México planeja compra milionária de 3.335 veículos M1152 (HMMWV) Humvee

 

Ivan Plavetz

O MM1152 é membro de uma bem sucedida  família de veículos militares utilitários sobre rodas, sendo que o modelo já foi vendido para nada menos que 70 países, a produção tendo alcançado as 280 mil unidades de varias configurações (Foto AM General)

A Agência de Cooperação para Defesa e Segurança (DSCA) dos Estados Unidos notificou o Congresso do país sobre uma potencial venda para o México através do programa Foreign Military Sales (FMS) de um lote de 3.335 veículos sobre rodas  de alta mobilidade e multipropósito  M1152 (HMMWV), conhecido popularmente como Humvee, bem como equipamentos associados.

O possível contrato esta estimado em US$ 556 milhões e prevê o suprimento de peças e partes  sobressalentes, suporte operacional, equipamentos de testes, equipamentos de comunicações, admin/publicações e documentação técnicas, serviços de suporte logístico, entre outros itens.

O milionário negócio faz parte do programa de modernização e expansão das Forças Armadas do México, notadamente em função do combate às organizações ligadas ao tráfico de drogas. A DSCA destacou em seu comunicado que os veículos M1152 proporcionarão um incremento de mobilidade para as tropas mexicanas através do seu território, bem como promoverá melhor interoperabilidade com organismos dos Estados Unidos engajados na luta contra ilícitos que afetam os dois países e seus aliados.

A AM General, fabricante dos MM1152, está sediada no estado de Indiana, Estados Unidos, sendo a principal contratada do programa. O Humvee é membro de uma bem sucedida  família de veículos militares utilitários sobre rodas, sendo que o modelo já foi vendido para nada menos que 70 países, a produção alcançado a marca de 280 mil unidades de varias configurações.

Desenvolvido para proporcionar elevada mobilidade em terrenos difíceis (incluindo aqueles bastante inclinados), o MM1152 transporta até oito ocupantes em uma cabine dotada de proteção antibalística ou então pode servir de plataforma para uma variedade de configurações (carga, ambulância, lançamento de misseis de pequeno porte e sistemas de comunicações, entre outras). Seu peso vazio é da ordem de 2300/2600 kg e a carga útil transportada é superior a 2.000 kg. Dependendo do terreno, o MM1152 pode alcançar velocidades de até 113 km/h.

Fonte: Tecnologia & Defesa

 

22 Comentários

  1. O Humvee não é um carro datado, com problemas em sua blindagem (mesmo com a reformulação) já previsto para sair de linha? Será que o México vive de Jeeps do ano 60?

    • Mais do que isso Administrador. Como pode o México, com várias empresas automotivas instaladas em seu território, procurar adquirir este tipo de veículo através de importação? Um pedido de mais de 3000 veículos iria entusiasmar qualquer fabricante local a montar estrutura para atender a essa demanda.

      Não dá para entender.

      • Sem dúvida RobertoCR ou falta muita visão ou sobra corrupção. Como são inocentes os Mexicanos, não?

      • Não creio que seja questão de inocência.

        Veja, o HMMWV não é o tipo de veículo que incorpora o máximo da tecnologia disponível. É um jeep vitaminado como muitos outros por aí. Então não implica grandes problemas de produção. Até a Colômbia está propondo um veículo nacional para o exército local com capacidade de transporte de uns 12 combatentes, mesmo não tendo grande tradição na produção de veículos.

        A coisa aí é mais política mesmo. E de política internacional. Talvez este seja mais um daqueles exemplos da dificuldade em ser vizinho de porta dos EUA.

      • Inocência foi uma Ironia, caro RobertoCR! rs
        Uma política focada nos resultados, na minha opinião, iria por esta linha: os EUA tem uma demanda estimada em torno 55.000 novos carros (substitutos do Humvee). O México quer 3.335. Uma conta simples indica 6% da produção. Um indicador que poderia balizar uma JointVenture entre as nações.

    • Discordo amigo.

      O Humer é um veículo de transporte e não de combate. Suas versões blindadas usavam quase todo o peso de carga útil para sustentar a blindagem, por isso tem menor desempenho e menor durabilidade na suspensão.
      Não é um veículo de combate, tanto que no Iraque e Afeganistão surgiram várias séries de veículos diferentes adaptados ao combate, minas e IEDs.
      Dentro de sua função o Humer cumpriu seu trabalho satisfatoriamente.
      O erro foi dos americanos, em insistir em usar o veículo para algo que ele não foi projetado. Mesmo assim o Humvee é base para modelos lançados em diversos países.

      Para o que foi projetado, é um bom veículo.

  2. Uma compra que demostra que omexico tem um governo corrupto e ineficaz

    Esse jipe nao ajuda em nada a guerra civil mexicana fianciada e refianciada pela DEA americana e comprando jeeps americanoa apenas ajuda a refinaciar aos yankes a armarem mas ainda os cartéis mexicanos pela Dea Terrorista

    • “Esse jipe nao ajuda em nada a guerra civil mexicana fianciada e refianciada pela DEA americana’

      Temos aqui a opinião de alguém que nunca ouviu falar em logística!

    • por LUCENA
      .
      .
      Ainda bem que o Brasil não faz parte do NAFTA,e tem gente que critica o Brasil por não fazer … escapamos de uma, amigo pé de cão .

      • kkk é lucena , correto a nafta ,fez o mexico virar apenas uma colônia de exportação de mao de obra barata o dia que o mexico não tiver eleições fraudulentas e viciadas e trocar os fantoches de seus governantes s estados unidos entram em crise

        vampiro yanke no pescoso mexicano sugando o povo !!

    • Caro Administrador

      O humvee é,um veículo de transporte, não de combate. Não há problemas com sua blindagem o que acontece é que ele foi projetado para levar cargas e não para o combate. As versões blindadas contra 7,62mm tem quase todo seu peso de carga útil ocupado pela blindagem, por isso apresentam alto desgaste e pouco desempenho.
      Há de concordar comigo que não existe a necessidade de um blindado de 5 toneladas para levar cargas de um lado a outro dentor dop território aliado.

      O Humer fez bem seu trabalho como veículo de transporte, errados estavam os americanos em querer transforma-los em veículos de combate! Não foi para isso que ele foi projetado.

      • Veículo de transporte é diferente de veículo de combate!
        O Humvee é para transporte, não está ultrapassado, só não foi projetado para combate e sim para transportar cargas.

        Se querem combater, que usem blindados leves ou LAVs e não mini caminhões. Querem usar o humvee do jeito errado, para algo que ele não, foi projetado.

        Mesma coisa que usar um blindados de 5 tons para levar um piloto de um lado a outro de uma base aérea.
        Despérdício de dinheiro e combustível.

      • Errado amigo Deagol! É preciso saber aqui se existe algum comentário no meio dos erros de português…rs!

    • correto giancarlos !! e sobre o mexico eu nunca vi tanto pitaco de um presidente mexicano dando sobre o brasil
      além de estar com uma guerra civil no seu pais mexico o presidente de la adora dar pitacos na nossa politica

      presidente mexicano pau mandado anglosionista !!!!

Comentários não permitidos.