Espionagem paralisa várias negociações entre Brasil e EUA

PATRÍCIA CAMPOS MELLO

O escândalo da NSA, a agência de espionagem americana, paralisou várias negociações entre Brasil e EUA.

Desde a revelação de que a NSA espionava a presidente Dilma Rousseff e a Petrobras, o que levou ao cancelamento da visita de Estado que a presidente faria a Washington em outubro, uma série de iniciativas empacou.

O piloto do programa Global Entry, que permite a entrada facilitada de 1.500 empresários nos EUA, estava prestes a ser assinado e, por ordem do governo brasileiro, foi para a geladeira.

O acordo de Previdência está pronto, mas não foi assinado. Assim como o firmado com o Japão, permitiria que brasileiros morando nos EUA contassem seus anos de contribuição para uma aposentadoria brasileira, e o mesmo para americanos aqui. Segundo o Itamaraty, as dificuldades estão no lado americano.

“O ritmo passou de morno para morto”, disse à Folha um envolvido nas negociações. “Está tudo parado”. “Tanto EUA quanto Brasil estão irritados”, disse um diplomata americano.

A Folha apurou que o secretário americano de Agricultura, Tom Vilsack, afirmou em agosto a interlocutores brasileiros que os EUA estavam prontos para abrir mercado para a carne bovina brasileira. O Brasil tenta há anos exportar carne bovina in natura para os EUA (só entra carne industrializada).

Vilsack disse a integrantes do governo brasileiro que a “regra proposta” para a abertura do mercado seria publicada pouco antes da visita de Dilma. Depois da publicação da “regra proposta”, é feita uma consulta pública e aí é permitida a venda.

“Eles estavam prestes a anunciar a abertura do mercado para a carne bovina, mas agora não sabemos o que vai acontecer”, diz Pedro Camargo Neto, ex-presidente da Abipecs, associação de exportadores de carne suína.

As reuniões do Diálogo de Energia e Diálogo de Defesa, em outubro, foram canceladas. O mesmo ocorreu com o Fórum de CEOs (diretores-executivos de empresas dos dois países). A parceria em comunicações e tecnologia da informação empacou. “O acordo não vai sair, ainda mais incluindo segurança cibernética”, diz uma fonte.

“Há desgaste no relacionamento tanto aqui quanto lá, embora haja um esforço para controlar danos”, diz Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute do Wilson Center.

O ex-embaixador americano no Brasil Thomas Shannon disse a interlocutores que deixou o país em setembro “muito desgostoso”, por causa da “despedida inadequada” que recebeu.
Além disso, autoridades americanas acreditam que Dilma está se aproveitando do problema para atacar os EUA e ganhar votos.

Já os brasileiros não viram contrição suficiente por parte dos EUA, que teriam sido mais enfáticos em seu pedido de desculpas à chanceler alemã, Angela Merkel, também espionada. “E a questão não vai desaparecer –ainda há milhares de documentos que devem fazer referência ao Brasil”, diz Carl Meacham, diretor do Centro Américas no centro de pesquisas CSIS.

O Itamaraty afirmou que os acordos estavam sendo negociados em ritmo acelerado por causa da visita, mas, com a suspensão, apenas se “perdeu o senso de urgência”.

 

Fonte: Folha

43 Comentários

  1. Nossa ! agora a culpa é todo de nós brasileiros que nos indignamos com a espionagem por parte dos EUA !

    ”A Folha apurou que o secretário americano de Agricultura, Tom Vilsack, afirmou em agosto a interlocutores brasileiros que os EUA estavam prontos para abrir mercado para a carne bovina brasileira. O Brasil tenta há anos exportar carne bovina in natura para os EUA (só entra carne industrializada).”

    Só a Folha para acreditar nesse tal de Tom Vilsack ,isso é tudo mentira como podemos crer num governo que seguidamente deu provas de não ser confiável ?

    ”O ex-embaixador americano no Brasil Thomas Shannon disse a interlocutores que deixou o país em setembro “muito desgostoso”, por causa da “despedida inadequada”
    Vai reclamar com a ANS e com o Obama , você deveria era ter levado um pé na bunda para demonstrar a nossa indignação !

    Por fim não vamos cair nessa armadilha que a Folha esta nos armando, ou seja querer imputar a culpa a vítima,para livrar a cara do criminoso !

