Ditadura brasileira planejava criar armas nucleares

brazil_nuclearA junta militar que governava o Brasil na década de 70 do século passado pretendia desenvolver armas nucleares próprias. Esta informação foi publicada no jornal O Estado de São Paulo, que alega arquivos desclassificados do Estado-Maior General das Forças Armadas do Brasil. O presidente Ernesto Geisel interveio em 10 de junho de 1974 perante o alto comando das Forças Armadas manifestando preocupação com o teste da bomba atômica efetuado pela Índia e com a possibilidade de que a Argentina fizesse o mesmo.

Dois anos depois desta intervenção, em 1976, o Brasil anunciou o início da realização do seu programa nuclear. Os documentos a que naquela época se tinha acesso indicaram que as pesquisas nucleares tinham um caráter pacífico. Todavia, as atuais investigações revelam que nos arquivos secretos existiam documentos que admitiam “desenvolver uma tecnologia para a utilização da explosão nuclear para fins pacíficos, o que nos permitirá, inclusive, se necessário, dispor de nossa própria arma”. Foi precisamente este o teor da declaração do presidente Geisel. Quarenta anos depois, esta sua declaração vai passar a ser do domínio público.

Durante os 130 anos da sua história, o Brasil nunca foi implicado em nenhum conflito militar que eclodisse nas proximidades das suas fronteiras. O país nunca teve adversários patentes ou potenciais no continente. Geisel alega as ambições nucleares da Argentina que na década de 70 também era governada por generais. No entanto, existiam grandes dúvidas de que os cientistas argentinos, que trabalhavam sob o controle dos militares, conseguissem criar não apenas uma bomba atômica, mas o processo tecnológico de criação da arma nuclear. Para a economia debilitada da Argentina, em que a inflação chegava a 1.000%, esta tarefa era impossível.

O Brasil receava ou estava de sobreaviso pois a “Argentina tinha acesso mais fácil ao urânio do que o Brasil”. Existia também um outro fator: o Brasil simplesmente não queria ceder ao seu vizinho na competição militar. Os arquivos desclassificados revelam que no Brasil foi criada toda uma rede encarregada de recolher informações sobre os países vizinhos. Tudo isso consta do “Plano de Busca Número 1”.

A tarefa era clara: fornecer ao governo brasileiro informações estratégicas e secretas sobre os países da América Latina, deixando apenas EUA e Canadá de fora do plano. O documento mostra que essa missão caberia não apenas a adidos militares brasileiros no exterior, mas também ao Itamaraty.

Uma detalhada planilha, chamada de “Apêndice Número 1 ao Plano de Busca Número 1” explica o que cada órgão de inteligência deveria investigar nos países vizinhos.

Fosse qual fosse este plano, uma coisa está clara: os brasileiros temiam muito uma guerra no Cone Sul. Mais uma prova disso é o depoimento do vice-almirante Ibsen Câmara, que era na década de 70 secretário do chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas: “O temor grande de uma batalha no Cone Sul não vinha tanto pelo poderio do rival, mas da fraqueza das tropas brasileiras, como admitem na transcrição de suas conversas os militares presentes no encontro de 1978. Talvez o maior proveito desse trabalho de planejamento, na fase em que está, tenha sido o de nos permitir uma visão panorâmica do despreparo militar do Brasil”.

As ambições militares do Brasil naquela época eram condicionadas por mais um momento importante: a matriz energética. As grandes jazidas de petróleo ainda não haviam sido prospetadas e a economia do Brasil necessitava de energia. Por isso, a questão da indústria nuclear para a geração de energia estava pendente. A atividade neste plano dos gigantes da envergadura da China e da Índia não permitia à direção político-militar do Brasil dormir tranquilamente.

Em 1976 foi dado início, com a ajuda da Alemanha, à construção de três centrais atômicas. Até o presente momento já foram construídas duas. Mas, neste lapso de tempo, o Brasil assinou o Tratado sobre a proibição de armas nucleares na América Latina e, em 1998, assinou também o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares. Além disso, a atual Constituição do Brasil proclama a renúncia à possibilidade de desenvolver o seu próprio programa nuclear militar. Porém, o desejo de ser mais forte e de ser um país mais evoluído tecnologicamente impele, por exemplo, a atual direção do país a criar dois submarinos atômicos, que devem ser lançados à água até o ano de 2023.
Fonte: Voz da Rússia

60 Comentários

  1. Espero termos a tecnologia para ter uma bomba pronta em menos de três meses, seria muita ingenuidade ter investido tanto dinheiro e tempo nessa área para um monte de quase nada na área militar, quase nada …

    • Põe no ASTROS II…kkkk.. Por isso existe aquele outro tratado: de não poder fabricar míssil com alcance superior a 300 Km. Tá tudo dominado.
      Usei o Astros II como exemplo, o mesmo é bom, pena que não temos mais produtos nossos desse porte. Ele já deu dor de cabeça para muita gente. Parabéns AVIBRAS, pena que o governo não faz o dever de casa.

  2. Amigos, cá entre nós, é idiotice supor que o Brasil ainda não tenha pelo menos umas 10 ogivas nuclerares, devemos lembrar que no final da década de 80 o nosso País passou a dominar todo o ciclo de enriquecimento de urânio, nessa época, o Brasil ainda não era signatário do famigerado TNP. Creio que atualmente só necessitamos do vetor de lançamento. Essa teoria é plausível, haja vista que nenhuma potencia estrangeira nos ameaça militarmente (por enquanto) na disputa por recursos naturais estratégicos tão escassos atualmente. Por enquanto, as ameaças à nossa soberania estão no âmbito da guerra irregular de 4 geração promovida por ONG’s estrangeiras fincadas em nosso solo. isso é estranho. O Brasil deve ter alguma carta na manga, haja vista que a atual debilidade militar de nossas FFAA, é um forte incentivo a potenciais inimigos.

    • Infelizmente, meu caro, creio que não temos esta carta n manga não. não se esqueça que tivemos como governante Collor e FHC…

      • Nada, PeTralha é “altivo e ativo”: não tira os sapatos no USA porque prefere baixar as cuecas na Bolívia (vide Celso Amorim)…

      • Fora os abracos em Abutres ilustres como Ahmadinejad, O Bombastico Hugo Chavez e o claro o Indio Cocalero..E por ai que o PT ve a coisa…os que investem, criam empregos, como EUA e Europa sao desconfiados..Preferem a China que destroi um pais de dentro para fora..praga mundial nesse planeta Terra.

      • Os outros “Anen” eu não sei, mas você, tenho certeza, gostaria de ver este nosso país como apenas mais uma estrela na bandeira Yanke.
        Até sei que nem no Brasil resides, provavelmente já serves a este país de lideres inescrupulosos, tanto quanto os nossos, com o agravante que vocês espalham isso pelo mundo.

