F 35 o maior pesadelo para o Porta Aviões Chinês Liaoning

F35Sugestão: Red Dragon (Taiwan)
Tradução e adaptação: E.M.Pinto
O caça americano F-35 é capaz de combater primeiro porta-aviões da China, o Liaoning, informa o site da China nacionalista Global Times.
F35_JSM_500Em uma batalha hipotética entre os porta-aviões  chineses e os americanos, os principais caças a se confrontarem seriam, o  F-35C um caça de quinta geração multifunção desenvolvido pela Lockheed Martin e o J-15 chinês, desenvolvido pela Shenyang Aircraft Corporation, SAC.
O F-35 posui uma poderosa capacidade de transporte externo de armas  ar superfície de oito toneladas e capacidade para transportar quatro AIM20C médio  e AIM-9X  de curto alcance.
Em um ataque contra o Liaoning o F-35 pode transportar mísseis furtivos desenvolvidos em conjunto com a Noruega, que têm um alcance de 290km. Por seu lado, o J-15, pode transportar até dois mísseis  YJ8-3, com alcance de apenas 180 km.
Em termos de tecnologia de radar, os EUA têm a vantagem clara com o seu radar AN/APG-81 AESA desenvolvido pela Northrop Grumman, que tem mil transceptores com a capacidade de varrer simultaneamente até 23 alvos móveis, incluindo 19 alvos em apenas 2,4 segundo, após o que se tornaria o modo de rastreamento.
f352
Mesmo contra o seu mais avançado vetor, o J-20, um caça  de quinta geração que está em desenvolvimento pela Chengdu Aerospace Corporation, CAC , o F-35 ainda seria o primeiro a detectar o seu oponente, devido ao seu radar ser superior.
Os observadores estão se perguntando se   Força Aérea de Autodefesa do Japão pretende fazer modificações em seus caças F-35A para usar internamente os mísseis ar-ar  AAM-4  desenvolvidos e os  AAM-5 de médio alcance guiados por radar ativos  ou se eles vão usar mísseis dos EUA, dadas as diferenças de dimensões.
O problema para o Japão é o custo do F-35A, o que poderia significar menos aeronaves se o preço continua a subir. O preço do F-35A é estimado em US$ 111,6 milhões em 2010, enquanto o F-35B vai custar US$ 109,4 milhões e  cerca de US$ 142,9 para o F 35C ; Desde então, o preço médio de um F-35 subiu cerca de US$ 228 milhões, de acordo com algumas fontes.

77 Comentários

  1. Um projeto que so ainda existe patrocinado por investidores estrangeiro e que apenas obteve algumas intenções de compra.Contratos nenhum.
    Necessita mesmo dessa propaganda alias a patria mãe da propaganda não é mesmo !
    Se não obterem contratos reais e vultuosos ficara igual ao Rafale em busca de um tolo.
    Aproveitem a propaganda pois quando aparecer no ceu um SU velhinho todo enferrujado de novo e perto dele ficara inoperante e quando pousar o piloto pede baixa kkkk

    • 1maluquinho,

      O F-35 é um empreendimento para desenvolvimento conjunto da aeronave ( embora a maior parte da responsabilidade seja realmente americana ). É, grosso modo, algo similar ao Gripen NG, mas com diferentes níveis de participação entre os envolvidos.

      Fora os mais de 100 exemplares já produzidos para os EUA, ele já entregou os primeiros para Reino Unido e Holanda. E fora os participantes, existem encomendas firmes de Israel, Austrália e Japão, além de ser o ganhador do FX da Coréia do Sul. Em uma, esse caça tem realmente tudo para ser um novo F-16…

      • _RR_ Sim meu caro RR um consorcio.Mas convenhamos,a maior potencia da Terra precisar do dinheiro de terceiros para desenvolver um caça de quinta mono-turbina que decadencia não é mesmo rsrs e ainda dizer que este sera o supra-sumo de tudo so pode ser visto como propaganda para atrair intenções de compra porque como estrategia serve apenas de desdem pra quem pode.
        Cuidado com o SU23 enferrujado,careca e banguela,ele anula ate nave-mãe alienigena rsrs

      • “helveciofilho
        2 de maio de 2014 at 9:56

        por LUCENA
        .
        Sr.RR é para isso que serve os aliados,para dividir o prejuízo”

        HUAHUAHUAHUAHUA….. 🙂

    • só a força aérea americana pretende compra mais 2000 dois mil caças!!

      creio que o russos estejam indo bem com seu caças de 5G ( mas na verdade 4++) em já faz uns 20 anos de projeto ? o super consorcio russo indiano

      quero ver quando lançarem o super t-50 pak fail ao custo de 200 milhões de euros a unidade quem vai comprar.

      • “só a força aérea americana pretende compra mais 2000 dois mil caças!!”

        hahahaha…booaa…agora conta a do papagaio ai vai.. 🙂

    • Aonde diz que o caça é perfeito?

      A matéria só diz que o caça leva vantagem por ser furtivo.
      Você não vai comprar 800, quem vai comprar são as principais e melhores forças aéreas do mundo apoiadas por excelentes especiaistas e técnicos.

      “o furtivo dos furtivos” pode não ser o mais furtivo do mundo, mas excluindo os chineses, ninguém mais tem protótipos de caças furtivos de verdade.

      • Eu só sei de uma coisa… esse caça será a espinha dorsal das forças aéreas ocidentais contra toda e qualquer macumba que os esquerdista tenham em mente… rsrsrsrsrsrsrs… não adianta torcer contra… a Austrália, a Coreia, o Japão, os Europeus e possivelmente alguns sul-americanos terão o “best of the best” em seus esquadrões… podem chorar esquerdistas… choro de invejosos não muda a realidade… e todos nós sabemos que os fight aéreos são decididos no BVR… qndo os Sukhois sentirem a presença do F-35, já era… 🙂

      • o f-35 não é furtivo…o f-35 não é full istelffi ..não é furtivo em determinadas áreas ou ângulos..apenas o f-22 o é full istelffi..a exigência do pentágono foi de se desenvolver um aparelho semi furtivo/meia boca…que atendesse as necessidades dos seus peões de xadrez…ou seja..essa caça foi projetado e encomendado só pra esta gente estadunidense ganhar dinheiro em cima de seus países fantoches como Austrália ou Itália…..só pra vender e fazer grana em cima de seus peões de xadrez fantoches .. ..os problemas do caça não são nenhum segredo…esse abacaxi é suscetível a detecção por radares que operam nas faixas VHF do espectro…a capacidade de jamear do caça é restrita apenas a banda X….não é bom em jamear radares inimigos…é um lixo em jamear radares inimigos…investiram centenas de bilhões de dólares num caça que dependera da ajuda de aeronaves de interferência especializadas que também protegem aviões não furtivos….navios de guerra chineses carregam radares de busca VHF Tipo 517M…que segundo o fabricante é do tipo AESA….

    • os Russos já possuem um novo sistema de radar anti furtividade altamente móvel..sua peça central é uma grande antena de 100 pés AESA VHF totalmente digital que também incorpora poderosos radares de alta frequência que podem rastrear alvos pequenos após a detecção pelo radar VHF….navios de guerra chineses também carregam radares de busca VHF do Tipo 517M…que segundo o fabricante é do tipo AESA…..

