista Óscar Iván Zuluaga e o candidato à reeleição, Juan Manuel Santos, chegam encostados no final da corrida eleitoral, em pleito que levou menos de 40% dos eleitores às urnas.

Os colombianos voltarão às urnas no dia 15 de junho para escolher quem governará o país pelos próximos quatro anos. Nenhum dos dois principais candidatos que concorreram neste domingo (25/05) – o atual presidente, Juan Manuel Santos, e o ex-ministro da Fazenda Óscar Iván Zuluaga, apadrinhado político do ex-presidente Alvaro Uribe – conseguiu alcançar mais da metade dos votos válidos.

Com praticamente a totalidade das urnas apuradas, Zuluaga, do partido radical de direita Centro Democrático, ficou em primeiro na corrida presidencial, alcançando 29,27% dos votos. Santos, do Partido Social da Unidade Nacional, chegou em segundo, com 25,63%.

Em terceiro lugar, chegou Marta Lucía Ramírez, do Partido Conservador, alcançando 15,56% e, em quarto, Clara López, da aliança de esquerda entre o Polo Democrático Alternatico e a União Patriótica, com 15,25%.

As chances de um segundo turno eram apontadas por pesquisas de opinião realizadas na semana passada, quando passou a valer uma lei que proíbe a divulgação de sondagens nos dias que antecedem o pleito.

Apenas 39,89% dos cerca de 33 milhões de colombianos aptos a votar neste domingo compareceram às urnas – um índice de abstenção histórico.

Negociações com as Farc

A escolha do presidente definirá também como a Colômbia vai lidar com as negociações de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Santos, principal articulador das conversas com os guerrilheiros, retomadas há um ano e meio, tentou convencer os colombianos sobre a importância de se manter o diálogo e de se selar um acordo e acabar com o conflito, que dura 50 anos e já deixou mais de 200 mil mortos.

Zuluaga, por sua vez, declarou que, caso eleito, pretende interromper as negociações do Estado com as Farc. Ele conquistou apoio junto aos cidadãos que questionam a disposição da guerrilha de construir a paz e que veem com maus olhos a possibilidade de os guerrilheiros entrarem para a carreira política.

MSB/rtr/dpa

Fonte: DW.DE

16 Comentários

  1. Só há um modo de tratar com as farc: BALA NA CARA… o resto é tentar transformar em anjo o próprio demônio… ou seja, FALÁCIAS…

    • Sem piedade é mais sonoro Blue Eyes,,,,rsrs,mas concordo com vc tem que exterminar esses vermes e se possível esterelizar o chão aonde eles pisam,por isso torço para o candidato apoiado por Uribe,que ele vença e extermine essa praga da America do Sul,e que dê anistia aos coitados que foram sequestrados e obrigados a lutar e que jogue muitas bombas nos chefões.

      • Amigos Blue Eyes e Barca, estamos juntos no desejo de que o candidato de Uribe se sagre vencedor. Juan Manoel Santos traiu seus eleitores e a si mesmo quando abriu negociações com as FARCs. Pior, ainda com mediação dos cubanos, que são uns dos patrões desse grupo terrorista (Os outrs são os narcotraficantes e os Venezuelanos).

        O povo colombiano sabe que as FARCs são desonestas e não cumprem acordos. Por isso, querem vê-las exterminadas com seus líderes mortos (de preferência com bombas lançadas pelos Super Tucanos) ou, caso presos, condenados a longas penas como forma de pagar pelos crimes cometidos.

  2. Esse 1 º turno e prova q ñ está agrandando tanto assim, e por outro lado me interssa, ao BRASIL, qdo vão sair os nefasto iankss de n fronteiras, estacionados em Apiay?Qdo? Às FARCs já ñ colocam sua caraças tão acintosa/ aki em terras de Pindorama…lembranças de um passado de 7,62 na cara , dado p EB..o resto é o resto..Sds.

  3. No final mesmo com a CIA e a SNa americana fazendo sua espioangem e terrorismo o candidato santos vencera

    As farcs dominam 40 por cento do território da Colômbia , se em cinquenta anos nao foi derrubada se nao fizerem a paz e a politização da mesma ficara mas cinquenta sem vencela

    Mas é issi que os anglosionistas querem quea guerra seka eterna e que suas bases fiquem la para sempre

  4. Sr. Blue Eyes, demônios são anjos…q violaram sua posição e estão condenados.Qto às FARC’s, se mortos, presos, problemas dos Colombianos, o interesse nosso consistem na presença dos iankss…daí eu kerer saber se o futuro vitorioso, vai pedir p q os msm saiam..p mim deveria ser p ontem…Sds.

    • Carlos, os yankes já tiveram bases no nordeste brasileiro e saíram sem problemas… não se deixe levar por antiamericanismo infantil… a esquerda nacional criou esse mito para ter contra quem lutar sua luta de falácias e enganar os incautos… não se engane… nosso pior inimigo é interno em consonância com uma pequena e insignificante ilha… morou ???…

  5. por LUCENA
    .
    .
    .
    Esse é o projeto que tem direita latino-americana: a restauração conservadora, antipopular, de submissão externa e de submissão interna às elites tradicionais. É o “uribismo”.
    .
    Emir Sader

    • rsrsrsrsrsrssrsr… antipopular… rsrsrsrsrsrsrs… o povo brasileiro é o povo mais conservador do mundo, exceto a bandidagem… acho graça de suas falácias criadas ao vento… sem nenhum embasamento na realidade… faça uma pequena pesquisa no seu condomínio, meu caro… descobrirá o mundo de verdade que não combina com os suas ilações… bons sonhos… 🙂

      • Amigo Blue Eyes, A estupidez dos argumentos da corja esquerdista, onde se destaca o infame Emir Sader, lacaio do PT, reside em querer tachar tudo e todos que se contrapõem à eles de “antipopular”.São tão arrogantes que querem usurar do povo a sua própria vontade. Pena que quem repete os argumentos dessa turma é incapaz de raciocinar sobre os mesmos..rs!

      • Sem dúvidas… eles agora se arrogaram o poder de pensar pelas pessoas… quem não aceita suas incoerências são taxados de “antipopular”… MARXISMO CULTURAL PURO… só não vê quem não quer…

  6. Amigo Blue Eyes, ñ sou anti iankss ou anti judeuss, sou contra a política externa deles;em especial à dos iankss. Nunca eskeça de 1982 TIAR,Panamá, à Venezuela atual, fora isso são maravilhosa/ tolos = ou + q nós BRASUCAS.Ainda assim eu agradeço qto aso aviso .Sds.

Comentários não permitidos.