Venezuela volta a acusar EUA por onda de protestos

O ministro do Interior da Venezuela, Miguel Rodríguez, voltou a acusar os Estados Unidos, nesta sexta-feira, pela onda de protestos que sacode o país, que seria uma conspiração de Washington com políticos opositores, empresários, banqueiros e líderes estudantis para derrubar o governo do presidente Nicolás Maduro.

A Venezuela é abalada desde fevereiro passado por protestos que já deixaram 41 mortos, mais de 700 feridos e inúmeros detidos.

Em uma exposição de 45 minutos convocada para “difundir um relatório completo de todas as pessoas que estão por trás do golpe de Estado”, o ministro afirmou que o plano atende “a dois objetivos principais do grande Império – Estados Unidos – contra a Venezuela: impedir a propagação continental do pensamento bolivariano e se apropriar da maior reserva de petróleo do planeta”.

Segundo o general Rodríguez, o governo já identificou “58 estrangeiros” envolvidos nos protestos, incluindo um americano e dois colombianos. O ministro disse que dirigentes da oposição, como Leopoldo López e o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, os líderes estudantis Gaby Arellano e Juan Requesens, e a congressista cubano-americana Ileana Ros estão entre os envolvidos na tentativa de golpe de Estado.

Na noite de quinta-feira, agentes de Inteligência fortemente armados, em três veículos, permaneceram durante horas nas proximidades do escritório de Henrique Capriles, principal líder da oposição venezuelana e candidato presidencial derrotado por Maduro nas últimas eleições.

Os venezuelanos protestam há três meses contra uma inflação anual de quase 60%, um desabastecimento crônico de produtos como leite, café, açúcar, desodorantes e até papel higiênico, e uma violência crescente nas grandes cidades do país.

AFP

Fonte: Terra

Venezuela diz que 58 estrangeiros foram presos em protestos

A Venezuela afirmou nesta sexta-feira que pelo menos 58 estrangeiros foram detidos sob suspeita de terem incitado uma onda de violentos protestos contra o governo socialista nos últimos três meses.

O ministro do Interior, Miguel Rodríguez, disse em entrevista coletiva que vários colombianos, um norte-americano, um espanhol e um árabe estavam entre as dezenas de “mercenários” que, garante ele, incitaram a violência durante as manifestações contra o presidente Nicolás Maduro.

“Até a data são 58 presos de outras nacionalidades, quase todos envolvidos com o uso de armas”, disse Rodríguez.

Desde o início dos protestos, em fevereiro, 41 pessoas morreram e 800 ficaram feridas, segundo dados oficiais.

Maduro, que parece ter resistido à pior onda de protestos em mais de uma década no país, afirma que a oposição está planejando um golpe com a ajuda dos Estados Unidos.

Rodríguez acusou os políticos de direita norte-americanos, o ex-presidente colombiano Álvaro Uribe e vários ativistas de direitos humanos e opositores venezuelanos de estarem envolvidos em um plano para provocar os distúrbios, uma denúncia comum nos últimos 15 anos de socialismo.

“Os protestos não foram espontâneos”, disse ele.

“O que a Venezuela está vivendo é, sem dúvida alguma, um plano de conspiração insurrecional com o claro propósito de derrubar o governo legitimamente estabelecido no país, e esse plano obedece a um objetivo estratégico permanente do Departamento de Estado dos Estados Unidos”, disse.

Os manifestantes da oposição negam as acusações, dizendo que os protestos nasceram da frustração dos venezuelanos com a alta inflação, a criminalidade desenfreada e a escassez de produtos básicos.

REUTERS

Fonte: Terra

3 Comentários

  1. Com a Venezuela entregue a forças de ocupação cubanas, os que temem por sua liberdade tem mais é que tomar providências contra esse governo ditatorial sob a égide dos castros… quem diria que um dia a ilha presídio iria ter ingerência sobre o continente !!!… como que uma ideologia vendida e internacionalista acaba com a população de um país somente para ter mais um piquete próspero para pastarem… observem que eles jamais entram em países que não tem riquezas para oferecer aos mesmos… Cuba era próspera na época da pré-escravidão socialista… hoje, vive de cumpanherismos e de empréstimos que nunca paga doados por seus “simpatizantes” que, com toda certeza, levam uma porcentagem por fora…

  2. Já tentaram o golpe na Venezuela contra Chaves, que na época foi bonzinho e não colocou todo mundo na cadeia. Dessa vez, o governo popular não vai ser tão complacente, já está chovendo cadeia por lá. E não pense que quem está sendo preso estava em casa rezando.

Comentários não permitidos.