Rússia e China acertam a criação de avião para concorrer com Boeing e Airbus

No primeiro dia da visita oficial à Pequim, esta terça-feira, 20, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, discutiu com o seu colega da China, Xi Jinping, a ampliação da cooperação bilateral, o que inclui o desenvolvimento de um avião capaz de concorrer, internacionalmente, com os modelos Boeing e Airbus. Neste sentido, um memorando de cooperação foi assinado pelo Presidente da Corporação Aeronáutica Unida, Mikhail Pogosyan, e pelo Presidente da empresa COMAC, Jin Tszanlun. O documento foi firmado diante dos dois chefes de Estado.

Em nota oficial divulgada após a assinatura do memorando, a Corporação Aeronáutica Unida declarou que “a iniciativa deverá representar um dos maiores projetos de larga escala da cooperação internacional no domínio da aviação e de alta tecnologia para Rússia e China”. O novo avião deverá atender às necessidades de mercado dos dois países e de terceiros possivelmente interessados. A ideia é constituir uma empresa joint-venture russo-chinesa que venha a concorrer com a Boeing e com a Airbus.

Vladimir Putin e Xi Jinping se encontraram em Xangai

Durante a visita de Vladimir Putin, os serviços de imprensa da Rússia e da China divulgaram ainda um comunicado oficial em que os dois países reafirmam os seus laços de amizade e cooperação, e enfatizam a sua posição pelo não envolvimento em assuntos soberanos de outros estados.

Fonte: Voz da Rússia

71 Comentários

  1. Que eu soubesse , há mais de dez anos Rússia e China planejam construir uma aeronave competitiva com com os grandes Boeings.
    Engenharia reversa, como sempre.

      • Procure se informar você meu caro! Os russo jamais conseguiram fazer um projeto de aeronave comercial que pudesse rivalizar com Boeing e Airbus. E quanto à tecnologia furtiva, ela foi desenvolvida nos EUA com base em teorias de um cientista russo. Quanta incompetência dos soviéticos….rs!

      • A questão não é rivalizar, é:

        – Diminuir vínculos e dependências tecnológicas que possam ser alvos de sansões.

        – Buscar mercados alternativos que sofram o mínimo possível de influência americana.

        Ou seja, não é (a priori) buscar a supremacia, a hegemonia, o domínio do mercado ou qualquer coisa que vise o todo ou a totalidade do que quer que seja a intensão é diminuir fraquezas e ameaças imediatas, o resto se vier é a longo prazo.

      • “Os EUA copiaram vários projetos dos soviéticos, procure se informar.”

        E daí? Por acaso os russos não fizeram o mesmo várias vezes?

        “Aliás, toda tecnologia furtiva dos EUA, veio de um cientista soviético.”

        A tecnologia não, a teoria sim!

        Até onde eu sei, o cientista russo não desenvolveu os materiais que compõem a estrutura e o revestimento das aeronaves furtivas modernas.
        E ao longo das três últimas décadas cientistas americanos trabalharam muito para criar aperfeiçoar novos métodos de reduzir a assinatura de radar de seus aviões.

        E, na verdade, é só mais uma prova de que os soviéticos não sabiam aproveitar as mentes brilhantes que tinham.

        Até hoje, o mundo se pergunta, quantos outros grandes gênios os russos fuzilaram ou mandaram para Sibéria, só pq pensavam diferente. É uma pena…

      • Mundo maluco. Afinal a Rússia não é mais comunista.

        A China tem o comunismo mais capitalista selvagem do planeta, kkkk.

        Comunismo mesmo, igual o dos índios e da família, sem noção de propriedade, onde tudo é de todo mundo e nada é de ninguém, nunca existiu de fato, em lugar algum.

        Temos um império capitalista plenamente constituído na América, com seus antigos aliados na Europa.

        Os demais tentam se associar para criar um contraponto de poder, também capitalista.

        Qual é a vantagem para nós? Paparicarmos o império que existe, para termos uma cadeira na sala dos vassalos ou nos unirmos à oposição, apostando numa virada do poder?

      • Walfredo

        “Qual é a vantagem para nós? Paparicarmos o império que existe, para termos uma cadeira na sala dos vassalos ou nos unirmos à oposição, apostando numa virada do poder?”

        Na minha opinião, não devemos ser vassalos nem nos unirmos à oposição. Mesmo pq a oposição também nos quer como vassalos, só ainda não teve chance de mostrar.

        Acho que deveríamos investir em nós mesmos. Investir em educação, ciência e tecnologia, melhorar nossa infraestrutura, combater a corrupção, apoiar nossas empresas e desenvolver nosso país fazendo justiça a nossa posição de 7° economia do mundo.

        Assim, são eles, o império e a oposição, quem viriam nos “paparicar”, cada um fazendo mais força para conquistar nossa atenção (nosso dinheiro e nossos recursos é claro).

        Muita gente, nesse blog, considera Alemanha, Japão, Austrália, Coréia do Sul como vassalos e capachos dos EUA.
        Mas se esquecem que o fato de serem “vassalos” nunca impediu esses países de serem alguns dos mais desenvolvidos do mundo.
        Quem dera nosso povo tivesse a qualidade de vida desses “vassalos capachos”.