      • Máquina.

        Tecnologias antistealth já existem, o problema é que temos de entender como as coisas interagem.
        O F-35, tanto quanto o Rafale, podem disparar seus mísseis à baixa altitude sem aparecer no horizonte de praticamente qualquer radar. Também podem se aproveitar de formas de interferência eletrônica, decoys e vários outras táticas.

        O F-35, não é mágico, mas possui suas vantagens.
        Todos nós temos o direito de criticar os problemas técnicos da aeronave, a incompetência da LM e a corrupção dos políticos americanos.

        Só que isso também acontece em outros países. Quando você vem aqui e chama o caça de porcaria ou abacaxi está, de certa forma, desrespeitando a opinião dos outros.

        Pode perceber que eu não chamo os caças sukhoi de lixo ou velharia. Mesmo que você considere que o F-35 foi desenvolvido mais como uma aeronave de ataque do que um caça, não podemos subestimar a importância de sua função. Devemos nos lembrar da importância dos IL-2 e Stukas durante a segunda guerra.

        Antes de criticar alguma coisa você deve saber como ela será utilizada. Na minha opinião, mesmo que seus comentários não sejam diretamente ofensivos você acaba desmerecendo o pensamento dos outros.
        Por isso provoca raiva e desvaloriza suas próprias palavras.

      • Pessoalmente, qualquer caça, americano ou russo, desde que aos milhares e com domínio total de software e hardware pelo Brasil, seria excelente. Infelizmente, ninguém realmente vende esta solução. Temos que formar nossos próprios engenheiros e criar nossas próprias armas, de preferência, em institutos militares, modificada a remuneração, para que os cientistas brasileiros possam ficar ricos.

  2. Excelente artigo,que coloca a real situação do casco velho reformado e do genérico xing-ling do Su-33.

  3. Acredite quem quiser …”VC!!… ISSO …VC MESMO …..tem medo da China ?? es aki o produto milagroso …o F-35!!! isso mesmo ..zero bala .. full .. preparado pra qualquer tipo de missão ….o preço ?!?!?! .. uma pechincha ….. somente US$ 228 milhões ..isso pq ta na promoção … aproveite… oferta por tempo limitado !!!! ”..n sei o valor do contrato assinado pelo gov Australiano …. o F-35A pra Coreia do Sul e Japão no chute (sem fontes oficiais ).. estava orçado em 160 mi …. a versão ”A” e a mais barata das 3 … tendo a versão ”B”’ a mais cara ….. q seja .fato q o F-35 n esta completamente full …. o q inevitavelmente a tendência e q o preço suba cada x mais …e fato

    • “….o preço ?!?!?! .. uma pechincha ….. somente US$ 228 milhões ..isso pq ta na promoção … aproveite…”

      Existem caças mais baratos, como o Su-35 porém este é bem mais fácil de abater.

      E o preço de produção não será US$ 228 milhões.

      • Deagol, podemos concordar que independente dos custos, num prazo de 10 anos esse caça estará entre os três primeiros melhores do mundo ( pois isso vai depender do desempenho do T-50 e do J-20 que ainda são um mistério ) mas querer dizer que este caça sairá por um custo agradável é errado, pois até o Pentágono está ciente de que os custos só tendem a subir, devido aos problemas que apareceram no caça e exigem aperfeiçoamento ou até mesmo substituição de componentes, não é a toa que este programa está consumindo muuuuito investimento, e pra piorar já houve muita desistência por parte dos compradores que não estão dispostos a pagar essa “pechincha” pelo vetor. Mas independente disso e dos revezes é um caça formidável. Sds

    • o preço vai ser 80 milhões de dólares, e ao longo do tempo vai para 60 milhões, também só a força aérea americana vai de mais 2000 caças. ao todo, alinha de montagem deve passar de 4000 unidades ( todos os países envolvido). só para quem pode !!!!

      • O programa JSF (f-35)… teve como previsão a produção de +- 2500 caças …com um preço pros EUA e aliados próximos (países q participaram do projeto ) ….variando entre 110 a 70 mi por unidade e tipo de versão + possível ”extra” ….os EUA apostaram nesses números …e ”erraram” … hj o preço unitário se a matéria estiver correta .. e algo com 228 mi …. a previsão de encomendas caiu de 2500 pra ”apenas” 1500.. sendo bem otimista … isso pq nesse meio tempo .. nesse ‘buraco” em q se encontra o programa .. surgiram outras opção com o Gripen .. EF-2000…. pq n e o Rafale … Su-35 … novas versões do próprio F-16 e o SH …. es a realidade .. um F-35A(versão mais barata das 3 ) custa algo como ””200mi””.isso sem estar completamente FULL ….. enquanto um SH sai pros EUA pelo preço de 40/50 mi a unidade .. e complicado .. melhor opção seria a reabertura da linha de produção dos F-22 ..q e mt mais capaz e ja ”conhecido” …o f-35 hj e uma completa incógnita ….. entre promessas e sonhos es a realidade

      • “melhor opção seria a reabertura da linha de produção dos F-22 ”

        O F-22 e o F-35 são aeronaves com propostas e caracterísiticas completamente diferentes, um não pode executar tão bem a missão do outro.

        Saberemos o preço real do f-35 quando ele estiver em plena produção.

  4. China acusada de roubar tecnologia dos EUA para uso no J-20
    Tecnologia do F-35 poderia estar sendo usada no J-20.
    Um site de notícias, com base em Washington informou na quinta-feira (13), citando analistas e funcionários, que a china “roubou” segredos militares do EUA. O sistema de segmentação eletro-óptico do J-20 e outras tecnologias foram obtidos por um grupo de espionagem cibernética chinesa que já teria roubado segredos do governo dos EUA em 2007.
    Detalhes do J-20 publicados online aparentemente confirmam o uso de projetos pela Lockheed Martin, fabricante do F-35. Funcionários também afirmam que a China havia roubado dados referentes ao sistema de defesa antimísseis Patriot III.
    A Global Times, estatal de mídia chinesa, respondeu ao relatório retratando-o como tendencioso e com base somente em especulações.
    A Global Times citou Liu Jiangping, pesquisador sênior da China Society of Military Sciences, que chamou o relatório da Washington Free Beacon sem fundamento e criticou o papel para fazer acusações “com base apenas na semelhança de (do J-20) aparência e design aerodinâmico.”

    ~~

    A China realizou um ensaio em voo de um veículo hipersônico lançador de mísseis capaz de penetrar qualquer sistema de defesa com ogivas nucleares, de acordo com o Pentágono.

    Um veículo planador hipersônico (HGV, na sigla em inglês para hypersonic glide vehicle), apelidado de “Wu-14″ pelos Estados Unidos, foi detectado voando a 10 vezes a velocidade do som durante um voo de teste sobre a China na quinta-feira (9), segundo relato de um funcionário do Pentágono ao jornal online Washington Free Beacon (WFB).

    Um porta-voz do Pentágono confirmou posteriormente a informação, mas não quis dar mais detalhes. “Nós monitoramos rotineiramente as atividades de defesa estrangeiras e estamos cientes do teste”, disse o porta-voz do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, o tenente-coronel Jeffery Pool, ao WFB. Peritos militares chineses comemoraram o teste no dia 14 como um avanço. A China agora é o segundo país depois dos EUA a testar com sucesso um veículo lançador hipersônico capaz de transportar ogivas nucleares a uma velocidade acima de Mach 10.

