Governo chinês acusa EUA de elevar tensões no Mar do Sul

Nesta foto liberada pela guarda costeira do Vietnã, um navio chinês, à esquerda, dispara um canhão de água em um navio vietnamita, direita.

Ministério de Relações Exteriores chinês acusou nesta sexta-feira os Estados Unidos de alimentar as tensões no Mar do Sul da China, disputado por vários países, ao estimular nações da região a adotar comportamento perigoso.

A afirmação se seguiu ao aumento da tensão entre a China e as Filipinas e o Vietnã.

Esta semana a China acusou o Vietnã de colidir intencionalmente com seus navios no Mar do Sul da China, depois que o governo vietnamita garantiu que embarcações chinesas usaram canhões d’água e bateram de propósito em oito de suas embarcações no fim de semana, perto de uma plataforma de petróleo.

Os EUA vêm qualificando a atitude da China de implantar a plataforma como “provocativa e de pouca ajuda” para a segurança na região e pedem contenção de todos os lados.

REUTERS

7 Comentários

  1. ”Os EUA vêm qualificando a atitude da China de implantar a plataforma como “provocativa e de pouca ajuda” para a segurança na região e pedem contenção de todos os lados.”’

    Deveriam agir assim com a Inglaterra em relação a questão das ilhas Malvinas!

    • César:

      Quem age de forma provocativa ali são os argentinos pois os direitos dos britânicos sobre as Falklands são absolutamente legítimos.

  2. Sem dúvidas, os iankss estão fazendo parcerias, visando “ilhar” os Chineses. Sabemos q as ilhas reclamadas pelos Sinos, são deles desde sempre, questão histórica,q a China foi chantageada e invadida mt x por Japonesess,inglesess..como querem q os Chinese reajam tendo esse histórico contra eles?!? Vc faria o quê?” O Chineses estão certos…Sds.

  3. Mais um pouquinho da neura que anda assombrando os EUA por causa dos voos dos TU-95 próximos a costa oeste e da base de Guam. Destaque para os comentaristas (com análise tipo supertrunfo), que falam sobre as capacidades instaladas dos EUA para se defenderem de um hipotético ataque aéreo russo.

    http://www.youtube.com/watch?v=Ivh742Hn6U4&feature=youtu.be

    Se já estão estrilando com esta “ameaça” que velhos e barulhentos aviões russos da década de 1950, imaginem daqui a uns 5 anos quando a marinha chinesa começar a possuir número suficiente de novíssimos navios de combate, com modernas suítes eletrônicas, apoiadas por um guarda-chuva aéreo para inibir tanto a marinha americana quanto a japonesa e coreana. Aliás, a Coréia do Sul não é pressionada apenas pela marinha chinesa, por isso é que foi bemmmm discreta em suas manifestações quando a China determinou novas áreas de vigilância aérea próximas a sua costa alguns meses atrás.

    P.S.: a apresentadora da esquerda da tela tem o sobrenome de um dos maiores estrategistas do século XX, que inflingiu uma das raras derrotas militares a este país. Quem adivinha o nome? Irônico não acham?

    • O inimigo do meu inimigo eh meu amigo ! Neste caso nao a espaço para gratidao , apos o conflito amerinano e vietnamita a China fez varias tentativas de passar a perna nos vietes , ajudaram o vietnam porque queriam uma zona de amortizaçao na regiao ,assim como fazem com os famintos norte coreanos .

Comentários não permitidos.