  3. Pessoal…

    Existem outros dispositivos que podem impor dissuasão praticamente no mesmo nível… Se o assunto é causar destruição, armas como a MOAB ( que tem o mesmo potencial destrutivo de um pequeno artefato nuclear ) podem ser tão eficazes quanto, nesse sentido. Armas químicas e biológicas também podem compor dissuasão a nível de armas nucleares.

    E vale dizer: o Brasil, teoricamente, já tem a tecnologia para fazer uma arma nuclear… Qualquer país capaz de enriquecer urânio pode, em teoria, desenvolver o processo para faze-lo em algum momento em grau armamento. E nem precisaria de tanto… Material nuclear para usinas pode muito bem compor uma arma nuclear de baixo potencial, que poderia ser desenvolvida em curto espaço de tempo… Evidente que não se terá o mesmo potencial, mas valerá do mesmo jeito.

    Enfim, o Brasil não precisa fazer uma arma nuclear, pois já possui ( em teoria ) o básico para faze-la em tempo hábil…

    E não creio que uma dissuasão nuclear pra cima do Brasil venha a surtir muito efeito… Primeiro, porque seria impensável utilizar uma arma nuclear contra o Brasil. O dano econômico seria imenso para o mundo, podendo acarretar o isolamento de mais de 190 milhões de consumidores e de um centro de matérias primas que é vital para equilibrar o comércio mundial… Segundo, porque isso inevitavelmente levaria o Brasil a desenvolver seu próprio artefato, o que ( conforme provado pela Coréia do Norte ), não seria nada de outro mundo…

    A rigor, armas nucleares são caras de fazer, caras de manter, e que custam ainda mais caro para se livrar… Podem realmente representar grande dissuasão, mas podem também trazer imensos problemas, com um custo social e político difícil de pagar…

  4. Pra que explosão se a mesma ja foi realizada em supercomputador nos anos 80.
    Ja é publico todo o processo da bomba mais secreta atomica Americana divulgado por um cientista Brasileiro.
    Não somente Americanos mas tambem Russos desconfiavam que possamos ter arma atomica.
    Para quem domina todo o processo do VLS e foguetes,tem proprio propelente e ate tres tintas stealthys diferentes patenteadas e notras cositas mas nada é impossivel.
    Temos sim unidades secretas sabe-se la onde e como são nutridas mas existem e isso não é possivel somente a grandes atores globais ou filmes de hollywood.
    O mesmo é em relação a armas quimicas e bacteriologicas.Sempre as pesquisamos e ate tinhamos campo real de prova,o Irã e o Iraque.
    Quem pode afirmar que as armas quimicas usadas por Sadan contra os Curdos não eram bRASILEIRAS.
    ALIAS NAQUELA GUERRA NÃO TINHAMOS SOMENTE DOIS GRANDES COMPRADORES DE ARMAMENTOS E NOSSO LABORATORIO REAL DE TESTES MAS MUITAS OUTRAS COISAS MAIS PROFUNDAS.
    A começar pelo estrategista militar Iraquiano ter sido um alto oficial Brasileiro e dizem ate mesmo que tinhamos pilotos pilotando Miragens naquela guerra.
    O mais intrigante de tudo que apos Sadam declarar calote ao Brasil pouco antes de começarem os ataques Americanos os mais de 300 caças que dispunham simplesmente SUMIRAM.Isso mesmo sumiram,evaporaram-se.
    Não houveram combates aereos naquela guerra e pouquissimos foram as aeronaves destruidas em terra e umas vinte e poucas fugiram para o Irã que as devolveram apos a guerra.E o grosso da força aerea Iraquiana,onde foi para ? Ate hoje é misterio.

    • Jacitei que mais ou menos nessa epoca haviam hangares em santa Cruz que eram fechados e de acesso secreto.Ninguem entrava nessa area.

    • 1 Maluquinho , quem acha que o Brasil não testou uma arma nuclear, dê uma olhada com o google earth na Serra do Cachimbo. Aparecem circulos com diâmetros que aparentam ter mais ou menos 1,0 km . Será que aquilo foi feito para bonito, ou para disfarçar o local onde houve uma explosão nuclear???

      • Aurelio.
        Logo nos primeiros anos do programa fantastico da Rede Globo eles costumavam anunciarem durante a programação semanal materias que seriam apresentadas.Fizeram um anuncio onde afirmavam ter localizado uma forma piramidal na Amazonia e enviaram uma expedição para o local.
        Esta materia jamais foi ao ar e não foi mais vinculada nas chamadas do programa.Foi abafado por ordem superior.
        O que muitos pensavam ser talvez alguma edificação ligada a uma civilização ou cultura antiga na verdade seria algum segredo militar.
        Sempre no Brasil,no meio militar foi filosofia e cultura trabalhar-se em segredo e isso independe de controle politico.
        Nossa postura militar mudou quando perceberam terem sido manipulados por interesses externos.Então o Brasil militarmente afastou-se dos EUA,parou de pagar a divida externa e focou no desenvolvimento tecnologico e industrial belico geral.
        Tem muitos babacas que pensam serem militares ou de areas governamental que acham que sabem tudo o que aqui se tem e que aqui se faz.
        Temos unidades e centros secretos sim,descubra-os se for capaz e não sobreviva para contar isso.

  5. eu até entendo vocês em achar que sim já temos
    mas vocês podem perceber que os judeus deixaram passar que possuía ,os coreanos deixaram passar que também tinha
    não existe pais que teria e ficaria quietinho mantendo segredo de algo que faz com que o resto do mundo tenha mais respeito com sua politica externa
    não o brasil tem capacidade de ter ,mas não tem infelizmente
    não viagem na maionese ,para construirmos o futuro precisamos de pé no chão
    agora para o plano brasil só esta faltando a matéria que diz que o presidente militar vetou o nosso reaparelhamento
    e que os milita4res daquela época condicionaram em aceitar o tratado colocando cuba no meio da conversa na época da crise dos misseis
    se fossem espertos esses oficiais fariam a bomba sem pedir nem colocar nada no meio dos interesse da nação
    resumo não temosa bomba eles não terminaram como foi o caso do sub nuclear eles não terminaram
    mas com o mundo interio atrás da bomba temos nossa chance novamente se aproximando!!!!!

  6. Bom, o fato de o Brasil não admitir ter é puro e simplesmente por conta da nossa carta magna, Constituição Federal, que é taxativa ao dizer em seu artigo 21 que “toda atividade nuclear em território nacional somente será admitida para fins pacíficos e mediante aprovação do Congresso Nacional”. Além também do TNP, em nada seria benéfico sair dizendo a Deus e o mundo que temos armas nucleares, isso afetaria muito a política externa nacional, principalmente no que concerne ao comércio brasileiro.

