ANAC e o desserviço aos Brasileiros

size_590_Marcelo_Guaranys_novo_presidente_da_AnacSugestão: Lucas Freitas

Via Ricardo Villela


Olá pessoal,
Vocês devem ter acompanhado nos jornais hoje (12/05/2014) sobre a entrevista do Presidente da ANAC, Sr. Marcelo Guaranys. Segundo o presidente, empresas aéreas, empresas de taxi aéreo e aviação executiva/particular, deverão pagar multas altíssimas (Até R$ 90 mil) para aeronaves que não decolarem ou pousarem no horário (tolerância de 15 minutos). Parece uma ótima medida para você não perder o seu voo, correto? Errado!


Segundo a ANAC, quem não pousar no horário, pagará R$ 30.000,00 e dependendo poderá chegar a 90 mil…A ANAC também poderá suspender a carteira dos pilotos que atrasarem suas decolagens, por até 6 meses. Ao implementar uma medida dessas, o que a ANAC está fazendo é pressionar as empresas/pilotos a decolarem e pousarem a todo o custo.


Há anos, nós, pilotos, temos lutado contra pressões como esta, que afetam diretamente a segurança de voo, afim de preservar nossas vidas e as vidas de nossos passageiros, e essa luta está indo por água abaixo. Um caso mais recente foi o acidente da TAM, que tirou a vida de 199 pessoas em São Paulo/Congonhas. Dentre os vários fatores contribuintes para o acidente, é sabido por todos nós que havia pressão da empresa e passageiros para pousar em Congonhas, e não alternar para outro aeroporto mais seguro para aquelas condições, já que a pista estava com muita água e escorregadia.


Se o comandante resolve alternar, gera custos altíssimos para a empresa, reclamação de passageiros e multas da ANAC, então, o comandante “força a barra”, para atender à necessidade de todos…em 99% dos casos isso não muda nada e todos chegam em casa em segurança…mas e os outros 1%?


“Poxa! O cara é comandante, ele tem que tomar a decisão mais segura e pronto!!”… Na teoria… na prática, ele ganha um ‘xizinho’ no nome e quando alguém arruma outra desculpa, ele pode ser demitido por “não atender as necessidades da empresa”…E estamos falando de pais/mães de família que tem que sustentar os filhos, pagar escola, saúde, alimentação, etc…


Essa medida da ANAC, valerá para a copa e permanecerá em vigor após o evento…Ou seja…”pra sempre”…
Isso significa, que as empresas farão de tudo para decolar/pousar na hora certa, ignorando a necessidade de uma possível inspeção de manutenção em algum equipamento, ignorando se as condições meteorológicas não permitirem uma aproximação segura (chuva forte sobre o aeroporto por exemplo), a tripulação sofrerá enorme pressão para decolar com aeronaves com panes, varar os parâmetros mínimos de visibilidade e teto para pousos, arriscando uma colisão com o solo, evitarão arremetidas (procedimento que visa tentar outro pouso, de forma mais segura)…resumindo…irão forçar a barra para chegar no horário…e estas tripulações e sofrerão pressão também da ANAC, pois como você suspende a carteira de um profissional por 6 meses?? Como a ANAC espera que o piloto pague suas contas e de sua família??


A ANAC está hoje, escrevendo uma sentença de morte. A roleta russa começou e uma hora a bala entra na agulha…

Como disse o amigo Julio Cezar Temiak Giunti: “vai gerar um estresse muito grande entre tripulações e ATCOS que dependendo da evolução do tráfego necessitar segurar a decolagem ou pouso de alguém e isso acabar atrasando o vôo vai acabar consequentemente em discussão na fonia.”

Eu já fiz meu RCSV (RELPREV) , sugiro (peço) a todos pilotos e ATCOs do grupo que façam o mesmo, dando seus motivos (como controlador e piloto)…. O que eu sempre falo, se der m***…vamos pro cemitério e o controlador pra cadeia… e o iluminado vai aparecer no JN no dia seguinte, só lamentando e depois vai pra casa jantar com a família….”

8 Comentários

  1. Excelente matéria! Como acontece muitas vezes, aqui vamos nós, novamente dando um tiro no próprio pé!

    Essa medida é impraticável, já que na área de trânsito não se pode controlar o clima, só pra começar! E este é apenas um dos fatores que podem gerar atrasos JUSTIFICÁVEIS para os vôos.

    Assim como a Anatel, agora a Anac dá provas que está jogando contra seus próprios objetivos, ou contra os clientes que deveriam ser protegidos por ela.

    Será que não haveria outras formas de melhorar a pontualidade sem sacrificar a segurança? Certamente há. Com investimentos em estruturas (ah é! nenhuma ficou pronta!) em equipamentos e serviços, em pessoas.

