EUA só ira agir na Síria junto com comunidade internacional

usa siria

Secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel

Os Estados Unidos só tomariam medidas sobre a Síria em conjunto com a comunidade internacional e dentro de um quadro de legalidade em resposta aos supostos ataques de armas químicas nos arredores de Damasco, disse o secretário de Defesa dos EUA, Chuck Hagel, nesta segunda-feira.

Hagel, falando a repórteres durante viagem à Indonésia, recusou-se a discutir as opções militares dos EUA que estão sendo consideradas pela Casa Branca, ou a dizer se acha provável uma resposta militar. Um alto funcionário dos EUA disse que Hagel pretende conversar com seus colegas britânico e francês para discutir a situação na Síria.

O ministro alemão das Relações Exteriores Guido Westerwelle assinalou nesta segunda-feira que seu país aprovará uma eventual ação da comunidade internacional se for confirmado o uso das armas químicas na Síria.

“O uso de armas químicas de destruição em massa seria um crime contra a civilização. Se for confirmado esse uso, a comunidade internacional deve atuar. Neste caso, a Alemanha será parte dos que apoiam as consequências”, declarou Westerwelle durante uma conferência anual de embaixadores alemãos em Berlim. “Nessa perspectiva, estamos em relação estreita com as Nações Unidas e nossos aliados”, acrescentou, sem detalhar a índole dos cenários avaliados.

Enquanto isso, a China pediu nesta segunda-feira prudência para evitar a ingerência na Síria após o suposto ataque químico. “Só uma solução política pode resolver a crise síria”, afirmou o ministro chinês das Relações Exteriores Wang Yi em um comunicado oficial. “Pequim apoia uma investigação para determinar a verdade o quanto antes possível”, precisou. “A China prestou muita atenção aos relatórios sobre o uso de armas químicas na Síria. A China se opõe energicamente a qualquer uso de armas químicas”.

Com informações de agências internacionais

Fonte: Terra

4 Comentários

  1. “””O fracasso espera os Estados Unidos como em todas as guerras anteriores desencadeadas por eles, começando com o Vietnã até os dias de hoje”, disse Assad ao jornal pró-Kremlin Izvestia, em uma entrevista que o jornal russo disse ter sido realizada em Damasco.”””

    http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/assad-diz-que-intervencao-militar-dos-eua-fracassaria

    Como é bom bater e não ganhar de bêbados , como é bom ameaçar desarmados como a Argentina, vai encarar a Coréia do Norte e a Síria com apoio de chinês e russo, Irã e cia ltda … a Argentina esperou apoio e óoooo . Né???
    Só lamento pelos civis, pelas crianças nessa ação de Anti Cristo de ambas as partes, sabe quando vou dizer amém para A ou B ??? Nunca.

    Abs.

  2. Que é afinal esta ” comunidade internacional ” pois ser for o CS da ONU , a Alemanha não conta. Além disso no Conselho de Segurança da ONU, russos e chineses , que fazem parte deste conselho já afirmaram várias vêzes que votariam contra uma intervenção militar na Síria. Para que a ONU autorize uma intervenção militar , a votação terá de ser unânime.

  3. E nem poderia ser diferente… Se houver necessidade de entrar na Síria, nada mais natural que os americanos queiram dividir os custos e quaisquer outros efeitos dessa ação.

    Outro fator a ser considerado é a opinião pública americana, que deveria endossar a intervenção. Sem ter isso, é improvável que os americanos lancem qualquer ofensiva militar…

Comentários não permitidos.