    • Basta dizer que a nossa CF foi redigida por ESQUERDISTAS ENTREGUISTAS que tinham acabado de receber o poder das mãos dos militares…

  7. Existe uma lenda urbana q o BRASIL possui 03 the Bomb’s montadas em alguma base no interior do planalto…tbm, do adianta, ñ temos os meios p levar às msm ao inimigo..O amarrado VLS só sera viável depois de 2014/15…isso “SE”…Quem viver verá( espero) Então teremos de cantar:nós ‘semos’ inúteis…Sds.

    • Carlos , as duas únicas bombas atômicas que os EUA usaram contra o Japão foram lançadas por avião. Até hoje , EUA, Rússia, França, Inglaterra, China , India e Paquistão têm bombas atômicas que podem ser lançada por aviões.

  8. Caro camarada carlos argus dos anjos vieira ; já ouvi essa ” LENDA URBANA ” , mas isso foi na década de 80 , se naquela época eram 3 bombas , hoje em dia dever estar na casa dos dois dígitos rsrsrs ( 20,30 etc.. ) .
    E acredito realmente que o Brasil desenvolveu o artefato nuclear , e que nossa tecnologia na área esta mais adiantada do que simples bombas A ; acho que já dominamos a tecnologia das bombas de neutron & Hidrogênio ( ESSA ULTIMA TENHO CERTEZA , BASEANDO MINHA CERTEZA NA PESQUISA REALIZADA POR UM FÍSICO BRASILEIRO QUE DESENVOLVEU MODELOS MATEMÁTICOS & SOFTHWERE QUE SIMULA COM EXATIDÃO A EXPLOSÃO DE UM ARTEFATO NUCLEAR SEMELHANTE A W-87 NORTE AMERICANA ).
    E baseio minhas afirmações , também pelo fato de os militares terem escavado um buraco na SERRA DO CACHIMBO para testar o artefato ( ISSO TENDO OCORRIDO AINDA NOS ANOS 70/80 ).
    Acho que o maior empecilho a transferência de tecnologias espacias para o Brasil , está nesse fato .
    Mas nunca saberemos a verdade !!!!

    • Muitos tolinhos acham que tudo o que existe no univerno e é possivel a meios humanos esta contido no Google.
      Desenvolver-se militarmente armas de destruição e dissuasão é ter a possibilidade de sobreviver e disso dependem todo um povo.
      Esses assuntos nas mãos de demagogos e hipocritas que apenas visam promoções ou notoriedades tornam um povo submisso e desprotegido como praticam as ratazanas de Brasilia.
      Então faz-se necessario que ajam meios não oficiais.
      O problema é que essa corja toda imunda de presidentes e politicos que tivemos apos a ditadura com exceção do tupetudo Itamar Franco que não cheirava e nem fedia mas foi o unico não vendido e não entreguista fazem o jogo dos vampiros contra o Brasil e os Brasileiros.
      Nosso proprio povo é manipulado,influenciado e induzido e age mesmo indiretamente sem perceber para facilitar ainda mais o enfraquecimento e a vulneralidade do Brasil.Um pequeno exemplo:As hidreletricas Amazonicas essenciais para que levemos infraestruturas e serviços a região melhorando a qualidade de vida local e proporcionando maior e melhor controle da região.Os donos do mundo dizem-nos,”Não destruam e preservem a Amazonia” mas na verdade eles não querem que nos desenvolvamos e nem que tenhamos capacidade de protege-la e de defende-la.Ficando muito mais facil assim levarem insatisfação a região e dividindo e fracionando nosso povo.
      O que nós Brasileiros realmente queremos?Sermos a espiritualizada Madre Thereza de Calcutá e obrigarmos nosso povo a trabalhar cada vez mais como escravos para eles darem o arrecadado as custas de nossos sacrificios a seus amiguinhos e aos coitadinhos! Adentramos o seculo da sobrevivencia e o modelo economico e comercial esta em xeque esfarelando-se.Tem possibilidade de sobreviver quem tiver materias,biodiversidades,energeticos,agua,generos e a maior parte disto esta em paises emergentes e paises pobres.
      Não ter a capacidade de defender-se e de impor pessadas perdas e pesadas baixas a um superior invasor é a certeza de sucumbir ou subjugar-se.
      Então quem são o Brasil,a maioria do povo ou aqueles que escolhemos para nos representarem e gerenciarem nossos interesses e que não nos representam,nos roubam e nos massacram se apenas ousarmos reclamar!!!
      Acabarão é criando um Brasil radical onde a barbarie da revolta sera a unica ferramenta de se fazer ouvir.
      Temos no meio de nós uma bomba relogio mais letal que uma bomba atomica e seu cronometro ja foi acionado e é impossivel desativa-la.

  9. Sempre o mesmo do mesmo…
    Nossos militares (mesmo quando estavam politicamente no comando da nação) com atitudes medíocres – o quinto maior pais do planeta, sempre com essa història de medír-se em relação a seus vizinhos que sequer chegam a um terço de seu tamanho.
    É como se um homem de 1,80 ficá-se medindo forças com um micro anão de 60cm, 40cm, 30cm, 20cm etc e todos pobres, desdentados e famintos. É patético esse nosso comportamento. Os USA, Russia e China até hoje não entendem o que o Brasi, carregado de potencialidades,l quer no mundo.

    Nossos dirigentes até quando vão ficar se medindo com essas merrecas do nosso lado? E sempre as tratando com luvas de veludo.
    Quando vai entrar na cabeça dessa gente (civil e militar) que a distância que nos separa das outras nações da América Latina é de anos-luz.

    Não podemos ficar eternamente amarrados a elas. Nossos passos é de um gigante e o delas é de eternos nanicos.



    Quanto a realidade de experimentos reais (não teóricos) de nosso artefado atômico, sua assinatura é simples… suaves tremores de terra. Entretando essa coqueluche poderosa das armas do século XX não mais o será no presente século…



    …A vedete das armas deste século 21 será a orbital de pura e simples energia cinética, lançada sobre qualquer objetivo inimigo na crosta. Com capacidade destrutiva imensa, mas totalmente limpa. Com zero implicação e impedimento ecológico.
    E infelizmente, vergonhosamente, estamos (projeto 14x??????) a ver navios (digo satélites, sondas, ogivas, naves, telescópios, antenas etc) percorrendo – numa boa – o espaço sideral sobre nosso território.

