Governo testa Balão que poderá levar Internet a comunidades remotas

Balão para Internet em Comunidades Remotas - 1
Balão é equipado com sistema de comunicação para levar internet a comunidades distantes.
Fotos: Thiago Leon / Ascom do MCTI

Lucas Barbosa – Ascom do MCTI
14/11/2013 – 18:15
Atualizado às 19h26

Foi lançado nesta quinta-feira (15), em Cachoeira Paulista (SP), o projeto Conectar, que busca levar o sinal de internet às comunidades distantes dos centros urbanos por meio de balões equipados com um sistema de comunicação. O equipamento de tecnologia aeroespacial, testado com sucesso, é uma das apostas do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) para ampliar o acesso à rede mundial de computadores no país.

Balão para Internet em Comunidades Remotas - 2
Balão para levar internet a comunidades remotas é lançado em Cachoeira Paulista.
Fotos: Thiago Leon / Ascom do MCTI

O teste do Aeróstato Brasileiro de Banda Larga (ABBL), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI), foi realizado por volta das 11h no pátio do instituto. Equipado com transceptores, o balão foi içado a 240 metros de altura, conectando-se por rádio a um ponto fixo no município e preso a um veículo.

Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, e das Comunicações, Paulo Bernardo, e o presidente da Telebrás, Caio Bonilha, acompanharam o teste.

Balão para Internet em Comunidades Remotas - 3
O ministro Raupp fala durante o evento.
Fotos: Thiago Leon / Ascom do MCTI

Já no auditório, a conexão gerada pelo balão propiciou a realização de duas teleconferências via Skype, uma a 2,5 quilômetros (km) e outra a aproximadamente 30 km do INPE.

Os ministros foram convidados a participar da teleconferência e conversaram com uma equipe do instituto instalada na sede da Canção Nova, em Cachoeira Paulista, e com outra em Passa Quatro (MG).

Balão para Internet em Comunidades Remotas - 4
O ministro Paulo Bernardo participa de teleconferência.
Fotos: Thiago Leon / Ascom do MCTI

Conexão

A qualidade da conexão foi elogiada pelo ministro Raupp. Ele ressaltou que, caso novos testes comprovem a eficácia e viabilidade do dispositivo, ele poderá ser uma importante ferramenta para a ampliação do acesso à internet no país. “O sucesso deste primeiro teste evidencia que vale a pena investirmos em tecnologia nacional. Espero que o projeto continue avançando para que futuramente colabore para as regiões mais afastadas, como por exemplo, a amazônica, terem um eficaz sinal de internet”, disse.

O ministro Paulo Bernardo, além de revelar sua torcida para que as pesquisas continuem avançando, enfatizou que a alternativa é bem vista pelo governo, pois não agride o meio ambiente. “Pelo que nos foi apresentado, essa é uma tecnologia totalmente limpa. Certamente esta opção é muito mais barata e versátil para atender regiões afastadas e até mesmo inóspitas”, comentou.

“Os pesquisadores podem ter certeza que o governo continuará financiando alternativas tecnológicas que possam garantir uma maior qualidade de vida à população. Um grande exemplo é a nossa busca pela construção do satélite geoestacionário”, frisou.

De acordo com o coordenador do projeto no INPE, José Ângelo Neri, o equipamento tem potencial para colaborar consideravelmente com o PNBL. “Através do balão, a conexão em banda larga usando radiofrequência atinge uma maior área de cobertura em comparação às torres convencionais. Assim, essa alternativa pode ser feita com custo competitivo em relação às tecnologias existentes, além do sinal ser até melhor”, destacou.

Um dos pontos destacados durante o evento foi a importância da parceria entre governo federal, CPqD e empresas especializadas, para o desenvolvimento da iniciativa.

Balão para Internet em Comunidades Remotas - 5
O balão foi içado a 240 metros de altura, preso a veículo.
Fotos: Thiago Leon / Ascom do MCTI

Próximo Passo

De acordo com os coordenadores do projeto, a próxima etapa do Conectar será a realização de uma série de estudos para tentar prolongar o período de suspensão do balão. Atualmente, o equipamento consegue armazenar um volume de gases suficiente para aproximadamente uma semana.

 

Fonte: MCTI via Brazilian Space

30 Comentários

  1. Muito bom, a integração nacional digital, vai fazer pele território brasileiro, o que o radio e a TV fez decadas atras.

  2. Agora voltando a realidade de hoje, a internet movel no brasil e uma piada, se ão voarmos neste quesito, vamos passar vergonha na copa do ano que vem.

    • meu cecular tem internet ,e eu já escrevi aqui no plano brasil que é pesado por ele ,normal
      sobre os balões ,ótima noticia ,parabéns ao governo federal
      quando a inclusão digital chegar mais forte fica o brasil !!

