Jornalista analisa cooperação técnico-militar entre Rússia e Brasil

Mário Russo, jornalista especializado em economia, conversou com Arnaldo Risemberg a respeito de uma matéria publicada recentemente numa importante revista semanal sobre a licitação para a compra dos novos caças da Força Aérea Brasileira.

A seguir, a conversa entre os dois jornalistas, transmitida pelo programa Voz da Rússia.

Voz da Rússia : Uma revista brasileira publicou a informação de que, quando o ministro da Defesa da Rússia, Serguei Shoigu, visitou recentemente o Brasil, ele propôs ao seu colega Celso Amorim que reavaliasse a possibilidade de a Força Aérea Brasileira contar com os aviões de caça  Sukhoi , que foram eliminados da licitação internacional em 2003, tendo ficado para a grande finalíssima apenas os aviões Boeing, dos Estados Unidos, Rafale, da França, e Gripen, da Suécia. Não se sabe ainda quando será anunciado o vencedor. Como você vê essa questão?

Mário Russo:  Ainda no Governo Lula, a FAB anunciou uma licitação para a compra de 36 caças para substituir os nossos atuais, que já passaram do prazo de validade há muito tempo. Aliás, os últimos Mirage que estão voando, se não me engano, são apenas três ou quatro, porque os outros estão parados por não ter mais peças para fazê-los voar. A Defesa vai ficar por conta dos F-5, que são modelos um pouco mais nobres do que os Mirage, mas, mesmo assim, já bastante antigos. Então, essa licitação seria de quatro bilhões de dólares e tinha todos esses candidatos citados. Mas, devido a problemas no orçamento, acabou o Governo Lula, chegou a Dilma, e a questão se prolongou até agora.

A revista que publicou essa matéria diz, em primeiro lugar, que a escolha do F-18 (Boeing) é dada como certa pelos oficiais da Aeronáutica. E que o anúncio de compra só foi adiado no mês passado devido ao caso de espionagem americana que teria afetado a Presidenta Dilma, seus ministros e o restante do Brasil. Ela cancelou, inclusive, sua viagem aos Estados Unidos, quando, segundo a revista dá a entender, a escolha pela Boeing seria manifestada.

A matéria diz o seguinte: Quando o ministro russo (Shoigu) esteve aqui com o Celso Amorim e se aventou a possibilidade de comprar os Sukhoi Su-35 através de leasing, a notícia, diz a revista, foi recebida com um misto de descrença e pânico. Olha, eu gostaria de lembrar que em 2002 os quatro aviões foram testados por quem mais entende de avião, que são os pilotos da FAB. Com base nesses testes – eu já falei isso no ano passado, em outra conversa que tivemos, sobre a viagem da Dilma a Moscou –, foi feito um relatório, entregue ao Comando da Aeronáutica e ao Ministério da Defesa, dizendo que, levando-se em consideração o custo-benefício, o Sukhoi era a melhor opção de compra para o Brasil. Mas aí tem a questão política. Na época, o Dassault (Rafale) foi apontado como o mais provável para ganhar a licitação. E a licitação está aí, ainda indefinida.

Essa revista, para valorizar os outros caças, faz pouco caso da tecnologia russa. Aliás, é uma tendência, de certa forma, de a mídia brasileira só aceitar a Rússia em coisas que não incomodam. Ou seja, os grandes expoentes do atletismo, do xadrez, da literatura e da dança, do balé. Quando entram em qualquer outra área, como na tecnologia militar, há uma predisposição de ter uma desconfiança do equipamento. Ou porque a coisa não é confiável, ou porque não vai ter continuidade de suprimento, etc.

A Venezuela, segundo a publicação, comprou 24 aviões de combate Sukhoi e 30 helicópteros russos. Desses helicópteros, seis já caíram por falta de manutenção, matando 31 militares venezuelanos. Aí, ela (a revista) continua e diz que os militares brasileiros também estão tendo problemas com os helicópteros russos Mi-35 comprados em 2008. Foram encomendados 12, e até agora só foram entregues nove. Ora, um dos princípios do bom jornalismo, no Brasil ou em qualquer lugar, é o direito ao contraditório. Se você vai fazer uma reportagem, a partir de uma denúncia, você ouve o denunciante e ouve o denunciado. Em nenhum momento dessa matéria é ouvida alguma autoridade militar da Venezuela, das forças aéreas… E ela (a revista) sai fazendo as denúncias. E a única fonte citada é o doutor Mario Ivan Carratu Molina, intitulado ex-diretor do Instituto de Altos Estudos da Defesa Nacional da Venezuela. Esse senhor diz assim: “O Brasil vai repetir o erro do meu país e pôr a vida dos seus militares em risco se insistir em comprar aviões com base em critérios políticos e não técnicos.” Mas esqueceram de dizer [os editores da matéria], talvez por falta de espaço, que o doutor Carratu Molina tem residência em Miami, ele não vive mais na Venezuela. Miami que acolhe uma grande parte dos dissidentes venezuelanos e dos anticastristas há décadas. Ele foi chefe da Casa Militar do ex-Presidente Carlos Andrés Pérez, que governou o país de 1974 a 1979 e de 1989 a 1993, tendo sido o único presidente venezuelano a sofrer impeachment por denúncia de corrupção.