        Pq eles apostaram neles mesmos, educaram suas crianças, investiram em conhecimento e tecnologia, desenvolveram suas indústrias, prenderam os bandidos e fizeram as escolhas certas. Tudo o que deveríamos fazer e não fazemos.

        Olhe a situação dos aliados da Rússia. o que eles ganharam até hoje? Corrupção, miséria, guerras e etc.

        Por mim, não importa o lado que escolhermos, e sim aquilo que vamos fazer por nós mesmos.

        Pq sem desenvolvimento interno, mesmo que apostemos “numa virada do poder?” o poder não será nosso da mesma forma.
        Ao invés de sermos capachos dos EUA seremos capachos da China.
        Qual a diferença?
        Quem garante que os chineses serão mais justos ou mais generosos?

        Não somos capachos dos americanos, somos capachos dos nossos políticos corruptos e ladrões, estes sim são os verdadeiros inimigos do Brasil.
        E é por culpa deles que estamos nessa m…

        Desculpe se não fui muito claro, essa hora já estou cansado.

        Mas resumindo, nossos problemas são culpa nossa, e continuarão sendo não importa o lado que escolhermos.

        Sds.

  2. Que eu soubesse , há mais de dez anos Rússia e China planejam construir uma aeronave competitiva com com os grandes Boeings e Airbus.

  3. Mais um ponto para o Senhor Obama e sua política externa,ao invés de trazer a Rússia para o seu lado,ficam querendo implantar o tal escudo antimíssel e tb ficam ciscando no terreno dos Russos.Com um Governo desses a China só vai ter a sua frente uma estrada pavimentada ao invés de uma estrada acidentada até o seu dominio como super potencia.

    • O governo dos EUA já trouxe a Rússia pro lado deles, os russos que não entenderam. Se um dia tiver dinheiro vá a moscou veja com seus próprios olhos, todas as lojas de grifes americanas e europeias brilhando no centro da cidade e nos shopingcenters . E leve bastante dinheiro, pois lá as coisas são bem caras. Só o Mcdonalds é barato.

      E o plano de construir grandes aviões comerciais civis junto com a china já existe há mais de dez anos, nada a ver com Obama.

      • Trouxeram e depois afastaram,na guerra da Georgia o governo americano além de não ter como prioriadade um conflito indireto com os Russos,fizeram uma verdadeira vista grossa com a Georgia se limitando apena a prostestos,Rússia e E.U.A trabalharam no combate ao terrorismo Islamico,seja no oriente médio seja nos balcãs,havia um respeito mutuo,mas o que esse senhor chamado Obama fez foi dar um basta nessa aventura chamada Ucrania,o que os E.u.a fariam se o México se jogasse para o lado Russo fariam o mesmo,o que está em jogo atualmente na ucrania é um governo apoiado por Bruxelas e Washington,algo a meu ver desnecessario,gastar capital político apoiando neonazistas e enviando mercenários só deixa inqueito os Russos,e enquanto isso o verdadeiro inimigo está surfando,tendo apenas alguns contratempos com os vizinhos asiaticos.
        Quanto ao que vc diz sobre o plano de construir o avião já existiam conversas,assim como existem conversas para a compra dos S-400,com o aumento das sanções o que os russos vão fazer,se aproximar eventualmente dos chineses ao inves do ocidente,isso é bom para os russos pois vão ter de quem comprar,vai ser muito bom para a china pois eles vão pular etapas para para o seu desenvolvimento,e ruim para o ocidente que abre um conflito político com os russos que passam a ter os chineses como aliados,e essa opinião não é compartilhada só por mim,aqui mesmo no Blog já foi postado acho que umas três matérias dizendo que a Rússia não é verdadeiramente inimiga do ocidente.

        Para Finalizar,posso pedir ao senhor que adote a mesma política que eu estou adotando em relação ao Senhor,quando vc ver um comentário meu seja qual for,e que vc goste ou não,peço que não se dirija a mim por favor.Apenas evite de usar o responder .

      • “,e essa opinião não é compartilhada só por mim,aqui mesmo no Blog já foi postado acho que umas três matérias dizendo que a Rússia não é verdadeiramente inimiga do ocidente.”

        Só os russos não bem disso.

        “Senhor,quando vc ver um comentário meu seja qual for,e que vc goste ou não,peço que não se dirija a mim por favor.Apenas evite de usar o responder .”

        Na maioria das vezes não me dirijo a você, porém este é um espaço livre e posso intervir sempre que ver algo que eu discorde ou ache errado, desde que eu lhe ofenda pessoalmente.

        Se você não gosta, eu sugiro que o senhor deixe de escrever em um espaço público de debates!

        É um espaço livre e todos tem direito a responder o que quiserem.

      • Caro HMS

        “Amigos Barca e Deagol:

        contenham-se por favor!”

        Tudo tranquilo TIRELESS, ninguém quer briga!
        E se houvesse temos os moderadores.

        Valeu amigo!

      • então trouxe a China tbm, pq Hong Kong , Shangai e Pequim estão cheias de grifes europeias e americanas, o mercado de luxo que mais crescer no mundo e o da China, não é pq um chinês anda de Ferrari que ele vai apoiar a Otan.

      • ” não é pq um chinês anda de Ferrari que ele vai apoiar a Otan”

        Chinês não apoia nada pq vive em uma ditadura e não tem direito nenhum de reclamar.

