FAB substituirá caças mais potentes por modelo inferior, diz comandante

M2000 F5

Felipe Néri Do G1, em Brasília

O Mirage 2000 será aposentado 2 anos após fim do prazo; F-5 será provisório.Substituição ocorre devido à indefinição sobre novas aquisições para FAB.

O comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, afirmou nesta terça-feira (13) em audiência pública no Senado que o governo brasileiro irá substituir as aeronaves Mirage 2000, as mais potentes das Forças Armadas, pelo modelo F-5, de menor potência, a partir do próximo ano.

Os 12 caças Mirage 2000 que pertencem ao Brasil serão aposentados em 31 de dezembro de 2013. Os jatos, que ficam na base aeronáutica de Anápolis (GO), são responsáveis, principalmente, pela defesa do espaço aéreo da capital federal. O modelo F-5, mais antigo, já pertence à FAB e hoje tem como base Canoas (RS), Santa Cruz (RJ) e Manaus (AM).

“Com a desativação do Mirage nesse ano, vamos trazer para cá os F-5 modernizados – com míssil compatível com a defesa aérea – e fazer a defesa área da melhor maneira possível. […] Claro que não é o ideal, mas vamos fazer da melhor forma possível”, disse o comandante da FAB.

caças fab

A medida tomada para substituir os Mirage estava indefinida, motivo pelo qual o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, decidiu convocar audiência pública para esclarecer o tema. Os Mirage foram comprados em 2006 e a validade inicial prevista era de cinco anos.

Desde o ano passado, apenas metade dos Mirage estava em operação. Com o fim do prazo de validade, em 2012 seis dos caças passaram a servir apenas de suprimento para os modelos que estavam funcionando, sendo usados por exemplo quando havia necessidade de substituição de peças.

O Mirage 2000 é o mesmo que em julho de 2012 quebrou vidraças do Supremo Tribunal Federal durante voo rasante na cerimônia de troca da bandeira na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Segundo a Força Aérea, o Mirage F2000 pode atingir 2,2 vezes a velocidade do som, que é de mais de 330 metros por segundo.

Substituição provisória
A substituição provisória dos Mirage permanecerá pelo menos até que haja uma definição da compra de 36 aeronaves pela FAB com o intuito de modernizar a Aeronáutica. A compra é parte do programa FX-2, reequipamento e modernização da FAB. Apesar de ter sido lançado  em 2008, o programa ainda não saiu do papel e não há um prazo determinado para as novas aquisições.

Juniti Saito negou que o governo federal esteja deixando de cumprir com a sua tarefa no projeto. “Não acredito que governo esteja prevaricando quando há extensão do prazo [das aquisições]. O Brasil é um país em desenvolvimento e precisa aplicação de recursos em educação, por exemplo. É questão orçamentária, de prioridade”, disse o comandante.

O Brasil  analisa três diferentes propostas para a compra dos novos caças. A norte-americana Boeing é uma das fábricas concorrentes que quer vender caças para o programa brasileiro FX-2.  As outras empresas que estão na disputa são a francesa Dassault e a sueca SAAB.

Fonte: G1

80 Comentários

  1. Saindo o FX da Coréia vai sobrar F-5, mas não fala pra Dilma ou pro Saito … acabam mandando um comissão para análise hoje mesmo.

    • Fico Totalmente Revoltado quando vejo esse tipo de desculpa de um comandante Feito Sr. Saito, como ele pode admitir isso? essa Presidente é uma total Imbecil,….. o que eles querem? F…. o Pais?

      • Caro Alcoforado,

        O fato agora é que eles já decidiram empurrar com a barriga os Mirages 2000 , decidiram substituí-los por Northrop F-5E e NÃO decidiram o FX-2.
        Conclusão, Saito ZEN perdeu a oportunidade de bradar a todo pulmão e aos congressistas as nossa fraqueza aérea de caças ( GTE forte lógico.) o que seria um ato patriótico de PRIMEIRA linha nos ÚLTIMOS meses de sua carreira.
        Portanto agora ele que ache mais F-5 para a Embraer , porque alguns deles acho, já estarão fora do ar em 2017.
        Então hoje o que sobrou de projetos da aviação de caça da FAB… é caçar Northrop F-5E a venda no mundo, e comprarmos para a Embraer reformar.

        Abs.

      • Senhores, não se preocupem… temos a valorosa força aérea venezuelana para nos defender… mas quem nos defenderá dela ???…

  2. O Bravo Comandante Saito saiu-se muito bem ao ser inquirido na Comissão de Relações Exteriores do Senado. Sem ser desrespeitoso deixou de forma muito clara e inequívoca que a escolha cabe agora ao executivo ressaltando que a FAB, em consonância com a sua função institucional, entregou o relatório no começo de 2010. Essa assertiva desmonta de forma cabal acusação aqui proferida por uma conhecida Rafalete, segundo o qual o Comandante Saito teria trabalhado desde o início para direcionar o certame para a vitória da Boeing.

