EUA fecham acordo para maior presença militar nas Filipinas

Bases dos EUA na Ásia-Pacífico

Estados Unidos e Filipinas assinaram nesta segunda-feira um acordo que permitirá uma maior presença de tropas americanas nas bases militares filipinas, a poucas horas da chegada de Barack Obama a Manila na última etapa de sua viagem pela Ásia.

O Acordo de Cooperação para a Melhora da Defesa (EDCA, na sigla em inglês) foi assinado pelo ministro da Defesa filipino, Voltaire Gazmin, e pelo embaixador dos Estados Unidos, Philip Goldberg, em Camp Aguinaldo, o quartel-general das Forças Armadas das Filipinas.

Segundo Goldberg, o acordo servirá para que tanto os EUA como as Filipinas possam “enfrentar situações de segurança mais complexas, lutar contra o terrorismo e melhorar a ajuda humanitária em desastres naturais, como o (ciclone) Haiyan”.

“O EDCA é um reconhecimento que podemos fazer mais para promover a paz e segurança na região”, disse Goldberg na breve cerimônia de assinatura. O embaixador também quis esclarecer que os EUA “não vão voltar a abrir bases militares permanentes nas Filipinas”, antiga colônia americana.

O ministro da Defesa filipino afirmou que com o pacto se pretende “desenvolver a aliança” entre os dois países que permitirá que “infraestruturas e equipamentos estejam disponíveis quando for necessário”.

Embora até o momento os detalhes do pacto sejam desconhecidos, fontes consultadas pela imprensa local asseguram que o acordo terá uma duração de 10 anos. O pacto entre Estados Unidos e Filipinas acontece quando Manila se encontra em plena disputa territorial com Pequim por várias ilhas no Mar do Sul da China, na qual aconteceram vários incidentes entre pescadores e forças navais dos dois países.

Os Estados Unidos aumentarão sua presença militar nas Filipinas, onde até agora tinha apenas 500 soldados dedicados ao treinamento de forças antiterroristas. Grupos de ativistas filipinos que se opõem a este pacto continuavam nesta segunda-feira nas ruas de Manila os protestos iniciados na quarta-feira contra o acordo e a visita de Obama.

“Os Estados Unidos procuram manter seu domínio na região violando a soberania nacional e saqueando as economias de seus supostos ‘aliados'”, afirma em comunicado o secretário-geral do grupo ativista filipino Bayan, Renato Reyes.

Obama chega nesta segunda-feira às Filipinas, sua quarta e última parada em sua viagem asiática, onde se reunirá com seu colega filipino, Benigno Aquino, com quem deve debater, entre outras questões, a estratégia militar dos dois países.

EFE

Fonte: Terra

9 Comentários

  1. por LUCENA
    .
    .
    De acordo com as analises da CIA,em 2020 a China irá superar os EUA e sentará no trono onde hoje está o tio SAM.
    .
    Como se vê no mapa acima,os EUA cercou pelo mar toda as passagens e rotas marítimas dos chineses e assim,como uma estratégia de um bom chantagista,os EUA colocará os chineses coagidos e no caso os chineses prossigam com o seu intento de superara os americanos,estes irão sabotar as suas pretensões nem que seja à força.
    .
    A onde está escrito que ninguém pode superara os EUA ?….so se for nos livros da faculdades para imbecis….rsrsrsr
    .
    A história esta cheia de exemplos onde todo império humano é secular e teve o seu apogeu e o seu crepúsculo;os americano nesse seu desespero está tentando adiar o inevitável,hoje é os chineses e amanhã será quem ?
    .
    As atitudes do império decadente yanke é um aviso para todos que eles estão dispostos a fazer qualquer coisa para evitar que outro os superem,nem que para isso,eles destruam o planeta.
    .
    A Europa,faz o seu já conhecido jogo duplo,como um bom vassalo do tio Sam e por trás,faz negócios com os chineses.
    .
    Eles os europeus sabem muito bem que ser rei exige sacrifícios; já sendo o amigo do rei não e tiram proveitos da “amizade real”;igual ao PMDB…rsrsrsr…fisiologismo puro !!!
    .
    Nessa sua tolice de remar contra a maré,os EUA com essa sua chantagem e desespero, (o tempo está curto e a história está contra eles), pode o mundo deixar de existir para a raça humana…bem feito para os humano. 😉
    .

