Após eleições, líderes da UE prometem rever agenda política

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, afirmou que líderes da União Europeia reunidos em Bruxelas concordaram em reavaliar a agenda política do bloco depois que eleitores enviaram “uma mensagem forte” por meio das urnas na semana passada.

Segundo Van Rompuy, os 28 líderes dos países membros lhe pediram para lançar consultas sobre futuras políticas do bloco.

As declarações foram feitas após a reunião para discutir o resultado das eleições para o Parlamento Europeu. O pleito foi marcado por fortes ganhos de partidos populistas e de extrema-direita.

Mas, apesar do avanço de grupos anti-integração, também chamados de “eurocéticos” (que não querem que seus países sejam obrigados a seguir leis decididas pela UE), partidos pró-Europa garantiram o maior número de votos.

A reunião de terça-feira foi a primeira oportunidade para os líderes europeus discutirem o caminho a seguir daqui para frente.

Segundo o correspondente da BBC Chris Morris, as reformas devem incluir um foco menor em políticas de austeridade e de regulação da economia e um impulso maior a medidas para estimular o crescimento e criar empregos.

Herman Van Rompuy ainda afirmou que os resultados das eleições europeias mostraram “uma mistura de continuidade e mudança” e que a mensagem de “euroceticismo” emitida pelos eleitores está “no coração” das discussões entre os líderes.

O presidente do Conselho Europeu também afirmou que a reunião em Bruxelas havia sido uma “primeira discussão útil” e que os líderes da UE haviam concordado em colocar a economia no centro da agenda do grupo.

“À medida que a União emerge da crise financeira, precisa de uma agenda positiva de crescimento”, disse ele, repetindo um bordão que tem sido bastante usado como medida para reverter o crescente sentimento anti-UE.

Isolamento da França
O presidente francês, François Hollande, pediu à Europa que “preste atenção” na França após descrever como “dolorosa” a derrota de seu Partido Socialista para a Frente Nacional, de extrema-direita.

Holande ainda afirmou que a vitória da Frente Nacional foi “traumática para França e para a Europa.”

“A França não pode viver isolada e assustada. Seu destino é ficar na Europa”, acrescentou.

A Frente Nacional – que foi descrita como “fascista” pelo ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schäuble -, saiu vitoriosa nas urnas com 25% dos votos, empurrando os socialistas para o terceiro lugar.

A líder do partido, Marine Le Pen, disse que pretende usar seu mandato para “defender a França” e combater “medidas loucas como votos para os imigrantes.”

Le Pen deve se encontrar nesta quarta-feira com líderes de partidos de extrema-direita e anti-integração na tentativa de formar um novo grande bloco no Parlamento Europeu.

Na terça-feira, ela disse acreditar que o interesse em impedir uma integração maior da UE une vários grupos de países diferentes.

Entretanto, um de seus principais possíveis aliados, o partido eurocético PVV da Holanda, teve um desempenho aquém do esperado na eleição da semana passada, e o líder do partido britânico UKIP, também eurocético, já disse que não faria pacto com a Frente Nacional.

Diálogo
Herman Van Rompuy também disse aos jornalistas que vai abrir diálogos com os grupos políticos a serem formados no Parlamento Europeu sobre quem vai ser nomeado para chefiar a Comissão Europeia, braço executivo do bloco. A instituição é chefiada atualmente pelo português José Manuel Durão Barroso.

De acordo com as últimas projeções, o Partido Popular Europeu, de centro-direita, será o maior grupo político do Parlamento e seu candidato é o ex-premiê de Luxemburgo Jean-Claude Juncker.

Tradicionalmente, os líderes da UE podem nomear o líder da Comissão, mas, sob novas regras, terão de levar em conta a partir de agora os resultados das eleições europeias.

Para Chris Morris, o processo de escolha do presidente da Comissão pode ser motivo de controvérsia entre grupos políticos.

Ainda que não haja limite de tempo para que o próximo líder seja anunciado, espera-se que Van Rompuy se pronuncie sobre o assunto dentro de duas ou três semanas.

BBC Brasil

Fonte: Terra

10 Comentários

  1. Tem medo de quê? Pq essa revisão ? Então,pq ñ fizerma revisão antes , à um ano atrás? Poderia ter evitado a ascenção da extrema direita.Ainda + em poaíses chavves como o UK , França a possivel/ Alemanha…onde vai o boi , vai td à boiada…Terrível.Sds.

  2. É , enquanto uns querem sair da união européia a ucrânia quer entrar

    Vai endenter o que se passa na cabeça nazista do governo de kiev

    O correto e a desmanche europeu pois eles sao uma concha de retalhos bem mau remendada

    Vamos fazer o seguinte portugal Espanha saem entram no brics e nos colocamos uma base militar latina na região rs para proteger os latinos das sandices dos nazistas

    Mas quem mais perdeu com essa eleição na europa foi os estados unidos ppr varios motivos um deles é o controle politico na europa que sera agora mais disputado