    Entretanto, ele se saiu melhor ao discorrer sobre a transferência de Tecnologia. Ao afirmar que as três propostas são parecidas e que nada garante que qualquer dos fabricantes irá cumpri-la, ele expôs a falácia repetida ad nauseam et extra pela Dassault, e incessantemente replicada pelas Rafaletes de plantão, segundo a qual haveria ToT irrestrita pela Cocote francesa.

    Ao finalizar, contudo, e ao mencionar que a Boeing teria melhorado a proposta, certamente não faltarão acusações de que o comandante da FAB prefere o SH afinal, uma vez que a cocote francesa cada vez se mostra mais e mais inviável, o jeito é partir para os impropérios.

    • Que bravo comandante meu camarada?O que compactuou para a eliminação do preferido dos pilotos da FAB o SU35.Que articulou para inserirem em seu lugar um caça naval em final de linha.Que articulou e se vendeu junto com Jobim a boeing e a USAF.
      Ele apenas botou a cara de fora adimitindo ser pau mandado desse governo vendido como o da MB e do EB tambem são.
      São pessoas que somente se importam com estatus,comandos e vantagens.Não importam-se com o Brasil e com os Brasileiros.
      Na hora de voce malharem voces malham o cachorro morto do momento os politicos mas passam as mãos na cabeça e endossam esses vendidos militares so porque eles são milicos.
      Um soldado não serve a ideologias,partidos ou interesses privados.Ele serve unicamente e incondicionalmente ao Brasil e aos Brasileiros.
      Que bom que a cada momento os vendidos botam cada vez mais seus rabos de fora deixando-os na reta do avantajado supusitorio de carne que vem por ai.

      • Maluquinho…

        Vc vai perder tempo respondendo a um neurótico que recebe cachos de banana pra patrulhar na internet?

        Os pilotos da FAB PREFEREM O SUKOY

        Simples assim….

        Mas as lagartixas adestradas de sainha e mamãe sacode de cheerleaders omitem isso…

        Normal… Eles sao pagos pra fazerem isso mesmo na internet….

        Enquanto a cúpula da FAB é vendida e sonha em ser um mero apêndice da USAF…

        .

    • Melhor por melhor, sempre existirá algo melhor quando falamos em armas e informática, estas áreas sempre estão em evolução e o Brasil é um eterno acomodado. Hoje compra e em três anos já estão colocando um pro lado para retirar peça. Pois agora lendo seu comentário, bem tranquilo por sinal, me veio uma ideia, porque não o Brasil optar pela sueca SAAB? Pois bem vou explicar. Pelo que sabemos é a proposta mais barata, no quesito transferência de tecnologia dizem que todas são iguais, mas ai existe um diferencial, a SAAB tem menos mercado e para poder ampliar e crescer será importante ter um parceiro como o Brasil, enquanto que as demais necessariamente não valorizam tanto o Brasil como parceiros. De repente o caça da Sueca pode ser ligeiramente inferior, mas não o tira da briga. Nem sempre as melhores armas ganham uma guerra e por falar a verdade, o Brasil não esta em guerra e nem pretende entrar numa, mas ter equipamentos compatíveis com as exigências do mundo já estão de bom tamanho, todos nós, principalmente, saímos ganhando e não ficamos nas mãos dos traíras do Tio San.

      • “””Bravo Comandante Saito …”””

        Essa é de doer.

        Continuamos do jeito que estava … fraqueza aérea … isso que importa né ???

        Golias , Golias … abre o olho .

  3. A matéria baixo desta:

    “Enquanto tropas saem, Talibã se fortalece no Afeganistão”

    Está sem espaço para comentários, foi para evitar comentários que tripudiem o EUA?

    • Não meu caro, bug, vamos resolver, aqui ninguém defende ninguém, antes de mais nada.
      Insinuações como estas são por exemplo permitidas, mas fica a dica Alves, não há alienígenas controlando o Plano Brasil.
      Fique tranquilo
      Abraço
      Edilson Pinto

      • So quando voce as vezes sai e deixa nas mãos de uns e outros que passam a legislarem segundo suas proprias conveniencias meu caro Edilson.

      • E não se pode desconsiderar o fato que o PB é um blog do WordPress, hospedado em servidores que estão lá no EUA.

        E o WordPress está sujeito as leis e pressões do governo do EUA, o qual pode perfeitamente implantar um programa automático de monitoramento, ajudando a provocar convenientes “bugs”…

      • Vc deve ser muito importante, alvex… rsrsrsrsrrsrsrs… deve ser pela idade… 80, né ???… rsrsrrsrsrs…

      • Ja fiu muitas vezes impedido de acessar a net meu camarada.Ja vandalizaram meus E-mails e tudo o mais.
        Invasões de espias e hacktools tantas tomei que aprendi neutraliza-las.
        Por muitas vezes este espaço foi tirado do ar simplesmente porque alguns iam de encontro os interesses militares e comerciais dos EUA.
        Essa é a democracia que eles pregam.