  3. De acordo com os coordenadores do projeto, a próxima etapa do Conectar será a realização de uma série de estudos para tentar prolongar o período de suspensão do balão. Atualmente, o equipamento consegue armazenar um volume de gases suficiente para aproximadamente uma semana.======== Daí eu sempre falar p q n FAs usem dirigíveis blindados, p td;p transporte de tropas, na vigilância de mares,matas e fronteira e p ajuda nas COMUNICAÇÕES( leia-se internet e mt outros meios…) posterior/ um balão visível e suas amarras visível à noite blindado p evitar der destruídos como tiro ao alvo e em camadas….6 + baixo, 4 + altos e último c centenas de km uns dos outros…..Lembrei-me do amigo Dandolo, ele resolveria isso p os n travados técnico em comunicações. Ps.: A teoria da conpiração diz q Dandolo foi recrutado p mossad, ou matariam sua família…eu ñ acredito nisso.Sds.

  4. Essa pesquisas com balões são pura perda de tempo, não existe eficacia nenhuma nessa tecnologia pois os balões estão muito vulnerareis as intemperes do tempo ,como chuva,ventos fortes, raios, e ao armazenamento dos gases !

    A melhor forma de se levar banda larga a todo território brasileiro com eficiência é através de satélites espaciais !

    Se o Governo pretende levar Internet a comunidades remotas usando esse sistema isso resultará em um tremendo tiro nos pés, é uma experiencia rumo ao fracasso certo !

    • Isso aí é um paliativo pra compensar a falta de satélites nacionais já que o FHC vendeu os nossos junto com a Embratel….

      Então até lá e pra defender os nosso civis da espionagem estrangeira que passa agora pelos satélites da Embratel, tentam essas coisas bizarras aí.. mas é já uma estrada presa verso o rumo da independência, mas TEM AINDA MUITO O QUE SE FAZER!!

      Valeu!!

      • Com satélite da Embratel ou sem, não faria diferença. Pois para disponibilizar internet a áreas remotas do país seriam necessários satélites especiais, isso é: lançar novos. Esse governo está a 10 anos no poder e o programa espacial não decola, são só atrasos.

      • Interessante… é 8 ou 80 né??

        É justamente isso que devemos fazer pra RESOLVER O PROBLEMA… lançar novos.. isso aí é paliativo.. por que devo repetir??

        EU MESMO FALEI QUE NÃO ESTAVA TUDO RESOLVIDO E MUITA COISA DEVE SER FEITA…

        Isso aí é temporário, TESTES PRO AGORA.. e sim é verdade, o nosso programa não decolou nem com esse partido e nem mesmo com o outro partido no poder, alias sofreu o MAIOR REVÉS CATASTRÓFICO QUANDO ESTAVA SOB O PSDB…

        Valeu!!

      • Sofreu um grade revés catastrófico já no governo Lula (se você está se referindo ao VLS). Isso há 10 anos, já deu tempo suficiente para fazer algo. O cronograma de lançamentos do VLS está atrasado, a falta de verba fez com que tivesse de dividir a operação de testes em duas. veja a entrevista com o diretor do IAE e perceba que não há nada dentro dos prazos, além da velha e boa falta de investimentos.
        http://brazilianspace.blogspot.com.br/2013/11/blog-entrevista-o-brig-kasemodel.html

      • Cipinha,

        Pois é, até parece que o programa em si não ficou atrasado desde ANTES DO GOVERNO LULA NÉ…

        Mas parece que se esqueceu desses fatos também!!

        Parte do Texto do Senhor Cel Fregapani, e creio que um coronel saiba mais que você:

        “Os EUA passaram a agir indiretamente usando a quinta-coluna cooptada nas fileiras dos governos Collor e FHC. Com a conivência desses governantes criou-se a Agencia Espacial Brasileira (AEB), através da qual a NASA passou a controlar e esterilizar os já parcos recursos destinados ao nosso programa espacial próprio.”

        Link daqui mesmo, do Plano Brasil trazido pelo também militar senhor Cel. Paulo Ricardo Paiva:

        http://www.planobrazil.com/bloqueio-aos-nossos-veiculos-lancadores-de-satelites-vls/

        E nada foi mais catastrófico do que perder cientistas na explosão sob o governo do FHC, isso não é facilmente reposto com investimentos, cientistas desse nível são formados, e isso leva tempo!!

        Valeu!!

      • O programa sempre esteve muito atrasado, a diferença de hoje para anos atrás é a falácia do governo. Antes o o governo não dava importância para isso e automaticamente nem abria a boca. Hoje continua-se não dando importância, mas a propaganda rola solta.

