Bombardeiros dos EUA B-52 invadem zona de defesa aérea chinesa

B-52

Dois aviões bombardeiros americanos B-52 entraram na polêmica zona de defesa aérea disposta pela China, sem informar Pequim, segundo dirigentes americanos nesta terça-feira. Os aviões, que não levam qualquer tipo de armamento, decolaram na segunda-feira da ilha de Guam no Pacífico. Seu voo estava previsto há tempos e faz parte de um exercício na zona, segundo a fonte.

Nesta segunda-feira (25), realizamos um exercício que estava planejado há tempos. Envolveu duas aeronaves que partiram de Guam”, afirmou o porta-voz do Pentágono, coronel Steven Warren, aos jornalistas. O plano de voo não foi entregue às autoridades chinesas com antecedência e a missão transcorreu sem incidentes, afirmou Warren.

Os dois aviões permaneceram menos de uma hora na zona aérea de identificação decretada unilateralmente no sábado pelo governo chinês, acrescentou. Um funcionário da defesa americana, que pediu para não ser identificado, confirmou que os aviões usados foram dois bombardeiros B-52.

A China anunciou a zona de defesa aérea em meio a uma disputa com o Japão por ilhas que os dois países reivindicam no Mar da China Oriental.

AFP

Fonte: Terra

China diz que monitorou bombardeiros dos EUA, mas não menciona ‘ameaças’

us_postal_service_logo-325

A China afirmou nesta quarta-feira que monitorou o voo dos dois aviões bombardeiros americanos B-52 sobre o Mar da China Oriental nessa terça, região que Pequim definiu no último sábado como zona de defesa aérea, de acordo com informações da agência AP.

Os bombardeiros americanos foram detectados e monitorados durante o voo na zona aérea de duas horas e 22 minutos, segundo comunicado do Ministério da Defesa. A nota, no entanto, não mencionou as ameaças de tomada de “medidas de emergência defensivas” que haviam sido incluídas no anúncio da criação da nova zona de defesa aérea.

De acordo com o Ministério da Defesa chinês, todas as aeronaves que cruzarem esta região deverão cumprir certas obrigações, sob pena de uma intervenção militar. Entre outras coisas, os aviões deverão fornecer seu plano de voo detalhado, indicar claramente a sua nacionalidade e manter comunicação de rádio de maneira que possibilite uma “resposta rápida e adequada aos pedidos de identificação” das autoridades chinesas.

Os Estados Unidos, por sua vez, desafiaram a polêmica criação chinesa e realizaram nessa terça um exercício na zona aérea, alegadamente planejado havia tempos, com dois aviões bombardeiros americanos B-52 desarmados.

Americanos e japoneses reagiram imediatamente ao anúncio chinês. O secretário de Estado John Kerry afirmou que o governo dos Estados Unidos está “profundamente preocupado” com a medida de Pequim, que “escalada apenas aumentaria as tensões na região e criaria o risco de um incidente”.

Já o Japão apontou que o ato marca “uma escalada” das tensões bilaterais, o que pode ser “muito perigoso”. A nova zona aérea cobre parte do Mar da China Oriental, entre Coreia do Sul e Taiwan, onde estão as ilhas Senkaku, controladas pelo Japão, e que a China reivindica, com o nome de Diaoyu.

Fonte: Terra

24 Comentários

  1. Cadê os patetas esquerdopatas que vivem dizendo que usamericanus maus são todos cagões, e patati e patata… rsrsrsrsrs… como sempre, uns boçais… a China não deu um pio… caladinha, caladinha… é, esse dragão tá parecendo um pouco banguela… rsrsrsrsrsrsrs…

  2. A poderosa e imponente presença de dois B-52 foi o suficiente para podar as pretensões expansionistas chinesas. A seguir, aviões de combates japoneses e sul-coreanos também deram de ombros com a nova “zona de defesa aérea” criada de forma unilateral e ao arrepio da lei e da comunidade internacional por Pequim. A desmoralização do regime chinês no episódio segue de forma acelerada…

    • Eu disse certa vez que esse Dragão por enquanto é um lagarto atrás de um tapume,que de vez em quando faz som de Dragão e ameaça cuspir fogo,mas quando a situação aperta,foge.
      Acho que deve estar havendo algum problema muito grave de ordem interna na China para essas demonstrações infantis de força,força essa que eles não tem,ou alguém acham que um j-10 vai bater de frente com um F-2(F-16 JAPA),ou o J-11 vai peitar o F15J,não eles vão usar o disque Rússia,a regra é bem simples toda vez que uma ditadura está com problemas usa um inimigo externo,a china está forçando os Japoneses a se rearmarem,e colocando aquela banheira velha que eles reformaram em perigo,mandaram para perto do Vietenã,esse porta aviões se um dia explodir um confronto vai ficar guardado de enfeite,pois vai ter submarinos japa,coreanos,vietenamitas,australianos,americanos.
      Esses estrategistas chineses devem estar recebendo um por fora dos grandes fa bricantes de armas.

