Filha de Stalin morre nos EUA aos 85 anos

Svetlana Stalina era a única filha e última descendente de Josef Stalin - AP
AP
Svetlana Stalina era a única filha e última descendente de Josef Stalin

Única filha e última descendente de Josef Stalin morreu de câncer em Wisconsin

Seus três nomes foram marcos de uma sinuosa e surpreendente trajetória que a levou do Kremlin de Stalin – onde era a “pequena princesa” – a uma celebrada fuga para o Ocidente, passando por um intrigante retorno à União Soviética, que culminou finalmente em décadas de obscuridade e pobreza.

Após seu nascimento, em 28 de fevereiro de 1926, ela foi batizada Svetlana Stalina – a única filha e última descendente direta viva de Josef Stalin. Depois da morte do líder soviético, em 1953, ela assumiu o sobrenome de sua mãe: Alliluyeva. Em 1970, após sua fuga e o casamento com um americano, ela se tornou e permaneceu Lana Peters.

A filha de Stalin morreu de câncer no dia 22, em Richland, no Estado de Wisconsin, aos 85 anos. Assim como os últimos anos de sua vida, sua morte ocorreu longe da vida pública.

A proeminência inicial de Svetlana veio do fato de ela ser filha de Stalin, uma distinção que alimentava a curiosidade de todos sobre sua vida por três continentes, durante décadas. Ela afirmava odiar seu passado. Mesmo assim, beneficiou-se dele e do nome infame do pai ao escrever duas autobiografias best-sellers.

Muito depois de fugir de seu país, ela aparentava estar sempre buscando algo, envolvendo-se com religiões, apaixonando-se e movendo-se constantemente.

A fuga da URSS a levou à Índia, Europa e depois aos EUA. Voltou a Moscou em 1984 e foi de lá para a Georgia soviética. Seguindo conselhos de amigos, retornou aos EUA, morou na Grã-Bretanha e na França; voltou aos EUA e assim viveu.

Sua vida começou com um relacionamento apaixonado com Stalin. Svetlana tornou-se uma celebridade em seu país e milhares de bebês foram batizados com seu nome. O momento mais obscuro de sua infância ocorreu em 1932, quando sua mãe, a segunda mulher de Stalin, cometeu suicídio. Em suas memórias, a filha de Stalin contou que seu primeiro amor, um cineasta judeu, amargou dez anos na Sibéria por ordem do pai ciumento. Antes de chegar a Nova York pela primeira vez, em 1967, a KGB já discutia planos para assassiná-la. (NYT)

Fonte: Estadão

13 Comentários

  1. A filha de Stalin o detestava, a mulher de Stalin se matou, assim como a filha de Fidel castro o detesta, e também mora nos EUA, exilada politica.
    Agora me expliquem porque o que dizem as mulheres e filhas destes lixos, vai totalmente contra o que dizem os imbecis idiotas uteis que os idolatram ?

    • Oi Capa,

      Acho que é porque nenhum destes apoiadores viveu sobre o jugo destes ditadores assassinos. Ou quem sabe, eles acreditem que este seja um modelo de personalidade a ser seguida. Se talvez vivessem durante a época do Grande Expurgo, eles poderiam ter curtido, na melhor das hipóteses, uma temporada definitiva na Sibéria.

      A nossa obrigação é nunca deixar estes chegarem ao poder. Hoje caminhamos a largos passos para um novo tipo de ditadura no país, mas se estes chegarem ao poder, as coisas ficarão muito piores.

      Sinceramente idolatrar estas personagens, não é coisa de pessoas inteligentes.

      Abraços,
      Cicero

    • Capa Preta respondame tu porque as duas historias são semelhantes de mais tu não achas estranho e a divulgação ser feita dois anos apos o fato pence bem sera que não tem dedo manipulador istrangeiro nesta historia.por favor não estou aqui para puxar o tapete de ninguem mas esta historia esta muito mal contada merece melhor avaliação olha não estou tomando partido nenhum só estou estranhando as duas historias serem muito parecidas.

  2. A URSS era tão legal, mas tão legal que a mulher do “patrão” se matou, a filha fugiu e o genro foi pro xilindró….
    Se tava bom assim pros “chegados da cumpanherada”, imagina pro resto do povo.. eaiohoiaehoiehaioea

  3. Essa senhora já morreu há quase dois anos , essa matéria( publicada aqui no dia 13 de novembro de 2013) ,da a entender que isso ocorreu recentemente, mas tal
    falecimento se deu em 22 de novembro de 2011 ,Richland Center, Wisconsin !

  4. COMUNISMO/SOCIALISMO só é bom para quem manda… para o resto é chicote e pão e água, qndo muito… DIAS PIORES ESTÃO POR VIR…

  5. Realmente Svetlana faleceu faz dois anos, mas mesmo assim é uma mulher que fez parte da história, e a sua história deve ser lembrada, mostrando o lado mais nefasto do “grande” líder da URSS, a destruição de sua própria família.

    Obviamente, a pitoresca patrulha ideológica estará aqui para desmentir os fatos.

Comentários não permitidos.