      • Exatamente 1maluquinho,
        falou tudo com poucas palavras :

        “Por muitas vezes este espaço foi tirado do ar simplesmente porque alguns iam de encontro os interesses militares e comerciais dos EUA.
        Essa é a democracia que eles pregam.”

      • E vc acha que gente com esse Felipe e esse Tirelless vem daonde?

        Essa gente é paga pra fazer patrulhamento mesmo….

        O pior é que essa gente é tão cínica que eles acusam os outros de fazerem o que eles fazem …..

        .

  4. O nome do nosso caça de superioridade aerea no proximos anos, chana-ase F5, e a gerentona não vai dar nem explicações sobre isto, ela e a mioria do povo brasileiro liga tanto para militar, quanto um Corinthiano liga para o rebaixamento do palmeiras.

    • Capa,

      Nossos eternos e obsoletos F5’s são atualmente e na realidade caças de Inferioridade Aérea.

      No caso de um conflito com aeronaves tipo SU 30 MK ou similar, estes seriam abatidos por mísseis AA BVR, sem sequer visualizar em suas telas de radar os aviões inimigos.

      E olha que estes aviões são os que protegem os mandatários do GF.

  5. “Não meu caro, bug, vamos resolver, aqui ninguém defende ninguém, antes de mais nada.”

    Concordo…

    já quanto aos “alienígenas” não tenho tanta certeza…certos bugs podem ser provocados por eles, sem o seu consentimento e conhecimento…

    sds,
    Alvez

  6. Esse Saito serve bem aos propositos dessa Quadrilha dos Irmãos Petralhas ou melhor participa da mesma.
    Vai pescar no Lago Paranoa o jurassico e de oportunidade a militares mais novos,com mente mais aberta e comprometidos incondicionalmente na defesa do Brasil e nos interesses dos Brasileiros.
    FORA ENTREGUISTAS CAPACHOS VENDIDOS FORA BABA-ÓVOS

  7. Não é a toa que este Juniti Saito vem se perpetuando governo após governo como Comandante da FAB.

    Fraco, servil, submisso e apenas interessado na manutenção de seu “status” junto ao GF.

    Para ele tanto fez como tanto faz, se os caças da década de 70 utilizados por nossos pilotos vierem usados e com perfurações de bala da poderosa força aérea Jordaniana ou de qualquer outra “potência econômica e militar” de similar quilate.

    Com ele como comandante a FAB irá a curto prazo, se tornar não mais que uma companhia aérea estatal a serviço dos mandatários de ocasião.

    • Devassem as contas deles e de parentes para verem o que encontrarão.
      Ele e o do EB ja foram objeto de denuncias meu caro.Resta ainda o da MB que com certeza não é nenhum santinho no meio deste saco de gatos.

  8. Só lembrando que os F-5 , até onde eu saiba ,não operam mísseis BVR e se operam o fazem com restrições já que é um caça pequeno para um míssil grande.
    O Brigadeiro Saito deveria parar de enfeitar a festa da esquerdalha e ser mais pró ativo na defesa do interesse nacional.
    Acredito que os caças não virão este ano e que mais uma vez a decisão será postergada, já que o sucateamento das forças armadas faz parte do plano,haja vista o corte generoso ocorrido este ano e em anos anteriores.No papel somos fortes mas na prática a coisa vai mau.

    • Informe-se melhor amigo: os F-5M operam os mísseis Python III, Python IV e Derby, todos BVR.

      Eletronicamente os F-5M foram elevados à quarta geração. Mas não deixam de ser caças limitados, evidentemente.

  9. De certa forma, isso já era esperado…

    Muito provavelmente, os esquadrões de F-5 irão fazer revesamento na defesa da capital federal. Há também a possibilidade de que um esquadrão seja locado em Anápolis…

    Quanto ao GDA, é quase certo que será dotado de Super Tucanos, para que se mantenha as habilidades mínimas dos pilotos…

    • O que tem la naquela bosta para defenderem,so tem corruptos.E os centros tecnologicos e industriais deste pais se defende com o que?

      • Eu te digo o porque: enquanto a máfia comunista lulopetista não implantar a URSAL, não querem correr o risco de armar os militares além do “necessário” pois essas mesmas armas podem se voltar contra eles… depois de implantado o regime comunista eles começarão a comprar com velocidade… o tempo provará que estou certo…

      • Blue Eyes, com todas atrapalhadas dos americanos, eu te digo que ainda nos identificamos mais com eles do que com os Russos, e esta história de URSAL, não vai acontecer nunca, a turma dos bolivarianos petistas estão com os dias contados.