  5. Cai. cai. balão, cai, cai, balão… rsrsrsrsrssrs… mais propaganda para otários… esse governo tem que deixar de firulas e fazer o que precisa ser feito… essa tecnologia tem seu valor, mas para casos de emergência e temporariamente… eles tem é que levar cabo óptico e colocar satélites em orbita com tecnologia desenvolvida aqui e lançada por foguetes nacionais… chega de mimimi… desse jeito nem no São João de 2200 teremos um net como a japonesa… e os puxa sacos do partidão batem palmas para a engabelação do governo de faz de conta… faz de conta que não tem inflação, faz de conta que temos segurança, faz de conta que temos educação de qualidade, faz de conta que temos saude, que temos saneamento básico, que temos defesa… rsrsrsrsrrsrs… é o verdadeiro país do faz de conta…

    • concordo com você meu caro, parece que o governo não se esforças nem um pouco para tira as pessoas da miséria, e fica criando esse progamas assistenciais que não presta para nada, não me entendam como preconceituoso mas, devemos tiras essas pessoas da miseria não acomodá-las como vemos o partidão fazendo. esse programa é ridículo balão kkkk so na banania que acontece isso, se o governo estivesse tão preocupados com internet pra população faria satelite não balão, mas pra propaganda eleitoral vai dizer que o superbalão ultra tecnologico.

  6. Deveriam ter lançado os satélites geoestacionários, os três, c o n VLS, q está atrasado vários anos , bem + de 25 anos,…Vamos pagar aos Sino por esses e outros lança/.Países q começaram bem depois da gente estão c seus VLS operacionais…o nosso?!?! Ainda será um vir a ser…trágico. O foguete de hj pode ser o míssil de amanhã…Aíh ficam c essas gambiarras p dizer q estão fazendo alguma coisa….Sds.

  7. Putaquepariu…

    É inacreditável….

    Blue Eyes, a piroquinha nao vai cair se vc der os parabéns ao governo…. Nao ē uma desonra

    .
    Rapaz, afinal de contas, qual é o problema de reconhecer as boas iniciativas dos governo federal?

    Se fosse um maldito militar que estivesse no poder e tomasse a mesma atitude, gente estaria puxando o saco e elogiando?…
    .
    .

    Essa doenca ja ta passando dos limites….

    • Realmente, essa sua PETRALHICE já está passando dos limites… vai peidar n’água pra ver se sai borbulhas, amiguinho…

    • “Se fosse um maldito militar que estivesse no poder e tomasse a mesma atitude”
      Rafa_positron

      Caiu a mascara, mostrou quem é, milicofóbico rsrsrs, gostaria que vc fosse no Congo ou Haiti, e dissesse isto por lá.

  8. Isso ai é um projeto experimental.. Se estiver gerando know how, ta valendo

    Mas tem sempre algum abirobados pra defeito,.. E o pior, sempre quem bota defeito sao aqueles nao se formaram nem no supletivo…

    Nem no antigo MOBRAL…

    • Falou o engenheiro de engenhos… rsrsrsrsrsrsrs… isso que é capacidade… capacidade de dizer bobagens… rsrsrsrsrsrsrsrs…

  9. É o INPE que fez isso: kit antena de internet de bolso para vilarejos, basta encher de gás e pronto, não precisa de torre nem alicerce. Bacana!

    Mas então vamos propor algo melhor, que não precise de gás para subir:

    kit antena de internet pipa, preparadas para falta de vento com simples pasteis de vento, adquiridos em grande quantidade nas pastelarias de Brasília.




    Sinceramente.. nosso INPE não garante nada. A não ser promessas vazias.



    O presente e o futuro do conforto e segurança das nações está no espaço. São satélites, sondas, armas, estações e laboratórios fortalecendo e garantindo o progresso social.
    Mas aqui estamos agindo com soluções da década de 40 do século passado. Incrível a safadeza… será que bom número de nossos atuais cientistas e políticos tomaram gardenal demais na infância ao pensarem que podem enrolar a todos nós?

    • Agora você entrou no X da questão… Parabéns
      Balãozinho para resolver problema de internet? Convenhamos. Se isto fosse proposto por uma escolinha, faculdade de informática ainda dava para entender, mas foi proposto pelo nosso mais alto e qualificado comando tecnológico. Então ficou claro… tchau… bye, bye..
      Este país não tem mais chance…perdeu campeão…esse é o nosso cérebro de Ciência e Tecnologia? Fazer um balão subir com um fio e colocar uma anteninha do roteador que esta na terra? P.Q.P. ,… não dá chega…fui.