    Uma arma como essa é vista, há tempos, por especialistas, como um divisor de águas em segurança, porque pode atingir um alvo antes que qualquer dos atuais sistemas de defesa antimísseis possa reagir. Uma vez implantado, poderia aumentar significativamente a força estratégica e convencional de mísseis da China.

    ~~

    em relação ao f-35 vemos países fantoches sendo forçados a comprar uma aeronave com projeto 20 anos mais novo que o f-22 e de semelhante custo unitário mas de desempenho amplamente inferior…comparável em alguns aspectos a aeronaves de 4 geração… caças como esse f-35 foram projetados para entrar em conflito contra adversários do “naipe” da Líbia, Afeganistão ou Iraque…ora senhores..onde já se viu caças terem que ter motores poucos potentes porque se esquentar muito derrete o tal do revestimento furtivo..isso só pode ser piada….

    tanto o f-22 quanto o f-35 se constituíram uma das maiores esculhambações da historia da aviação de combate até hoje…o fracasso do f-22…os seus erros de projetos… obrigaram a sua linha de produção ser encerrada/cancelada/enterrada compulsoriamente……por isso estão correndo pra bota já em operação os sexta geração …apenas algumas poucas centenas de f-22 foram encomendadas…todas com erros de projetos assim como o f-35….lembrando que este f-35 nem full stelti é..não é furtivo em determinadas áreas ou ângulos..além de ser completamente limitado seja em desempenho,capacidade ou tecnologia…sua tecnologia furtiva é fraca assim como suas capacidades,desempenhos e tecnologias…todas as capacidades/tecnologias propagandeadas que fizeram deste caça se mostraram engodos…farsas…já que nos últimos tempos varias noticias vimos sobre cortes de investimentos, recursos e capacidades…que o caça não será mais como o esperado/planejado…noticias estas debatidas nos blogs militares daqui ad nauseam..eis um verdadeiro pato voador…um verdadeiro abacaxi….o próprio assistente do Secretário da Força Aérea…William LaPlante…disse em pronunciamento que o preço do modelo F-35A deve cair de 112 milhões dólares agora para o cerca de 80 milhões dólares estadunidenses em 2018 ou 2019…traduzindo…o abacaxi não será como o planejado e propagandeado..já propagandearam de tudo desse caça…que atiraria lasers..que teria a capacidade de realizar interceptações de alvos em orbita e o escambau…como diz um ditado…quem duvida é sábio…quem acredita é feliz…

    os eua desenvolvem laseres de combate baseados em navios a fim de lutar contra mísseis….a China em resposta empenha-se em criar armas análogas…os eua estudam a questão de criação de laseres baseados no espaço a fim de lutar contra mísseis balísticos e a China faz o mesmo..por enquanto a China está um pouco atrás mas este “um pouco” será compensado logo nos próximos anos..não se manterá por muito tempo…a China já pode destruir satélites em órbitas baixas..portanto…não se pode excluir que a China obtenha sistemas capazes de neutralizar os satélites do eventual adversário com laseres ou outros dispositivos miniaturados que ofuscam ….a China prepara-se ativamente a luta no espaço…A Rússia e a China podem perfeitamente desenvolver estas armas utilizando tanto sistemas cinéticos como sistemas na base de laseres…num futuro próximo a China terá condições de bloquear o agrupamento espacial dos eua…..

    • Com todo respeito, mas…
      Se o F-35 tivesse sido desenvolvido para enfrentar países do naipe da Líbia, o projeto não teria alta ênfase em tecnologias furtivas e nos sistemas de guerra eletrônica e armas.

      Com base em que você pode afirmar que o Raptor foi cancelado por causa de seus problemas? As encomendas do F-22 já estavam sendo reduzidas durante a década de 90, muito antes dos problemas aparecerem. Os motivos do cancelamento do raptor já foram mais do que explicados.

      China, Rússia, EUA e Eu investem em capacidades anti-satélites e em meios de aumentar a sobrevivência de satélites, não sabemos quem terá vantagem. Sabemos que os EUA estão na frente por enquanto!

      Dezenas de projetos russos e americanos foram cancelados na década de noventa por economia e falta de necessidade. Os franceses reduziram as encomendas de Rafales e Leclercs, isso prova que são sistemas com defeitos?

      Você vem aqui escreve um monte de coisas sem provas sobre os sistemas americanos e fica ofendido quando alguém critica algo russo.

      Na boa, nem os fans mais fanáticos dos russos concordam com você.

      • o programa f-35 não possui alta ênfase em tecnologias furtivas e em sistemas de guerra eletrônica..a capacidade de jamear do caça é restrita apenas a banda X….é um lixo para jamear radares inimigos…o f-35 não é full istelffi ..não é furtivo em determinadas áreas ou ângulos..apenas o programa f-22 o é full istelffi.. programa este que encerrado esta…que foi descontinuado e enterrado..e que apenas algumas poucas centenas de unidades estão “ativas”..vamos dizer assim…tipo…ativas em seus hangares…rs..por conta disso…por conta dessas coisas..correm para desenvolverem e botar logo em operação um caça de sexta geração… que suceda logo estes abacaxis..

      • “Dezenas de projetos russos e americanos foram cancelados na década de noventa por economia e falta de necessidade. Os franceses reduziram as encomendas de Rafales e Leclercs, isso prova que são sistemas com defeitos?”

        sim…..como diz um certo ditado árabe..para sustentar uma mentira são necessárias muitas outras….

        “Você vem aqui escreve um monte de coisas sem provas sobre os sistemas americanos e fica ofendido quando alguém critica algo russo.”

        como diz um ditado..quem duvida é sábio…quem acredita é feliz…

        “Na boa, nem os fans mais fanáticos dos russos concordam com você.”

        e nem os fans mais fanáticos dos marinheiros vitaminados e másculos estadunidenses dariam credito as coisas que escreves aqui…

      • “Na boa, nem os fans mais fanáticos dos russos concordam com você.”

        Prestígio só dá dinheiro pra Nestlé………….

      • Não há nenhuma mentira no que eu escrevi!

        ““Na boa, nem os fans mais fanáticos dos russos concordam com você.””

        já vi você em outros blogs e ninguém concordou com o que você estava dizendo. Nem mesmo os russófilos.

        Sua definição de combate aéreo moderno estava completamente errada e todos viram.

        Fazer o quê? A opinião é sua.
        Como alguém pode dizer que todas as FA do mundo estão erradas ?

