OTAN reúne 6 mil soldados em manobras na Polônia e países bálticos

Um grande exercício de forças aéreas, terrestres e marítimas da OTAN – o maior desde 2006 – teve início neste sábado na Polônia e nos países bálticos, informou o ministério polonês da Defesa. O exercício, chamado Steadfast Jazz, reúne 6 mil soldados de mais de 20 países, incluindo Ucrânia e Finlândia, e seguirá até 9 de novembro.

As manobras deste ano visam principalmente treinar a Força de Reação Rápida da OTAN (NRF), que conta com 13 mil homens e foi criada para reagir a crises em qualquer lugar do mundo.

“O objetivo deste exercício é garantir que nossa Força de Reação Rápida esteja preparada para defender todos os aliados, a chegar a todas as partes e a enfrentar todos os perigos”, disse neste sábado o secretário-geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen.

“Este exercício será um desafio para o pessoal da OTAN com situações complexas como ciber-ameaças, crimes de guerra, perturbações logísticas, ameaças a civis e outras dificuldades que podemos encontrar em operações futuras”, afirmou o general Hans-Lothar Domrose, comandante do estado-maior aliado em Brunssum (Holanda).

Steadfast é realizada pela 18ª vez e, segundo o ministério polonês da Defesa, a edição deste ano “abre uma série de importantes exercícios que se realizarão em diferentes países da OTAN a cada dois anos”.

AFP

 

Fonte: Terra

3 Comentários

  1. E a Suécia continua fora da OTAN… e das relações com o Brics… Brasil!.. Brasil!.. teu irmão de sangue( 100 anos de perpetua condição gêmea à do Brasil na história )… Lá localiza-se de reuniões a reuniões os lideres mundiais!… em seus grupos secretos… os benditos estão oferecendo tot pra fab… fora os acordos com a marinha e exercito… .. . General Heleno: “Nas forças armadas, não há lugar para ideologias…” Acorda Brasil, pode ser superior às oportunidades ocidentais e orientais… Acorda!!… Estão oferecendo um posto ao Brasil que jamais os EUA possuiu ou a Russia!…

Comentários não permitidos.