Embraer inaugura hangar de montagem final do KC-390, em Gavião Peixoto

EMBRAER KC-390 (3)

Gavião Peixoto, 20 de maio de 2014 – A Embraer inaugurou hoje o hangar onde será instalada a linha de montagem final do jato de transporte militar KC-390. O evento ocorreu na unidade de Gavião Peixoto, SP, e contou com a presença da Excelentíssima Presidenta da República Dilma Rousseff e do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, entre outras autoridades.

Na ocasião, a Embraer e o Comando da Aeronáutica assinaram o contrato para a produção seriada do KC-390, marcando o início de uma nova fase do projeto, cujo desenvolvimento foi iniciado em 2009. O contrato prevê a aquisição de 28 aeronaves ao longo de um período de dez anos, com a primeira entrega programada para final de 2016. Além das aeronaves, o contrato prevê o fornecimento de um pacote de suporte logístico, que inclui peças sobressalentes e manutenção. Com valor total de R$ 7,2 bilhões, o contrato ainda depende de documentação complementar para se tornar efetivo, o que se estima ocorrer em um prazo de 90 dias. Somente então a Embraer o incluirá formalmente em sua carteira de pedidos.

EMBRAER KC-390 (1)

O KC-390 é um projeto conjunto da Força Aérea Brasileira com a Embraer para desenvolvimento e produção de um avião de transporte tático militar e de reabastecimento em voo, e representa expressivo avanço em termos tecnológicos e de inovação para a indústria aeronáutica brasileira. Uma aeronave desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria de mercado, com menor custo operacional e flexibilidade de realizar diversas missões: transporte de cargas e tropas, lançamento de cargas, reabastecimento em voo, busca e resgate e combate a incêndios florestais.

O avião será produzido na unidade industrial de Gavião Peixoto, em instalações de mais de 30.000 metros quadrados de hangares, onde o primeiro protótipo já se encontra na fase de montagem estrutural. O início da montagem final está planejada para junho. Cerca de 1.500 empregados da Embraer estão hoje diretamente envolvidos no projeto. Mais de 50 empresas brasileiras estão participando do desenvolvimento do KC-390.

“Hoje é um dia histórico para a Força Aérea Brasileira”, disse o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito. “O KC-390 é um projeto que foi cuidadosamente especificado para servir ao nosso País, em total alinhamento com as diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa e vai representar um salto na capacidade operacional da aviação de transporte”.

EMBRAER KC-390 (2)

“Estamos muito satisfeitos em atingir mais um grande marco deste projeto desafiador”, disse Jackson Schneider, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Poucos países do mundo podem se orgulhar de operar aeronaves especificadas, desenvolvidas e fabricadas em seu solo, e mais uma vez a parceria entre a Força Aérea Brasileira e a Embraer está gerando um produto que promete ser um grande sucesso mundial”.

O contrato de desenvolvimento do KC-390 foi assinado em 2009. Além do pedido para a Força Aérea Brasileira, atualmente existem intenções de compra de 32 aeronaves para outros países.

Fonte: EMBRAER via Poder Aéreo

30 Comentários

  1. Ja dá pra ter uma noção real de como ficará.

    Perguntinha: nas imagens anteriores (conceituais) a junção das asas com o corpo do avião (fuselagem?) deixava nítida uma “corcunda” muito comum em aviões militares de transporte. Na primeira foto esta “corcunda” não existe. Seria alguma alteração do projeto ou a construção se dá desse jeito mesmo? E a aste para abastecimento é instalada depois também?

  2. por LUCENA
    .
    .
    É a capacidade brasileira estralando de novo !!
    .
    É um chute no saco se alguns americanófilos que conheço. 😉

    • Quanta bobagem sr leucema , vc que sempre criticou a privatizaçao da EMBRAER ,vem agora com este besteirol de citar americanofilos , deixemos de ser imbecis , americanofilos sempre foram favoraveis ao projeto , sempre foram favoraveis as privatizaçoes para livrar as empresas dos riscos das parasitagens , se nao tem assunto , conte uma piada ,kkkkkkkkkkkkkkk PARABENS EMBRAER , parabens governo federal e fab , cada um na sua obrigaçao ,sem meter pitaco aonde se nao domina a arte !!!!!

      • Vc nada de braçada em ambientes favoraveis a ataques gratuitos contra aqueles que nao comungam com sua idiologia , aqui vc encontra um pasto farto ,tudo que nao segue a cartilha eh editado ou estrupado !

      • por LUCENA
        .
        .
        ” (…) aqui vc encontra um pasto farto (….) ” ….Hahahahah…fale por você e pelos os americanófilos … hahahah…..nesse pasto farto onde você se encontra só tem americanófilo…hahhahahah

      • Ta bom , a petrobras sofre parasitagem da esquerda , ou sua deficiencia de compreençao nao te permitiu perceber o quanto seus amados vermelhos sao ladroes semelhantes aos malufes direitistas !

  3. Boa notícia, mas quase perdi a matéria quando topei outra vez com a tal presidentA. Será que ela nunca foi estudantA, para saber que isso é um nojo?

    • A decisão final de projetar e construir o KC-390, foi, antes de tudo, fruto de uma política de governo
      adotada por Lula e mantida por Dilma, então meu caro enjoado, nada mais justo e natural do que a presença da Presidente Dilma no evento.

      • Meu caro Alvez, não estou me referindo à iluminada, mas sim ao velório da nossa língua.
        Quase perdi a matéria pq quase parei de ler qdo me deparei com a imposição gramatical q é o legado de nossa presidentA, que paterece q nunca foi estudantA, pois continua ignorantA.

