Defesa & Geopolítica

Rússia amortizará 90% da dívida de Cuba e investirá os 10% restantes no país

Posted by

Sergei Lavrov e Raul Castro em Havana

O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergei Lavrov, informou que Moscou perdoará 90% da dívida de Cuba e os 10% restantes ficarão no país, sendo investidos na economia da ilha. O acordo para cancelar a dívida de Cuba está na fase final de ratificação. O valor total do débito é estimado em US$ 32 bilhões.

O chanceler russo observou que Moscou está interessada em maximizar a produtividade dos investimentos que fará na ilha a partir do restante da dívida do país. Ao comentar os projetos conjuntos entre Rússia e Cuba, Lavrov disse que “há projetos para a criação de um local de desembarque internacional de carga em solo cubano com participação russa e de outros países”. O ministro não indicou exatamente quando o projeto pode ser iniciado.

O acordo para perdoar a dívida cubana foi assinado em outubro do ano passado. Na ocasião, a diplomacia russa afirmou que o documento reconhece parte da dívida cubana contraída nos tempos da União Soviética, circunstância relevante para a Rússia do ponto de vista político.

Em sua estada em Cuba, Sergei Lavrov se reuniu com o líder cubano Raul Castro, na terça-feira, 29.

Fonte: Diário da Rússia

21 Comments

shared on wplocker.com