Força Aérea Uruguaia (FAU) – Interesse nos caças F-5E Tiger III do Chile

f5

Ivan Plavetz

Ainda com um apreciável período de vida operacional  pela frente, alguns F-5E Tiger III da Força Aérea do Chile  poderão ser vendidos para o Uruguai.

Segundo fontes de Montevideo ouvidas pelo periódico britânico IHS Jane´s Defence Weekly, a Força Aérea Uruguaia (FAU) manifestou novamente interesse na compra de um numero ainda não definido de aviões de combate F-5E Tiger III pertencentes ao inventário da Força Aérea do Chile (FACh).

f52

O objetivo da aquisição é diminuir o “gap” existente na sua capacidade de superioridade aérea.

O único jato de combate atualmente em operação na FAU são os limitados Cessna A-37B Dragonfly de origem estadunidense, os quais são usados como plataforma de ataque ao solo, sendo que há uma clara necessidade de aeronaves mais capazes para defender o espaço aéreo do Uruguai.

f53

Movimentações visando à compra dos caças chilenos começaram em 2009, o que não ocorreu por falta de recursos.

Conversações estão sendo mantidas entre os dois países, e segundo a IHS Jane´s Defence Weekly, o Uruguai pretende adquirir um lote pequeno, entre quatro e seis monopostos F-5E Tiger III.

Entre 1955 e 1958 a FAU recebeu jatos Lockheed F-80 e T-33 para defender o espaço aéreo uruguaio, utilizando-os por mais de duas décadas. Contudo, a chegada dos supersônicos de combate para as Forças Aéreas dos países vizinhos e a gradativa desativação dos já ultrapassados T-33 remanescentes ao longo dos anos de 1980 e 1990, abriu um extensa lacuna na capacidade de defesa do espaço aéreo do país sul-americano.

Fonte: Tecnologia & Defesa

9 Comentários

  1. Entre 1955 e 1958 a FAU recebeu jatos Lockheed F-80 e T-33 para defender o espaço aéreo uruguaio, utilizando-os por mais de duas décadas. Contudo, a chegada dos supersônicos de combate para as Forças Aéreas dos países vizinhos e a gradativa desativação dos já ultrapassados T-33 remanescentes ao longo dos anos de 1980 e 1990, abriu um extensa lacuna na capacidade de defesa do espaço aéreo do país sul-americano.==== Engraçado, o mesmo ocorre c o BRASIL;ñ tem caça á altura do país…ou p ‘exibir’ na AL. Já os pobre dos Venezuelanos estão c Su-30Mks…fazer o quê ? Qdo a vítima está armada o predador dorme c fome…. Lamentável.Sds.

  2. Creio que melhor seria para os uruguaios comprar os JF-17 Thunder, do que os vetusos F-5E III dos chilenos…
    Mas, façam eles o que lhes der na telha…

  3. Comprem antes que a FAB compre… pelamordedeus !!!… se bem que o FXn não virá mesmo… pode ser uma opção… cala-te boca…

  4. Ilya Ehrenburg
    23 de agosto de 2013 at 19:14

    Creio que melhor seria para os uruguaios comprar os JF-17 Thunder, do que os vetusos F-5E III dos chilenos…
    Mas, façam eles o que lhes der na telha…==== Se isso ocorrer , vão uma força aérea de grande poder de dissuasão. Só o BRASIL tem esses vetustos F-5M(lerdas), como ficaria a n FAB se issso ocorrer?!?! Sds.

  5. F5 para o Uruguai.
    URUGUAI
    U-RU-GUAI

    Caça de linha de frente da FAB? F5…

    Uruguai-Brasil-F5…

    Preciso dizer mais alguma coisa?

    • Detalhe: O Brasil já chegou a doar helicoptero ao uruguai!!… Banca de proeminente!… VIVE doando…

      Só falta a FAB comprar os caças usados do CHILE!!… pra a vergonha passar de países desconhecidos do Oriente Médio pra um vizinho da AL…

      Mas a Embraer vai dar um “”Up””!.. Se puser suite eletronica e avionicos modernos será “considerado” um de 4ª geração Kkkkkkk

  6. Se for um “pacotão”, com armas, treinamento, peças de reposição e assistência técnica,todo por um preço módico, está valendo para o Uruguai.

Comentários não permitidos.