    • Poie é Cesar Pereira.
      Só agora aparece essa notícia da que iram liberar a importação da nossa carne. Coisa que como foi dita na reportagem, o Brasil tenta a anos.
      Você acha que da para acreditar nessa conversa fiada?
      Depois dos casos de espionagem você acha que da para acreditar em alguma coisa vinda da política Americana? Principalmente depois que disseram que não iriam parar de nos bisbilhotar?
      E quanto ao Thomas Shannon, coitadinho dele. Nosso governo devia tê-lo premiado por ter ajudado seu pais a nos enganar e espionar durante anos.
      Francamente, é mesmo muito cara de pau este senhor.

  2. hehehehehee Piada essa ”materia” da Folha .. estão se superando …em resumo a culpa e nossa e é o gov brasuca q deve pedir desculpa ….os EUA n reconhecem o erro perante o gov brasuca .. e vai ficar por isso mesmo …..ta mais do q provado q pros EUA ….o Brasil n tem importância alguma …….estão apostando q o futuro presidente do Brasil ..(ja descartando a Dilma ) … va lá e peça desculpas ….isso n pode ser serio ……

  3. A diferença de tratamento entre Dilma e Merkel foi muito discrepante.Enquanto Kerry disse ao Patriota que as ações de espionagem continuariam sendo feitas, para Merkel a resposta foi bem diferente, dizendo que as ações contra os alemães estavam sendo sem critério , que eles iriam providenciar novos protocolos e ainda pediram desculpas.
    Nós não somos respeitados pelos nossos “Best friend” the Big Cain Brother.

    • Pois é Novo Brasuk, e o pior é que tem gente aqui que acha que devemos fazer de contas que não aconteceu nada.
      O tratamento dado à chanceler Alemã quando comparado ao tratamento dado à presidente do Brasil, deixa claro que os EUA não tem o mínimo de consideração e respeito pelo nosso pais.
      E eu me referi à presidente do Brasil, e não à pessoa da Dilma pois discordo de parte das políticas do PT. Mas acontece que não estamos falando de desentendimento entre partidos. Estamos falando de relações entre países onde um esta abusando da soberania do outro. Acima de tudo, eu sou Brasileiro e acho que depois do que aconteceu, as relações entre Brasil e EUA precisam sim serem revistas. Não da mais para confiar em quem chegou a bisbilhotar nossos ministérios e empresas em busca de informações que lhe dessem vantagens em possíveis negócios.

  4. Tendo voz dominante nos meios de comunicação internos, fica mais fácil para o EUA gritar mais alto, acusando suas vítimas de culpadas !

    ———————————-
    “A parceria em comunicações e tecnologia da informação empacou. “O acordo não vai sair, ainda mais incluindo segurança cibernética”, diz uma fonte.”
    ——————————————

    Há males que vem para bem!
    Porque esta seria uma legitima parceria cara/cú , onde nos entraríamos com a grana e o EUA com uma espionagem ainda mais invasiva, contra os interesses do Brasil…

    • Vamos deixar de ter uma parceria caracú com os EUA para embarcar felizes em uma parceria caracú com Rússia e China. Além dos Pendrives repletos de Spywares que Putin distribuiu no G-20, vamos encher nossas casas e repartições de roteadores Huawei, todos eles passando nossas informações diretamente para os servidores chineses.

      • Não há soluções fáceis.

        Para estas situações que envolvem segurança cibernética, a única solução possível é produzir internamente seus próprio componentes de rede, mesmo assim com auditorias rígidas…

        E pode demorar, más no longo prazo, não dá para ficarmos dependente de componentes importados que comprometam a segurança de informações estratégicas, sejam elas militares, governamentais, ou empresariais.

        O ideal seria desenvolver equipamentos e métodos de detecção de backdoors em aparelhos e componentes eletrônicos, importados ou não, más isto é muito difícil, talvez impossível ter um resultado 100% seguro…

      • Muda a mão mas o chicote continua o mesmo… política externa altiva e entreguista… vai entender… quero ver qndo estivermos no colo do capeta de olhinhos puxados qual vai ser a desculpa para usarem o espantalho yanke que nada mais terá a negociar conosco…

      • Más vc não está interessado no bem do Brasil, só está interessado em fazer proselitismo pró yankees…

        Se o capeta tiver “olhos azuis” você se baba de adoração !