Então, eu fico muito triste quando leio matérias desse tipo, que têm uma função de lobby, que pecam por um excesso de parcialidade, que acabam até prejudicando o próprio leitor. É isso o que eu tenho para dizer dessa concorrência do Sukhoi-35. Espero que de alguma forma ele ainda tenha condições de concorrer, mas acho difícil, já que os três finalistas já estão apontados.

VR:  Por nada desse mundo seria admissível que a Rússia propusesse um negócio desse vulto ao Brasil sem oferecer o pacote completo, que é o fornecimento de peças, o serviço de manutenção e a instrução técnica para os pilotos brasileiros, para que eles estejam habilitados a operar de fato esses aviões Sukhoi de novíssima geração.

MR:  Exatamente. Introduziram um novo conceito de tecnologia de caça. Inclusive a China tem vários desses, a Índia tem vários, a Venezuela, o Peru… Fica o problema político. Por que comprar equipamento russo? Acho que essa compra das baterias antiaéreas [o armamento Igla e Pantsir que está sendo negociado], no valor de um bilhão de dólares, já é um passo muito grande. Só para lembrar uma coisa, às vezes as pessoas ficam achando que os caças são todos iguais, mas não são. Uma das grandes vantagens do Sukhoi-35 sobre os outros é a autonomia que ele tem. Ele pode chegar a distâncias de até 4.600km (com tanque suplementar), o que dá para cobrir o Brasil todo, basicamente, numa saída de Anápolis [base da Força Aérea Brasileira]. Além disso, tem uma velocidade supersônica de 2.700km/h e uma grande capacidade de armamentos.

Su-35-Flying-Front-View

Essa matéria, por exemplo, fala da queda dos aviões na Venezuela, mas eu me lembro de que os Dassault [Rafale] também andaram caindo aí pelo mundo nos últimos três anos. Mas ninguém fala dessas quedas.

Fonte: Diário da Rússia

38 Comentários

  1. Há uma canelada do jornalista ao afirmar que os F-5 são um “pouco mais nobres ” que os Mirage 2000.Na verdade é o contrário, os Mirage voam mais rápido,tem um radar mais potente e alcançam altitudes superiores, sem contar com a avionica um pouco superior aos F-5 modernizados.

  2. “Mas esqueceram de dizer [os editores da matéria], talvez por falta de espaço, que o doutor Carratu Molina tem residência em Miami, ele não vive mais na Venezuela.”

    Rsrsrs… educação é tudo. Coisa que a imprensa brasileira não conhece. Mais um daqueles “famosos e ilibados” exilados latino-americanos instalados em Miami sendo apresentado como especialista por aqui.

  3. O Brasil carece de jornalistas sérios nessa área. Folha e Estado, Veja, Isto é, Época já mostraram que não tem competência para tratar do assunto. Pelos mais diversos motivos.
    Algumas pessoas aqui, inclusive o E.M.Pinto, sabem qual foi o caça selecionado pelos pilotos que avaliaram tecnicamente os concorrentes ainda na época do FHC. Não quero criar polêmica nem discussão, mas foi aquele que andou por aí com uma bandeirinha do Brasil abaixo do canopi, ao lado de outra bandeira nacional. O resto é guerra de paixões, desinformação, preferência pessoal, ignorância, desconhecimento ou má fé.
    Uma matéria interessante e talvez inédita, seria obter as informações obtidas nessas avaliações feitas na época. Entrevistar os pilotos, explicar o processo de avaliação, etc. Sem paixões, preferências, etc.