        Agora pergunte a eles se querem abandonar suas grifes de luxo, e ferraris apenas para bancarem os inimigos dos EUA.
        São os EUA e europeus que sustentam a China, guerra para os chineses é pior coisas que pode acontecer.

        Pergunte a eles se querem que as fábricas, que sustentam a economia e as ferraris deles vão embora.
        Você acha que o cara da Ferrari, quer expulsar as empresas ocidentais e voltar a plantar arroz?

        Se os chineses pudessem escolher, pode ter certeza que o mundo seria muito diferente.
        Sorte da Rússia que a China é uma ditadura, caso contrário (pode ter certeza) nem Sukhois eles comprariam.

      • quem garante que a China estaria tão bem hj se não fosse as políticas da ditadura estatal deles, imagina a China como uma democracia igual a nossa, estariam na merda e com índices de violência maiores que os daqui.

        não houve democracia na China, o KMT era uma ditadura de direita e golpista, deram o golpe no imperador e levaram o golpe dos comunas bem feito.

        e pra terminar chineses são patriotas não são vendidos como aki no Brasil. acha que eles dão valor apenas ao luxo, kkk procura no youtube, e vê o que um milionário chinês fez com sua Lamborghini de 3 milhões de dólares, só pq o produto ocidental deu defeito.

      • “imagina a China como uma democracia igual a nossa, estariam na merda e com índices de violência maiores que os daqui. ”

        Não tem sentido. Todas as democracias que investiram em educação, ciência e tecnologia conquistaram mercados, enriqueceram, tem baixos índices de violência. E qualidade de vida e distribuição de renda melhores que a da china.

        O fato de um exibicionista chinês ter feiro uma extravagância não prova nada sobre a mentalidade do povo chinês. Existem vários exemplos semelhantes aqui no ocidente.

        A verdade é que ninguém quer guerra, caso isso aconteça a economia chinesa quebra, pois é o possível inimigo que a sustenta.

        O que a Rússia tem para oferecer?
        recursos naturais e armas. Coisas substituíveis por outros países.

        Só o fato das grifes e ferraris serem cada vez mais comuns na china já mostra como a cultura ocidental tem poder sobre eles.

        Os chineses só vão à guerra se forem realmente ameaçados ou se os ditadores resolverem dominar algum território vizinho.

        Não irão enfrentar a OTAN para apoiar as bravatas do Putin. O governo chinês não é burro, pelo contrário, sabe muito bem se aproveitar das oportunidades que tem.

      • ”Não tem sentido. Todas as democracias que investiram em educação, ciência e tecnologia conquistaram mercados, enriqueceram, tem baixos índices de violência. E qualidade de vida e distribuição de renda melhores que a da china.”

        a taxa de homicídio no EUA é 4 vez maior que na China e a China tem 1,2 bilhões de pessoas e o EUA só tem 320 milhões de pessoas, como vc explica isso ??? vai por a culpa nos negros e latinos ???

        a qualidade de vida estadunidenses nem chegar perto de países como Noruega, Suécia e Finlândia.

        sabe quantos americanos depende da ajuda do governo para sobreviver, números iguais ao do bolsa família no brasil, 50 milhões de passar fome no EUA.

        kkkkk, EUA não e exemplo para ninguém, se e para seguir exemplo prefiro os países nórdicos, de preferencia a Noruega e Suécia que são monarquias.

        monarquia >>>> republiqueta

        Brasil lixo, deixou de ser império para ser uma republiqueta , copiada da republiqueta francesa.

        ate quando vamos copiar franceses, ingleses e estadunidenses. só copia a escoria.

      • o mercado interno, a China e o maior mercado do mundo, fora os aliados, o objetivo e tira mercado dos EUA e Europa não ganhar.

        qual império iria querer usar produtos estrangeiros ?

        a China é que esta certa, deve criar produtos nacionais para substituir os estrangeiros e ser cada vez mais independe.

        já os russos não tem futuro sozinhos, melhor se aliar aos chinês do que serem esmagados pela a Otan.

        o problema russo e baixa taxa de natalidade fazendo o pais se enfraquecer, mais a Europa não estas melhor, logo será um continente muçulmano com armas nucleares, que deus tenha piedade de nós cristão.

        a Rússia salvou a Europa uma vez dos muçulmanos, mais agora a Europa já era, conquista pelas suas próprias leis frouxas, e os camelos ainda vão beber do rio Sena.

      • “o mercado interno, a China e o maior mercado do mundo, fora os aliados, o objetivo e tira mercado dos EUA e Europa não ganhar.

        O objetivo é ganhar dinheiro, só isso.

        “qual império iria querer usar produtos estrangeiros ?”

        Um império totalmente dependente de uma economia globalizada e que nunca será capaz de ser melhor em tudo e muito menos autosuficiente.

      • Se primeiro, eles conseguirem superar as duas gigantes da aviação comercial (algo que ainda está muito longe de acontecer), se forem homologados em seus países e ao longo de anos provarem eficiência, custo benefício, segurança e agradarem os passageiros, não acho impossível que aos poucos o mercado ocidental se abra para eles.
        Se as empresas ocidentais perceberem, que com aviões russos e chineses, podem ganhar mais dinheiro possivelmente comprarão deles.

