27 Comentários

  1. Eis o momento p o BRASIL, digo FAB, dar um salto qualitativo em suas defesas, por conseguinte melhoria na segurança de Pindorama…cadê os caças dona?!?! Q o venham os caças Russos, podem ser os: Su-30MK2S e ou os Su-35″S”, uns 150 e p ontem….p ontem dona/congresso.Sds.

  2. Vou pedir para o papai Noel ( ou seria melhor para o Ded Moroz) um presentão de final de ano.
    Quero os Su-35 de tampão e o Pak-fa montado aqui.

  3. Não sou russófilo mas considero esse caça um grande aquisição para a FAB, se, e somente se, houver TT e forem REALMENTE construidos aqui… inclusive a turbina… pena que eu não acredito que isso aconteça… se concretizasse tal situação seria bom demais para o desenvolvimento de tecnologia nacional em aviação de guerra…

    • Aaaaaa….

      Quer dizer que ToT ja existe?

      Afinal…. Transferencia de tecnulugia existe ou nao existe?

      Segundo os engenheiros com curso de piloto… A ToT só existe se vier dos lados yankee…. Se qualquer outro pais oferecer tot, significa pagamento de propina….

      E ai?

      ToT existe ou nao?

      • Como o seu conhecimento sobre o assunto é tão pífio qnto o meu, nem vou me dar ao trabalho de questionar… mas todos sabemos que no pós vendas os yankes são imbatíveis e os russos deixam a desejar… não que isso não possa ser mudado… e se acontecer os russófilos vão ter um infarto… rsrsrsrsrsrs… vetor bom, amiguinho, é aquele que temos e não o que sonhamos… se der F18 ou Flanker tá de bom tamanho… pior é ficar banguela como estamos…. tá bom, tá bom… sem presas, já que os F5 ainda voam…

      • O Brasil tá formando cada engenheiro de engenho desajustado que não sabe nem o que é um momento cortante e fletor… vai pastar mané… essa sua faculdade de engenharia mecânica não vale nem meu curso técnico secundário que fiz na época que institutos federais ainda ensinavam alguma coisa útil… engenheiro que não sabe princípios físicos e resistência de materiais serve para que mesmo ???…

      • Pode ser formado em eng. mecanica, mas engenheiro mecanico até pela sua postura com certeza que não. Cuidado pra não sujar o nome dos eng. mecanicos agindo desta forma. A eng. mecanica está atrelada à historia humana, davinci que o diga, então tenha mais respeito à profissão.

      • Caro Rafael, se você comer uma omelete, você acredita que para opinar se esta omelete esta boa ou ruim, seja necessário que você saiba botar um ovo ?

  4. Os Russos e chineses já se prontificaram, e pode ser por acordo, a transferir T&T p nós;claro q vamos pedir do ñ sabemos. Eu sonho c os Su-30MK2S e ou os Su-35″S” p a FAB,uns 150; se a Venezuela pode q ñ a Pindorama!?!?! Só de depende de n entendidas “ortori//”…E q venham os caças Russo/Chineses e p ontem…sds.

  5. Belo Cockpit, também acho que um vetor destes faz falta na FAB, apesar das alegações, não considero os candidatos ao FX 3 suficientes para a Defesa de um país continental como Brasil, até porque sabemos que o cobertor é curto e 100 aviões é utópico e isto precisa ser compensado por capacidade.
    no meu Ver o F 15 SE e SU 35 são as únicas aeronaves realemente capazes de executar estas funções, Claro excluíndo se os 5G de maior capacidade.
    O sou adepto da filosofia Hi low e nesse quesito tanto o Grulha como o Silent eagle são os candidatos mais adequados, seguidos de qualquer outra proposta low.
    Abs
    e Valeu pelas fotos estão ninja.
    E.M.Pinto

    • Caro E.M.Pinto,

      Seu raciocínio, em prol de uma aeronave maior e uma aeronave média, seria realmente o melhor. Contudo…

      Respeito o alcance que essas aeronaves possuem, mas penso que, na ausência de recursos adequados, o melhor seria contar com uma quantidade maior de uma aeronave média ( cujo custo operacional tende a ser menor que o dos grandes caças, garantindo que mais deles estarão disponíveis ), que pudesse ser distribuída mais regularmente pelas bases do país, garantindo uma defesa mais consistente, com presença maior nos territórios a serem defendidos e garantindo pronta resposta.

      E se temos que compensar a ausência de números com capacidade dos vetores, então creio que a essa altura mais valeria investir direto na quinta geração, com uma aeronave média de geração 4.5 como complemento…

      A rigor, como sempre tenho defendido, essas aeronaves oriundas da quarta geração carecem da sofisticação de um desenho de baixa detectabilidade para que possam ser consideradas aptas a defender os céus futuramente… Se as futuras aeronaves da FAB forem desprovidas desse item particular, então haverá a necessidade de se contar com números para se possa compensar a ausência da furtividade com uma capacidade de saturar o adversário com uma quantidade de alvos que ele jamais irá poder lidar, e assim dissuadi-los… Assim sendo, temo que nem Flanker, F-15 ou outros projetos dos anos 60/70 possam ser essas aeronaves…

  6. E ainda tem quem defenda o tolete voador do F18 pra FAB sob a patética alegativa de que os “sistemas deles nao conversam com os nossos”

    Os SU 35 nao vão conversar com o SIVAM

    Trilogia festiva é realmente bisonha…….,,,,.

  7. to esperando o governo federal parar de ficar passeando para russia e sair de cima do muro e comprar esse caça
    afinal o brasileiro votou no governo para ele governar e não ficar fazendo politica com a oposição entreguista nato

    • Pense um pouco, se for para trocar de parceiro estratégico, logística, transferência de tecnologia, custos, multas por atraso e descumprimento, tipos de equipamentos serão produzidos localmente, parcerias industriais possíveis, financiamento, estratégias de defesa conjunta, etc… Serão necessárias muitas e muitas reuniões.

Comentários não permitidos.