    • Meu camarada não acho qie tenham sido demasiadamente mediocres mas infantis.
      Sabe o profundo patriotismo acaba trazendo a paixão que muitas vezes atrapalha.
      Se tivessem cumprido a missão e passado o rodo geral hoje não teriamos todos esses filhos das putas nos traindo e nos roubando.Assim agora compreendemos porque a ditadura do Chile foi a unica ditadura no mundo que deu certo.
      Ja pensou meu caro se estes filhos das putas tivessem instalado no Brasil a ditadura do proletariado como planejavam.Hoje não poderiamos,eu,voce e todos os outros estarmos aqui falando sobre estes assuntos.
      Porque ninguem neste pais tanto de direita como de esquerda jamais se referem ou cultuam idolos verdadeiramente oriundos do seio do povo e de moral e carater elibados?
      Os exemplos podem serem muitos : Che Guevara,Mariguela,Carlos Lacerda e por ai vai.
      Em nossa curta historia de luat por sobrevivencia e independencia temos tantos herois nacionais oriundos do seio do povo e totalmente enganjados com as causas do povo e de carater e principios inquestionaveis,alguns exemplos : Anita Garibaldi,Osorio…Mas preferimos os bandidos,os ditadores,os estrangeiros.
      Aquilo que vimos na mini-serie casa das 7 mulheres na Globo sobre Anita Garibaldi não foi naada do queb ela realmente foi.
      Aquele episodio de tentarem prende-la em uma casario na cidade é mentiroso pois o fato se deu numa fazenda quando ela tinha acabado de parir seu primeiro filho e estava semi-nua,convalescente na cama e seu marido havia ido a um povoado proximo comprar coisas para eles e para o bebe.
      Imperiais cercaram a fazendo e ordenaram que ela se entrega-se.Ela saiu nua com a criança nos braços e duas pistolas nas mãos entrou no estabulo e montou um cavalo em pelo e sem redeas e passou no meio dos imperiais atirando.Mia de quinze dias depois sozinha na mata foi capturada.Ninguem ousou toca-la e pelo contrario todos a admiravam e respeitavam.Ela fugiu do acampamento das tropas imperiais.
      Essa mulher foi a maior guerreira que este pais produziu.Mulher integra e tida na historia como a pre-cursora do feminismo pois foi a primeira que rebelou-se contra a subjugação da mulher a seu marido.
      Ela é heroina no Brasil,no Uruguai e na Italia.Mas aqui no Brasil não valorizamos nossos verdadeiros herois,como disse antes preferimos os traidores,os entreguistas,os vendidos como Arariboia,Mariguela,Fernandinho Beira-Mar.

      • Ah so um detalhe.
        Quando mataram Mariguela em São Paulo estavam jogando no Morumbi o Corinthians contra o São Paulo e quando anunciaram nos auto-falantes do estadio a morte do terrorista o estadio inteiro que estava lotado ovacionou como se o Brasil tivesse conquistado a Copa do Mundo.

      • Crítica construtiva é bem vinda, para aqueles q sabem q não sabem nada:
        Realmente… o termo – infantil fica melhor q o deveras depreciativo – medíocre.
        Gracias!

        Quanto ao valor das mulheres… Anita Garibaldi (Que Mulher Especial!)… basta dizer que são uma polaridade de manifestação divina. Nem mais nem menos que o aspecto masculino divino da criação.
        Porém, mesmo com a atual liberdade social que vem aumentando para elas, principalmente na comunidade cristã, está muito, mas muito difícil, delas assumirem esse seu papel peculiar, diferenciado do dos homens.
        E, pelo contrário, há muita coisa errada sendo gerada na sociedade cuja origem é toda uma ação feminina equivocada e com conteúdo desagregador da família e sociedade. Ao tentarem desesperadamente copiar o modelo masculino estão metendo os pés pelas mãos e arrastando o mundo junto.

        Entretando, isto é um assunto, ao mesmo tempo, por demais delicado e forte, que poucos conhecem e, menos ainda, ousam tocar.
        Sds!

  10. “Existe uma lenda urbana q o BRASIL possui 03 the Bomb’s montadas em alguma base no interior do planalto…”

    Lembrei de outra! Laboratórios ultra-secretos no sub-solo do CTA.

    _______________________________________________________________

    Sei lá!… Se tem região na amazônia que ainda estão encontrando tribos indígenas isoladas! Imaginem o que as FA se quiserem! Podem fazer… por lá.

    Sinceramente… ante um assédio internacional grave ao ponto de internacionalizarem… a unica cartada na manga do país seria um artefato nuclear. Fora isto… não há esperança!… Dá pra notar né! Nossos gestores quando viajam pra fora parecem uns cordeirinhos!… Então diplomacia resolver… ESQUEÇAM…
    se as FA não tiverem fazendo algo por baixo das mangas… já era.

    Mas creio que sim!… Projetos grandes que de tão grandes sabemos a pontinha da situação no âmbito civil. Programa nuclear!… E programa de foguetes. Que inclusive exportamos serviços pra fora de tão bons que são. Que são passos essenciais pra este meio dissuasivo. Isto sem falar em empresas estratégicas nacionais, que curiosamente tambem prestam serviços comerciais que tem a ver com aqueles necessários para estruturar um programa do gênero. Não vou me ater mais do que isto, senão é entregar por demais a cereja do bolo.

  11. Uma unica bomba nuclear suja e potente mesmo sem a capacidade de entrega-la é o engraçado recadinho “Venha me devorar e vamos todos juntinhos para o inferno”.

  12. Esse é um assunto que faz os entreguistas, admiradores de entreguistas, se entortarem todos para transferir mais essa nossa fraqueza adquirida para outras costas. Fica difícil negar o credito aos ídolos tucanos deles, esses que além de rebaixarem nossa cidadania nesse assunto, também entregaram de bandeja nossas empresas estratégicas, sem qualquer garantia pratica que nos assegurassem segurança a privacidade da nossa cidadania. Do jeitinho que essa turma gosta, bem adestrados pelo tio Sam.

    • Julio, tu é burro ou não acompanha os post do PB… a ultima empresa que se está sendo cogitada em ser vendida a estrangeiros é uma empresa de tecnologia óptica e advinha qual governo esta deixando isso acontecer ???… uma dica: NÃO é o psdbosta…

      • Ôôô inteligência rara, se em alguma linha que postei ficou implícito que defendi este governo me indica. O que disse, e que fez você vestir a carapuça, mesmo querendo parecer não simpatizante dos tucanos trairas impatrióticos, além de preconceituosos contra a cidadania brasileira, foi que eles foram os precursores das iniciativas do enfraquecimento de nossa cidadania através da venda de empresas realmente estratégicas. Cogitar vender e diferente de vender e esse papo de cogitar parece mais fofoca de quem foi pego na torcida pela contramão da história.

      • a noticia foi desmentida ,mas como ele fica policiando ,ta ficando cansado né zoinho azul você já foi melhor do que isso
        tá apelando rsrsrs ,
        é verdade julio éra tudo psdbesta agora que caiu a casa eles criticam os tucanalhas ou é os trensalao ?