    Mas tudo isso dá muito trabalho, e as pessoas vão ficar chateadas se você ficar olhando para os detalhes em tudo… melhor simplesmente “cobrar multa” se não fizer “só isso que eu quero!”… e pro resto eu faço vista grossa!

    E se der “merda”?!! Bem, diz o ditado que a corda sempre arrebenta do lado mais fraco… aqui me parece que é o piloto, me parece que está “tudo ajustado” para, no caso de merda, poder jogar em cima do piloto… afinal ele podia ter evitado, não é mesmo!??

    E assim vamos que vamos… um monte de “babacas” gritando “você tem que vestir a camisa da empresa”… e a camisa que te dão tem um “alvo”… bonitinho, estilizado pelo carnavalesco tal, ou parecendo um escudo de time de futebol… mas é só um alvo! O pessoal da elite usa terno e gravata, todo mundo muito parecido… difícil achar o alvo certo no meio de tantos iguais. 🙂 (Vide: “V, de Vingança” e “Thomas Crown, “A Arte do Crime”).

    É nessas horas que precisamos de um governo que não tenha medo de parecer antipático ou ditador… antipopular ou inconveniente… e garantir que as coisas vão andar como devem!

    De nada adianta garantir multa para quem ultrapassar o sinal vermelhor… O QUE NÓS QUEREMOS SÃO FERRAMENTAS PARA OBRIGAR O “FDP” PARAR NO SINAL VERMELHO… assim morrem menos pessoas, menos carros são destruídos, a população se sente mais segura… FERRAMENTAS: políciais, câmeras com flash, cancelas, etc.

    … na na ni na não… tudo isso dá muito trabalho e custa caro… vamos só cobrar multa. É dinheiro entrando, ninguém sabe bem pra onde (Vide: CPMF), e é mais fácil de implementar! 🙁

    Me reservo o direito constitucional de, vez por outra, achar este país uma merda! (Adorei aquele filme em que a atriz/ator, ao ser processada, defende o direito de queimar a bandeira dos EUA, caso contrário, estava provado que não era uma nação democrática… belo filme!)

    Sugiro rever a necessidade da existência da Anatel e Anac (Nós temos ministérios para isso! Comunicações e Aeronáutica e Transportes)… criar “cabides de emprego” sem necessidade pode ser desastroso, pra nós!

    “Eles” estão “ACIMA DA LEI”… só precisam renunciar, e voltar na próxima eleição! 🙁

  2. Esse texto tem a cada do corporativismo, de alguém tentando vender seu peixe. É evidente que a obrigação de pousar e cumprir os horários é completamente independente da autorização da torre de controle ou das próprias empresas para evitar um pouso arriscado. Nenhuma empresa, ou mesmo a ANAC vai obrigar ninguém a pousar um avião sem as condições adequadas, o prejuízo é gigantesco para ambas. Mas os gazeteiros terão que provar a existência de condições inadequadas para justificarem suas faltas e atraso. Eu, por mais amor a aviação, jamais aceitaria o emprego de comandante de aeronave, justamente pela responsabilidade e rigor no cumprimento dos horários. Mas quem aceitou a função tem obrigação de cumprir os horários. A qualidade e o custo de operação de todo o sistema de transporte dependem desse rigor.

    • Walfredo “Mas quem aceitou a função tem obrigação de cumprir os horários.”

      Acho que é essa exatamente a queixa do texo… das DIVERSAS obrigações da profissão, a primeira tem que ser com a nave e seus tripulantes, não com o horário.

      Infelizmente a ação mostra que as prioridades estão erradas, vai dar M, e a responsabilidade vai cair sobre quem menos pode interferir no sistema, o piloto (e cia)!

      • Azul hoje… Suspeitas de que o caso esteja envolvido com a “pressão” do “decolar na hora de qualquer jeito”…
        É isso aí…

  3. Norma justa visto que todos os aeroportos estão providos de farta infraestrutura, equipamentos de controle de tráfego de última geração, mobilidade urbana no entorno perfeita, farta opção de empresas aéreas sem cartéis ou associações.
    Tudo perfeito não há motivos pra atrasos…
    Aeroportos de que país mesmo estamos falando?…..

    • Henrique, falou e disse.
      A ANAC/Governo sabe que o último responsável pelos atrasos são os pilotos. Isso é mais uma medida intimidadora. Porque punir os pilotos? O pavor do governo é que durante a copa da Fifa, os pilotos das companhias e principalmente os pilotos privados tentem provocar atrasos e criar um caos no setor. Como se isso fosse preciso.
      Mas, a exemplo do que fazia o FHnistão em seu governo, o governo atual jogou a responsabilidade para a “agência reguladora” ANAC.

1 Trackback / Pingback

  1. Canal Piloto Nada de arremeter! » Canal Piloto

Comentários não permitidos.