      • Salve Barca;

        Permita-me discordar um pouco da sua explanação acima.
        Na verdade, o fato da China somente ter monitorado os B2 sem uma reação mais forte, nada tem a ver com medo.
        Tambem esse voo não significa uma provocação americana ou a poda das “pretensões” expansionistas da China (não considero pretensão expansionista uma vez que naquela localização os mares se confundem ou são muito próximos.
        Também há uma matéria que diz que os voo civis não precisarão ser informados (e há uma garantia da China que não ocorrerá qualquer problema quanto a isso).
        Acho (minha opinião) que a China sabe exatamente o que está fazendo (não estão levando um por fora dos fabricantes de arma), estão flexionando seus musculos e aguardando a reação dos demais interlocutores.
        Também não acredito na junção de forças acima contra a China (Japão, Coréia, Vietnã) pois não há sincronismo ou algo muito amistoso entre estas nações. A China (se acontecer claro), vai chamar um a um para a treta.
        Na minha opinião, nem os japa são estes fudidões nem os china são mariquinhas.
        Espero que nada ocorra mas na minha opinião são os japa que irão para a fita (estão predestinados a tomarem nukes na cabeça) são somente uma ilha (podem até provocar grandes estragos na China continental) e virarão vapor primeiro.

        Abraço;

    • Esse dragão tá parecendo lagartixa… já já sobe pelas paredes do Himalaia correndo… rsrsrsrsrsrsrsrs…

  3. A uns tempo passados um avião dos iankss foi obrigado a aterrisar p caças da fraca China e devolvido td desmontado. Agr, pf,n economias estão saindo da recessão, empregos,salários, pq piorar às coisas? Vamos c calma, e sem provocações…Tomem um pouco de juizo, uma boa cachaça.Sds.

    • “A uns tempo passados um avião dos iankss foi obrigado a aterrisar p caças da fraca China”

      Como vocês fantasiam os fatos.

      Os chineses não conseguiram obrigar o avião americano a pousar, ele pousou pq foi danificado em uma colisão e não tinha condições de voltar para a base em segurança.

      Tomem menos cachaça.

  4. Muita hipocrisia este xororô todo com a air identificacion zone chinesa…

    Sinceramente, os japoneses não tem moral alguma para reclamarem da “zona de identificação aérea” da China. Basta dar uma olhada na”zona de identificação aérea” que os japoneses estabeleceram. Certamente também a revelia dos países vizinhos…

    A linha japa passa “colada” no litoral da costa da Rússia e Coreia do Sul, também se aproximando até cerca de 100 milhas da costa da China:

    https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/fd/Karte_ADIZ_Japan_und_ADIZ_East_China_Sea.jpg

  5. Os chineses são sábios o suficiente pra não caírem nessa armadilha. Todos os países envolvidos sabem que atualmente não há nenhuma condição da China exercer o controle efetivo sobre essa imensa “zona de identificação aérea” e não zona de defesa aérea (como bem ressaltou o Alvez80). Na segunda, aeronave de país nenhum passa incólume. Até nossa combalida FAB não permite, quanto mais.

    Se eles não tinham capacidade de controlar pra que instaurar essa bendita ADIZ? Bem, segundo a opinião de alguns analistas militares e que eu particularmente concordo, as primeiras intenções da China nesse momento já foram cumpridas :

    . Primeiro ponto: ver e analisar as reações. Quem reagiu? Como reagiu? Que meios utilizou?

    . Segundo ponto: os EUA até agora levavam esse conflito em banho-maria, apoiando o Japão, mas fazendo ao mesmo tempo dizendo aos chineses, em visitas oficiais, que não se meteria. Num típico jogo diplomático. Com essa atitude americana dos B-52 viu-se, de fato, qual será a reação.

    . Terceiro ponto: tentar legitimar o controle sobre as ilhas Diaoyu/Senkaku num contexto internacional

    Quem acha que simplesmente a China “arregou”, muito provavelmente, está apenas tendo uma visão limitada e simplória de um imbróglio enorme.

    PS: a televisão chinesa mostrou que a China vai implantar um radar de banda-x gigantesco (muito semelhante no formato àquela plataforma americana) na costa do mar do Sul, mas bem no meio da ADIZ.

  6. Claro recado aos Chinas , tio san , não vai permiti que o gafanhoto bata asas .
    Veremos o que vai dar tudo isso .
    Ali na região são todos contra China , menos camboja e coreia do norte.
    No outro lado da fronteira , tem a disputa pelo Himalaia .
    Literalmente cercado hahaha

  7. As put~encias mais uma vez se tiram para dançar, as industrias belicas de EUA, Japão, China e Russia agradecem.

    Sabem quaando vão se enfrentar para valer ? nunca !

Comentários não permitidos.