        O problema, é que para superar os vários modelos de aeronaves que a boeing e a Airbus produzem certamente levarão algumas décadas.

        E, o pior, possivelmente (por falta de experiência competitiva e custos) começarão pelos modelos menores concorrendo assim com a EMBRAER.

        Talvez essa notícia seja pior para nós do que para os Americanos.

      • ”O problema, é que para superar os vários modelos de aeronaves que a boeing e a Airbus produzem certamente levarão algumas décadas.”

        por isso eles tem que começa logo,o objetivo deles vai ser mercado interno russo e chinês, depois países aliando, se conseguires tirar uma parte do mercado e tiverem lucro a vitória deles não precisa dominar o mercado para obterem a vitória.

        a guerra entrem as potencias e econômica, povo ainda sonha com guerra, nunca que vai ter guerra entrem eles e se tiver ninguém vai ganhar.

        Deagol se tiver guerra total vai ser nuclear e para sua tristeza, o Brasil vai ser alvo do EUA como possivel potencia sobrevivente, isso faz parte dos planos americanos MAD.

        que irônico o Deagol ia ser morto pelos seus heróis ianques

      • “se conseguires tirar uma parte do mercado e tiverem lucro a vitória deles não precisa dominar o mercado para obterem a vitória.”

        Que vitória?
        Isso não é uma guerra, são negócios!
        Duas potências querem montar uma empresa para ganhar dinheiro.

        Pq vocês acham que o mundo gira em torno de guerras e rivalidade militar?

        O que eles querem é dinheiro.

        “Deagol se tiver guerra total vai ser nuclear e para sua tristeza, o Brasil vai ser alvo do EUA como possivel potencia sobrevivente, isso faz parte dos planos americanos MAD.

        que irônico o Deagol ia ser morto pelos seus heróis ianques”

        Me desculpe mas que você escreveu é uma grande bobagem.

        Me impressiona que sempre que perdem a razão alguns aqui começam com ataques e absurdos.

        Razão e argumentos que seriam bons, você não tem nenhum.

        .

      • Ferio

        O mais irônico, é que além de não possuir a habilidade conversar utilizando argumentos maduros, você ainda nem sabe o que é MAD.

      • MAD e um conceito idiota de destruição mutua assegurado, do tipo criança mimada, se eu não ganhar ninguém ganha, os planos americanos prever a destruição do inimigo e de possível países sobreviventes, aew sobra pro Brasil e Índia e africa.

        agora se vc acredita que EUA são bonzinhos e os planos que vazam da década de 60 era tudo mentira problema seu.

        sorte sua é que uma guerra total nunca vai acontecer, mais vc e seu amiguinhos vivem falado aki que EUA vai destruir a Russia e China.

        crianças são fodas

      • “crianças são fodas”

        Concordo plenamente, não conseguem debater e partem para a ofensa e a irônia inútil.

        Quem disse que a armas nucleares serão apontadas para minha cidade?
        Você tem acesso a esses planos?

        O Brasil é muito mais próximo do EUA do que da Rússia, somos fonte de alimento e recursos naturais para os americanos.

        Se sua teoria, inventada e sem sentido fosse, verdadeira seria muito certo que se fossemos atacados seríamos atacados pelos russos e não pelos EUA.

        Somos mais amigos dos EUA do que da Rússia para o seu desgosto

        E eu nunca disse que EUA iria destruir a Rússia ou China, eu disse que são capazes e são mesmo não adianta espernear.

        No MAD, não há nenhuma indicação de que minha cidade seria atacada. Isso é invenção de vocês que vivem no mundo da fantasia e não tem a mínima habilidade para discutir geopolítica.

        Tens razão “crianças são fodas”, mas pelo menos tem o direito de fantasiar e se iludir.

      • ”O Brasil é muito mais próximo do EUA do que da Rússia, somos fonte de alimento e recursos naturais para os americanos.”

        sem querê tem chama de burro mais MAD significa que EUA não vai sobreviver a ele, a base do MAD é a aniquilação mutua, não vai ter russo nem americano vivo, tanto que alguns sistemas vão continuar a disparar suas armas mesmo com todo mundo morto.

        e vc falada demais não comentou nada sobre sua falhar ao dizer que a china tinha mais violência que o EUA.

        aew ainda estou esperando vc explicar pq a democracia rica dos EUA tem níveis de violência tão altos, 4 vez mais que a malvada e pobre ditadura da china.

      • ” aniquilação mutua, não vai ter russo nem americano vivo,”

        Errado de novo, vai ter americanos e russos vivos.

        Segundo, sua idéia absurda, de que os EUA usarão mísseis balísticos contra nós, em uma situação de destruição mútua assegurada, é pura fantasia e imaginação ou mentira da grossa.

        O MAD é entre eles, nada a ver com minha cidade.

        Quanto ao que falei dos Estados Unidos, duas coisas são verdades:

        1)Somos mais amigos dos EUA do que dos russos e não adianta espernear. Temos muito mais parcerias e negócios com a América e Europa do que com a Rússia, pois os russo nada tem de útil para oferecer.

        2) A qualidade de vida nos EUA, na Alemanha, França, Coréia do Sul, Austrália, Inglaterra e países Nórdicos é muito superior à qualidade de vida chinesa, onde grande parte da população ainda é completamente miserável. Além de crianças trabalharem 12 horas por dia e ainda apanharem da polícia.