      • Não me tome por vc, caro baba ovo petralha… final de mês… já recebeu sua bolsanet ???… eles nunca atrasam o pagamento dos idiotas úteis… ainda não dá pra comprar uma calça jeans de R$ 300,00 mas pode compra um rolo de papel higiênico para limpar sua boca… rsrsrsrsrs…

  5. Ahhhh…os EUA olham pelo buraco da nossa fechadura e querem ficar chateados? Nós somos culpados?! Vai pastar vaca americana e VEJA como é bonita a paisagem de nossas novas alianças. E para responder a alguns, Brasil não pretende depender de mais ninguém no aspecto defesa cibernética ( pelo menos espero…) . Saudações brazuca.

  6. Cabe ao Brasil dentro das leis e tratados nacionais e internacionais entrar com ações individuais ou em grupo com outros países e somente isso , parar o comércio é atitude infantil e amadora , prejudica nossas empresas , nossa agricultura , nosso comércio, nossa diplomacia e nosso povo.

    Abs.

    • Stadeu

      Em parte você esta certo. Devemos tentar preservar o comercio entre os dois países.
      Mas cabe a nosso governo e negociadores rever todos os acordos e tratados feitos com os Americanos.
      Devemos saber em que condições foram feitos estes negócios e até que ponto a espionagem feita por eles pode ter prejudicado nossas empresas.
      Que tipo de informações coletadas de empresas Brasileiras pela NSA foi repassada para as empresas Americanas, e que tipo de vantagem elas podem ter tirado disso?
      Se conseguirmos fazer esta análise, poderemos constatar se as empresas Americanas tinham ou não informações privilegiadas adquiridas por meio de espionagem e que lhes deram uma vantagem injusta nas negociações.
      Sendo assim pode ser preciso renegociar alguns acordos com eles.
      Quanto à agricultura, não se preocupe, os Americanos sempre nos consideraram rivais. Nos ( Brasil e EUA ) somos os maiores exportadores de grãos do mundo e eles sempre trataram seus rivais a ferro e fogo.
      Eles não refrescam para nossa agricultura, já criaram problemas para nossa exportação de algodão onde tivemos que recorrer à OMC, já prejudicaram a exportação de nosso suco de laranja, sobretaxam nosso etanol, criam barreiras para a nossa carne, entre outros casos.
      Não devemos esquecer que quem cometeu um ato irregular de atentado a nossa soberania, foram eles, e com certeza levaram vantagens econômica com isso. Portanto, pode ter empresas Brasileiras perdendo dinheiro por causa disso.
      Sds.

      • Ja passou aquele tempo meu caro que em tudo na vida arrumavamos uma forma de os agradar.
        Agora se querem algo sera como nossas regras ou lasquem-se.
        Temos o mundo para negociarmos e grandes mercados consumidores de nossos produtos não são mais eles.
        Grandes mercados consumidores a nós hoje é a China,Russia,India,Oriente Medio e Asia.
        A propria Europa Ocidental não formara mais com eles em pressões contra o Brasil como faziam antes e a Inglaterra falsa e fingida nos paparicam para ficarem bem na fita.
        Tudo mundou e as regras são outras.

      • Não esquecer das ONG estadunidenses e inglesas financiando e promovendo a criação de imensas áreas de reservas em nosso território, dificultando ou quase impedindo a construção de novas hidrelétricas, estradas ou qualquer outra obra que leve desenvolvimento ao país, principalmente consolide a posse da Amazônia.

