Multilateralismo da Rússia converge no BRICS

Giovanni Lorenzon

Único brasileiro participante da reunião do Clube Valdai 2013, iniciativa que reuniu intelectuais, políticos e autoridades em setembro para discutir questões relacionadas à Rússia, o cientista político Fabiano Mielniczuk prevê o avanço das relações bilaterais entre Brasil-Rússia.

“Multilateralismo é a política que baliza a cooperação com a Rússia, inclusive no âmbito das iniciativas individuais do próprio país”, observa Mielniczuk, ex-coordenador do Brics Policy Center, instituto ligado à PUC-Rio, onde é professor licenciado.

Há pouco tempo, Mielniczuk fundou em Porto Alegre o Audiplo, escola de estudos voltada para a reflexão sobre os problemas mundiais e de formação preparatória à carreira diplomática.

Em entrevista à Gazeta Russa, o cientista político falou sobre a evolução das relações bilaterais e particularidades do contexto social na Rússia.

Gazeta Russa: A venda de armas para o Brasil é sinônimo de avanço nas relações bilaterais?

Fabiano Mielniczuk: Por sua própria natureza, esse tipo de negócio é firmado com parceiros ou, preferencialmente, com países que não venham a representar ameaças aos vendedores no futuro. As relações do Brasil com a Rússia são relações de parceria, iniciadas em meados dos anos 1990 e intensificadas nos anos 2000. A venda de armas para o Brasil significa, sim, o fortalecimento desses laços, principalmente se a venda de armas implicar em transferência de tecnologia, independente de o produto ser a segunda maior fonte de receita depois dos hidrocarbonetos.

GR: Como o sr. analisa a evolução da parceria entre os países?

FM: O comércio entre os dois países era quase nulo depois do fim da URSS. Atualmente, já movimenta em torno de US$ 6 bilhões e existe a expectativa de que ele alcance os US$ 10 bilhões nos próximos anos. Aos poucos, Brasil e Rússia têm diversificado suas pautas de exportação.

No âmbito da Comissão de Alto Nível entre os dois países, várias subcomissões setoriais discutem temas que variam de assuntos econômicos e militares a questões culturais. Para mostrar a importância da cooperação, vale lembrar que um dos assuntos discutidos entre os dois países envolve a colaboração científica para aprimorar o processo de enriquecimento de urânio.

GR: Mas há analistas dizendo que ambos os países ainda não se “descobriram”  para valer…

FM: Tanto o Brasil quanto a Rússia enfrentaram problemas gravíssimos durante os anos 1990. A relação entre os países iniciou para valer a partir dos anos 2000. É ainda bastante recente.

GR: Qual é o papel dos Brics no fortalecimento dessas relações?

FM: Nesse agrupamento, há o alinhamento discursivo entre China e Rússia, que defendem a multipolaridade, enquanto que o Brasil, África do Sul e Índia se baseiam mais em agendas desenvolvimentistas. Esses dois discursos são complementares e mantêm os países com interesses alinhados, apesar das diferenças. Os interesses bilaterais são inclusive fortalecidos no âmbito dos Brics.

GR: O sr. concorda com a opinião de que a China assumiu a liderança do grupo, enquanto Rússia e Brasil disputam uma posição secundária?

FM: A Rússia e o Brasil foram os dois países responsáveis por transformar o Brics em um agrupamento político. Dificilmente terão um papel secundário. O fato de a China ser a segunda maior economia do mundo afeta a todos os países – tanto os EUA, quanto a Rússia ou os países europeus. Por isso, acho que o debate sobre um certo domínio da China sobre as iniciativas das quais participa não é relevante.

GR: O governo russo está tentando criar uma imagem mais favorável no exterior, a exemplo do artigo de Pútin no “ The New York Times”, mas o Ocidente ainda coloca em dúvida os valores democráticos do país. Qual sua opinião sobre tais iniciativas?

FM: A Rússia está buscando uma forma de atender aos anseios de sua população e redefinir sua identidade após o desastre da década de 1990, e depois de séculos de autoritarismo. Isso não ocorre em pouco tempo e qualquer julgamento sobre democracia na Rússia, a partir dos padrões ocidentais, é precipitado.