  5. por LUCENA
    .
    .
    Tecnologia atual cara que pode virara um fiasco com uma tecnologia do passado da década de 40 do século passado…..rsrsrsr
    .
    Basta aperfeiçoar os radares que operam nas faixas VHF do espectro para sejam embarcado e adapte sistemas computadorizado para facilitar na precisão de detectamento para o desespero dos americanófilos.
    .
    Não é a toa que a própria marinha do popey por cautela,mandou que continuassem a produção dos tijolões F-18 … 😉
    .
    Com a Jaca do F-35, a unica coisa que impressiona é o preço pago na armação,uma coisa devo aplaudir, em maracutaia os americanos também são bons.. 😀 😀
    .
    .
    Esse projeto do F-35 assim como a do F-22 se fosse contado pelo Tiririca vira uma piada …rsrsrsr
    .
    .
    (….) Eu quero é cegá do suvaco se eu cantá esse negócio de:
    Florentina, Florentina
    Florentina de Jesus
    Não sei se tu me amas
    Pra que tu me seduz (…)

    .
    😀 😀

    • o super tijolo Growler é mais equipado do que o abacaxi para operar em áreas com sofisticadas defesas aéreas inimigas/ambientes de negação de área….apenas o Growler oferece proteção no espectro completo….a capacidade de jamear do f-35 é restrita apenas a banda X….e apenas quando se aproxima de um alvo em uma direção de entrada….é um lixo para jamear radares inimigos… dependem da ajuda de aeronaves de interferência especializadas como o Growler para realizar missões…

    • Ah o antiamericanismo! Esse sentimento irracional e risível, que ainda viceja em nossas universidades Federais em animadas conversas movidas a cachaça barata e calabresa frita. No caso em tela o antiamericanismo pega emprestado apenas alguns dados técnicos e omite o restante da história. assim, é preciso esclarecer a história:

      – Radares VHF ainda são muito grandes tendo portanto baixa ou nenhuma mobilidade de forma que podem ser facilmente destruído por armas como mísseis de cruzeiro;

      – Ainda que russos e chineses consigam reduzir o tamanho dos seus radares VHF, podem ser detectados com grande facilidade pelos sensores instalados no F-35;

      – Por mais que eles aumentem o alcance dos seus radares, será mais fácil ainda instalar armas Stand off de maior alcance;

      – Como se vê, o F-35 ganha….rs!

      • “o melhor caças do mundo é o SU-24 com super sistema onipotente onisciente e onipresente russo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk”

        É um sistema tão bom que além de perceber o que acontece dentro das telas de comando do navio ainda é capaz de ler o que os marinheiros estão pensando! Sem dúvida uma revolução.

        Agora sem, brincadeira, não acho impossível que o sistema AEGIS seja jammeado, principalmente à curtas distâncias como foi nesse caso do Su-24..

        Difícil seria jammear um grupo de batalha americano, pois vários AEGIS utilizariam um sistema de engajamento cooperativo onde um transmite informações corretas para outro formando um quadro claro das aernaves interferidoras.

        Certamente os americanos não são invencíveis ou superáveis, mas subesima-los com informações bobas e sem provas me parece um grande erro.

        Na verdade a única coisa que os russos poderiam saber é se o Sukhoi foi rastreado ou engajado, o resto é segredo. Sendo assim, grande parte daquela matéria é inverídica como quase tudo que é divulgado no blog O Informante.

  6. EU RESPETIO A OPINIAO DE TODOS E TUDO MAIS E CONSIDERO QUE OS EUA SAO A MAIOR POTENCIA MILITAR DO MUNDO SEM DUVIDA, POREM O F35 A MEU VER VAI SER UMA GRANDE CAGADA NA INDUSTRIA MILITAR AMERICANA ISSO SIM, QUERO SO VE O PRIMEIRO ANO DELE COMO OPERACIONAL O SEU IRMAO MAIS VELHO JA MATO UM CAINDA NO ALASKA SE EU NAO ESTIVER ENGANADO O F35 QUERIAM ATE CANCELA UMA VERSAO DELE MUITO PROBLEMATICA MAS POREM O FUTURA DIRA!!!!

  7. helveciofilho ( 1 de maio de 2014 at 22:06 ),
    Máquina ( 1 de maio de 2014 at 22:47 ),

    Até onde sei, radares de baixa frequência são naturalmente grandes, pois necessitam de uma grande antena para recepção de seus sinais; o que é uma característica inerente ao seu tipo de onda… Por tanto, por mais que se faça a miniaturização dos componentes, fica difícil um radar como esse ser embarcado em um caça. E mesmo que um dia seja, será algo certamente limitado, pois a própria onda de baixa frequência não permite precisão para uma solução de tiro.

    Em outras palavras, para se abater uma aeronave operando a média altura, ainda se precisará de radares de alta frequência para se apontar as armas com precisão.

    Fora isso, o alcance é naturalmente menor… Os tipos móveis mais potentes, que eu saiba, poderiam localizar uma aeronave como F-117 a uma distancia de uns 80 km, se muito… Daí que hoje, com a proliferação de armamentos standoff, um F-35 sequer precisará entrar ao alcance desses radares para ser efetivo.

    Por fim, justamente por operarem dentro de VHF/UHF, as ondas desses radares acabam se misturando a transmissões comuns de rádio e TV, o que gera muito ruído eletromagnético, dificultando ainda mais a precisão.

    Some a tudo isso a utilização em massa de tipos como o F-18 Growler, e ver-se-á que lidar com uma força mista contendo o F-35 a frente não é tarefa simples…

    • o aumento da capacidade computacional…sensores avançados e desenvolvimento de métodos de detecção de aeronaves estão degradando os benefícios da furtividade…ter/voar não significa operar…o f-22 que o diga…relatórios emitidos apontam que os custos operacionais e de apoio do f-35 ao longo dos 55 anos sairão mais de um trilhão de dólares….o atraso do desenvolvimento do software torna ainda mais inviável e defasado o programa..já que os rivais ganham tempo para desenvolver respostas..o programa começara já defasado…da mesma forma como o gripphen NG daqui…

      • Máquina,

        Entre o F-35, que já produziu mais de 100 unidades, e os seus rivais, que ainda estão nos protótipos e demonstradores de conceito, há uma enorme distância.

        Quanto a problemas de software, isso é o menos difícil de ser resolvido… O que importa é ter o airframe pronto. E isso já se tem.

        Mesmo que os benefícios da furtividade sejam degradados, ainda assim os demais tipos não furtivos serão muito mais vulneráveis… Por fim, as capacidades computacionais e eletrônicas que estão a evoluir, também estarão ao lado das aeronaves furtivas, visando aumentar a eficácia de suas missões…

      • “Entre o F-35, que já produziu mais de 100 unidades, e os seus rivais, que ainda estão nos protótipos e demonstradores de conceito, há uma enorme distância”

        inoperantes e com graves falhas de projetos….muitos bestas inclusive…ter/voar não significa operar…

      • “Quanto a problemas de software, isso é o menos difícil de ser resolvido… O que importa é ter o airframe pronto. E isso já se tem.”

        não é pois trata-se de um complexo software sendo desenvolvido…problemas de software persistentes ameaçam atrasar testes para demonstrar as capacidades dos sistemas de combate, navegação, aquisição de alvos e reconhecimento desse caça..atrasos com testes do software atrasam o programa..além dos outros problemas de capacete, do gancho de cauda e do sistema de diagnóstico automático….se o cronograma não melhorar poderão receber inicialmente aeronaves menos capazes do que se espera..mesmo que o software termine como o planejado o tempo que se levará para equipar a aeronave de testes, laboratórios e simuladores com o novo software levara tempo e mais atrasos…. o financiamento desse caça será de cerca de 15 bilhões de dólares…e um financiamento anual dessa magnitude representara riscos de longo prazo e confiabilidade abaixo do esperado mantendo as estimativas de custo de apoio em alta….

