Helibras e UNIFEI assinam acordo para desenvolvimento do helicóptero brasileiro

A Helibras assinou, no último sábado (23), um Memorando de Entendimento com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) para definir atividades comuns de desenvolvimento e engenharia entre as partes, bem como as horas de trabalho a serem executadas pela UNIFEI em conjunto com outros parceiros da Helibras no projeto do helicóptero brasileiro apresentado no edital da Inova Aerodefesa. Em cerimônia realizada no casarão histórico da Universidade, no centro da cidade mineira, assinaram o documento o presidente da Helibras, Eduardo Marson, e o reitor da UNIFEI, professor doutor Dagoberto Alves de Almeida.

O memorando permitirá a participação conjunta das partes no Inova Aerodefesa, um programa de apoio aos setores Aeroespacial, de Defesa e de Segurança no país, realizado pela Agência Brasileira de Inovação (FINEP), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério da Defesa e Agência Espacial Brasileira (AEB). O programa vai selecionar planos de negócios de empresas brasileiras que contemplem temas comprometidos com a pesquisa,  o desenvolvimento e a inovação das cadeias produtivas destes segmentos. No caso da Helibras, trata-se do projeto pioneiro de concepção, desenvolvimento e produção de um helicóptero em território nacional.

O projeto para a concepção de um helicóptero nacional já foi apresentado pela Helibras ao programa Inova Aerodefesa e aguarda aprovação das entidades julgadoras. “Há anos não tínhamos um edital de fomento à indústria, inovação e tecnologia como esse no Brasil, e é mais um passo importante para a empresa, para o desenvolvimento da Indústria Nacional de Defesa e para a maior proximidade das instituições acadêmicas com o mercado. Estamos aguardando as entidades julgadoras com muita expectativa de sermos selecionados”, diz Eduardo.

Palestra para alunos da UNIFEI

A assinatura do convênio foi um dos diversos eventos que marcaram as comemorações do centenário da universidade, comemorado no próprio dia 23. Entre eles, destaca-se o Seminário Educação, Tecnologia e Infraestrutura, ocorrido na quarta-feira (20), no qual se discutiu a evolução do ensino da engenharia em comparação com o desenvolvimento tecnológico do Brasil.

Na mesa “Educação e Indústria”, Eduardo Marson ministrou palestra na qual apresentou a Helibras aos alunos e demais públicos, mostrando o passado, o presente e expectativa de futuro da empresa. Também compuseram este painel o diretor geral da Intermec by Honeywell, Carlos Conti, e o gerente de Inteligência Estratégica da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Paulo César Bicalho, mediados pelo professor doutor Fábio Fowler, coordenador do Curso de Administração da UNIFEI.

Fonte: Aviation Online

12 Comentários

  1. Ai sim… Universidade trabalhando junto com setor produtivo…

    Gera know how….

    Parabéns!

    Lembro quando comecei a estudar mecânica dos solidos e a nao linearidade estrutural… Nossa turma, na época, desenvolveu vários projetos bons… Mas que nao foram pra frente!

    • Falou o encanador de condomínio… fala sério !!!… a única mecânica que vc conhece é a dos fluidos o que vc vomita diuturnamente por aqui, rafaleco… rsrsrsrsrsrs… vc deve ter sido um vexame tão grande para a sua turma que todos desistiram de te acompanhar…

    • Rafa,

      Pergunta pro pessoal CONTRARIO AO ACORDO BRASIL-FRANÇA no caso dos EC-725 e Submarinos, se querem uma aguinha pra engolir melhor A VERDADE DOS FATOS… Assim pra ajudar a descer melhor, vendo a montanha de palavras falsas e analises sem valor algum pra REALIDADE DOS CONTRATOS REAIS E TRANSFERÊNCIAS DE TECNOLOGIAS!

      VEMOS CLARAMENTE QUE ALGUNS NÃO TORCEM PELO BRASIL, só contra um partido no poder ou a favor de alguma nação estrangeira… Pra eles pouco importa o acordo em si; É o governo atual que vai assinar? Sim… A nação estrangeira amada por eles vai levar? Não… Então está tudo dominado pela corrupção, tudo está perdido, o Brasil só vai sair perdendo, e acham que devem impedir com todas as forças que esse acordo dê certo, e que traga vantagens reais pro país, até mesmo usando mentiras e difamações se for o caso, pois a pátria que amam fora do Brasil não teria vantagens aqui, ou o partido adversário ideológico teria méritos com isso, o que traria vantagens perante os olhos do povo, e isso seria catastrófico pro partidarismo deles… E SEMPRE NEGARÃO QUE SEJA ESSA A RAZÃO!!