      • kkkk o tempo provara que estou certo ,não zoinho azul você esta errado ,quanto mais forte ao nossas forças armadas ,mas resistentes estaremos para combater qualquer tentativa de desestabilização vinda dos seus amiguinhos yankes que você defende com unhas e dentes
        e o nosso governo sabe disso ,e por isso é o governo que mais investiu nas forças armadas
        é pouco ,pois as forças armadas estavam em colapso e para levantar demora mais que apenas dez anos ,mas o brasil vai vencer ,
        mas aposto que você não quer ver isso ,pois isso vai contra todas suas previsões pessimistas

      • Exatamente, não vão equipar o que pode dete-los, ate terem doutrinado as instituições de ensino militares, as tronando melancias, verdes por fora, e vermelhas por dentro, como foi feito na Venezuela.

      • Hoje 40% da população brasileira é protestante, e esse numero deve chegar a 60% até 2020, ou seja mais da metade da população evangélica, como implantar o comunismo num país cristão???… Não tem jeito não, o lula e os seus amigos cabritos, vão ter que procurar outra terra para realisar o seu sonho. Essa é a verdade que não tem como mudar, por este motivo é que eu digo que nós nos identificamos mais com os EUA, pois foi de lá que vieram os primeiros doutrinadores evangélicos. Por isso que eu digo podem latir, ganir, porque esse país jamais vai ser uma nação comunista.

      • DEUS TE OUÇA, AMIGO, DEUS TE OUÇA… mas tenho minhas duvidas… se precisar meter uma ditadura nos moldes de cuba e matar os 60% da população, esses crápulas não se intimidarão… executarão se for preciso… cuba tinha 99% de população cristã e não foi empecilho para o satanás barbudo baixar uma central do inferno por lá… mas sua informação procede… já tinha lido sobre esses números e mesmo assim isso não me deixa tranquilo… com o diabo não se brinca…

      • Israel é prova das minhas palavras, e da Fidelidade de Deus, é o país sustentado por Deus. O Brasil é a nação com propósitos específicos, de Deus para estes dias, e nada vai mudar a trajetória do Brasil, nem partido e nem político.

    • Os Super Tucanos, vão ser a substituição natural dos F-5M, assim sobra mais dinheiro em caixa para os nossos valorosos POLÍTICOS.

  10. E dizer q votamos n dona e nesse nefasto congresso…temos o a merecemos, nós, a maioria somos os culpados po esses, esses.. … . é uam falta de respeito c a segurança do país…a venezuela pode comprar varios Su=30 MKS, e nós, a 8º econômia do planeta ñ temos condições?!?! E os Russos nos passam a T&T dos mesmo…isso e total descaso,e depois se queixam de espionagem …+ qdo podem nada fazem…trágico.Sds.

    • Carlos argus calma esta noticia de transferir a velharia para a defesa do senado não é de toda ruim va que tenhamos sorte mas muita sorte mesmo e uma ou duas destas velharias armadas resolva dar pane justamente sobre o congresso nascional ja penssou claro que estou torcendo para que os pilotos ejetem e se salvem pois não quero perder patriótas.

  11. Uma solução de curto prazo são os Mirage 2000-9 dos EAU,armados com mísseis BVR MICA e com o moderno radar RDY-2 com alcance máximo de detecção de 160km, e entre outros armamentos sofisticados,já que o futuro caça da FAB quando for escolhido vai demorar de 4 á 5 anos para chegar os primeiros caças no Brasil. Se caso essa opção dos M 2000-9 for estudada e escolhida pela FAB como solução traria muitas vantagens para os pilotos do GDA já que estavam familiarizados com os M 2000C e os custos com o treinamentos teria baixo custo e traria os pilotos do GDA para a arena BVR de verdade.

    • Seria uma excelente medida mesmo, estas aeronaves são fantasticas, e ate mais modernas que os M2000 da própria França, mas a questão e :
      Será que estão a venda ?

      Os custos operacionais não estariam proibitivos para uma aeronave de segunda mão ? ( vale lembrar que os M2000-9, foram um desenvolvimento especifico para os Emirados, tendo muitas peças diferenciadas dos lotes franceses)

      serrá que adquirindo estas aeronaves, o desgoverno federal não enterra de vez a possibilidade de adquirir aeronaves novas de fabrica ?

      Mas repito, seria uma aquisição muito boa para a FAb.
      Eu particulamente creio mais no lessing de Griphens C/D dos estoques Suecos mesmo,por terem custos operacionais mais aceitaves no orçamento minguado da FAB, o comando da FAB já ate foi ate la ano passado se não me engano, prevendo esta possibilidade.

      • CAPA PRETA,

        Essa compra que me referi sobre os M 2000-9 se caso ocorresse não enterraria o FX2 por ser uma compra para substituir os M 2000C e sim para diminuir o atrito das células dos poucos F-5M e dando tempo de chegar o caça escolhido do FX2.