GR: Os desastres da política externa dos EUA, como os casos de espionagem e sua atuação no conflito da Síria, podem ajudar a Rússia e outros países a capitalizarem dividendos políticos?

FM: Acho que Rússia, assim como o Brasil, acredita-se que um mundo multipolar é mais justo que um mundo unipolar. Nesse sentido, os interesses estratégicos dos dois estão em conformidade com os de vários outros países que pretendem reestruturar o sistema de governança internacional.

Fonte: Gazeta Russa

20 Comentários

  1. “qualquer julgamento sobre democracia na Rússia, a partir dos padrões ocidentais, é precipitado”
    Discordo.
    Putin governa a Rússia com extrema mão de ferro e o caso da banda Pussy Riot e, mais recentemente, da lei anti homossexuais, mostra o quão autoritário ainda é o governo russo.

    • Esse subterfúgio – de que qualquer julgamento sobre democracia na Rússia a partir dos padrões ocidentais seria precipitado – é mais uma mostra da hipocrisia que permeia os pensadores amestrados que defendem maior envolvimento do Brasil com o “sonho dourado” “Duzbriqui”. E ao contrário do que afirma o aludido cientista político os valores da democracia não são do ocidente mas sim universais.

    • Amigo, aqui partimos para o mesmo caminho… o pt agora aboliu a democracia interna no partido… só os delegados podem escolher candidatos… recriaram o mecanismo dos partidos únicos da extinta URSS e da China continental… verifique e verás como funciona os partidos nesses citados exemplos… a democracia serviu a essa gente até chegarem ao poder… DIAS PIORES VIRÃO…

      • Um Partido que movimentou 400.000 filiados em um domingo para votações internas… Realmente, a democracia interna foi abolida…
        É cada uma!

      • Esses 400.000 devem ter sido chamados para votar a moção de apoio ao zé condenado dirceu… rsrsrsrsrsrsrs… veja http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/pt-aprova-mudancas-em-seu-estatuto/ e observe como ouve dificuldade na ascensão interna no partido, bem como a representatividade nos altos cargos do partido… aumentaram sim, a base contribuinte… em qual delas vc se enquadra ???… e tem mais: http://www.jogodopoder.com/blog/politica/eleicao-interna-do-pt-tem-denuncia-de-compra-de-voto/ … até internamente eles são corruptos… veja: Outro elemento que tem tensionado muito o partido internamente é o poder econômico. O mesmo poder econômico que grassa para fora grassa para dentro. Quem tem mais estrutura, mais mandatos, mais dinheiro desequilibra as eleições internas, fazendo delas um processo injusto e desproporcional. Devemos perguntar internamente: você é a favor do financiamento único das campanhas? O partido paga as campanhas e nenhuma candidatura tem o direito de fazer finanças próprias. O estatuto prevê isso hoje, é verdade, mas é uma previsão sem consequência, sem fiscalização.” (fonte: http://leituraglobal.org/?p=1904 )… o pt é a cara de seus líderes… CORRUPTO…

  2. Mais lenga-lenga sobre “Uzbriqui”. E enquanto “Uzbriqui” ficam de lenga-lenga a área de livre comércio EUA-UE vai sendo negociada de vento em popa, em que pesem as indiscrições do traidor Snowden. E aqui no Sul vemos a Aliança do Pacífico também caminhando a passos largos para se tornar o bloco de comércio dominante, relegando o MERCOSUL à condição de mero grupo bolivariano-ideológico.

    • A UE tenta há décadas acertar um acordo semelhante com o Mercosul, mas nossos queridos hermanos não deixam e o Brasil vai perdendo sua entrada no comércio global em nome da “Integração”.

      O Mercosul, hoje, é um entrave ao nosso desenvolvimento, mas felizmente, depois da lambança política do caso Paraguai/Venezuela, o bloco esta desestabilizado. Uruguai e Paraguai estão insatisfeitos e já sonham com a Aliança do Pacífico.
      Um bom estrategista geopolítico aproveitaria esse momento e forçava o Mercosul a se transformar numa Zona de Livre Comércio, possibilitando que os membros façam negócios fora do bloco.