      • Quanto aos problemas de softwares serem de menor importancia ja desinteressa o cliente.
        Do outro lado tem dois gigantes que estão avançando e cujos prognosticos Ocidentais sempre falham em suas previsões.
        Eles precisam produzirem e venderem e o tempo é curto pois do outro lado quando tiverem um produto pronto irão para o mercado melhores e mais em conta.
        Hoje o tempo é o maior inimigo num segmento onde os clientes são poucos e os pedidos pequenos.

    • “_RR_
      1 de maio de 2014 at 23:24 ”

      Na teoria não há diferença entre a teoria e a prática…Mas na prática há muita diferença…..Toda regra tem exceção…..Isto é uma regra…Logo deveria ter exceção…..Portanto nem toda regra tem exceção….

      Se um pedaço de queijo suíço tem muitos buracos….Logo quanto mais queijo mais buracos…….Se cada buraco ocupa o lugar do queijo…Logo quanto mais buracos menos queijo….Se quanto mais queijo mais buracos e quanto mais buracos…Menos queijo….Logo….Quanto mais queijo…Menos queijo………

      • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

        Cara, você continua impagável!

        Essa dos queijos foi o máximo da Metafísica!
        😀 😀 😀 😀

    • “Some a tudo isso a utilização em massa de tipos como o F-18 Growler, e ver-se-á que lidar com uma força mista contendo o F-35 a frente não é tarefa simples…”

      a furtividade do caça se torna inútil….vai por agua abaixo quando este depende de F-18s Growlers para operar em áreas com sofisticadas defesas aéreas inimigas/ambientes de negação de área….apenas o Growler oferece proteção no espectro completo….a capacidade de jamear do f-35 é restrita apenas a banda X….e apenas quando se aproxima de um alvo em uma direção de entrada….é um lixo para jamear radares inimigos… dependem da ajuda de aeronaves de interferência especializadas como o Growler para realizar missões…e os Russos já possuem sistemas de radar anti furtividade altamente móveis..sua peça central é uma grande antena de 100 pés AESA VHF totalmente digital que também incorpora poderosos radares de alta frequência que podem rastrear alvos pequenos após a detecção pelo radar VHF….

      • ““Some a tudo isso a utilização em massa de tipos como o F-18 Growler, e ver-se-á que lidar com uma força mista contendo o F-35 a frente não é tarefa simples…”

        Colega, por favor!

        você não sabe que uma guerra é um evento de integração de sistemas?
        Não é nem possível começar um diálogo com você. É óbvio que o f-22 e F-35 não irão vencer nenhuma guerra sozinhos, fazem parte de um sistema maior que se chama forças armadas americanas.

        Haverão horas que o Stealth será fundamental em outras, plataformas de apoio como o Growler serão necessárias para complemento.

        Parece que você teima apenas para contrariar os outros. Tem dezenas de pessoas aqui e no cavok dizendo que você está errado e você não faz o mínimo esforço para compreender o que os outros dizem.

        Claro que você tem direito a sua opinião própria, mas deveria escutar aqueles que leram muito mais do que você, pelo, menos para balancear seus conhecimentos.

        Ao invés de tentar ensinar aquilo que todo mundo sabe que está errado, deveria escutar os outros.

    • por LUCENA
      .
      .
      Sr.RR.
      .
      Em resumo,a tecnologia para detectar os novos vetores de 5° geração existe porém,ela é inoperante em teatro em que exige mobilidade;isso é o quê todos realmente falam.
      .
      Todo veneno há um atidoto,o radar de baixa frequência é limitado pelo tamanho más se isso fosse um empecileo pois,especialistas em radares russos,chineses e até os americanos não ficavam “brincando” em desenvolvê-lo.
      .
      O grande problema aqui, é a grande propagando em torno da “invisibilidade” que se faz em cima dos aviões de 5° G,sabe-se que por “trás dessa tecnologia há outras que buscam superá-la” ,sempre foi assim na indústria armamentista e é isso que faz vender os seus produtos; e a tecnologia em detectá-los provavelmente, já esteja pronta; só falta um mercado forte para que possa compensar os custos da tecnologia.
      .
      Você acha que se as guerras que os EUA,Europa,Rússia e a China patrocinam pelo mundo é para quê,levar democracia e libertar os oprimidos daqueles tiranos maus,como ultimamente se falam;ou para ter demando de consumo de armas ?
      .
      O mercado de armamento é a principal pauta de exportação dos EUA,seguido pela Russia e no futuro a china irá superar os dois,imagine o mudo sem guerra,oque seria das indústria armamentista,já pensou nisso ?
      .
      Você acha que se o mercado estiver cheio desses aviões,com um mercado pronto para demanda de radares para 5° geração; os americanos,russos não aproveitaria;fique esperto para a nova tecnologia de radares irá “chocar” o mundo,eu não tenho neuma dúvida,esses caras não dão ponto sem nó.
      .
      Esses avião de 5° geração com a do SU-35 por exemplo,fora a capacidade de “furtividade”,pouca diferencia significativa terá em um dog fire,o pulo do gato nesse momento,são para as armas ,ai isso pode ser o grande diferencial,as armas embarcada e aviônica.
      .
      Os russos estão investindo pesado em misseis ante-aéreo,isso é um sinal que do outro lado,há uma carta na manga bem guardado para os super high-tec F-35 e os F-22 do tio Sam…. rssrsr
      .
      Procure se informara como se deu o crescimento do mercado de processadores para computadores ou até o mercado de computadores,as estratégia para criar e desenvolver tal mercado ,ai você vai entender como isso se dá neste contexto aeronáutico.
      .
      Aviões voando em micro-gravidade e de grande alcance e velocidade, serão os pre-requisitos para as futuras gerações,é ai que entra os “robores” alados,por enquanto está em forma embrionária na forma de drones,ou você acha que vai ficar só nisso que está ai. 😉

      • helveciofilho,

        Sistemas de radares de baixa frequência são mantidos em operação para complementar a rede de defesa, e não para serem a parte principal dela… Como disse acima, por conta das características peculiares de seu tipo de onda, não poderiam ser utilizados para apontar mísseis, mas poderiam dar uma direção, por exemplo, para aeronaves interceptoras; isso se não forem localizados primeiro e destruídos… No mais, estão mesmo em estudo outras tecnologias para se superar o stealth, mas nenhuma delas é conclusiva ainda.

        Armas são apenas uma pequena fração do que os americanos exportam. A rigor, eles possuem a economia mais diversificada do planeta, e exportam basicamente de tudo; todo o tipo de coisa…

        A USAF nunca disse que essas aeronaves stealth são invisíveis. Isso é um jargão que pegou na imprensa não especializada.

        Uma razão para os russos investirem pesado em armas antiaéreas pode ser encontrada no fato de que ainda não tem nada para se contrapor ao stealth… Simples assim… E assim sendo, somente lhes resta investir pesado em meios com uma potencia de detecção brutal para tentar equiparar o jogo. A ideia seria saturar o seu espaço aéreo de sistemas defensivos, numa tentativa de transformar sua defesa aérea em um empecilho tão grande que um enfrentamento não compense.

        Na verdade, não se sabe exatamente até onde os meios hoje em uso serão eficazes contra a nova geração de aeronaves que estará entrando em serviço nos próximos 10/15 anos.