  3. CORRIGINDO
    .
    .
    Essa nova agenda terá que se adequar a nova realidade da política européia e não vai ser fácil principalmente se tem muitas cabeças com ideais fascistas.
    .
    O extremismo que se forma,demostra que muitos problemas antigos irá ser substituídos por outros novos e uma coisa que os fascistas sabem fazer muito bem são três;matar,roubar e destruir.
    .
    Com uma a sua estratégia já manjada;o revisionismo,o negaciosismo os segregacionistas dos fascistas em especial;os que se avolumam na Europa de hoje irão jogar a culpa dos seus erros nos potencias “saco-de porradas”,como os muçulmanos ( semitas).
    .
    Um dos principais problemas europeus além dos sócio-econômicos,são os refugiados que foram produzidos pela sanha colonialista dos europeus abençoada pela esquerda caviar,onde a OTAN e os EUA praticam uma verdeira pirataria nos tempos do mercantilismo no Oriente Médio e na África do norte.
    .
    Coma aquela frase de Paul Joseph Goebbels,“uma mentira dita mil vezes,se converte em uma verdade”,assim são muitos neo-nazista com teorias furadas como aquela patética da “esquerda fabiana”,em que muitos desclassificados da extrema direita, querem por que querem,jogar no armário da esquerda as suas caveiras; como se no armário da extrema esquerda, não houvesse também as suas caveiras escondidas também. 😉
    .
    E assim; com os seus revisionismos e o negaciosismos;os fascistas vão fazer aqui que eles sempre foram acostumados em fazer ; roubar,matar e destruir. 🙂

    • Fascistas, nazistas, comunistas, socialistas… terminou com “ista” é tudo igual… só nós, os CONSERVADORES escapamos da índole dessa gente nefasta em roubar, matar e destruir… falou tudo, amigo… rsrsrsrsrsrssrsrsrsrss… 🙂

      • Interessante sua definição para conservador .
        Em Cuba não existe conservador, mesmo as pessoas mais beneficiadas pelo regime não são conservadoras? A classe dominante cubana quer mudança para correr o risco de perder o poder? – Na China, na Coreia do Norte ou nas monarquias do golfo pérsico não tem conservadores.
        Conservador existe em qualquer regime, até em clube de futebol da quarta divisão tem – Basta estar bem ou achar que está para não querer mudança.

      • Não seja comezinho em sua capacidade de análise, meu amigo… vc pode mais do que criar subterfúgios manjados na tentativa de desmanche de uma ideia que vc parece desconhecer com profundidade… quem se diz conservador se denomina assim não por que quer conservar qualquer obra humana sem importância ou carregada de erros e vícios e sim quem quer conservar o que de bom o ser humano criou durante sua epopeia sobre a face desse mundo… mas mentes levianas tem esse espectro maligno de desconstruir o que é bom para implantar seus rancores e medos… é ai que entra a falta de um amparo metafísico nas mentes de gente que pensa como vc… iguala o mau ao bem como se essa dualidade não existisse, fosse apenas criação do intelecto humano… agendas humanas que não quiseram ou não puderam discernir entre o que é bom e o que é ruim terminaram em genocídios, guerras e escravidão… MENTE CURTA é assim mesmo… só vê o que lhe interessa…

      • por LUCENA
        .
        .
        Você quer dizer conservadorISTA nesse seus achISTA … 🙂 … como são os sionISTAS e americanobobalhISTAS .. rsrsrsr… 🙂

    • Helveciofilho”..um dos principais problema europeus sao os refugiados que foram produzidos pela sanha colonial abencoada pela esquerda caviar..”Concordo com a primeira parte. Os refugiados e consequencia da colonizacao europeia da Africa e Asia. Uma frase usada nos EUA que eu gosto de utilizar e “the chicken return to roost”. Uma vez eu ouvi uma pessoa de origem asiatica falar num programa de radio em Londres, Eu nao gosto da Inglaterra. Quando lhe perguntaram porque esta aqui? Ele respondeu, “estou atras do que e meu”, querendo dizer, a riqueza de seu pais foi pilhada pelos ingleses, e agora ele esta tentando pegar um pouco dessa riqueza e trazer de volta para seu pais. Agora a segunda parte da sentenca “sanha colonial abencoada pela esquerdas festiva”, confesso que nao entendi. Para mim a sanha colonial foi abencoada pelas igrejas catolicas e protestantes (anglicans, luterans, calvinistas etc) Essa colonizacao da Asia e Africa foi o que permetiu as classes dominantes na Europa comprar a paz social, isto e neutralizar o radicalismo das classes operaria. Lenin comentou esse aspecto, na sua teoria de Aristocracia do trabalho, onde os setores mais bem pagos do proletariado abandonaram a militancia politica em troca de migalhas que os patroes lhes oferecem.Foi dessa paz social que surgiu a chamada esquerda caviar.Cecil Rhodes o maior representante do imperialismo ingles no final do seculo XIX, escreveu sobre a necessidade da Inglaterra conquistar terras na Africa e Asia para la enviar seus desempregados a fim de evitar a possibilidade de uma revolucao social na Inglaterra.

      • por LUCENA
        .
        . Caro JOJO,
        .
        vamos só pegar o caso da França só com um dos exemplos,onde se tem um governo que se diz socialista más, nos últimos anos,este país tem se posicionado como aqueles que o socialismo latinos sempre criticou ,as atitude imperialista e assim, como tantos outros governos europeu, onde na sua maioria, que se diz de centro más,inclinada para o lado esquerdo contudo;fizeram com os países na África e no Oriente médio isso que se vê nos noticiário internacional como por exemplo chancelando a OTAN a dá apoio as matanças e nos golpes de estado,como foi na Líbia … por exemplo.

      • TODOS querem ser imperialistas, até a China “comunista”… menos as izquerda brasileiras que são por demais inteligentes e “integras” moralmente não querem ser imperialistas… rsrsrsrsrsrsrsrs… o socialismo latino é de uma imbecilidade a toda prova, mesmo numa guerra política é incompetente… subsiste por aqui porque nosso povo é atrasado, indolente e ignorante… fosse em um país civilizado já teriam caído fora a muito… faltam neurônios a essa gente…

1 Trackback / Pingback

  1. Após eleições, líderes da UE prometem rever agenda política | Veja, Brasil

Comentários não permitidos.