        E sobre o Gripen C/D em forma de leasing seria uma boa opção de baixo custo para a FAB no lugar dos M 2000C.

    • Por Mirages 200-9 dos EAU se estamos encerrando nossos Mirages 2000 por serem de cara manutenção e logistica.
      Sem nenhuma chance.

    • Amigo, informe-se melhor: os Mirage 2000-9 dos EAU não estão à venda e não serão vendidos enquanto não forem substituídos.

      O processo de aquisição está parado e eles sequer se decidiram ainda entre o Typhoon (mais chances) e o Rafale (chances remotas).

      Aliás, não há Mirages-2000 à venda nem na França, nem em lugar nenhum do mundo.

    • marcio.

      Creio que essa possibilidade é bastante remota.

      Primeiro, porque um tampão desse nível iria terminar com as chances de futuras aquisições por toda essa década, pelo menos… A bem da verdade, qualquer tampão poderia ter como efeito cancelar o FX-2, o que poderia trazer dificuldades no futuro… De toda a forma, se a FAB quisesse um tampão para substituir os M2000C, é provável que já tivesse escolhido…

      Se a aeronave escolhida for tampão, ela terá que passar obrigatoriamente por uma preparação para ser entregue ( para retirada de equipamentos de uso exclusivo do ex-operador ); isso se não precisar passar por um inspeção do tipo IRAN ( o que não sairia barato )… Se assim fosse, provavelmente seria necessário mais de um ano para receber os primeiros exemplares…

      E o M2000-9 é completamente diferente no que diz respeito a sistemas eletrônicos. Não tem praticamente nada de comum com o M2000C, nesse aspecto.

      Pra resumo, é muito mais lógico usar os F-5M até o fim e resolver de uma vez por todas o FX-2…

      • _RR_

        Acho que fui mal interpretado ou não falei direito sobre a questão dos M 2000-9 eu não acho que isso não iria afetar o processo de escolha do futuro caça do FX2,seria apenas uma troca de caças e assim diminuiria o atrito sobre as poucas células de F-5M no meu ponte de vista e sobre o tempo é melhor esperar 1 ou pouco mais do que 4 ou 5 anos para chegada dos primeiros caças do FX2.

        Sobre a lógica de usar os F-5M até que se resolva o FX2 é válida mais vc não acha que essa medida não irá sobrecarregar os F-5M disponiveis incluindo os 12 adquiridos da Jordânia?

      • marcio,

        Seu raciocínio é válido.

        Mas no meu entender, adestrar uma equipe para operar uma aeronave que somente será operada pelos próximo cinco ou seis anos não terá o menor sentido… A menos, claro, que se queira ficar com essas aeronaves tampões, o que poderia terminar com o ideal de padronizar a aviação de caça pela próxima década, além de, como disse acima, contribuir para que nada se decida acerca do FX-2…

        O que eu tentei dizer foi que, de toda a sorte, seria muito mais lógico decidir de uma vez o FX-2, pois os prazos para as entregas desses tampões ( caso se decidisse por eles esse ano ) provavelmente irão exceder 2014, com as primeiras unidades sendo entregues em 2015, de uma forma ou de outra… Daí que uma boa negociação poderia acelerar o recebimento das primeiras unidades do FX-2 para algo como 2016 ou 2017, a tempo ainda de substituir os F-5M mais cansados.

  12. 45 forevis para defender o 5º maior país do planeta Terra. E o comandande fabiano Saito (herdeiro da Honra Senta A Pua da WW2) assina embaixo.
    Vergonha
    Vergonha
    Vergonha
    Vergonha
    Vergonha
    Vergonha
    Vergonha
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    .
    Os políticos brasilienses fazem e continuarão a festa de descaso com a soberania territorial e diplomática brasileira.

  13. “Senhores, não se preocupem.
    Temos os Super Tucanos. Rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrrs”

    Kkkkkkkk

    ——————————————

    “O Brasil é um país em desenvolvimento e precisa aplicação de recursos em educação, por exemplo. É questão orçamentária, de prioridade”, disse o comandante.”

    6ª Economia do mundo. Banca… de proeminente no cenário mundial… Haiti… doação de BILHÕES pra países como PRESENTE… bonito! 😉

    Pra investir nas FA’s o país é subdesenvolvido.

    Mas se parar pra pensar… qual seria um discurso ideal pro cmd. da fab?… Talvez esteja se mostrando condescendente pois sabe com qual presidente ele ta lidando!…

    Substituição? F-5EM o Eterno caixa-de-fosforos voador!… E um turbo-hélice de ultima geração.

