Defesa & Geopolítica

Rússia e China acertam a criação de avião para concorrer com Boeing e Airbus

Posted by

No primeiro dia da visita oficial à Pequim, esta terça-feira, 20, o Presidente da Rússia, Vladimir Putin, discutiu com o seu colega da China, Xi Jinping, a ampliação da cooperação bilateral, o que inclui o desenvolvimento de um avião capaz de concorrer, internacionalmente, com os modelos Boeing e Airbus. Neste sentido, um memorando de cooperação foi assinado pelo Presidente da Corporação Aeronáutica Unida, Mikhail Pogosyan, e pelo Presidente da empresa COMAC, Jin Tszanlun. O documento foi firmado diante dos dois chefes de Estado.

Em nota oficial divulgada após a assinatura do memorando, a Corporação Aeronáutica Unida declarou que “a iniciativa deverá representar um dos maiores projetos de larga escala da cooperação internacional no domínio da aviação e de alta tecnologia para Rússia e China”. O novo avião deverá atender às necessidades de mercado dos dois países e de terceiros possivelmente interessados. A ideia é constituir uma empresa joint-venture russo-chinesa que venha a concorrer com a Boeing e com a Airbus.

Vladimir Putin e Xi Jinping se encontraram em Xangai

Durante a visita de Vladimir Putin, os serviços de imprensa da Rússia e da China divulgaram ainda um comunicado oficial em que os dois países reafirmam os seus laços de amizade e cooperação, e enfatizam a sua posição pelo não envolvimento em assuntos soberanos de outros estados.

Fonte: Voz da Rússia

71 Comments

shared on wplocker.com