  4. Show !! … contagem regressiva pro primeiro voo …..28 KC-390 e um avanço e tanto quanto a transporte . vamo q vamo !!!

  5. Creio que essa deva ser a notícia do semestre para quem acompanha o tema.

    Dei uma olhada em outras páginas sobre o tema pra ver o clima.

    É de dar medo.

    Quase ninguém fala sobre o avião em si; ou do cronograma que está rigorosamente dentro do anunciado; ou de que o KC-390 só se realizou porque foi um pedido da FAB; ou porque é real avanço tecnológico do país ao produzir o maior avião construído no país até hoje; ou se terá sucesso ou não no mercado internacional; ou se é de fato um substituto a altura do C-130. Nada disso parece interessar.

    A coisa toda gira em torno da presença da Dilma. E de uma maneira bem infantil. Se alguém pensava que boa parte do público brasileiro que se interessa por geopolítica fosse capaz de separar fatos de lixo informativo, foi uma decepção.

    Alguns exemplos do que li (frases genéricas):
    1 – “a presença da Dilma é puro marketing eleitoral”
    E queriam o que em ano de eleição? O governo federal injetou bilhões no projeto. Vão mais aparecer na foto mesmo.
    2 – “o PT tinha nem deveria dar as caras pois não queria a privatização da Embraer”
    Demagogia. A Embraer quase foi para o buraco no final da década de 1990, justamente por não ter suporte governamental. Se ela está nesta atual condição, isso se deve (e muito!) aos socorros providenciados principalmente pelo governo federal, e bem antes do PT assumir o governo. E estaríamos sem uma empresa estratégica importante hoje. E o PT nunca escondeu que foi contra a privatização.
    3 – “a presença da Dilma estragou o evento”
    Como se ela não fosse obrigada a mostrar quem de fato idealizou e viabilizou o projeto. O KC-390 nasceu de um projeto político (END), viabilizado através da FAB que, por sua vez, se beneficiou enormemente disso. Frase similar vi escrita até por administradores de páginas que possam de isentos e sabedores do assunto.
    4 – ” $7 bilhões USD mostra o tamanho do investimento “por fora”, tornando o processo caro demais”
    Essa nem dá para avaliar porque claramente a pessoa não faz ideia do que foi feito com o dinheiro.

    Eu tive na minha carreira profissional a oportunidade de trabalhar durante vários anos com o poder público em diversas cidades do país, sendo estes administrados por PT, PSDB, PMDB, DEM, entre outros. Todos eles muto mais parecidos entre si na administração pública do que se ventila irresponsavelmente por aí. Praticamente não há diferença, mesmo que alguns se qualifiquem como sendo de direita ou esquerda.

    Por óbvio, ninguém é obrigado a gostar de um determinado governo, mas as razões para isso devem ser no mínimo consistentes. O que ocorre hoje no Brasil, e fica explícito nos comentários que li nas páginas da internet sobre este tema, é que poucos de fato conseguem estabelecer raciocínio crítico, sem torcida, sem o desejo de quanto pior melhor. E muitos ainda se proclamam os guardiões da ordem civilizatória! Os verdadeiros salvadores da pátria espoliada!

    Tem de rir pra não chorar!

    Me perdoem o desabafo, mas começo a me perguntar se vale a pena acompanhar discussões sobre (e com) sacos vazios de ideias.

    Uma grande coisa acabou de ser feita neste país: um avião de carga com tecnologia e projeto nacionais que foram mobilizados para que um sistema de defesa fosse contemplado e não ficasse refém de outros países, mesmo que minimamente. Mas a cegueira só esta permitindo ver o lixo informativo, não os fatos. Caso típico de educação mal construída na infância. Ou de falta de proteína.

    • Salve RobertoCR,
      .
      Também me chamou a atenção: — [“A coisa toda gira em torno da presença da Dilma.”]
      .
      Sabe o que é isso …?!
      .
      Quem nasceu pra Lagartixa, nunca chega a Jacaré!!
      .
      Saudações,
      .
      konner

    • Concordo contigo Roberto e no,item 2 segue a idiotia de acharem que a embraer foi privatizada kkkkk sempre foi empresa privada com previlegios de estatal que passou por reformulação societaria e hoje é mais Americana do que Brasileira tendo o governo do Brasil seu menor acionario apenas o poder de veto.
      Chega a doer o saco tantas balbuzeiras e ainda mais agora em reta final eleitoral o que vai aparecer de fantoche eleitoreiro éh fódis mcomo dizia o Mussum.

  6. Parabéns a todos os envolvidos com o KC-390 e sua continua chegada a realidade… Com seus prazos de projeto sendo concluídos religiosamente, coisa raríssima de acontecer no nosso país.

    Off topic…
    Amigos e colegas dos comentários, e todos os mantenedores do excelente Plano Brasil, deixo aqui um grande abraço a todos…
    Devido a compromissos pessoais e tempo escasso, até de vida pois já estou descendo o morro (+40), estarei ausente deste nobre espaço de informações e conhecimento por tempo indeterminado.
    Desde já saudades de tudo aqui, até das tretas que, às vezes, acontecem!!!!!!!!!

  7. Mais uma excelente notícia este ano.

    Destaco que é uma conquista muito significativa; um marco nas capacidades industriais do país, que estará lançando um produto que pode efetivamente concorrer com o “peso pesado” da categoria: o C-130…

    Enfim, meus parabéns a todos os envolvidos, pois permitirão que o Brasil entre no mercado restritíssimo de países capazes de fabricar aeronaves militares de transporte.

Comentários não permitidos.