    O discurso é o mesmo!… Não há grande ameaça vizinha… país de terceiro mundo… só se esqueceu que a AL é uma espécie de oasis!!… Para quase todos os cataclismas… desastres… catastrofes globais!… E não será em questão de 5 ou 10 anos… comprar material belico de prateleira… que vai resolver!… PORQUE NÃO VAI!… O que vai acontecer é uma enchurrada de alvos aéreos brazucas!…

  14. stadeu (14 de agosto de 2013 at 17:45),

    Mesmo essa possibilidade já não mais existe…

    Qualquer aeronave F-5 que seja adquirida, deveria, teoricamente, passar por uma revisão completa ( IRAN ) antes de ser entregue. Isso pode consumir meses por célula ( lembrando que a FAB já tem que dar conta da frota que possui… ). Mesmo que não se faça a inspeção, é certo que será necessária uma preparação para que a aeronave seja entregue ( com a retirada de equipamentos que seriam de uso exclusivo da força a qual a ave servia ). Ou seja, se um F-5E fosse adquirido, ele ainda levaria certo tempo para chegar e entrar em operação; talvez mais de um ano…

    Adquirir as aeronaves para opera-las no estado em que se encontram seria de utilidade questionável… Assim sendo, essas aeronaves somente teriam alguma valia se passassem pela modernização para o padrão F-5M… Para tanto, são necessários meses de trabalho por cada aeronave. E como não dá pra modernizar tudo de uma vez, seriam anos até que as primeiras unidades fossem entregues ( lembrando que os jordanianos já estão na fila )… E mesmo assim, o ganho com aeronaves modernizadas em um padrão do inicio dos anos 2000 ainda seria questionável… A bem da verdade, não haveria ganho significativo de uma forma ou de outra, pois essas aeronaves somente estariam disponíveis quando as demais já estivessem dando em baixa; e ainda pior, haveria o risco de se retardar a compra de algo novo…

    Em resumo, adquirir mais aeronaves F-5, a essa altura da história, não faria muito sentido…

  15. Depois da bomba Snowden ja era Boeing.
    Ou se decide pelo Gripen NG pengando algumas unidades ja prontas ou encerra-se o FX2 reabrindo-o como FX3 e é quase que certo que ocorra isso justamente o que os Russos afirmavam desde 2010 com o SU50 sendo o mais provavel vencedor,adiquirindo prontos alguns SU30 enquanto não chegam os SU50.
    Ou teremos o SU35 consecionado e como joint venture não havendo nem a necessidade de licitação pois serão considerados material Brasileiro.
    Seja qual for a opção teremos algo para suprir a lacuna dos M2000 e pode ser Gripens ou SU30.
    Tanto o governo quanto a oposição sabem dessa necessidade e o que poderia assustar o goverrno nessa reta eleitoral é justamente o F18 por ser Americano e o Rafale por ser carissimo virem a serem usados como munição eleitoral pela oposição.

  16. O TB Saito foi muito bem, falou tudo o que pode. Não adianta nada ele queimar a carreira dele à tôa: ele seria exonerado e a PeTralha, que é vingativa e implacável, continuaria não comprando nada.

    A bomba tá na mão de sua excrescência desde 2010. Ela que decida logo essa quizumba.

    • Prezado Vader,
      A Força Aérea e seu comandade são frutos da Constituição Federal e não do PT, ou de outro partido qualquer. Seu objetivo é proporcionar defesa ao nosso espaço aéreo soberano. Apenas isso.
      Na situação atual e na futura de 7º e ou 6º economia do mundo, nosso país, com os caças que estão aí, está sem defesa aérea. Portanto, é dever do comandante da FAB lutar pelo seu fortalecimento, e chamais transigir com uma situação que vai contra o que a Constituição lhe norteia.
      Ele ir ao congresso, e seja lá onde for, para aceitar submisso e até apoiar essa condição de inexistência de nossa defesa aérea vai contra, naturalmente, a seu dever perante a nação e suas funções. Apenas isso. E, como militar, que põem a vida a serviço da nação, muito estranho, para não dizer pior, todo esse acovardamento, cadê a coragem de militar, do comandante Saito? Ele não tem que saber se Brasília tem ou não dinheiro, para isso ou aquilo, ele tem apenas é que lutar pela defesa do país, e os políticos que se virem com a parte deles.
      Portanto, não podemos apoiar essa postura Inconstitucional do Saito.
      E ele vir, repetidamente, afirmar que nossa FAB, deve ser medida e operacionalizada tendo por referencial as republiquetas em nosso entorno.
      Chega dessa mentira de 36 ou 120 novos caças, e muito menos desse punhado de Forevis, para defender nossa continental área física.
      A FAB atual é nula para defesa dos inimigos em potencial.

      O Saito não está queimando sua carreira, mas a Constituição Brasileira.
      E ele não falou absolutamente nada do que podia.

      • Ps.: depois que eu descortinei o seu caráter e a sua coerência aqui, pra todo mundo ver, creio que vc seja a ultima pessoa que tenha moral pra criticar alguém…

        Alias, vc criticando alguém soa como falso moralismo…..

