Mais blindados BTR-80A para o Exército Venezuelano

Chegou ao porto venezuelano de Puerto Cabello um novo lote de blindados BTR-80A, de fabricação russa, armados com canhão de 30 mm.

Em setembro de 2009, foram adquiridos 114 dessas viaturas, e em meados de 2012 foi manifestado interesse de adquirir mais um lote.

Com os veículos recebidos agora, o Exército Bolivariano da Venezuela equipou quatro unidades táticas, incluindo o 311 Batalhão de Infantaria Mecanizado e o 302 Grupo de Cavalaria Motorizado, ambos orgânicos da 31a. Brigada de Infantaria Mecanizada da Terceira Divisão de infantaria, sediada no Fuerte Tiuna, Caracas.

Fonte: Segurança & Defesa

 

8 Comentários

    • O Brasil deveria ser o maior provedor de qualquer coisa para a AL… de produtos agrícolas, industriais até militares. Infelizmente nunca houve seriedade, investimento na indústria estratégica nacional, planejamento e política externa profissional para isso.
      Sds,

  1. O Guarani começou a ser fabricado dias desses… E os venezuelanos são operadores do BTR-80.

    Quanto a “crise” venezuelana… Ela é mais uma “crise de coxinhas histéricas” do que outra coisa…
    Por exemplo… O desabastecimento… Ele só existe nos supermercados das grandes redes privadas. É inexistente na rede de distribuição do governo…
    O motivo? Ganância (natural) dos empresários em ganhar muito mais com o câmbio negro…
    ´R tudo muito simples. Existe na Venezuela o câmbio oficial, legal, centralizado, e o câmbio paralelo que é ilegal… O governo vende as divisas para o empresário-importador que prefere fazer uso dessas divisas no câmbio paralelo, pois a diferença é muito grande… Ou seja, as mercadorias importadas são distribuídas não na Venezuela, mas na vizinha Colômbia, através de contrabando principalmente, mas também por canais comerciais normais, e por tabela destrói a capacidade de produção colombiana. Isto é o real contencioso havido entre as duas nações.

    O Empresário venezuelano importa com dólar subsidiado, vende na Colômbia, obtém dólar e o vende no câmbio paralelo venezuelano ganhando muito mais. Aí está o famoso desabastecimento: ganância, falta de patriotismo e crime.

    Nos lugares abastecidos pelo governo, em uma rede que lembra a nossa antiga Cobal, não faltam artigos. Mas esta rede não supre toda a sociedade, e está localizada nos lugares mais humildes, os chamados “barrios”.

    Para a Venezuela duas coisas são necessárias: mudar o câmbio centralizado e investir em refino interno de petróleo. Não fazem isso pois estão concentrados em enfrentar a “contra-revolução”, que são as manifestações de palhaços adoradores de Washington…

    Como sempre o patrocínio dos EUA se faz presente… Não é por outro motivo que existem colunistas internacionais que batizaram os EUA de “Império do Caos”. 😀

    • Acredito que a Venezuela tende a ficar presa nesse laço “revolucionário” durante um bom tempo, e os EUA já começou sua guerra contra eles, da forma mais prejudicial possível…sanções econômicas. A falta de postura do Brasil no cenário latino americano nos faz perder certas oportunidades de sermos o comando político regional.
      Quanto ao poderio bélico venezuelano, tende a aumentar cada vez mais, e isso se torna bom para nós, pois cria a necessidade do contra peso ( aumento de investimento no setor de defesa e afins) e justifica mais investimentos no setor. Sds

  2. Venezuela … mais blindados, menos papel higiênico !… 🙂
    Um país rico em petróleo o qual deveria estar revertendo esta riqueza em infraestrutura está transformando o país num grande sindicado cubano falido! Se os investimentos em outras áreas seguissem os das FAs, a coisa poderia estar bem melhor por lá.

Comentários não permitidos.