        3) Se há miséria nos EUA, pode ter certeza que os miseráveis de lá vivem melhor do que muitos classe C daqui. Eu estive lá, e no Canadá e acompanhei campanhas de apoio aos miseráveis. Muitos deles tinham apartamento, carro e alguns até casa com piscina. Também há favelados , mas estes são muito poucos e nem se comparam com os do Brasil

        Vá lá e veja você mesmo.
        comparar a miséria brasileira e chinesa com a americana só resume a sua grande falta de informação.
        Não fale sobre o que não conhece!

        Quanto a ideia de que os americanos pretendem nos destruir em uma MAD com a Rússia, não preciso dizer que isso é piada, uma fantasia, uma mentira, criada por pessoas que de tanta inveja sente ódio pelos americanos.

        Se alguém fosse atirar na gente seriam os russos, mas nem isso irá acontecer.

      • já disse vc fala demais, mais não me respondeu pq a democracia EUA e mais violenta que a pobre ditadura China. segundo vc : ”Todas as democracias que investiram em educação, ciência e tecnologia conquistaram mercados, enriqueceram, tem baixos índices de violência” , pq os EUA são a contradição dessa sua frase me explica .

        sobre misseira no EUA , sera que tem justificativa o pais mais rico do mundo, que gasta 600 bi por ano com as forças armadas ter miseráveis ????

        ”WASHINGTON, 01 Nov 2013 (AFP) – Cerca de 48 milhões de pessoas nos Estados Unidos que recebem ajuda alimentar na forma de vales para compras nos supermercados sofrem a partir desta sexta-feira uma redução de 13,6% deste subsídio, devido a cortes do Congresso a este programa federal.”

    • Jackson, na boa, a EMBRAER no passado já foi fiasco também, e hoje é referência.

      O mesmo com a nacional Gradiente, que foi adquirida por capital estrangeiro, e por aí vai!

      Bem que o Brasil poderia aproveitar esta onda, e entrar na parceria… haveria muito, mas muito mesmo a se ganhar!

      Abraço galera!

      • Mauro lima

        “Jackson, na boa, a EMBRAER no passado já foi fiasco também, e hoje é referência.”

        Concordo com você, porém a EMBRAER só faz parte dos aviões, o resto vem de fora.

        No caso dos chineses e russos provavelmente eles terão de desenvolver tudo sozinhos inclusive os motores.

        Mas acho que dependendo de como estiverem as relações geopolíticas no futuro, também é possível (e muito provável) que empresas ocidentais sirvam como fornecedores de alguns componentes como no caso da nossa EMBRAER.

  4. por LUCENA
    .
    .
    As sanções que os americanos dizem que estão fazendo contra os russo já esta dando resultado…hahahha…parece que vai sair muito caro … hahahah…adivinhem pra quem !! ….hahahahah

    • Nada a ver!

      Já existiam um plano de montar um consórcio chinês e russo semelhante a Airbus há mais de dez anos.

      E, competir em aviação, não é forte deles. Agora competir com a Boeing e a Airbus vai demorar décadas.

  5. O Sukhoi 100 não é tão competitivo quanto nossos Embraer 190.Porém o mercado intermo dos dois países já é o suficiente para ter algum lucro e substituir importações com um produto regional.Se vai ser “bão” ou não aí já é outra história. Com certeza as duas gigantes dp setor não querem perdwr dois importantes clientes, especialmente a China.

  6. Do jeito que a indústria aeronáutica mundial se comporta vai ser um problema para os produtos dessa associação se firmarem. Este mercado é um clube do Bolinha.

    Lembram do governo canadense tomando as dores da Bombardie com aquele papo furado da vaca-louca? Até hoje a empresa não se recuperou da perda de mercado para a Embraer, mas o governo local continua injetando incentivos fiscais para evitar problemas mesmo com os mais recentes produtos não tendo a penetração de mercado que se esperava.

    A Embraer também pisa em ovos quando o negócio é concorrer com Boeing e Airbus, por isso produz aviões que estão um milímetro abaixo da categoria do 737. E o KC-390 saiu porque foi uma encomenda do governo federal via FAB, senão nem isso ela faria pois corria o risco de bater de frente com o produto da Loockheed Martin sem encomendas 100% garantidas no mercado. E, muito estranhamente, as grandes empresas de aviação civil do Brasil não compram produtos da Embraer. Foi necessário importar um brasileiro criado nos EUA para que isso ocorresse.

    Mas vamos ver como vai ocorrer esta parceria. Base tecnológica eles possuem, só falta ver como e aonde entrarão no mercado, principalmente se o Superjet russo não superar a fama que ganhou.

    • Vão concorrer onde podem. Assim como a Embraer tem dificuldades em concorrer em muitos mercados dominados pelo “ocidente”. A associação Sino-Russa acaba de lançar outro concorrente na área…

  7. Em que pese a risada histérica de alguns, que tal como hienas ensandecidas ainda fazem menção às sanções dos EUA, a empreitada está fadada ao fracasso. E não precisa ser lá muito inteligente para saber. Boeing e Airbus já construíram uma reputação extremamente sólida de fabricantes de aeronaves comerciais tecnologicamente avançadas, eficientes e lucrativas. De igual forma, também construíram ao redor do globo uma base extremamente sólida de clientes, que não irão colocar seus lucros em risco trocando os sempre confiáveis Boeing e Airbus por uma incógnica mezzo russa, mezzo xing ling.