        Mas gente sem caráter geralmente se vale desse expediente mesmo

  17. Brasil uma piada; Recentemente foi a outro estado para ver o escoamento da produção de Minério e Bloco de Granito das jazidas, que decepção as estradas ditas BRs são estreitas e sem acostamentos mal sinalizadas mal passa um caminhão, são cheias de buracos com pontes que não suporta as carretas de 30 a 40 toneladas, a maioria de chão. Quanto a BR-101 pela sua importância que tem para o pais deviria ter no minimo oito pistas. Quanto a atualidade e desesperador para aqueles que trafegam por esta estrada, pois ela passa por dentro de centenas de povoados e cidades, a cada povoado são centenas de redutor de velocidades o que e pior em hora de pico perdi se horas para sair destas cidades, quanta a gestão publica e uma falacia, poucas cidades tem plano diretor definido para áreas Comerciais e Industriais padecem de má gestão públicas, as prefeituras não são obrigados a ter no minimo 50% do seu quadro de funcionários técnicos pois padecemos da má gestão publica, e que e pior “Esse governo vive de retórica.” e incompetente e que se deixa chegar a este absurdo de passar mais de 15 anos de adiamentos, a compra dos novos aviões para FAB perdeu uma oportunidade par de ter os Caças da Russia os Sukhoi Su-35BM e os T-50, e decepcionante e um absurdo este governo e sem comentários…

    Leia mais: http://portuguese.ruvr.ru/2013_08_15/pib-brasileiro-na-rabeira-pelo-2-ano-seguido-6682/

    • Muito honestas suas ponderações, caríssimo… é de cortar o coração ver em que estado os socialistas estão deixando essa nação…

  18. Perder meu tempo para ver Saito Jaspion Usaf Medalha enchendo linguiça para uma plateia de senadores idiotas foi fódis

  19. “Brigadeiro aquele que ganhar o FX2 tem de ter uma base aerea instalada no Brasil”…Senador do PT.
    Escolher agora um 4.5 que começaremos a recebermos os primeiros daqui a 4 ou 5 anos e quando tivermos condições de fabrica-los o mundo ja utilizara 6.0 não tripulado.

    • KKKKKKKK

      Puseram um oculos preto e terno no negão, e um soldado desarmado na porta mais parecido com um graveto! Heueheheh

      Primeiro contato do jornalista com o ET: Fala! Seu f… da p…!!” Heueheuehe

      Contato de terceiro grau Made in Brazil !!! =b

      • X-Tudo em instalações militares nem todos sentinelas tiram serviço armados.
        O video foi filmado dentro de uma instalação do exercito no RJ e quem as conhece so pela ladeira e o morro sabe aonde é.
        O local de confinamento é dentro da pedra,ou seja foi escavado na pedra.
        Segundo o que afirmam existem varios ETs neste local desde 2008.

      • No caso do ET de varginha alguns dias depois da detenção da criatura viva,dois estavam mortos,encurralaram mais dois mas as antas ao inves de captura-los os executaram.
        Foi visto neste episodio um comboio militar deixando Minas e achavam que se deslocava para S.Jose dos Campos.
        Jamais foi informado se o mantiveram ou se repassaram-no a Americanos.
        O Brasil havia sido informado pelos EUA sobre uma nave desgovernada que cairia em Minas.Pela rotação e translação da Terra e velocidade do objeto calcularam que a queda seria em Minas mas sem precisarem com exatidão o local.
        O Exercito,a policia militar e bombeiros estavam de prontidão.Logicamente desconheciam o teor da missão.
        Quando a nave caiu a margem de uma rodovia num barranco o barulho fez pensar que era um acidente comum naquela estrada.A população ligou para os bombeiros que ao chegarem ao local viram um objeto retorcido,duas criaturas mortas e outra em estado de choque.
        Quando os bombeiros resgatavam a criatura chegou um furgão preto e um dos ocupantes chamou o cmdt da guarnição dos bombeiros e identificou-se e levaram a criatura viva e as mortas e uma viatura maior levou os destroços.
        Nessa operação morreu um sargento da P2 de minas que estava dentro do furgão e foi atacado pela criatura.
        Ele chegou em casa com marcas de queimadura no corpo e morreu dias depois.
        Ate hoje tudo sobre isso é segredo e ate a viuva do cara que ameaçou abrir a boca se calou.

      • Rsrs é que considerei totalmente sem nexo! uns pontos.

        A filmagem não é de qualidade.
        Por que o MIB apareceria pra a camera?
        Por que os sentinelas apareceriam tambem?
        Pode ser que a filmagem tenha sido cortada, pois se foi so adentrar abrindo aquela porta e mais uns corredores!.. muito fácil adentrar lá!
        Por que filmar a entrada, a rampa..
        O ET estava em ambiente fechado mais sem separação entre os elementos! Como pessoas cadeira..
        A falta de profissionalismo durante a filmagem! A própria linguagem utilizada! O câmera pela a voz parecia estar atuando!..