      • Amigo Stadeu

        Entre outros casos estamos falando é disso aqui:
        “O jornal britânico The Guardian revela que a Agência de Segurança Nacional americana (NSA, na sigla em inglês) teve acesso a dados de telefonemas de milhões de usuários da Verizon, uma das maiores companhias telefônicas dos Estados Unidos”.
        E falamos também da espionagem feita contra a Petrobras, contra nosso ministério das Minas e Energia, contra a presidente Brasileira, contra a chanceler Alemã, falamos da invasão de e-mails e sites da internet, do grampo em cabos de fibra ótica entre outros casos.
        Os EUA espionaram o cidadão comum e empresas Brasileiras para obter vantagens econômicas.
        O Brasil espionou EM TERRITORIO NACIONAL, DIPLOMATAS E EMBAIXADAS DE TRES PAISES E PESSOAS SUSPEITAS DE ESTAREM AQUI FAZENDO ESPIONAGEM.
        “Seguiram” estas pessoas para identificar seus contatos e intensões.
        Existe um abismo entre o que os Americanos fizeram e a ação da ABIN.
        Apesar de os dois casos serem espionagem, não da para comparar um com o outro.
        As informações vazadas ate agora dão conta de que a ABIN não cometeu nenhuma ação contra os direitos destas pessoas. Elas foram investigadas como pode ser qualquer um de nós.
        Numa coisa você esta certo. ” neste puteiro não tem virgem”. Mas a chefe do bordel, a puta mestre, a mais experiente, com certeza são os EUA.

      • Monitorar dentro de seu pais o que for necessario ao interesse nacional não é espionar e simcontra-inteligencia prevenção.
        Quando nações como EUA e UK praticam espionagem,chantagens,sabotagens em paises estrangeiros isso é terrorismo.
        Virgenzinha indignada diante do pupito não confunda as coisas para justificar ortodoxias.

      • Uai, sô… to ficando surdo… rsrsrsrss… mas me explica uma coisa, japonês… não foi seu deus molusco que assinou o decreto da RAPOSA SERRA DO SOL ???… não to “enxentenxdo” nada !!!… fala ai… explique para nós os meandros da relação do lula com os yankes…

  7. Sou contra fecharmos as portas assim na cara de nossos amados yankes. Proponho até uma data para reatarmos as negociações:

    32 de fevereiro do dia de São Nunca!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKK!

    Tá difícil os coxinhas defenderem seus chefes!

    Cordialmente,

    O Petralha.

    E por falar em comércio não foram eles que disseram que faríamos comércio com Antártida.

      • Olá!

        Sua idéias estão igual aquele último pintinho que sobra nas feiras aqui do Rio de Janeiro.

        Todo cagado! Quase morrendo… nenhuma criança quer levar.

        Quentinhas do forno:

        EUA, França e Inglaterra regulam a mídia igual à Argentina

        BRASIL RECEBE MAIS TRÊS MIL MÉDICOS CUBANOS

        Miriam Leitão: Rodrigo Constantino e Reinaldo Azevedo emburrecem o país

        kkkkkkkkkkkkk!

      • Sem capitalistas, meu caro, não haverá 10 bilhões para comprarem nada… rsrsrsrsrssrs… o socialismo não dura sem a grana do capitalista, seu tonto… rsrsrsrsrs…

    • Petralha: O petralha é aquele que justifica o roubo em nome do partido; é aquele que explica a safadeza em nome da causa; é aquele que diz ser necessário fazer determinadas lambanças para construir o partido.

  8. Não foram Russos nem Chineses que foram pegos nos espionando. Foram os Americanos. Então não da para tirar o dos Americanos da reta e colocar o dos Russos e Chineses.
    Por enquanto não da para acusar Russos e Chineses, só os Americanos.
    Parceria tem que ser feita com quem nos da retorno, sejam ele Russos, Chineses, Americanos ou qualquer outro pais.
    Só que o apetite do Tio Sam extrapolou os limites e isso acendeu o sinal vermelho em vários países, não é só o Brasil que esta esperneando.
    Nem Russos e nem Chineses são bonzinhos da mesma forma, Americanos também não o são.
    O brasil é que precisa aprender a se movimentar entre os grandes.
    O que não podemos é ficar de braços cruzados quando alguém invade a nossa casa e tenta ver nossa esposa e filha no banheiro.
    Nesse caso a atitude do Brasil é correta, e o esfriamento das relações entre os dois países é algo esperado.
    Como eu disse em outro comentario, pode ser que tenha empresas Brasileiras que negociaram em desvantagem com empresas Americanas devido a estas terem recebido informações privilegiadas da NSA.
    É preciso rever as relações e quem sabe até renegociar alguns acordos.

    • Estou de acordo com você GilmarJose ,tem muita gente aqui que esta pensando que nós queremos deixar de ser ”escravos” dos EUA para servir a outros Senhores !