        Concordo que em combate próximo manobrado, tudo é possível… Contudo, no combate além do alcance visual ( BVR ), ter uma detectabilidade menor é um dos fatores determinantes… Aliás, o combate começa no BVR…

      • Que pena RR que a inteligência e a racionalidade não é um dom que se possa apropriar, senão aos socialistas iriam te obrigar a repartir com os demais cumpanheiros, mesmo eles não sendo capazes de utilizar… parabéns… saudações…

  8. “F 35 o maior pesadelo para o Porta Aviões Chinês Liaoning”

    a função do Liaoning é apenas de desenvolver doutrina..uma segunda unidade é construída na cidade de Dalian no sul da província…a China está construindo um grande porta aviões de propulsão nuclear para dissuadir as forças navais dos eua do pacifico….e outro estaleiro em Xangai tem capacidade de construir porta aviões…os J-31s baseados/desenvolvidos/feitos em cima dos hackeamentos do programa f-35… poderão encontrar-se com seus protótipos estadunidenses no mar dentro de dez anos…isto exigira ainda mais dos euas investimentos em modernizações de seu parque de aviação para manter superioridade tecnológica em relação à China PRC…futuramente a China PRC será capaz de enfrentar os caças embarcados mais avançados dos eua em alto mar…

  9. Pelo que eu entendi, esta matéria foi publicada originalmente em um site chinês de notícias, o “Global Times” que é associado ao “People’s Daily”, também chinês.

    Por isto, esta matéria me soa mais como uma autocrítica
    dos chineses buscando suas próprias fraquezas, para poder supera-las…Do que um texto de propaganda do F-35.

  10. Oh a MB vai comprar um desses pra equipar o novo NAe da frota Amazonica que ja esta sendo construido em segredo num estaleiro subterraneo em Parintins.
    Ecologicamente perfeito feito de junco.

  11. Dizer algo sobre este projeto sem estar a par de certas informações cruciais é complicado, mas dentro do considerado plausível posso dizer que este projeto está fadado ao fracasso. É conhecido por todos que os EUA e aliados não estão num momento muito bom economicamente falando, e ” gastar dinheiro naquilo que não é pão” é vaidade, pois este projeto ambicioso veio com um slogan de “F-22 mais barato” ( modo de expressão) e fugiu completamente do foco, se tornando o projeto belicista mais caro da história dos EUA. Algo que me chama a atenção, é que até os aliados mais próximos dos EUA estão comprando poucas unidades e alguns já até diminuiram a encomenda do produto, pois não agrega no custo x benefício, e os EUA parecem querer vender o caça de forma política ( talvez por troca de favores ou coisas do gênero, que sempre ficam debaixo dos panos pra não feder) pois seria um tombo terrível para os governantes diante própria população americana ( que claro, pagou essa bagatela de quase US$ 1 trilhão e meio de investimentos) deixar vazar que tamanho investimento não deu certo, e uma vergonha e motivo de chacota diante do mundo. Outro fator interessante, é que o próprio pentágono fez a pouco tempo atrás questão de investir mais em F-18 do que neste caça, devido a demora e falhas que comprometeriam as forças norte americanas. Esses são alguns dos detalhes que me dão base pra dizer que os EUA estão lutando pro projeto sair da zona do fracasso e entrar na zona do aceitável, e já estão coseguindo…mas dizer que este projeto será um sucesso, só o tempo dirá, pois hj ao meu ver só um milagre.

  12. A fragilidade do gigantismo é o maior problema dos porta aviões, aliás todo navio de superfície não passa de um alvo para submarinos, mísseis costeiros e aviões “” furtivos “” ou não. Essa realidade está sendo provada com as notícias de construções de submarinos em massa pelas potências .
    Por outro lado também a furtividade dos aviões está em franco declínio, questão de tempo para as tecnologias de radares serem capazes de detectarem com mais capacidade tais aviões

    http://www.thedailybeast.com/articles/2014/04/28/new-u-s-stealth-jet-can-t-hide-from-russian-radar.html

    Também é sabido que os próprios radares podem sofrer panes por sistemas de guerra eletrônica, haja vista ocaso do avião russo que empinicou de vez o tal do sistema aégis ( egyptis ) , deixou-o dengosinho .

    http://br.rbth.com/ciencia/2014/04/25/incidente_no_mar_negro_expoe_disputa_tecnologica_25321.html

    O futuro da guerra se iniciará com a caça recíproca dos sistemas eletrônicos, ao fim dela, voltaremos a ocupação de território com a pistola, fuzil e baioneta … à moda antiga.

    • stadeu,

      Navios são necessários por um motivo simples: podem permanecer semanas em operação, guarnecendo uma determinada área com seus sensores, indo a longas distancias e lá podendo manter-se; coisa que aeronave alguma, ou mesmo esquadrão nenhum, pode fazer por longos períodos… Tanto isso é verdade que quem tem dinheiro, constrói meios de superfície dos mais arrojados.

      Sobre essa história do AEGIS… Não importa quão avançado seja o sistema eletrônico. Ele precisa de potencia para se fazer valer. Daí que seria extremamente dificil para uma aeronave como o Su-24 jamear com um único pod um radar que pode trabalhar a uma potencia de 6MW. Isso é potencia pra “fritar” qualquer ECM…! Mesmo aeronaves especializadas, como o Growler, normalmente estão dotadas de sistemas que não ultrapassam os 10kW de potência… Em suma, é até possível um sistema que seja capaz de safar o Fencer a distância, mas no que diz respeito a aproximar-se do navio, será o radar do mesmo que prevalecerá.

      Por fim, a guerra eletrônica é apenas uma parte de uma equação muito maior… E ela também está presente em navios de combate, que possuem sistemas eletrônicos de interferência consideravelmente mais potentes, além dos novos projetos apresentarem características de redução de assinatura térmica e eletrônica…

  13. _RR_

    Obrigado pela nossa “valorização” do NG à projeto conjunto.
    Mesmo que relativamente. 🙂

    Por outro lado, como ficar indiferente as reclamações de alguns países sobre o nível de participação e retorno tecnologico/financeiro que o F-35 aparentemente não irá proporcionar? Mesmo que seja considerado como barganha comercial, estas declarações possuem algum peso.

    O mesmo vale para as declarações de alguns elementos que fizeram parte da equipe que projetou o F-16. Eles claramente consideram o projeto fantasioso por tentar oferecer a possibilidade de um mesmo equipamento ser capaz de realizar várias funções muito distintas entre si, mesmo que se leve em conta o desenvolvimento tecnologico que, em tese, permitiria esta possibilidade. Estas pessoas não são políticos que falam de acordo com os número ($), replicando o senso comum. São técnicos que viabilizaram o caça que é de longe o mais versátil até hoje construído. Sob meu ponto de vista é bem difícil ignorar o que afirmam.

    Talvez você esteja certo ao afirmar que o F-35 se torne uma versão moderna do F-16, mas será que o sucesso comercial é suficiente para justificar a eficiência/eficácia do equipamento? Na história existem casos em que o sucesso comercial não estabeleceu automaticamente superioridade técnica do equipamento como no caso, por exemplo, de MiG-21 e F-104 Starfighter, equipamentos que sabidamente tem deficiências importantes mas que foram sucesso de vendas (reconheço que no caso do MiG-21 a mão pesada da URSS contribuiu muito para isso).