        O caso varginha eu acredito!.. Até porque tem testemunhas humildes que ganhariam nada com isto! E descrevendo informações que nao tinham acesso!…

        Eu quero acreditar e adoraria ver um video de uma base secreta do gênero… mas neste video achei estranho!!
        Filma com luz! Caramba… 30 minutos direto!… levando referencias videograficas ao mesmo tempo para que futuras analises do video sejam amparadas por elas!.. Façam medições de temperatura, campo magnetico do ambiente e da area.. analise acustica!… poh! Foram la so pra ‘tirar onda’ com o bixo? Rsrsrs

    • Curioso…
      A etesada, na sua maioria, são amantes do nudismo.
      E aprenderam a fazer naves mas não roupas.

      Mas como sempre acontece com esses vídeos, já virou até receita de bolo, as imagens e audios sempre deixam a desejar.

      Alguém conhece a base 51BR? Isso aí tem cara apenas de postinho, casamata, aproveitando alguma gruta natural, só isso.

      Esse ET não me parece estranho, se parece com um flanelinha aqui da rua.

      rsrsrsrsrs!!!!

      • Esse video a aprte final dele roda a muito tempo na net e ja foi objeto de testes em varios paises do mundo e jamais postaram nada dizendo serem as imagens montadas ou fraude.
        A primeira parte do mesmo é mais recente pois nunca havia sido vinculado imagens do local e o local das imagens é uma fortificação do EB no RJ.

      • Quem te garante meu caro se o que pensas ser a péle dele é um traje.
        Os olhos parecem olhos mesmo e não oculos ou alguma proteção.
        Chamou-me a atenção o fato de serem mantidos no escuro.
        Na Biblia senão me engano no livro de Daniel,o anjo diz : “Daniel não aproximates de mim pois o ar que eu respiro é veneno para ti”.
        Enquanto perdemos tempo com nossos conhecimentos ineficientes buscando um mundo azul com agua e oxigenio muitos mundos podem existirem onde não seja necessario haver oxigenio,agua e luz para que aja a vida.
        A vida na Terra originou-se de um organismo unicelular que se alimentava de carbono e escrementava nitrogenio que fui para fora do mar salgado e com o passar dos milenios formou a atmosfera.

    • sacaneou! Agora que percebi! Me chamou de cachaceiro! heueheh 1maluquinho, me sacaneie nao que eu quero continuar a ler seus comentários!.. se foi porque não detonei o cmd. Saito… opinião é opinião!…

      Pra quê por tudo a perder?… Se descabelar por algo que sem uma revolução apoiada pela a sociedade de nada vai adiantar?… Só iria para a reserva mais cedo!… Então o melhor é virar sabonete… Porque esta Presidente… não é flor que se cheire. Mesmo que não tenha mais base alguma!! No governo… doa a quem doar ela resolve da forma mais ignorante possível… os srs. viram… varios indo pra a rua!… não confundam coragem com ignorancia. está pagando por isto agora!…

  20. Todo mundo coloca o F-5 como defensor do Brasil daqui para diante..se o Exercito tem municao para uma hora o que tera a FAB.
    De alguma forma esse bando de Vermelhos Bolivarianos Mamados Fidelistas que hoje ‘governa’ o pais nao tem planos de equipar nada. A FAB destina bilhoes de reais a um CARGUEIRO, enquanto Brasilia e protegida por Bagaceira de 1973 ou antes…73 meus filhos…40 anos atras. Nessa epoca o Brasil era um mero produtor de cafe e hoje pretendemos ser alguma coisa voando tranqueira de 73.Eu lembro como se fosse hoje uma reportagem da Veja onde fotografaram o F-5 em 74 ou 75, e inclusive o chamavam de Punhal..hoje e um punhal nas costas aplicado pelo PT..aguenta Brasil..

  21. Sinceramente?

    Sou a favor da compra de novos caças…

    Mas parando para pensar, até a Suíça usa f5 ….. E a Suíça é um pais desenvolvido…. Nao tem mazelas sociais como aqui…

    Um dia desses uma senhora de 60 anos MORREU DE FOME no estado do ceara….um repórter perguntou a ela se ela sentia alguma coisa… E ela disse que sentia a “dor da fome”….. A mulher nao restou e morreu, mesmo tendo sido levada para se hidratar em um hospital…

    Ai eu pergunto… O Brasil nao tem problemas demais pra exigirem caças caros?

    Eu pergunto isso pq quando a Coreia do norte ou a Venezuela compram um fuzil que seja, aquela gente da trilogia vem com aquela conversa : “enquanto o povo morre de fome, eles gastam com armas”

    E ai?

    Pau que dá em Chico tb dá em Francisco?

Comentários não permitidos.