      Nosso país tem um potencial imenso para se tornar um player no comercio e na política mundial, mas falta estratégia e visão de longo prazo

    • Você acha o Snowden traidor, Tireless?
      Elucidativa opinião de sua parte, afinal, ao que parece, sua pátria é os EUA e não o Brasil…

      • Quem acha que o Snowden traiu a américa está equivocado… é o próprio trojan em pessoa… os russos sabem disso, mas como já recolheram o cavalo de pau somente irão observa-lo bem de pertinho… se bobear vai acabar na ponta da corda, corda russa, diga-se de passagem… vou dar uma de mãe diná: se ele conseguir boas informações daqui algum tempo os yankes perdoarão sua “traição” e ele morrerá tranquilo em algum recanto pitoresco dos USA… claro, depois de passar algumas informações relevantes… quem acredita que ele é um herói tem que procurar ajuda em algum centro de tratamento para sair dessa eterna adolescência…

  3. Gostei dessa :

    “””Gazeta Russa: A venda de armas para o Brasil é sinônimo de avanço nas relações bilaterais?

    Fabiano Mielniczuk: Por sua própria natureza, esse tipo de negócio é firmado com parceiros ou, preferencialmente, com países que não venham a representar ameaças aos vendedores no futuro.”””

    Explica porque tanta coisa não chegou até nós durante tantas décadas .

    E PARABÉNS por esse recorde.
    http://www.defesanet.com.br/toa/noticia/13048/52-BIS—Recorde—Espinha-de-Peixe/

  4. Parabéns aos BRICS

    O caminho é esse…

    Tudo tem um fim… A hegemonia demoníaca dos EUA tb estao no fim… Só restarão as lagartixas adestradas chorando as lamurias do passado!

  5. Chora, não vou chorar, não chore não, chegou a hora, pode chorar, pode chorar… o Brasil chora que não é respeitado pelos EUA mas se une ao que há de mais ignóbil em termos de governo mundo afora e quer cantar de galo chamando a atenção de quem já tá na janela há séculos… é que nosso governo atual não tem simancou e por isso passa vergonha sempre… se trabalhasse mais e produzisse mais, ganharíamos mais… cadê a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE ???… SAÚDE PREVENTIVA DE QUALIDADE ???… CIÊNCIA E TECNOLOGIA COM PRIORIDADE ???… e por ai vai… agora, propaganda tem aos montes… um verdadeiro governo de faz de conta… agora, na hora que chegar a conta é que a coisa vai pegar… vai ser um chororô só…

  6. O Brasil não chora. É fato que não somos respeitados pelos EUA, como demonstrado pelo escândalo Snowden, e isso motivou uma nota diplomática dura, um cancelamento por nossa parte de uma visita de Estado e um discurso histórico na ONU. Se para você isso é “chorar”, então confirma-se a opinião sediciosa que tens quanto a sua pátria, perante a todos nós!

    • Sou um realista e não um fanático esquerdopata… macunaismo é démodé e não leva a nada… o país precisa sim é de um projeto de nação que contemple a retirada da população da ignorância eterna através de uma revolução na educação nacional (a única revolução que apoio) e o fim de discursos vazios e retóricos… se ela tivesse ficado aqui e feito mais por mudanças reais na estrutura social do país eu a aplaudiria… ficar batendo em espantalhos não trará divisas e recursos para o país… o grande problema é que o partidão quer ir para um lado e o país para outro… o pt não representa o país… chegaram ao poder enganando o povo… se o povo soubesse a real pretensão do partido não o teria apoiado… o povo quer evolução e condições de ascensão social e não a eterna manutenção do seu status quo, nivelando por baixo… se vc é sincero em suas posições deveria serrar fileiras com quem busca tirar o povo da ignorância e eleva-lo a condições japonesas de IDH… a Coreia do Sul conseguiu em 20 anos e nós também podemos… fora desse projeto de nação só vamos ficar na retórica… então, qual é sua posição ???…

Comentários não permitidos.