    Em todo caso, creio que o F-35 vai ser produzido de qualquer forma, torne-se ele um conjunto de remendos tecnologicos ou a obra prima definitiva dos caças. E isso vai custar muito dinheiro inevitavelmente, mesmo que a longo prazo ocorra alguma amortização dos custos. Será que seria realmente necessária a construção de novos caças em lugar do aperfeiçoamento dos existentes? Ou da adoção de novas políticas que tornassem esta exigência constante por novos equipamentos desnecessária?

    Abs

    • RobertoCR,

      A questão principal diz respeito a quanto cada um investiu… O investimento por parte dos parceiro de “nível 1” evidentemente foi maior que os dos demais parceiros de “nível 2”. Assim sendo, nada mais natural que quem invista mais, receba mais…

      É verdade que sucesso comercial não está diretamente relacionado a superioridade técnica. Mas nos dias de hoje, deve haver um mínimo de qualidade para que se tenha algum equipamento verdadeiramente funcional ( de acordo com a aplicabilidade prevista, claro )… Antes, quando não haviam sistemas defensivos verdadeiramente completos e haviam sempre gaps a serem explorados, uma quantidade maior de uma aeronave inferior realmente resolvia o problema. Contudo, nos dias de hoje, existe a necessidade de se equilibrar qualidade com quantidade; de dotar uma força aérea com uma aeronave que seja boa o bastante para cumprir com o que se pede dessa força.

      Ou seja, no meu entender, o sucesso será conseguido justamente por aquela aeronave que trouxer o melhor custo/benefício, e não necessariamente por aquela que for a mais barata… Logo, se uma aeronave como o F-35 realmente vier a estacionar em um preço no qual realmente compense, certamente tomará mercados de outros tipos já em operação, como Typhoom e Rafale. De se analisar também a categoria a qual a aeronave pertence e as necessidades dos clientes. Não há, por exemplo, como um Super Tucano competir frente a um F/A-50, quando os requisitos do cliente pedem por algum que seja como este ultimo… E o inverso também é verdadeiro.

      Saudações.

      • Correção,

        No lugar de:

        “De se analisar também a categoria a qual a aeronave pertence e as necessidades dos clientes.”

        Leia-se:

        “Deve se analisar também a categoria a qual a aeronave pertence e as necessidades dos clientes.”

  14. Muitas considerações interessantes… mas o fato é que não dá pra prever o que iria acontecer em tal combate… conhecemos um pouco a aeronave, devido a propaganda massiva das suas qualidade (sempre é assim, sempre exagerado, e sempre falso!), e sabemos menos ainda das reais capacidades chinesas.

    Mas uma coisa sabemos… eles estão desenvolvendo material de primeira linha, próprio, e rapidamente! É lógico e razoável afirmar que eles tenham projetos em mente para lidar com os vetores já presentes nos diversos teatros mundo afora! Ainda mais estes tão “propagandeados”.

    Stadeu: “A fragilidade do gigantismo é o maior problema dos porta aviões, aliás todo navio de superfície não passa de um alvo para submarinos, mísseis costeiros e aviões “” furtivos “” ou não. Essa realidade está sendo provada com as notícias de construções de submarinos em massa pelas potências .” Excelente observação… concordo e discordo!

    Realmente o “gigantismo” das belonaves torna-as alvos mais fáceis, mas também permite que “embarque” mais vetores e sistemas chaves para sua própria proteção… sem dúvida o melhor vetor hoje é o submarino, mas os porta-aviões também tem seu papel, uma vez que nem tudo pode ser monitorado “debaixo d’água”.

    Não acredito que uma força baseada somente em submarinos conseguiria se sustentar por muito tempo. Apesar de, teoricamente, poder ficar meses oculto, o stress altíssimo de navegar numa lata, e às cegas, e o fim dos mantimentos obrigariam os subs à um eventual contato com o mundo civilizado (não muito civilizado, na verdade!) e isso seria sua ruína… pois certamente haveria toda sorte de medidas esperando para lidar com esse momento!

    Já uma “força tarefa” garante a cobertura dos pontos fracos uns dos outros! Acredito que seja essa a idéia da formação desses grupos.

    Tanto o espaço tridimensional submarino quanto aéreo são muitíssimo importantes para garantir a sobrevivência geográfica de qualquer nação, não só militarmente, mas comercialmente também… logo, negar, ou dominar estes ambientes corta automaticamente o fluxo “vital” de muitos órgãos importantes da sociedade afetada.

    Links interessantes:

    http://abr.ai/1rMQ9J1

    http://bit.ly/1rMQBqI

    (Midway dá uma idéia de como seria (ou como foi) um confronto com porta-aviões… obviamente é preciso atualizar tudo para ter uma idéia de como seria hoje… o primeiro link mostra isso… embora de forma muito irrealista, na minha opinião, mas ainda assim interessante!

  15. Blue Eyes, Na Resistência 2 de maio de 2014 at 0:38
    Eu só sei de uma coisa… esse caça será a espinha dorsal das forças aéreas ocidentais contra toda e qualquer macumba que os esquerdista tenham em mente… rsrsrsrsrsrsrs… não adianta torcer contra… a Austrália, a Coreia, o Japão, os Europeus e possivelmente alguns sul-americanos terão o “best of the best” em seus esquadrões… podem chorar esquerdistas… choro de invejosos não muda a realidade… e todos nós sabemos que os fight aéreos são decididos no BVR… qndo os Sukhois sentirem a presença do F-35, já era… 🙂 === Nobre amigo, os Russos tem radares c capaci// análoga ou até > q mt caças iankss, e eu quero crer q macumba ñ resolve nada, os meus antepassados ñ seriam escravos aki e no resto do mundo,seu sistema DAM foi posto à prova na guerra contra à Síria q nem começou., e seu velho Su-24 brincou c o sistema AEGIS do terrível contratorpedeiro do tio sam; noto nos acima a grd capaci// tecnica dos comentaristas contras e à favor e nenhum consenso. Uam coisa e certa: Tanto Russos .iankss e chineses estão se armando uns contra os outros e seus peões serão às grandes vítimas, no +, os Sinos vão mostrar à cópia do F-35A/B/C deles pois td o projeto foi Rackeado pelos msm do iankss..Eu gosto do F-35, pena q os Russos acabaram c o Yak 141 delee de onde saiu o f-35…Quem viver vera.Sds.

    • “Eu gosto do F-35, pena q os Russos acabaram c o Yak 141 delee de onde saiu o f-35…”

      Colega.
      Embora os americanos tenham consultado a Yakolev, o sistema e propulsão vertical do f-35 é completamente diferente do russo.

      Enquanto o YAK utiliza dois turbojatos independentes para a decolagem vertical, o F-35B utiliza um liftfan acionado por um eixo ligado ao motor principal. São sistemas completamente diferentes, sendo o modelo americano, mais confiável e com menor necessidade de manutenção. Pois depende apenas de um motor ao invés de três, como no caso russo.. No caso do YAK eram três propulsores e se um deles falhasse a aeronave perdia o controle e caia.

  16. F 35 o maior pesadelo para o Porta Aviões Chinês Liaoning.

    Não é só o F-35 que mete medo no Liaoning,F-18,RAFALE M,COM AS CONFIGURAÇÕES CERTAS,JÁ AFUNDARIAM ESSE PORTA AVIÕES.