  4. Eu sou suspeito porque não escondo que admiro esse caça, assim como admiro também o F-15E (para mim o melhor caçador do ocidente).
    Mas nossa mídia não especializada confunde preferências política com tecnologia.
    O Flanker tem tudo e um pouco mais do que até pouco tempo era o desejado e exaltado pelo ocidente. Porém, uma vez que foram superados dizem agora que isso não é tão importante. E insistem em comparar o Flanker com o Raptor e com Lightning II, quando deveriam comparar com o Eagle, Rafale e Typhoon.
    Citando somente os maiores operadores, a força áerea russa voa mais de 384 Flankers de diversas versões, a força áera indiana voa mais de 170 Flankers e outros 100 estão a caminho, a força aérea chinesa voa mais de 300 Flankers (entre originais e xinguilingues), e todos estão comprando mais ainda. Mas imprensa ignorante ou de má fé só fala dos Flankers venezuelanos. E como mostra a entrevista acima, sem ouvir fontes confiáveis.

    • Melkor, thank you for chesnost
      Sukhoi family number 1 sales in the last time and anywhere they fly, and all is well
      But corrupt politicians and journalists talk about some technical problem that occurs? so they believe their military technicians monkeys?
      Flankers fly even in Afik, and Uganda has 6 noveshih Su-30MK2

      just if Brazil chooses dry it will be a strong solution of a strong and independent country, but as long as your policy is unable to

      http://www.youtube.com/watch?v=qQmzP748oXU U.S. Air Force pilots MAKS-2011 if our planes try to do what makes dry and Sergey Bogdan razvalyatsya they are in the air

      http://www.youtube.com/watch?v=7dsy-3GQgy8

      Tell me who in the west have a radar with a range of 400 km? from whom?

      • rustam ,quando alguns pediram para você escrever em inglês esses que pediram isso ,são para nos brasileiros traidores
        pois no brasil nos lemos escrevemos e nos expressamos em português
        eu mesmo não gosto dessa língua inglesa e não perco tempo traduzindo inglês
        você escrevendo em português você leva o seu pensamento para todos brasileiros
        quando você escreve em inglês apenas pelegos de yankes, entende o que você escreve!!!
        então se você quer se fazer entender ,e ser ouvido por brasileiros ,escreva em português
        eu agradeço e todos os outros guerreiros tambem !!!!

      • “rustam ,quando alguns pediram para você escrever em inglês esses que pediram isso ,são para nos brasileiros traidores”

        Brasileiros traidores?
        Cara que piada e que bobagem!

        Pediram para ele escrever em inglês por o tradutor não conseguia produzir textos decentes e legíveis.
        Antes não dava para enteder muita coisa que Rustam escrevia.

        É por causa desses fanítismos ridículos que você não são levados a sério nunca.
        Se voce não gosta de inglês então vá estudar russo.

      • deagol já falei que você é apenas um míope e não entente nada de coisa nenhuma muito menos de geopolítica ,é apenas um puxa saco de gringo!!!!
        você deagol fala que não dava para entender o rustam ,???
        você deagol mente , pois além entender o rustam claramente em português ,vocês ao pedir para ele escrever em inglês tentam dificultar o rustam de se comunicar com a maioria dos brasileiros
        resumo rustam ,se você quiser se comunicar com os brasileiros que querem uma união proveitosa com a russia e brasil você escreve em português
        se você rustam quiser se comunicar com os pelegos ,puxa saco de yanke ,vermes que so fazem peso na terra ,ai você escreve em inglês
        e para deixar bem claro para o rustam ,sempre que ele escreveu em português eu e todos os guerreiros brasileiros entendemos tudo corretamente
        só quem não entende o que o rustam escreve em português é você deagol e os outros puxa saco de yanke ,
        e vocês deagol são uma minoria ridícula que não enchem nem um fusca !!!!!!
        rustam escreva em português !!!!!! nos entendemos tudo que você escreve em português !!!!!!!

  5. Independente dessa matéria eu já venho defendendo a compra dessas aeronaves russas a tempos ,pois a proposta é boa é uma aeronave de qualidade e o Brasil deve ter a coragem de ousar de soltar-se das antigas amaras que impedem o seu crescimento !

  6. Perdas de aeronaves por acidente, não considerando perdas por fogo inimigo.

    F-15 = 197 perdas (1975-2013, média de 5.18 perdas por ano)
    Tornado = 112 perdas (1981-2013, média de 3.5 perdas por ano)
    F-16 = uma fonte informa média de 10 perdas por ano.