    E qual seria a faixa de marcado desse produto? Certamente não será um narrowbody visto que tanto chineses (C919) e russos (Superjet e MR21) já possuem projetos na área. Assim, imagino que seja um Widebody. E seja lá qual for o produto terá que se defrontar com A-350 e A-380 de um lado, e do outro com o 777, 787 e 747-8, todos eles aviões de inegável sucesso. Meu palpite é que apenas as linhas nacionais desses países, que são controladas pelo Estado, é que irão encarar a jaca.

    • Salve meu amigo HMS_TIRELESS,espero que eu já esteja incluido entre as hienas….rsrs,eu concordo com vc em parte,se eles forem concorrer com Boeing e Airbus em seus mercados perderão,mas o que eu vejo como estratégia deles é oferecer o futuro avião a mercados que sofrem com sanções do ocidente,cito o caso do Irã que estão loucos para comprarem novos aviões,mas sofrem ainda um embargo,a aviação comercial deles está em frangalhos,esse seria o primeiro mercado,o segundo seria de países aonde o quesito segurança não é muito observado,desde que o avião voe está tudo bem,o terceiro e maior mercado seria o próprio mercado chinês esse sim seria a galinha dos ovos de ouro,os chineses a muito estão tentando copiar os Boeing e Airbus,mas esmbarram em algumas dificuldades que combinada com os russos e mais a famosa engenharia reversa (pirataria)deles poderia ajudar a china a pular etapas,e a vender um avião Made in China no mercado deles que segundo alguns especialistas é o que tem maior potencial de venda de aviões.E para os fabricantes como Boeing,Airbus e a Embraer uma diminuição nas vendas para esse mercado.

      • por LUCENA
        .
        .
        Sr Barca ,interessante a sua analise é bem por ai.
        .
        E nessa história toda se resume aqui no PB em duas coisas,uns riem com as trapalhadas da vaca-sagrada dos americanófilos,as hienas e os outros…bem,como sempre,grunhi como cães vira-latas … 😉 …AHAHAH !……Hiena Vs Vira-lata , essa é boa … hahhahah….

      • Salve Barca!

        Fique sossegado que o ilustre amigo não está incluído entre as hienas. Estas, que se notabilizam por comer porcaria e ainda rir, são famosas por seus discursos longos, muitas vezes usando palavras rebuscadas, mas sem conteúdo algum. Semelhante à uma iguaria muita comum nas nossas feitas, preparada e servida em vans junto com caldo de cana…..rs

        Quanto ao seu comentario, eu concordo de uma maneira geral embora venha a fazer algumas considerações. No caso do Irã, é interessante notar que embora tenham tido acesso a tipos russos mais recentes como os Tu-204, ainda assim o grosso das suas aeronaves é composta por tipos ocidentais comprados na época do Xá como os 727-200 e os 747-100/200/SP, o que me parece um forte indicativo da gritante inferioridade dos aviões de Moscou.

        Quanto à destinação à mercados onde segurança não seja relevante, cabe também uma observação: Levando em conta que esse provável projeto conjunto vá contemplar um Widebody, esses país geralmente não possuem volume interno de tráfego que justifique o emprego em rotas domésticas. Assim, precisaariam ser usados em rotas internacionais, onde estariam sujeitos às rigorosas regulamentações do FAA dos EUA e da JAA européia. E aí começariam os problemas….

        No que tange à engenharia reversa que eventuamente possa ser praticada pela já conhecida pilantragem chinesa, é importante lembrar que já houve furto de informações da unidade da Airbus em Tianjin, onde são montados A-320 mas nada indica que os chineses conseguiram aproveitar as informações. De igual forma, em que pese o grande número de motores ocidentais modernos disponíveis, até hoje os chineses foram incapazes de produzir um turbofan confiável.

    • Eu vejo com muito receio esse aprofundamento entre Rússia e China,os camaradas sempre desempenharam um papel decisivo nas Grandes Guerras Mundiais,na Segunda Guerra,enquanto os Nazistas não invariam a Rússia os recursos que alimentavam a Máquina de Guerra Nazista vinham da Rússia,os russos as vezes dormem com o inimigo….srs,basta ver que Stalin foi pego de surpresa quando os Nazistas invadiram a União Soviética.Os Chineses já se consideram donos da Ásia,só não a reinvidicaram ainda por uma opção estratégica e por ter por enquanto o japão contendo eles,mas até quando ?.

      • por LUCENA
        .
        Sr Barca
        .
        O senhor lembrou bem pois ,esse amor entre sinos e nipônicos,já lhes rederam duas guerras; ( 1894-1895 ) e ( 1937 a 1945 ) e em ambas, tinha o Japão como agente de maior força.
        .
        Se houver uma terceira,quando eu falo em terceira entenda a III GM,o primeiro que vai para o vinagre é os nipônicos.
        .
        Embora que no Japão tenha uma grande base militar americana na Ásia,eles estão como estava Daniel na cova dos leões,espremidos entre os russos e chineses só que; o D’us de Daniel é maiúsculo e não minúsculo como certos demiurgos pé-de-barro de meia -tigela dos caninos. 🙂
        .
        Saudações.