  13. Bem essa coisa de falar que o Brasil domina a tecnologia de lançamento do VLS ,que patenteou tinta invisível e etc, etc não passa de insanidade ou alguém aqui já viu o VLS voando sem explodir ?
    Outra falácia é querer dizer que as possíveis armas químicas e bacteriológicas usadas contra os Curdos no Iraque sejam de desenvolvimento brasileiro, nunca vi tanta asneira junta e ainda tem mais, de onde saiu tamanha caduquice para dizer que o estrategista militar Iraquiano durante a guerra contra o Irã era um alto oficial Brasileiro, só faltam dizer que era o Brigadeiro Piva !
    Foi largamente noticiado que as cepas dos vírus usados contra os Curdos tiveram origem nos laboratórios dos EUA, e qualquer pessoa minimamente informada e em seu juízo perfeito viu reportagens em que os militares dos EUA encontraram as aeronaves da força aérea de Sadam ‘’enterradas’’ sob as areias do Iraque !
    Na verdade o Brasil era um pequeno fornecedor do Iraque, muita gente vive falando que o Brasil teve papel fundamental na formação do exército iraquiano , mas isso não passa de mentiras e teorias da conspiração !
    Todos sabemos quem eram os grandes parceiros do Iraque, URSS, a França que estava construindo o reator nuclear de Osirak que foi destruído pelos israelenses depois que os iranianos em uma tentativa heróica fracassaram em sua destruição ! isso só para citar dois.

    Como podemos crer nisso se infelizmente quase todos os dias estamos aqui nesse fórum a discutir a inoperância de nossas forças armadas ?

    A única vitória dos militares brasileiros foi quanto ao domínio do átomo fora isso foram só fracassos e vitórias pífias comparadas à grandeza do Brasil !
    O Brasil possivelmente tem capacidade para fazer uma bomba nuclear e muito mais mas falta culhões aos nossos governantes !

      • A manutenção da democracia, controle da inflação (embora ela esteja sempre tentando escapar ao controle) os programas para inclusão ao ensino superior , maior acesso aos meios de comunicação .
        O fim da censura !
        Lógico que tudo isso deve ser aperfeiçoado muito ainda,mas a democracia é sempre melhor que qualquer ditadura !

      • olha aurelio eu entendi o que o cesar falou não é querendo comparar ,mas na realidade o governo militar ,não fez quase nada para as forças armadas ,além é claro dos aman irem estudar lá no est point ,
        na época militar endividaram o brasil ao cubo o povo era sugado ao estremo morria crianças como na etiopia
        na verdade o governo militar fez nascer uma casta
        e o governo civil fez muito mais que o governo militar
        tanto para os cidadãos como para as forças armadas
        essas matérias ,que estão saindo agora falta ainda aquela que o coronel presidente do regime vetou o reaparelhamento militar
        tem vendido de farda também!!!
        o dia que tiver um militar que honre a farda o pais e o povo eu vou ficar do lado do militarismo mas ainda não tem ninguém
        mas daqui a pouco vai vir o zoinho azul falar do bostonaro rsrsrsrs ,sai pra lá zoio bostonaro so sabe se promover coma homofobia ganha votos fazendo propaganda rsrsrs

    • Falta voce dizer que o Pato Donald alimentava-se de Tamaras kkkkkk os caças de Saddan foram encontrados enterrados na areia kkkkkkk Não encontraram nada,destruiram em terra nada e apenas 20 e poucos caças fugiram para o Irã e foram depois devolvidos.
      Vai ver os que foram enterrados devem serem a tumba perdida de Nabucodonosor kkkk

  14. ‘’O que muitos pensavam ser talvez alguma edificação ligada a uma civilização ou cultura antiga na verdade seria algum segredo militar.’’
    (15 de agosto de 2013 at 4:02) Pura especulação, daqui a pouco vai falar do Tatunca Nara,de Acauanis, Acacor e Acanis, lenda urbana teoria da conspiração coisa sem nexo !

    Temos unidades e centros secretos sim,descubra-os se for capaz e não sobreviva para contar isso.’’
    (15 de agosto de 2013 at 4:02)

    Você deve ser um 007 por fazer tais afirmações e continuar vivo ainda !

    Cara você gosta de chamar algumas pessoas de ‘’bostericos’’ e outras insanidades mais, mas na verdade você tem é bosta nessa sua cabeça, pois da sua boca só sai merda é uma verdadeira latrina !

    Olha oque esse asno falou :

    ‘’… Assim agora compreendemos porque a ditadura do Chile foi a unica ditadura no mundo que deu certo.’’ (15 de agosto de 2013 at 4:49)

    Olha o significado de ditadura, segundo o Dicionário Aurélio !

    1.Forma de governo em que todos os poderes se enfeixam nas mãos dum indivíduo, dum grupo, duma assembléia, dum partido, ou duma classe. [Cf. democracia (2).]
    2.Qualquer regime de governo que cerceia ou suprime as liberdades individuais.
    3.Fig. Excesso de autoridade; despotismo, tirania.

    E para quem não sabe o Chile já estava vivendo um bom momento no governo de Salvador Allende ,o golpe de Pinochet só atrapalhou o desenvolvimento da democracia chilena ,ou vocês concordam com o maluquinho que ditadura é melhor que democracia ?

    Se estiverem em dúvida pesquisem e encontrem a verdade!
    Esse tolinho de alcunha maluquinho se acha muito engraçado, gosta de debochar desfazer dos outros mas só diz merda , só se aproveita 1% ou menos do que ele diz !

    PS : Usei esses termos chulos só para ser ‘’engraçado’’ como ele para que ele possa participar da brincadeira que ele mesmo promove !

    • Cesar ja que contestas apresentes provas.
      Isso que afirmei sobre a reportagem do fantastico foi veridico.
      Na Globo existem arquivos embora em algum tempo sofrerão incendio e perderam muita coisa.
      Se voce não concorda com o que os outros dizem é direito seu mas querer menosprezar ou desmerecer o que os outros falam é tipico de um babaca invejoso como voce sempre foi com minha pessoa.
      Quando eu não concordo com alguem procuro contestar com argumentos.
      Nãao alimento bostéricos e muito menos peidabundarios.

      • ”…querer menosprezar ou desmerecer o que os outros falam é tipico de um babaca invejoso como voce sempre foi com minha pessoa.”
        Até parece que você não menospreza a opinião alheia,você vive fazendo isso,basta ler comentários antigos que você já vez com piadinhas chulas e babacas típicas de você!
        Você contestar com argumentos? kkkk que piada,VOCÊ ESTA É SE FAZENDO DE VÍTIMA,para tentar mudar a situação !
        Você vive é prestando uma contrainformação aqui,sem provas, só falando oque vem a sua cabeça desmiolada!