  17. 1maluquinho,

    A divisão dos custos para levar adiante a concepção de uma aeronave será uma tendencia mundial no ocidente, pelo menos por esse primeiro terço de século.

    É inevitável que aeronaves tripuladas de nova geração sejam mais caras que as de geração anterior… Assim sendo, a única maneira de torna-las acessíveis seria por meio de uma escala de produção descomunal, de modo a baratear o custo final do produto… Creio que apenas os chineses, com seu baixo custo de produção, poderão levar adiante um projeto de quinta geração de modo a leva-lo a um preço acessível pela escala.

    A rigor, outros países também poderiam fazer uma aeronave stealth, mas os custos de se faze-lo poderia não compensar, caso não houvesse a demanda necessária para cobrir os custos… Enfim, poderiam faze-lo se achassem necessário para suprirem suas necessidades internas, mas daí a torna-los viáveis para exportação é outra história…

    Em outras palavras, os americanos e europeus estão pensando em poupar dinheiro, e em um produto que possa realmente ser vendido, tendo o melhor custo/benefício possível… Caso contrário, ocorreria com o F-35 algo similar ao Rafale e ao Typhoon, que são aeronaves excelentes, mas caras, e ameaçadas de perder mercado para tipos mais baratos ou que ofereçam mais que elas por um preço equiparável.

  18. senhores editores..porque vcs liberam alguns comentários meus e outros inexplicavelmente não?!…todos aqui estão dentro do assunto e das regras…

    “F 35 o maior pesadelo para o Porta Aviões Chinês Liaoning”

    a função do Liaoning é apenas de desenvolver doutrina..uma segunda unidade é construída na cidade de Dalian no sul da província…a China está construindo um grande porta aviões de propulsão nuclear para dissuadir as forças navais dos eua do pacifico….e outro estaleiro em Xangai tem capacidade de construir porta aviões…os J-31s baseados/desenvolvidos/feitos em cima dos hackeamentos do programa f-35… poderão encontrar-se com seus protótipos estadunidenses no mar dentro de dez anos…isto exigira ainda mais dos euas investimentos em modernizações de seu parque de aviação para manter superioridade tecnológica em relação à China PRC…futuramente a China PRC será capaz de enfrentar os caças embarcados mais avançados dos eua em alto mar…”

    no que este comentário por ex foge do assunto?…no que ele foge das regras?….é um comentário técnico e esta completamente dentro das regras e do assunto……porque toda essa coação e censura repentina contra a minha pessoa?!…se minhas opiniões/comentários “desagradam” vcs ou vão contra “a linha editorial” de vcs…então digam logo de uma vez que não sou bem vindo aqui..rs..

  19. Afirmar que o caça A e uma jaca o B é um abacaxi, o C e um pato etc., somente indica que a no fundo não passamos de aficcionados e entusiastas assim como eu, sendo que poucos podem ter uma qualificação, ou mesmo acesso a informações que lhes possibilitem alguns predicados a mais.

    Da mesma forma, percebe-se uma nítida carga político ideológico na maioria dos comentários fatos estes em que não contribuem em nada para a discussão, vez que somente servem para criar animosidades, sendo inconteste que russo e americanos sempre disputam e disputarão a supremacia bélica, sendo também inconteste que que na ultima década os chineses se juntaram a este grupo e também desejam a supremacia bélica.

    Também e verdade que os países ocidentais contam com uma margem de liderança, notadamente nos sistemas embarcados e de armas, porém russos e chineses estão se aproximando, deforma que acredito que todos os aviões envolvidos na celeuma possuem seus pros e seus contras, como tudo na vida e assim, não existe arma suprema e todas necessitam de estratégia para maximizar suas capacidades e minorizar suas deficiências e acredito que Moscou, Washington e Pequim possuam muitas mentes trabalhando nestes cenários.

    A tendência que se nota seja no lado ocidental como no lado oriental e de disparar muito além do limite de detecção ou de uma contra ofensiva, fato este perceptível pelo aumento incessante do alcance de misseis e bombas, fato este que por sí só nos permite conjecturar que mesmos os analistas e estrategistas militares não confiam de forma absoluta no fator “stealth”.

    A eterna briga entre meios de ataque e defesa certamente seguirá em frente, seja através de radares mais capazes, seja por meio de ECMs mais eficazes, o certo e que enquanto não existir uma arma que supere os meios de defesa o mundo continuará a caminhar sobre o fio da navalha, vez que quando um país tiver certeza da sua impunidade e supremacia no âmbito militar certamente o equilíbrio bélico estará rompido e propiciará aventuras militares, por enquanto a certeza deque haverá enormes perdas de ambos os lados impedem que as grandes potências se arrisquem num jogo onde não haverá vencedores e vencidos e esta certeza se percebe quando os EUA/UE apenas rosnam enquanto do outro lado a Russia ruge, porém nenhum deles tem vontade política suficiente para se engajar num enfrentamento aberto.

    Espero que este tênue equilíbrio entre ataque e defesa permaneça por toda a eternidade.

  20. Máquina ( 2 de maio de 2014 at 16:22 ) ( 2 de maio de 2014 at 16:55 ),

    Que eu saiba, a maioria dos assim ditos “defeitos” com a estrutura somente vieram a aparecer em testes que extrapolaram a vida útil da aeronave.

    Poder-se-ia considerar uma falha grave de projeto algo de muito errado com relação ao airframe, como uma asa mal dimensionada ou coisa que o valha. E não é o caso… Ademais, a aeronave esta sendo desenvolvida em três distintas variantes, com diferentes graus de complexidade. E evidentemente, falhas em uma variante não necessariamente afetam a outra; como a questão do gancho de parada ( problema esse que já se aproxima de uma solução ), que não afeta absolutamente as variantes A e B.

    A rigor, se formos estudar a história da aviação, pode-se dizer que praticamente todos os defeitos que apareceram com relação a célula do F-35 podem ser considerados comuns no que diz respeito ao desenvolvimento de uma nova aeronave ( o mais grave até aqui com relação a estrutura, na minha opinião, foi exatamente o caso do gancho de parada ). Por mais que existam hoje ferramentas para simular desempenho, o fato é que é impossível simplesmente prever o que ocorrerá em determinadas situações extremas.

    E quanto aos problemas de software, simplesmente não há parâmetros para se comparar, haja visto que nada tão complexo foi desenvolvido antes… O que é certo é que outros fabricantes estão de olho no que esta sendo feito com o F-35, e certamente estarão aprendendo com seus erros… De toda a sorte, problemas de software normalmente não exigem alteração de hardware. Por isso, a coisa é menos complexa de ser resolvida nesse ponto, sendo de rápida implementação, após as questões solucionadas. Evidente que a coisa tem seu custo e que pode demorar, mas ainda assim é algo menos complexo do que se tivesse que trocar parte da estrutura.

    Enfim, muita coisa ainda pode acontecer… Existe a possibilidade de ocorrerem outros problemas ( talvez ainda mais graves ); principalmente em algo tão complexo como é o F-35. E é fato que muitos dos problemas até aqui são de difícil solução. Contudo, não creio que o programa possa ser abandonado agora… Afinal de contas, tendo em vista o que já se gastou até agora, creio que a única alternativa lógica é seguir em frente…

Comentários não permitidos.