    • Caro HMS

      “Meu palpite é que apenas as linhas nacionais desses países, que são controladas pelo Estado, é que irão encarar a jaca.”

      Nem as linhas nacionais!
      São países capitalistas com empresas que almejam o lucro máximo, se esses novos aviões não atingirem ou superarem os custos benefícios dos Boeing e Airbus tenho certeza que a Aeroflot, por exemplo, não compra.
      Os russos já construíam grandes aviões de transporte, e mesmo sendo mais baratos e com vários presidentes da Rússia (incluindo Putin) pedindo pessoalmente, a Aeroflot não compra.

      Não há saída, terão que se igualar às gigantes ocidentais e isso será muito difícil, caro e demorado. Sem contar a capacidade de inovação que os ocidentais tem, competir eles sabem muito bem.

      Sds.

  8. Parabéns à otan por espremer o Urso, q está caindo nas garras do dragão ..essa parceria será de mal a mt pior p o Ocidente. A tecnologia Russa aliada às hordas Chinesas. E td p causa da Crimeia q sempre foi Russa , assim como Taiwuan q pertence a China continental;questão de tempo.Quem viver vera.Sds.

  9. Os States cresceram enquanto tiveram sob seu poder o domínio do medo sobre as assombrações comunistas. Usando isso como argumento receberam dividendos de todas as elites econômicas que viam a ameaça comunista com um risco a perda da liberdade econômica, já que a liberdade democrática nem sempre foi concedida e ainda assim a perda dela foi e é consentida totalmente desde que a liberdade econômica da elite se mantivesse e lhes trouxessem benefícios. Lucraram sem concorrência enquanto puderam, por terem conseguido através do domínio do medo o respaldo para centralizar a politica econômica mundial. Para isso fizeram corruptos, conquistaram traidores, amealharam tesouros e inteligencias venais estrangeiras. Aliciaram, absorveram e assimilaram todo e qualquer elemento pernicioso, inclusive de ideologias perversas, como os nazistas por exemplo, em nome de uma falacia democrática que se traduzia de fato em poder econômico sobre os demais países que ficavam como uma extensão de seu estado e sob seu poder . Mas, nada como o tempo, desarma farsas e falacias. O país acabou por expor seu amago, deixando visível seu verdadeiro interesse. Sem que a China tivesse qualquer pretensão a mudar seu regime politico, eles “pragmaticos” investiram pesado no enorme potencial econômico, naqueles bilhões de vidas humanas consumidores em potencial, e deram um dane-se aos princípios que de fato nunca tiveram, money em primeiro lugar. Fica para depois regime, vamos engordar com Mac Donalds pelo china, pelo mundo, Coca Cola aos bilhões. A Russia? a propria fraqueza econômica fez o milagre, naquele estado vingou um regime mais a feição para a continuidade da falacia democrática, mas mais importante, as oportunidades comerciais e lucrativas se descortinaram se vislumbrou, a parceria, a identidade comum na família das bombas atômicas, as favas as mafias, tanto melhor, o regime perfeito.
    Não consideraram nos dois casos o alto grau de patriotismo desses povos.
    Acabou-se a justificativa comunista, passaram a ser todos iguais na logica econômica, agora a luta mudou para cerrar fileiras a seu favor perderam o principal trunfo, o marketing belicoso. Passaram a ter que se expor já que todos passaram a concorrer no jogo econômico capitalista e todos bons jogadores e com cartas bastante fortes já não aceitam a condução desonesta e totalitária de um croupier inescrupuloso.

    • Salve Julio Brasileiro,
      .
      Boa a análise…, muito boa!!!
      .
      […] “Passaram a ter que se expor já que todos passaram a concorrer no jogo econômico capitalista e todos bons jogadores e com cartas bastante fortes já não aceitam a condução desonesta e totalitária de um croupier inescrupuloso“.
      .
      Aí…, fechou.
      .
      Saudações,
      .
      konner

    • Julio Brasileiro

      “Lucraram sem concorrência enquanto puderam, por terem conseguido através do domínio do medo o respaldo para centralizar a politica econômica mundial.”

      Com todo o respeito a sua opinião.

      Discordo totalmente.
      “Lucraram sem concorrência enquanto puderam”

      Sempre houve concorrência! E foi essa concorrência que criou o mundo em que vivemos hoje.

      Foi justamente a competição entre empresas as nações capitalistas ( EUA, França, Alemanha, Japão, Coréia do Sul, Itália entre outras) que fez o lado ocidental ser muito mais desenvolvido tecnologicamente em comparação com a URSS e a China comunista.

      Houveram gigantes concorrências entre países capitalistas em todos os setores como o automobílistico, por exemplo. Ford, Toyota, VW sem a formação de cartéis.
      Boeing e Airbus sempre competiram, investiram e se esforçaram pelos melhores produtos e resultados.

      E com o fim do comunismo aeronaves comerciais russas tiveram a chance de competir em igualdade ( pela metade do preço) e foram rejeitadas por todas as companhias aéreas do mundo inclusive as russas.

      Nem a desculpa de que os ocidentais boicotaram os russos pode ser usada, pois por enquanto, aviões russos nem os próprios russos querem.