        A reportagem sobre as tais pirâmides pode até existir,mas como você pode afirma que tais estruturas não são edificações ligadas a uma civilização ou cultura antiga, mas seriam na verdade algum segredo militar que só você conhece !?

        Na verdade quem precisa provar alguma coisa aqui é você,mostre nos provas ! me desminta aqui no blog !

        Agora só porque eu te coloquei contra a parede eu tenho inveja de você,kkkkk você esta maluco ,maluquinho mesmo !

        EU TE DESAFIO A PROVAR OQUE VOCÊ DISSE ! VAI PROVA PARA TODOS AQUI QUE VOCÊ DIZ A VERDADE AO INVÉS DE FICAR DIZENDO ASNEIRAS !
        ‘’… Assim agora compreendemos porque a ditadura do Chile foi a unica ditadura no mundo que deu certo.’’ (15 de agosto de 2013 at 4:49)

        Amante da ditadura ,algoz da democracia e da liberdade eu tenho é asco de quem pensa assim !
        Não tenho inveja tenho asco !

      • http://www.estadao.com.br/arquivo/mundo/2003/not20030801p30960.htm

        vejam vocês mesmos !

        Americanos encontram aviões iraquianos enterrados na areia

        Equipes de investigadores americanos engajados na busca das armas de destruição em massa supostamente mantidas por Saddam Hussein encontraram aviões da força aérea iraquiana enterrados na areia, informaram militares dos Estados Unidos nesta sexta-feira .

        Pelo menos um MiG-25 de interceptação da época da Guerra Fria foi avistado quando as equipes de busca observaram a parte superior da cauda dupla da aeronave saindo da areia, disse um oficial do Pentágono familiarizado com as buscas. De acordo com ele, as autoridades americanas já encontraram “diversos” aviões MiG-25 e Su-25 enterrados em uma base aérea em Al-Taqqadum, a oeste de Bagdá.

        A aviação iraquiana não foi utilizada durante a invasão liderada pelos Estados Unidos. Militares americanos acreditam que os pilotos preferiram não decolar por acreditarem que não seriam páreo para as ações aéreas promovidas por Estados Unidos e Grã-Bretanha.

        O deputado americano Porter Goss, presidente da Comissão de Inteligência da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, qualificou a descoberta como um demonstração do que as forças iraquianas são capazes de fazer para “esconder suas atividades”.

        Goss, um republicano da Flórida, foi notificado sobre a descoberta durante recente visita ao Iraque. “Nossos homens encontraram aproximadamente 30 aviões novinhos em folha enterrados na areia para que não tivéssemos acesso a eles”, acusou Goss. “São aeronaves sobre as quais nada sabemos”, garante.

        Segundo Goss, os aviões não podem ser apresentados como as armas de destruição em massa procuradas por EUA e Grã-Bretanha para tentar confirmar sua principal justificativa para a guerra e que ainda não foram encontradas, “mas são armas que o Iraque tentou esconder”.

        Informações compiladas por serviços secretos ocidentais antes da guerra apontam para a existência de uma força aérea iraquiana de aproximadamente 300 aviões de combate, todos eles remanescentes da Guerra do Golfo, travada em 1991.

      • Isso não tem nada haver com o que eu citei sobre a reportagem do fantastico na decada de 70.
        Os reporteres ao sobrevoarem viram algo estranho com formato piramidal.
        Dias depois ao dirigirem-se para o local receberam ordem de abortar a expedição.
        Esse link ai é como varios outros que confundem formações com aalgma coisa.

      • O que esse link tem haver com o que citei?Nada!
        Cita o encontro de uma aeronave MIG supostamente enterrada por Russos.
        O grosso da força aerea Iraquiana que sumiu era composta de Mirages e jamais foram encontrados.
        Umas vinte e poucas unidades fugiram para o Irã quando começaram os ataques Americanos.
        O grosso dos Mirages sumiram uns dez dias antes de começarem os ataques.

      • Bem já mostrei oque houve com a força aérea de Sadam ,e que essa pirâmide high-tech que só você viu não passa de sandice de sua cabeça !
        Já desafiei você a provar a veracidade de suas sandices,mas pelo jeito você não possui prova alguma,prove-me que a tal pirâmide era um artefato tecnológico como você afirma,você não é o cara que sabe das bases secretas e ainda continua vivo?
        Para você é fácil provar ! Bem essa discussão termina por aqui !
        Quando você tiver provas reais ai sim,mas por enquanto isso é só sandices e futilidades da sua cabeça !

  15. e outra não existe bomba nenhuma ,vamos ter que lutar com o fal dando incidente de tiro com a baioneta calada pois as munições os malditos tiraram a pólvora na guarda
    o que eu percebo é que tem muito soldado esperando o raio violeta ,a maquina de invisibilidade ,raio x gama ,xmem e por ai vai
    parem de sonhar soldados nos somos como o povo apenas números ,para o sistema já foi pior que hoje ,
    mas se vocês ficarem fantasiando não vai dar certo ,não temos o governo militar fez o buraco o Collor tampou o buraco aonde fazia os testes ,o governo fhc nos proíbe de fazer misseis nos tira o direito de defesa ,o melhor governo é esse que esta a apenas 10 anos contruiram a fabrica de blindados guarani construíram a fabrica de helicópteros ,construíram a fabrica de submarinos ,
    deixa a mulher trabalhar !!!!!!!
    pezinho no chão sem alucinação et de varginha e etc e tal

  16. Qualquer coisa,os caça fantasmas,os tres patetas ou ate o kiko e a chiquinha são melhores que esse comunismo travestido de democracia onde os antigos terroristas e bandidos nem entitulam-se mais comunistas mas sim social-democratas pois o capitalismo que combatiam é farto e rentavel aos bandidos que sempre foram e que são.Roubando,iludindo e comprando o povo com bolsismos.
    São tão filhos das putas e sem escrupulos que abrem as pernas a Americano visando unicamente blindagem.
    Ate mesmo a Anarquia é melhor que estes filhos das putas que não passam de simples bandido querendo se perpetuarem como o que jamais foram e jamais serão,defensores da democracia e da liberdade.
    Bolivariano corrupto bom é bolivariano corrupto com a cara toda furada de aço.
    Comprem o lodo da humanidade as custas do arrecadado com o sacrificio dos Brasileiros e se prostituam com Europeus falidos e Americanos gananciosos.
    Ja conhecemos tudo o que são capazes e todas suas safadezas.
    Jamais teremos nosso Brasil e o nosso povo subjugado a uma Organização Criminosa essa Quadrilha dos Irmãos Petralhas.
    Se hoje temos bases Yankees na Colombia agradeça-se a esses filhos das putas que jamais oferecerão ajuda a Colombia e sempre ajudaram a narco-guerrilha e aos governos ligados a ela.
    A depuração vem,ainda não acredita nela ! Ela vem de um jeito ou de outro.