    F-16, foi difícil calcular porque algumas fontes estão atualizadas até 2008 outras até 2010.
    De qualquer forma, independente do modelo escolhido acima, percebe-se que a mídia “especializada” não costuma fazer esta comparação quando cita acidentes com caças de fabricação russa.

  7. A matéria diz o seguinte: Quando o ministro russo (Shoigu) esteve aqui com o Celso Amorim e se aventou a possibilidade de comprar os Sukhoi Su-35 através de leasing, a notícia, diz a revista, foi recebida com um misto de descrença e pânico. Olha, eu gostaria de lembrar que em 2002 os quatro aviões foram testados por quem mais entende de avião, que são os pilotos da FAB. Com base nesses testes – eu já falei isso no ano passado, em outra conversa que tivemos, sobre a viagem da Dilma a Moscou –, foi feito um relatório, entregue ao Comando da Aeronáutica e ao Ministério da Defesa, dizendo que, levando-se em consideração o custo-benefício, o Sukhoi era a melhor opção de compra para o Brasil. Mas aí tem a questão política. Na época, o Dassault (Rafale) foi apontado como o mais provável para ganhar a licitação. E a licitação está aí, ainda indefinida.==== Até parece novela Méxicana, q dramalhão.Espero q venham logo so caças Russos e outra coisa p fortelecer n FAs…p ontem,dona, p ontem.Sds.

  8. Ótimas palavras a desse jornalista, engraçada essa reportagem medíocre, cheia de furos podres e fedidos. Podem dizer o que for, mas quem procura estudar um pouco mais essa proposa sabe que o SU-35 é o melhor caça a se escolher.

  9. Eu não sei porque cargas d’água o Brasil não cancela logo e FX e assina com a Russia. SU-35 e PAKFA BR pra ontem.

    Temos que tentar novos caminhos, os antigos estão gastos demais.

    Obs: Pega meia dúzia de F-16 no Amarg pra satisfazer gregos e troianos e já era…. rsrsrs….

  10. em vez desse jornalista ficar enrolando ,era apenas ele dizer que esssa revistinha nojenta e ridícula nao vale nada e ela serve aos interesses estrangeiros no nosso pais , e pertence a investidores que patrocinaram o aphartaid na africa do sul
    simples assim !!!!

  11. A escolha de uma aeronave de caça vai muito além das características da aeronave em si… São analisados os mais diversos critérios dentro de uma metodologia que incluem:

    – suporte logístico,

    – pós-venda,

    – preço,

    – custo operacional,

    – adequação aos cenários nos quais a máquina opera e irá operar ( isso é de suma importância, pois deve se projetar onde a aeronave será usada; em que situação, com quais propósitos ),

    – adequação as doutrinas operacionais vigentes e, principalmente, que se pretenda desenvolver ( mais importante ainda, pois não faz sentido adquirir uma máquina que não se adequará ao que a instituição pretende realizar; e consequentemente, que nunca irá ser operada a contento pela mesma, configurando em desperdício de recursos ),

    Enfim, não é algo tão simples de ser decidido, e envolve questões políticas e estratégicas de longuíssimo prazo; envolve a projeção de potenciais adversários atuais e futuros, além da certeza de contar com o equipamento plenamente operacional durante toda a sua vida útil, caso se faça necessário… Assim sendo, não se deve pensar propriamente no mais “arrojado”, e sim naquilo que se encaixa nos requisitos da Força; naquilo que realmente se precisa…

    O que quero dizer é: se a FAB decidir que precisa de algo com as características do Flanker, então que assim seja. Que se faça uma concorrência entre Su-35 e F-15 e vamos lá! Por outro lado, se ela decidir que um tipo médio como o Rafale faz o trabalho, então, no meu entender, é isso o que deve ser prioritariamente seguido em uma concorrência… Caso contrário, não haveria qualquer lógica e uma aquisição nada mais seria que desperdiçar dinheiro… Evidente que o fator político deve ser considerado, mas isso, na minha opinião, não deve superar requisitos técnicos. Se um fator político impede de se adquirir o que melhor se encaixa, então a solução lógica, pela minha linha de pensamento, é partir para o desenvolvimento próprio daquilo que se necessita, mesmo que custe mais caro…