      Como vemos sempre despistam e desviam a atenção sobre o ponto de que o acordo também traz vantagens pro Povo o que reflete no Brasil e seu crescimento no mundo… Não é a “Tabua da Salvação Nacional”, mas mesmo assim traz algumas vantagens pro nosso país em tecnologia, empregos, impostos, taxas, crédito e tudo isso derivado da maior circulação de dinheiro dentro da nossa economia, o que aumentaria a qualidade de vida de muitas famílias… MAS PRA ELES NÃO INTERESSA O POVO OU O BRASIL, devem impedir que o acordo funcione a qualquer custo, e então jogam contra e difamam , caluniam e mentem incessantemente!!

      O pessoal ESTA QUEBRANDO A CARA UMA DEPOIS DA OUTRA… Basta passar um tempinho e pronto, TODOS OS EXPERTS CONTRÁRIOS A ESSES ACORDOS FICAM COM A CARA DE TACHO E COM A LÍNGUA VENENOSA NO CHÃO, ASSIM QUE A REALIDADE SEMPRE APARECE

      E o bom disso tudo é que TODOS NA INTERNET JÁ VIRAM ESSA PRATICA, já virou até piada pra alguns oficiais por aí… E tudo pode ser confirmado e provado ainda por cima… Está descendo amargo não é mesmo??

      É amigo… A realidade tem o BRUTO HABITO MANIACAL de destruir crenças ideológicas partidárias ou de amores externos… e isso PRA DIREITA QUE PRA ESQUERDA POLITICA!! Por isso o pragmatismo é a chave de tudo, e O PRAGMATISMO NÃO TEM LADO JUSTO OU CRENÇA REAL, É SEMPRE CÉTICO COM TUDO E TODAS AS VERDADES QUE SE APRESENTAM POR AÍ!!

      E MESMO SE COLOCARMOS AS ACUSAÇÕES DE ALGUNS COMO VERDADEIRAS, AS LEVIANIDADES DE QUE A CORRUPÇÃO DOMINOU TUDO, ASSIM COMO UMA REALIDADE HIPOTÉTICA NO CASO, também quebrarão a cara pelos fatos reais, o que não veem é que ninguém é 100% corrupto ou 100% honesto em nada na vida politica, pessoal ou geopolítica… E aqui cai o mundo NOVAMENTE pro puritanismo forçado que pregam por aí!!

      ACORDOS INTERNACIONAIS TEM QUE TRAZER VANTAGENS PROS LOCAIS TAMBÉM, o povo percebe isso mesmo que você tente enganar ou desconversar, mesmo que influencie a distribuição da informação na mídia de massa… Para o povo a realidade dos acordos deve APARECER SEMPRE, seja pro setor produtivo que tecnológico, pro comércio que pros cofres públicos, e não se iluda, O POVO VERÁ, PERCEBERÁ MESMO QUE VOCÊ IGNORE OU DESVIE A ATENÇÃO DOS FATOS!!

      É ASSIM ATÉ QUANDO SE TENHA A CORRUPÇÃO ENVOLVIDA como alguns sempre acusaram a priori… E MESMO ASSIM CONSIDERANDO VALIDA A ACUSAÇÃO DE CORRUPÇÃO, essa corrupção só traria a vantagem pra um país na assinatura do contrato, E NÃO NAS CLAUSULAS DO CONTRATO EM SI, isso seria uma segunda corrupção, a dos acordos, e depois uma terceira corrupção, a da produção, e até uma quarta, a das vendas do produto, e assim por diante, e tudo ficaria mais caro no fim dessas “CORRUPÇÕES EM SÉRIE”, talvez até extrapole da realidade produtiva e comercial do mundo, e empresas privadas não comprariam!!

      E vemos isso nesse acordo, empresas privadas já fizeram até pedidos da versão civil, e tem a vantagem local no acordo contratual , com a Transferência de Tecnologia e produção localizada, mesmo que em montagem e nacionalização crescente dos componentes, pois sempre deve trazer ALGUMAS VANTAGENS pros locais mesmo assim com corrupção hipotética, com exceção nos pontos de transferência de tecnologia dos países que não conseguiriam absorver, processar ou capacitar pessoal com as informações recebidas, O QUE NÃO É O CASO DO BRASIL COMO SE VÊ EM TODOS OS CASOS DESSAS TRANSFERÊNCIAS TECNOLÓGICAS!!

