Rússia critica possível intervenção na Síria e compara país ao Iraque

siria russiaMinistério das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandr Lukashevich

A Rússia disse neste domingo que erros do passado não devem ser cometidos novamente na Síria e lembrou que há dez anos os Estados Unidos utilizaram a falsa informação de que o Iraque tinha armas de destruição em massa para invadir este país sem autorização da ONU.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Aleksandr Lukashevich, afirmou que Moscou vê com preocupação os pedidos que partem de Paris, Londres e outras capitais para “uma reação decidida” contra o suposto emprego de armas químicas por parte das Forças Armadas sírias.

Esta exigências, acrescentou, omitem “fatos que apontam que essa ação (o suposto ataque químico em Guta Oriental, nos arredores de Damasco) foi uma provocação da oposição intransigente”, como denunciou o governo de Damasco.

Lukashevich pediu atenção sobre as declarações do secretário de Defesa americano, Chuck Hagel, que disse hoje na Malásia que o Pentágono “está preparado” se o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, optar por uma intervenção militar na Síria.

“Tudo isto nos obriga a lembrar os eventos de dez anos atrás, quando sob o pretexto de uma informação falsa, que os iraquianos dispunham de armas de destruição em massa, os Estados Unidos lançaram uma aventura cuja consequências são por todos conhecidas”, criticou o porta-voz em uma declaração divulgada pelo site da chancelaria.

EFE

Fonte: Terra

5 Comentários

  1. O Circo já está armado há tempos. Documentos revelados pelo Wikileaks mostram que já desde 2006 os EU planejam depor o Assad.

    Então, para que verificar a veracidade da informação sobre o uso de armas químicas por parte dos rebeldes.

    Não há necessidade sequer de pretexto, se for necessário se arranja um em questão de horas (já providenciado).

  2. O mêdo da Rússia é que os EUA invadam a Síria sem o aval do Conselho de Segurança da ONU. Se isto acontecer, fica claríssimo que não é bom negócio ser aliado da Rússia, porque até hoje o russo nunca lutou por aliado nenhum. Basta ver o que aconteceu no Iraque e na Líbia.

  3. POis entao, vai ser um erro tragico tirar ASSAD do poder, mas a russia esta demostrando que vai ARREGAR,como sempre fez, deque adianta ser superpotencia e abaixar a calcinha eslava sempre que os EUA exigirem,abandonaram Kadaffi e agora vao pular fora do barquinho, oque uma verdadeira super potencia nao consegue,os EUA exigem ea mae russia obedece ,resmunga mas acaba enfiando o rabinho entre as pernas , LAMENTAVEL !

Comentários não permitidos.