    • _RR_ meu caro.
      Não so voce mas a maioria aqui e em outros espaços do genero se esquecem do mais importante de tudo isso.Me refiro ao SISDABRA o sistema aeroespacial de defesa que o Brasil pretende e que as plataformas de defesa aeroespacial e aereas ditam tudo o mais apos a rede é claro.E nisso tudo os caças são secundarios e necessitam serem encaixados perfeita e adequadamente ao sistema pois o complementam.
      O que os EUA mais lamentam não é levarem o FX2 e sim a proposta que fariam para o nosso sistema aeroespacial de defesa que alem de bilionario lhes permitiriam nos chiparem e dançaram,ja era,sambarilove.
      Não vejo nenhum outro caça perfeitamente encaixado no SISDABRA do que os Sukhois e o Gripen podendo ser complemento.
      Então negocia-se coisas muito mais profundas e importantes enquanto especuleiros procuram difundirem midialiticamente kaozadas visando confundirem e influenciarem.
      O Brasil quer independencia não so tecnologica mas geopolitica tambem e nisso os EUA estão fora de nosso sistema de defesa.

  12. Acho que o Brasil não deve ter o rabo preso com nenhum outro país, como tem sido até agora com o americanos que só tem nos travado inclusive em negócios.
    Os Caças Russos tem feita escola na China, que a partir deles tem evoluído bastante no seu desenvolvimento aeronáutico. Inclusive partindo deles para criação de suas próprias naves, coisa que o Brasil pode muito bem fazer e ainda de uma forma muito mais harmoniosa, já que não somos potenciais adversários. Não temos qualquer interesse em disputas territoriais nem em geopolítica regional.
    Ao contrário dos Americanos, que nos vem como um risco regional, por isso tanto empenho em cooptação, barreiras e espionagem.
    O Brasil deveria seguir o exemplo de diversos países, como a Índia, por exemplo que adquirem os Caças Russo. Mesmo os próprios states não se furtaram a sequestrar aviões russos para estuda-los e fazer engenharia reversa no auge da guerra fria.
    Se já eram tão investigados no passado por seus avanços, imagina agora com o mundo oficialmente sem alinhamentos, apenas comercio.
    Quantas oportunidades se abrem para o Brasil.

  13. Em parte o jornalista tem razão , os equipamentos russos são equivalentes e ou superiores aos ocidentais em tecnologia ,mas Ladas ou dos tratores da Ucrania ( decada de 60) ,mostram que o pós venda (suporte peças e técnico) é deficiente e continuam , pergunte a qualquer adquirente de ferramenta ou maquina comprada deles, eles vão reclamar da falta de assistência técnica ou peças,. No Brasil a Embraer é um exemplo do pós venda eficiente , um avião seu não fica no chão , por falta deste itens mais que 24 horas , alem de da tecnologia de ponta.

    • Fique quieto, amigo… os russófilos vão te apedrejar… 🙂 qualquer linha contrariando suas vontades é tido como anátema… o importante para eles é que o caça seja russo ou chinês… mesmo que depois não voe ou seja inoperante… desde que o ocidente seja passado para trás… rsrsrsrsrs… depois dizem que outros que são amarrados ideologicamente… como se os russos e chineses ainda fossem inimigos do ocidente capitalista, bobo e feio… rsrsrsrsrs…

    • Aonde você vê problema eu vejo oportunidades, por que é justamente aí que o Brasil pode se dar bem, nossa indústria tem capacidades para suplantar essa barreira criando suas próprias soluções para suprir essas carências e ainda com possibilidades de se tornar um braço econômico importante nessa cadeia com a Rússia, afinal eles dizem e parece quererem parcerias. Devíamos procurar exemplos como a China que já citei anteriormente usá-los como plataforma para nosso desenvolvimento.

      • A “industria”( só vejo montadoras) não tem tido capacidade de fabricar laminas de prestobarba por conta própria.

      • Meu estimado Pastor Alemão Capa Preta, então para você a Embraer é montadora apenas, a Petrobras nada cria, nossa indústria naval é ficção? somos apenas montadores? Meu caro o Brasil tem sim muita excelência em diversos áreas industriais, já exportamos tecnologia em equipamentos e até técnicos em calçados para a China, se você quer saber. Temos capacidade técnica que só depende se não tivéssemos não estaríamos exigindo transferência de tecnologia, sabe por que exigimos isso? por que não adiantaria se só tivéssemos mulas incapazes de absorver as informações.
        E você pode verificar que existem muitas empresas interessadas e dispostas a atender nossas exigências. Meu caro, sei que você é de fato cidadão brasileiro, não é como alguns que fazem estagio no idioma tentando vender as maravilhas yankes, que se estão onde estão foi por que tiraram proveito das oportunidades que criaram as custas do mundo, nos queremos parcerias e temos muito a oferecer, mas também temos que aprender a valorizar o que podemos ofertar.