  17. Em 2010 Lula deu 10 bilhões de dolares a Hugo Chavez para este comprar SU30.A Venezuela ainda não tinha linha de credito com a Russia.
    Na ultima sessão da virada de 2011 para 2012 o congresso liberou 60 bilhões de dolares para a presidencia no apagar das luzes,sem discução,sem votação,sem vinculação midialitica.
    Enquanto isso nosso povo morre nas portas de hospitais,na violencia urbana,na violencia do transito.
    Jamais nem o governo,nem a oposição nem as midias (prova que não existe oposição real e sim confraria) que o PIB Brasileiro é 47% carga tributaria e os 53% restantes se subdividem em consumo (a maior parcela),commodities (parcela intermediaria) e produtos acabados (a parcela mais inexpressiva).
    O minha casa minha vida é para pobres ou classe media ?
    Num dos maiores produtores de carnes,generos e grãos muitos morrem de fome e ate o destinado a programas sociais não chega a ser efetivo pois alem dos desvios roubam ate comida de crianças e remedio de idosos.
    Que moral estes filhos das putas podem terem de apontarem alguem ou condenarem alguem ! As leis,a justiça serve apenas para beneficia-los e dar-lhes impunidades.Sexta,setima economia,que falacia.Uma economia alicerçada no consumo e nos impostos.Um pais medieval extrator e cultivador entregue nas mãos de bandidos e de ganaciosos que so visam lucros as custas do sacrificio e das vida do povo.
    Qualquer coisa é melhor do que esse sistema bandido,covarde e desumano.
    Para mudarmos isso temos que esperamos quatro anos ai liberam o bolsismo e la se vão mais quatro anos.
    O povo em grande parte não se vende por safadeza mas sim por necessidade.
    É assim que eles jogam e manipulam o Brasil.
    Não resolvem jamais nada de nada e tudo vai-se acumulando,ate quando ?
    Voces acreditam que as flores derrotam os canhões ?
    Os comandos gerais fazem os jogos destes filhos das putas pois na verdade são pessoas que pensam como ele e apenas visam,estatus,cargos,regalias,vantagens.
    E que realmente se importa com o BRASIL E COM OS BRASILEIROS ?Em toda qa historia da humanidade jamais a maioria subjugada se fez ouvir por meio da kaozada e das suplicas.
    Então o que sera necessario acontecer neste pais para que o Brasil seja realmente dos Brasileiros com igualdade e justiça ?
    Se o direito falha ou inexiste esqueça-o e lute pela etica.
    Se pensar,expressar e ser como eu sou é crime então sou criminoso.
    Nem a morte é capaz de acabar com o anseio da liberdade e da justiça e morrer por isso é a maior honra possivel a um ser humano.
    Bundas Azuis e Bundas Vermelhas,voces todos não passam de filhos das putas vendidos que entregam a propria moral e carater contra o proprio pais e o proprio povo em detrimento de suas ideologias e preferencias proprias.
    Cesar `Pereira,o seu babaca eu não sou a favor de ditadura e nem de politico filho da puta nenhum.Eu sirvo unicamente e incondicionalmente ao Brasil e aos Brasileiros.E na minha opinião lugar de todo filho da puta vendido e traira é dentro de uma vala cheia de merda e vermes e com a cara toda furada de aço.
    Agora processe-me o bundão.

  18. SAIU NO CARTA MAIOR :

    A conexão entre o Itamaraty e a Operação Condor

    Documentos revelam conexão entre Itamaraty e Operação Condor

    Exclusivo: Documentos – um elaborado por um agregado militar na Embaixada do Brasil em Buenos Aires, e o outro redigido por um quadro do Centro de Informações no Exterior do Itamaraty – descrevem o rapto do coronel Cardim Osorio, considerado um inimigo do general Geisel.

    Por Dario Pignotti*

    Brasília – A primeira pista sobre a Operação Condor surgiu no Brasil e envolve um ex-chanceler que pouco foi investigado. O homem de confiança de Henry Kissinger no Brasil durante os anos da coordenação repressiva sul-americana foi Francisco Azeredo da Silveira, titular do Ministério de Relações Exteriores durante o governo do general Ernesto Geisel entre 1974 e 1979.

    Ele ascendeu ao cargo depois de ser embaixador na Argentina, “onde ganhou a confiança dos militares, principalmente de Geisel, por ter executado muito bem o trabalho duplo de diplomata e colaborador dos serviços de inteligência que perseguiam e, quando necessário, eliminavam os opositores prófugos”, denunciou Jarbas Silva Marques, um ex-prisioneiro político que foi também “testemunha direta da selvageria dos diplomatas que estavam em Buenos Aires fazendo trabalho sujo”.

    “Azeredo autorizou não só pessoalmente, como supervisionou o sequestro e a tortura do coronel Jefferson Cardim, em Buenos Aires. Sei disso porque Jefferson Cardim me disse na prisão, onde fomos companheiros”, completou Marques.

    Até hoje pouco se sabe sobre a participação do Brasil no submundo repressivo regional devido a várias razões. Uma das principais é que os Estados Unidos tem evitado, tanto quanto possível, tornar públicos os documentos sobre ações encobertas executadas com a colaboração do Itamaraty e seu Centro de Informações no Exterior, o Ciex – discreto braço de espiões criado pelo ex-embaixador na Argentina e no Uruguai e suposto informante da CIA Manuel Pio Correa, uma década antes do surgimento da Operação Condor, criada em 1975, durante uma reunião convocada pela ditadura de Augusto Pinochet.

    Apesar da escassez (por ocultação) de informações sobre as operações clandestinas e da ainda vigente lenda de que os generais brasileiros não se misturavam muito com seus primos, os gorilas do Cone Sul, qualquer análise sensata chegará à conclusão de que o Planalto, por ser o mensageiro do Departamento de Estado nesta parte do mundo, foi o fiador da Condor. Se Brasília não houvesse bendito – e instigado – o acionar dessa associação ilícita, ela seguramente teria sucumbido.

    A gritante assimetria nos critérios adotados pelos governos recentes dos Estados Unidos para jogar luz sobre o ocorrido é sugestiva. Sob os governos de Bill Clinton e George W. Bush, foram desclassificados milhares de relatórios secretos sobre os regimes de exceção chileno, argentino e uruguaio, a partir dos anos 70, enquanto são contados os papéis relativos ao Brasil. Inclusive, é muito pouco o que foi liberado sobre o golpe de Estado contra João Goulart em 1964, depois do qual ele teve de exiliar-se em Montevidéu, onde, desde então, cada movimento seu foi seguido por uma camarilha de espiões brasileiros e uruguaios.