      Para quem pensa assim devemos deixar bem claro que nós defendemos é a soberania do Brasil e a sua real independência !
      Por isso a importância de focarmos no fato acontecido e não na hipótese de se fosse Rússia ou China os autores desse crime !

      Ocorreu um crime grave contra a soberania brasileira e alguns estão tentando diminuir ou porque não dizer banalizar esse ato grave que só vem atrasar o nosso desenvolvimento enquanto nação !

    • Gilmar a Dilma ameaçou inclusive a romper acordos e tratados com eles.
      Certo é que estão atordoados imaginando algo a fazer e sabem que se não houver sutiliza entorna o caldo de vez.
      O que amadame fez foi dar um tapa com luva de pelica deixando-os na espectativa mais ou menos o que ela fez na Rio+20 com Hollande.
      Ja era sambaram conosco.

  9. Pessoal com toda a certeza pensso que o governo Brasileiro deva pedir desculpas sim pois com as informações adqueridas atraves da espionagem eles embargam, boicotam,sabotam asacinaram nossos tecnicos caso VLS nosso governo deve pedir desculpas SIM MAS AO POVO BRASILEIRO POR NÃO AGIR COM COMPETENCIA na defesa dos direitos de nosso povo POIS JA HAVIA DENUNCIADO AS ESPIONAGENS AO MUNDO mas não fez nada para impedir ou pelo menos dificultar tais atos concordo tambem com a proposta do GILMAR JOSE DE REVER TODOS OS CONTRATOS e ate renegociar.

  10. A patrulha ESQUERDALHA patureba acha que vai ser ouvida pelos seus bolivarianos… rsrsrsrsrsrsrs… tolos são assim… não enxergam nada… rsrsrsrsrsrs… os petralhas continuarão a comercializar e entregar tudo ao Tio Sam e a pregar que eles são os culpados pela nossa ignorância e pobreza mas que precisamos vender nossos produtos do fazendão, senão ficamos sem dólares… rsrsrsrsrsrs… eita paturebas otários…

  11. Shannon saiu desgostoso foi deveria ter tomado um bico bem dado na bunda isso sim.
    Carne todo mundo precisa comprar menos naturistas então que se danem eles.
    A males que vem pra bem pois mesmo Mercadante quando Min.Ciencia ja arreganhava as gingivas ensaiando entregar Alcantara a eles e corriamos o serio risco deles abocanharem o SISDABRA ai sim seria o xeque mate ficando o Brasil completamente chipado e subjugado.
    Eles e os parceiros deles vão mal das pernas enquanto nós aos trancos e barrancos vamos seguindo e todos precisam comprar de nós.
    Fico imaginando bostéricos infartando,surtando,borrando-se todos so de verem os Russos e os Chineses chegando em multiplas areas e vem tambem Asiaticos e Europeus centrais.
    Não temos bombas atomicas oficialmente e não demonstramos poder belic para intimidar ninguem mas engulam somos potencia emergente e liderança emergente e o suporte economico,reservas de materias e mercadorias estão em maioria com emergentes.
    Esse é o nosso momento essa é a nossa hora e sairmos disto agora é abrirmos mão da nossa independencia e do nosso futuro.

  12. Antes tudo aqui se resolvia do melhor ponto de vista industrial comercial e assim os conchaves,as falcatruas e as maracutaias ditavam as regras.
    Agora apesar da ganancia ainda ser voraz as coisas estão sendo analisadas do ponto de vista geoestrategico e nosso mercado deve adaptar-se pois não é apenas interesses comerciais e economicos que estão em questão.

  13. Bastava os estadunidenses cobrirem as ofertas, eles naturalmente possuem preferencia de natureza cultural, religiosa, vizinhança, história, etc. Mas não, nos trataram como se fossemos inimigos ou vassalos. O pior é que a esquerda brasileira depositou grandes esperanças na administração Obama, tão somente para quebrar a cara.

    • Em tempo, juntos, Brasil e EUA formariam a maior potência da terra, em todos os setores, pois possuem economias muito complementares. O Brasil cobre todas as carência dos EUA e a recíproca também é verdadeira.

  14. Se é ruim ou bom para o Brasil, cabe a quem é de direito/obrigação tomar as providências devidas. Agora o que não podemos é fazer de conta que está tudo certo… isto não podemos.

Comentários não permitidos.