      • talvés eu tenha me expresado mau, mas eu sei que CAPACIDADE INDUSTRIAL TEMOS, o que não temos e um POLITICA INDUSTRIAL ADEQUADA, com nossos impostos abusivos sobre o setor produtivo, ate nossas fabricas de sapatos estão se transferindo para china, ate as fardas do nosso exercito são made in China.
        E a Embraer, apesar de orgulho nacional, tem em suas aeronaves, mais de 805 da tecnologia embarcada importada, nos construimos a lataria aqui e olhe la.

  14. “s equipamentos russos são equivalentes e ou superiores aos ocidentais em tecnologia”

    São equivalentes apenas na propaganda russa.

  15. O rol de desculpas vadearianas contra o Su 35 e o PAK fa sao o seguinte

    – é caro pra manter

    – avionica ocidental

    – o sistema deles nao conversam com os nosso (kkkkkkkkk)

    – o governo esta recebendo propina

    – a hora de vôo é um absurdo

    – vão entubar a FAB

    Pronto….

    Fora desse rol, as desculpas vaderianas ficam bem limitadas e sem repertório…..

    Ahhhh…. Falta um argumento

    O Sukhoy nao presta pra FAB … Eu sei disso pq fiz curso de piloto…..

    • “Ahhhh…. Falta um argumento”

      Se você precisa de mais um argumento, pode incluir o péssimo histórico de comabte das armas modernas russas.

  16. A matéria, mais uma pérola do jornalismo ruim da Voz da Rússia, é tão risível que não dá nem vontade de descer o cacete.rs

    • Comparando a Voz da Rússia com a Veja, a nossa é digna de um Pulitzer… rsrsrsrsrsrs… é que os russófilos, em sua grande maioria não sabe distinguir entre uma reportagem e um panfleteiro barato… reportagem boa é aquela que se alinha ao gosto duvidoso deles…

    • do not worry ! The Su-35 will never be in Brazil, you will buy F- 18, and it will be good for you , it is necessary to change the crowbar called f- 5! because the neighbors have the F- 16 and Su- 30MK2

      In Rosoboronexport realize that your old generation of politicians and generals thinks the priorities of the Cold War

      sechas and our main goal is Peru, which works with Russian equipment since 1972 and wants the new Su- 30MK2 fighters and Yak- 130UB

      By the way Mi- 35M in Poti thrive and technology and the pilots love them and they are on full alert
      and eighth – Poti constantly wins prizes and contests komandovniya FAB

      will objectively future supply systems Carapace big step in your development , but have DRY in the FAB your generals and politicians are not ready , the host can punish them

      • Rustam, não concordo contigo… é possível sim que venha Flankers para o Brasil, mas se isso acontecer será muito mais por desalinhamento dos socialistas brasileiros com o ocidente do que por causa de supostas vantagens que os russos acaso venham a oferecer… como todos sabemos, NINGUÉM é burro para fornecer tecnologia bélica baratinho só porque acha o partido no poder bonitinho ou vendidinho… pago para ver que se acaso ocorra a compra de prateleira dos Flankers a coisa vai ser tão bonita como pintam… saudações…

      • Rustam

        Não somos contra a cooperação militar com os russos, eles tem muito a nos ensinar.
        O que eu digo é que seus equipamentos tem que ser testados e experimentados até que se prove que possuem o mesmo nível de qualidade e eficiência dos americanos e europeus.

        Os russos são bem vindos em nosso país!

        O que brigamos nesse site são contra modelos políticos aos quais não concordamos. Não gostamos daqueles puxa sacos que defendem tudo que for anti-americano apena por ódio e ressentimento. Isso não é saber discutir geopolítica.

        Se a a nossa Força Aérea chegar a conclusão de que os Su-35 são confiáveis e eficientes então que comprem às dúzias.

  17. Vou matar seus sonhos, o nome do caça brasileiro de”ponta’ nos proximos anos, e F5, e só,E quando ele começar a se desmanchar por conta própria, vão comprar outro usado qualquer mesmo.

    • Enquanto os milicos não abraçarem o projeto de poder bolivariano do lula não haverá melhoras nos equipamentos das FAs nacionais… só o estritamente necessário…

1 Trackback / Pingback

  1. Aeroportal AeroPortal - Cooperação técnico-militar entre Rússia e Brasil.

Comentários não permitidos.