    • por LUCENA
      .
      (*) fonte: [ anovaordemmundial.com/2014/04/catastrofe-chegando-peixes-pescados-no-japao-revelar-algo-assustador.html ]
      .
      .
      Catástrofe Chegando? Peixes Pescados no Japão Podem Revelar Algo Assustador
      .
      .

      No dia 22, foram encontrados 105 peixes da espécie “Photonectes” que vivem normalmente em profundidades maiores de 1000 metros, somente um deles estava vivo, nas redes de um barco de pesca que estava em alto mar próximo a costa da província de Kochi. Um dia antes, 9 peixes da mesma espécie foram encontrados, e um especialista oceanógrafo disse à agência de notícias Kyodo que “alguma catástrofe está acontecendo nas profundezas do mar”.
      .
      De acordo com o NPO Nihon Umigame Kyogikai que investiga o estado da vida marinha nos mares do Japão, nas redes de um barco de pesca que estava em alto mar foi encontrado uma espécie de peixe que não tem muitas informações detalhadas pelos especialistas.
      .
      s redes estavam há apenas 70 metros de profundidade. O tamanho do peixe varia de 10 a 25 cms. O peixe que sobreviveu, morreu algumas horas depois. No mesmo dia, segundo relatos passados na prefeitura de Fukui , um tipo raro de baiacu, “mafugu” , foi encontrando em abundância, totalizando 46 toneladas.
      .
      O número médio pescado por dia é de 200 quilos. Os pescadores estavam mais do que satisfeitos, mas também estavam incomodados com a grande quantidade . “Eu sou pescador há mais de 50 anos, e eu nunca vi nada parecido com isso”, disse um morador local. “A única maneira de saber o que realmente está acontecendo é perguntar para o peixe.”
      .
      Alguns especulam que o aparecimento dos peixes raros no raso tem relação com as mudanças climáticas, alterações em correntes oceânicas, erupções vulcânicas em profundidade ou que seja até um aviso da própria natureza para alguma catástrofe que está por vir, como por exemplo, um grande terremoto e uma possível tsunami. Por enquanto, o assunto está sendo estudado pelos oceanógrafos e outras cientistas japoneses.
      .
      .
      *********************************
      .
      O Homem acha que pode fazer deste planeta o que lhe convém,na sua vã utopia que é maior do que a mãe natureza,acha que os seus interesses mesquinos está acima de qualquer coisa,Napoleão achava que podia com seus exércitos marchando no rigoroso inverno russo e assim pensou Hitler,a natureza é implacável e se for tirânico,ela a natureza é mais cruel ainda!
      .
      Antes de nós sermos o que somos,a natureza via os dinossauros sucumbirem e ela fora testemunha de tantas raças e seres que estavam aqui e hoje só restaram fosseis e escombros;provavelmente muitos se achavam eternos !

    • Não existe capacidade nuclear para destruir o planeta além dos filmes americanos.

      Um simples vulcão libera mais energia que a detonação de todas as ogivas hoje existentes.

      Plantar o medo nuclear é parte da estrutura de domínio psicológico. Seria completamente imbecil manter 5mil ogivas se 300 ou 500 ou 1000 fossem suficiente para destruir o planeta. O custo de manutenção e segurança desse material é altíssimo.

  2. EUA provocando a Rússia e agora fica criando base desnecessária perto da China… não vai demorar muito e esse império vai ruir já já.
    ” Quem muito tira o sono alheio, inimigos obstinados terá.”

  3. Essa noticia vai tirar os sono dos capachos vermelhos, que peninha, ja deveriam ter acostumado com as decepçoes ,afinal ,alem de latrinos ,vivem eternamente menstruados (celebrais) kkkkkkkk

  4. Sei.

    Já combinaram com a Malásia?

    E com o Vietnã?

    Quero ver daqui a uns quinze anos, quando a marinha chinesa for duas vezes maior de que é agora, com a economia muito mais sólida e maior do que agora, com os EUA tendo de “resolver” o deficit que giram em torno de 15 tri USD hoje (uma hora não vai dar mais para usar o enroleichom), o que vai ser desse TPP que só existe para criar novas formas de absorção de divisas pelos EUA e não ajudar ninguém. É só o fluxo de turistas chineses aumentar e Manila vai ver com outros olhos essa “parceria” a lá Titanic.

Comentários não permitidos.