      Então se baseando sempre por ideologia partidária ou estrangeira, e sempre acusando de corrupção hipotética “Os OUTROS LADOS” não veem a pratica da realidade da vida empresarial, a realidade contratual como ela é, pra eles se tem corrupção na escolha do país está tudo perdido e tudo viciado, e mesmo que estejam certos no fator corrupção hipotético, isso não implica que o acordo contratual também esteja corrompido pelos acordos anteriormente comprados!

      Se acha que estou justificando corrupção… Bem, é um ponto de vista seu não é o que eu faço segundo o meu ponto de vista onde o que faço é demonstrar que nada é 8 ou 80 nem na corrupção facilmente propalada, existem variáveis na vida NO CASO DESSA HIPÓTESE DE CORRUPÇÃO EM ACORDOS INTERNACIONAIS… E se você usa sempre desse tipo de acusação pra justificar suas crenças pessoais, digo eu que a corrupção DEVE SEMPRE SER PROVADA, E SEMPRE É O ACUSADOR QUE DEVE PROVAR!!

      O extremismo e a análise corrompida por ideologias partidárias ou em prol do “Deus do Norte” de alguns indivíduos por aí, ESTÁ FAZENDO COM QUE TODOS ESSES EXPERTS PERCAM A CREDIBILIDADE PRA SEMPRE NA INTERNET DE DEFESA… E isso é tão claro que alguns desses EXPERTS já nem comentam mais com o próprio Nick Name habitual quando devem “COMENTAR FORA da ZONA DE CONFORTO”… E a contagem ainda não acabou, TEM MUITO MAIS POR VIR, e não se iluda, estamos contando os fracassos dos experts, ANOTANDO E CLASSIFICANDO, e quando a negação chegar, porque vai chegar, demonstraremos TUDO!!

      Errar de vez em quando tudo bem faz parte do erro humano, é natural somos só macacos evoluídos, MAS ERRAR SEMPRE já é algo a mais impedindo o reflexo e o raciocínio da analise dos fatos do mundo e suas realidades, poderia ser ate negação contínua dos fatos, e nesse caso já é algo “PROPOSITAL” e não analise!! 😉

      Valeu!!

      • por LUCENA
        .
        .
        Sr.Francoorp
        .
        A questão não é criticar o governo ou o partido,em especial o partido da situação.
        .
        Eu mesmo não concordo com muita coisas que ele faz e nem com as posturas que muitos deles tem com relação aos escândalos.
        .
        Más torcer contra o pais só por que detesta o governo ou o partido da situação,torcer que dê tudo errado só por uma questão ideológica estúpida e ultrapassada e o que é pior,corroboram com governos externo no que se referem a ataques danosos contra o Brasil; como aconteceu com a bisbilhotice americana contra este país !!!!!….ai é pura trairagem,coisa de quita coluna !!!!
        .
        Esses pústulas são capazes de derrubarem as suas únicas casas e morar no relento com toda as suas respectivas famílias, só para fazer o mal para o seu adversário vizinho com a poeira da sua única moradia …rsrsrsr

  2. Rafa_positron
    28 de novembro de 2013 at 12:51

    Ai sim… Universidade trabalhando junto com setor produtivo…

    Gera know how….

    Parabéns!

    Lembro quando comecei a estudar mecânica dos solidos e a nao linearidade estrutural… Nossa turma, na época, desenvolveu vários projetos bons… Mas que nao foram pra frente! === O projeto do n Hellis de combate, subs,etc,etc,etc, irá pra frente qdo esses universitários e universidades se envolverem em projetos de defesa e q podem ser úteis em n vidas diárias…p ontem.Sds.

  3. por LUCENA
    .
    .
    .
    O Brasil mostrando que pode e aquele que acreditam neste país maravilhosos e que procura fazer a sua parte e não fica só criticando ou pior,praguejando e conspirando…não,o brasileiro tem dificuldade como todos tem,a diferencia é neste momento difícil onde se mostra o valor cívico.
    .
    O brasileiro já esta acostumado com tempo rui e sabe tira proveito nos momentos mais difíceis…o verdadeiro brasileiro,aquele que não roi corda…isso quem faz é RATO !….rsrsrsrsr

    • O brasileiro já esta acostumado com tempo ruim e sabe tira proveito nesses momentos mais difíceis…o verdadeiro brasileiro,aquele que não roi corda…isso quem faz é RATO !

Comentários não permitidos.