      • rsrsrsrsrsrsrss… essa é minha luta contra esse MALDITO espírito de vigarice que tomou conta do nosso estado… eles dão um peido fedido e fazem festa para comemorar… RIDÍCULO… me envergonho em ser brasileiro qndo vejo umas cenas dessas… nos rebaixam a condição de débeis mentais que não são capazes de criar NADA de novo em face da realidade, apenas RETÓRICAS… sinto por vc e outros como eu que não aceitam essa mentalidade de rato… tem hora que dá vontade de rasgar as orelhas por ser brasileiro e ter que aguentar esses macunaimas conduzirem a nação…

  10. Esse governo como de costume é uma piada pronta. Ante a lerdeza em universalizar o acesso à internet agora inventa o balão de internet. E ainda tem quem culpe o FHA. E fica a pergunta: Em 10 anos, dava para lançar quantos satélites?

    • Cala a bca nojento

      Tu la tem gabarito pra opinar sobre porra nenhuma

      Vai prestar o enem pra ver se tu passa em alguma coisa… Réprobo…

      Piada pronta e vc

      Vai arranjar um emprego, vagabundo desocupado

      • Depois dizem que sou mau educado qndo mando os vermelhuxos tomar doril…amiguinho, vai lavar essa sua boquinha fétida… puxa saco de petralha…

  11. Balão? Eu consigo ver uma utilidade para isto somente em um cenário de devastação, jamais como uma forma de levar comunicação ao um município. Municípios devem ter esgoto canalizado, energia elétrica confiável, água potável e tratada, ambulâncias, médicos e professores.

    Estamos cansados de ver que ambulâncias são moedas troca para prefeitos. E ela ficam paradas por anos, porque não tem combustível, equipamento e até mesmo pessoal. Fico a imaginar estes balões e seus veículos de apoio.

    Um pouco mais de nada que este governo promove.

    Pergunta: O Paulo Bernardo não é o mesmo que foi acusado de corrupção no DNIT?

  12. Embora paliativa, a iniciativa é interessante e adequada para o contexto. O texto cita as vantagens ambientais do método e aí pode estar um dos motivos de sua adoção.

    No Brasil atual, impera uma legislação “ecológica”, radical e burrra, juntamente com um sistema de licenciamento ambiental burocrático ao extremo.

    Fatores que emperram qualquer construção de infraestrutura, se pode facilmente perder mais de 10 anos tentando obter licenças para a construção de uma simples torre de transmissão…

    Imagine a dificuldade de obter licenciamento ambiental para construir torres de retransmissão de sinal em meio a Amazônia, ou Pantanal, por exemplo…

  13. E falando em novidades tecnológicas:

    Brasil terá sua primeira impressora 3D para prototipagem em até nove metais

    18 de novembro de 2013

    A Petrobrás está investindo em um Centro de Prototipagem Rápida, espaço para desenvolvimento de protótipos e produtos industriais, integrando a área de desenho industrial e as diferentes áreas da Engenharia. O objetivo é fornecer apoio para suprir as necessidades de desenvolvimento de novas tecnologias nas empresas fornecedoras do mercado de óleo e gás.

    A PUC-Rio e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), que estão implantando infraestrutura laboratorial e ampliando as já existentes, atuarão de forma complementar, principalmente na área de impressão 3D. A Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) será gestora, divulgadora dos laboratórios e articuladora junto ao mercado.

    Uma impressora 3D é capaz de imprimir diferentes objetos conformados a partir de materiais diversos, tais como: polímeros, ligas metálicas, tecidos orgânicos vivos e até alimentos. Neste projeto, foi adquirido um modelo para prototipagem metálica, com capacidade de impressão em até nove metais diferentes: ligas de titânio (2), de alumínio (1), de cobalto Cromo (1), à base de níquel (2), aço inox (2) e aço maraging (1). A máquina será a primeira deste tipo no Brasil e reduzirá significativamente tempo e custos de desenvolvimento de protótipos físicos, se comparada aos processos convencionais.

    Por meio do Centro de Prototipagem Rápida, pretende-se estimular maior integração entre as empresas do setor e a comunidade científica para desenvolver soluções no aprimoramento de produtos e processos. O empreendimento viabilizará projetos de inovação tecnológica, com o intuito de fortalecer a cadeia de suprimentos nas áreas de produção, refino, processamento, transporte, distribuição e suas aplicações em geração de energia.

    O projeto de infraestrutura do Centro de Prototipagem Rápida faz parte da carteira da Rede de Integração Ciência e Tecnologia-Indústria no Processo Produtivo Nacional. As atividades estão previstas para terem início até janeiro de 2014. O valor do nosso investimento é de aproximadamente R$ 10 milhões.

    Fonte: Petrobras – Fatos e Dados

Comentários não permitidos.