      Já se passaram 25 anos de abertura econômica e tecnológica e os russos continuam à perder concorrências militares, pq nas concorrência civis eles nem entram.

      E quanto aos seus comentários sobre corrupção e domínio do medo, acho que falta análise do que acontecia nos países dominados pela URSS e dentro da China comunista.

      Sobre tudo o que você disse, somado a matéria, eu só digo uma coisa:
      China e Rússia são apenas dois novos jogadores (dos bons) com os mesmos objetivos dos outros. Porém ainda, atrasados, mais corruptos e tão manipuladores quanto os outros.

  10. Gigante Boeing.
    Gigante Airbus.
    Gigante Sino-Russo (?).

    1) E a Embraer?

    2) Haveria a possibilidade de uma joint-venture entre Boeing-Airbus havendo inclusive a possibilidade de participação de outras empresas ‘menores’ como Bombardier e Embraer?

    3) Estariam os grandes jatos comerciais sujeitos a serem fabricados por apenas dois grande conglomerados multinacionais (Joint venture Boeing/Airbus e joint venture Rússia-China) ficando os projetos menores (jatos regionais, por exemplo) individualizados nas suas respectivas empresas?

    Apenas uma especulação minha. De qualquer forma, será interessante a possível ascensão de uma ‘terceira gigante’.

    • 1) E a Embraer?

      Boa pergunta.
      Acho que eles começariam com aeronaves de menor porte, vale mais e é mais seguro investir em algo do nível EMB-190 do um Boeing 777.
      Penso que a nossa EMBRAER estará no caminho deles e seremos mais prejudicados do que os EUA e Europa.
      Sinceramente, não sei pq o pessoal está rindo e comemorando tanto.

      Os diretores da Boeing e Airbus não devem estar dando a mínima bola para esse assunto, que aliás não é novidade nenhuma desde a década passada.Devem estar rindo…

      2) Haveria a possibilidade de uma joint-venture entre Boeing-Airbus havendo inclusive a possibilidade de participação de outras empresas ‘menores’ como Bombardier e Embraer?

      Eu acho que essa possibilidade só seria imaginável se a empreitada russa chineses atingisse um sucesso astronômico que ameaçasse toda a aviação ocidental. Nada que possa ocorrer nas próximas décadas, mais provável que nunca haja a necessidade disso.

    • Olha caro Mauro, a uns anos achava que o Obama era competente, mas frente ao Putin ele se torna uma criança, . Sds

    • Talvez tenha sido só brincadeira sua, mas mesmo assim:

      E o que tem em comum uma ideia criada a dez ou 15 anos atrás com declaração Putim?
      E duvido que Putim estivesse planejando uma resposta que vai demorar 30 anos para dar resultado.

  11. Sei lá, tenho pra mim que a Rússia não precise urgentemente fazer um avião dessa categoria, pois não tem inimigos iminentes em longas distâncias que não possam ser abatidos via ataque balístico ( seja por Subs ou por mísseis de cruzeiro). Já a China realmente tem a ganhar com essa aproximação, pois poderá extrair tecnologia russa pra desenvolver um bom avião com preço incomparavelmente inferior ao dos EUA, e isso significa mais um concorrente forte no mercado desses aviões.

    • Mas no âmbito comercial, tem grandes chances de dar certo, pois a Rússia domina a tecnologia e a China se favorece de um linha de processo produtivo de baixo custo, o que pode ser uma cartada forte para a venda global.

    • Caro ARC.

      Penso que a coisa é mais simples do que parece.
      É só a criação de uma nova empresa querendo conquistar um mercado bilionário, nada de anormal ou ameaçador.

      Só comércio, e talvez uma certa busca por independência.

      Diferentemente dos colegas, não vejo “O Fim do Mundo” para a Boeing e Airbus, no máximo terão que inovar e melhor a qualidade daqui a 20 anos.

      Sds

  12. Putin fala pouco e age com muita inteligência. Um líder inteligente é assim. Não fica fazendo declarações bombásticas para as grandes mídias.

    • Pois é… tem o “american way of life”… e agora vemos se configurar o jeito “russo” de fazer as coisas!

      Além de não fazer alarde (quando os americanos se deram conta, o acordo já estava feito… não puderam sabotar nada!), vão atacar direto o coração “emocional” da américa… o capitalismo!

      Com essa parceria, e muitas outras que certamente vão na “esteira” os EUA vão perder boa parte do $$$ proveniente da China, que passa a ir pra Rússia… e com a economia “na balança” vão ter que rebolar pra não quebrar de vez!

      Mais um império ladeira abaixo!

      Mas com uma diferença… A União Soviética ruiu, mas a Rússia continua de pé… já os EUA se ruirem, vão ficar em frangalhos mesmo!

      Arrogância sempre teve um alto custo, politicamente!

      • Colega.

        ” e agora vemos se configurar o jeito “russo” de fazer as coisas! ”

        Já vimos o jeito russo de fazer as coisas e já sabemos o resultado.

  13. Será que a Tupolev irá encabeçar essa joint-venture com uma futura versão ‘estendida’ do Tu-204?
    Ou a joint-venture seria encabeçada pela Ilyushin com uma versão binacional de seu Il-96?
    Ou então, Russos e Chineses partiriam do zero!

    O jeito é aguardar!

    🙂

Comentários não permitidos.