Roberto Valadares Caiafa
O governo brasileiro recebeu na última sexta-feira (1º de novembro) duas Lanchas de Patrulha de Rios (LPR), de quatro unidades adquiridas junto ao estaleiro colombiano Cotecmar.
As embarcações chegaram ao Porto de Chibatão, em Manaus (AM), e, na primeira quinzena de novembro terão seus acessórios montados na Estação Naval do Rio Negro, da Marinha do Brasil.
Estas duas primeiras LPR serão destinadas ao Exército para o reforço do patrulhamento de rios na região norte do país.
Outras duas lanchas contratadas junto ao mesmo estaleiro devem ser entregues no começo de 2014 e serão utilizadas pela Força Naval.
A aquisição das quatro lanchas faz parte de acordo firmado pelos ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, em maio do ano passado, e anunciado em Bogotá, capital colombiana, como um conjunto de novas medidas para fortalecer a cooperação entre os dois países na área de defesa, com ênfase na proteção de um bem comum: a Amazônia.
As LPR-40 são embarcações rápidas, em função do sistema jetpump, com 12.7 metros de comprimento e 2.8 de largura, e velocidades de até 32 nós, completamente blindadas e armadas com quatro estações para metralhadoras Browning M-2HB-QCB de 12,7 mm e U.S Ordnance M-60 de 7.62 m, com capacidade de transportar até dez soldados mais uma tripulação de seis homens.
10 Comments