Brasil recebe duas Lanchas de Patrulha de Rios LPR-40 da COTECMAR

Roberto Valadares Caiafa

O governo brasileiro recebeu na última sexta-feira (1º de novembro) duas Lanchas de Patrulha de Rios (LPR), de quatro unidades adquiridas junto ao estaleiro colombiano Cotecmar.

As embarcações chegaram ao Porto de Chibatão, em Manaus (AM), e, na primeira quinzena de novembro terão seus acessórios montados na Estação Naval do Rio Negro, da Marinha do Brasil.

Estas duas primeiras LPR serão destinadas ao Exército para o reforço do patrulhamento de rios na região norte do país.

Outras duas lanchas contratadas junto ao mesmo estaleiro devem ser entregues no começo de 2014 e serão utilizadas pela Força Naval.

A aquisição das quatro lanchas faz parte de acordo firmado pelos ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, em maio do ano passado, e anunciado em Bogotá, capital colombiana, como um conjunto de novas medidas para fortalecer a cooperação entre os dois países na área de defesa, com ênfase na proteção de um bem comum: a Amazônia.

As LPR-40 são embarcações rápidas, em função do sistema jetpump, com 12.7 metros de comprimento e 2.8 de largura, e velocidades de até 32 nós, completamente blindadas e armadas com quatro estações para metralhadoras Browning M-2HB-QCB de 12,7 mm e U.S Ordnance M-60 de 7.62 m, com capacidade de transportar até dez soldados mais uma tripulação de seis homens.

Fonte: Tecnologia & Defesa

10 Comentários

  1. Olha, eu até apoio este tipo de transação feito entre Colômbia e Brasil, mas acho que algumas coisas poderiam ser melhoradas na embarcação.

    Os artilheiros estão muito expostos, o que me parece um contrassenso já que o resto da lancha é blindada. Nesse caso acho até obrigatória a presença de sistemas automáticos de tiro, controlados do interior da embarcação.

    Estas são as primeiras fotos que vejo com pessoal embarcado, o que me deu a impressão de dimensões acanhadas da lancha. Me parece que comprometerá o conforto dos seis tripulantes (!!) mais dez soldados.

    Algumas das fotos acima foram tiradas enquanto chovia e não vi limpadores dos para-brisas. Pode ser pouca coisa, mas pra mim compromete a condução da lancha. Talvez seja um dos acessórios a serem instalados em Rio Negro?

  2. Queria as CB-90,mais antes essas LPR-40 do que nada. As estações de proa e poupa poderiam ser substituidas pelas torres remotas REMAX da Ares.

  3. tudo bem comprou 4 lanchas ,para milhões de quilômetros de rios no brasil
    sobre os projeto já existentes de lanchas brasileiras ,tem que continuar tabem
    sobre a aquisição das lanchas suecas com produção aqui no brasil tem que continuar também
    para de ser mole governo o tempo esta passando e as três lanchas todas são de especificações diferentes cada uma para uma situação e emprego diferente da outra
    devagar quase parando os soldados estão remando com barcos de madeira pesado mais que cimento
    cade governo a compra das lanchas suecas e continuação do programa brasileiro ????? e continuação da compra de lanchas da colombia pois 4 é para testar o equipamento
    faz o seguinte compra 4 suecas e mais 4 brasileiras e assim vai aumentando o fornecimento de lancha ,para o pais em que tem maior numero de rios navegáveis ,,e para de letargia

    • É… eu sou a favor de que pelo menos uma canoa seja rebocada por este barco!.. pra que uma unidade de incursão silenciosa na mata esteja de prontidão caso seja necessário. E no barco disponível um daqueles motores “voadeira” muito usados na amazônia, e sendo possível acoplá-lo à canoa, não sem.. claro.. os remos.

  4. Enquanto Seul se prepara para adquirir porta aviões, olha o que a turma da Dilma se empenha para comprar pro Brasil,aquela latinha de sardinha, Isso tem algum valor? Claro que tem, mas o Brasil precisa muito mais do que esses barquinhos, quando vejo isso sinto tristeza, o Brasil merecia políticos melhores do que esses que temos e… tivemos.

  5. Ótima aquisição – reforça o comércio sul-americano. As compras permitem que o estaleiro invista em tecnologia. Quem sabe um desenvolvimento de um sistema automático de tiro para que o atirador fique sob a proteção interna do barco? O guarani possui, certo?

  6. Se nossa enjenharia naval não tem capascidade para projetar e construir barcos superiores a este entam me doi muito mas muito mesmo dizer que nossos SUB NÃO PASSARAM DE IMENSOS CAIXÕES METALICOS PARA NOSSOS MARINHEIROS me perdoem seguidores do Blog mas é inconcebivel tal compra NOSSO GOVERNO TEM É QUE CONFIAR MAIS EM NOSSOS TECNICOS ENJENHEIROS PROJETISTAS OU SEJA EM NOSSO POVO POIS JA PROVAMOS AO GOVERNO QUE SOMOS CAPASCITADOS PARA QUALQUER CITUAÇÃO e a prova esta na capascidade de superar todas as sacanagens proporcionadas pelos nossos governantes SE EU ESTIVER FALANDO ASNEIRAS FICAREI FELIZ QUE ME PROVEM AO CONTRARIO

Comentários não permitidos.