    Será que, ao manter na sombra os crimes brasileiros, os Estados Unidos estão preservando a si mesmos?

    Ou será que a Condor, como todo crime de Estado, jamais chegará a ser completamente esclarecido, e seus verdadeiros responsáveis gozarão de eterna impunidade?

    O Brasil era, desde abril de 1964, o aliado mais confiável de Washington em sua guerra sem fronteiras para “conter” o avanço comunista, mas talvez 1971 tenha sido o ano chave: foi quando surgiu, do alto do poder, no encontro entre Richard Nixon e Emilio Garrastazú Médici, na Casa Branca, o pacto para semear a desestabilização dos governos inimigos e autorizar a caçada de opositores além das fronteiras nacionais.

    Acredito que a intensidade da organização entre Brasil, Argentina, Uruguai e Chile se iniciou depois de alguns sequestros de diplomatas, no Brasil, (embaixador norte-americano Charles Elbrick , 1969) e do agente norte-americano (Dan Mitrione, 1970), no Uruguai, pelas mãos dos Tupamaros, o cônsul brasileiro em Montevidéu (Aloísio Dias Gomide, 1970), as operações de guerrilha argentina dos Montoneros, que eram fortes”, declarou o filho do coronel Jefferson Cardim Ossorio, Jefferson “Jeffinho” Lopetegui Ossorio, em entrevista à Carta Maior, a quem assegurou a “participação total, a responsabilidade criminal que teve no sequestro meu, de meu pai e do embaixador Azeredo da Silveira, que nos acompanhou pessoalmente ao avião que nos deportou clandestinamente ao Brasil”.

    Certamente, Azeredo da Silveira, que havia sucedido o suposto colaborador da CIA, Correa, no cargo, atuou em sintonia com a política de Estado terrorista acordada entre Nixon e Médici, e agiu em consequência a autorizar e acompanhar o rapto do coronel dissidente Cardim Osorio, que foi apenas o primeiro de vários delitos similares perpetrados na capital argentina desde 1970.

    Documentos

    Dos documentos obtidos em primeira mão por este cronista, um, encontrado em 2011 e elaborado por um agregado militar na embaixada de Buenos Aires, e o outro, redigido por um quadro do Ciex, descrevem com farta informação o rapto do coronel Cardim Osorio, “que sempre foi um inimigo jurado do general Geisel, desde os anos 50″, conta seu filho Jeffinho, perpetrado a pouco de desembarcar em Buenos Aires vindo de Montevidéu.

    Depois de ter sido espionado na capital uruguaia por serviços brasileiros e daquele país, o coronel “Jeffinho” e um sobrinho do militar foram raptados em uma doca de Buenos Aires no dia 11 de dezembro de 1970, ou seja, cinco anos antes que a ditadura de Pinochet trouxesse militares de outros quatro países para institucionalizar a Condor.

    Um dos telegramas secretos que narra o acontecido com o militar brizolista leva em seu canto superior direito um carimbo da Agência Central do Serviço Nacional de Informações e o número de protocolo 001061.

    No documento de seis páginas, originado da embaixada brasileira no dia 19 de dezembro de 1970, se revelam os detalhes da operação coordenada entre brasileiros, argentinos e uruguaios que se consumou com o sequestro do coronel Jefferson Cardim, um dos troféus mais cobiçados pela ditadura, e que finalmente seria deportado clandestinamente ao Rio de Janeiro, depois de ser torturado em uma sede da polícia federal do regime do ditador argentino, general Roberto Marcelo Levingston, que também foi informado de todo o acontecido.

    “Esse material é uma peça para ser estudada profundamente, eu o chamo de primeira prova documentada sobre uma ação repressiva internacional, seguindo o modelo de coordenação e repressão dele. Sempre disse que o conceito do Condor foi inventado pelo Brasil e essa comunicação secreta, elaborada na Embaixada em Buenos Aires, está confirmando perfeitamente esta tese”, declarou Jair Krischke, presidente do Movimento de Justiça e Direitos Humanos.

    Formalmente, a Condor foi fundada em 1975 no Chile, em uma reunião em novembro daquele ano, onde havia correspondentes brasileiros, uruguaios, argentinos, paraguaios, etc.… mas esses papéis não deixam dúvidas de que o sistema existia desde muito antes, porque o rapto e a deportação de Jefferson são fatos pioneiros que depois se repetiriam em casos similares nos anos de 1976, 1977, 1978.

    Mas não se deve perder de vista que isso aconteceu em 1970 e que não foi um fato isolado, porque, em outro operativo internacional, em 1971, no aeroporto de Buenos Aires, foi sequestrado quando chegava do Chile Edmur Pericles Camargo, o “Gauchão”, que continua desaparecido.

    E é muito significativo que, como exposto nesses papeis, o sequestro de Jefferson em 1970 tenha se comunicado com as principais figuras militares e diplomáticas dos governos brasileiro e argentino, e que estes autorizaram tudo o que se fez com o coronel e seu filho, muito jovem naquele momento. Ou seja, se enterra a ideia de que os repressores eram delinquentes que desobedeciam as ordens superiores”, observa Krischke.

    É verdade que a contribuição entre diplomatas e repressores do Brasil e da Argentina foi motivo de comentários elogiosos no relatório elaborado pelo agregado militar no dia 19 de dezembro de 1970.

    No telegrama, se acrescenta também, parte das declarações arrancadas dos dois prisioneiros, Jefferson e seu filho (o terceiro detido foi libertado quase que imediatamente), sob tortura na “Subdelegacia de Assuntos Estrangeiros da Polícia Federal”, onde o “Coronel Cáceres (argentino)” recebeu dois agregados militares brasileiros, um disposto na Argentina e o outro em Montevidéu, aos quais manifestou um “notável interesse por parte das autoridades argentinas em colaborar”, diz a nota.

    “Depois de informar (o coronel argentino Cáceres) sobre os antecedentes de Jefferson e a importância de sua detenção, lhe expressei nosso interesse em que seja entregue às autoridades brasileiras”, narra o memorando.

    Em um dos fragmentos mais reveladores do cabo (página 5) o autor admite estar surpreso de que, pouco menos de um dia depois da detenção dos opositores brasileiros “fui informado pela Coordenação Federal da Polícia de que o presidente (general Roberto Marcelo) Levingston havia firmado o decreto (autorizando a deportação) e esse fato foi comunicado ao Itamaraty (Chancelaria)”, se lê na nota de 19 de dezembro.

    Em outro despacho secreto do dia 22 de dezembro de 1970, esse originado no Ciex se menciona que o presidente uruguaio Jorge Pacheco Areco teria sido informado da operação que se executou em Buenos Aires a partir de informações procedentes de Montevidéu, onde residiam as vítimas junto a outros exilados notórios, como o presidente deposto João Goulart e o governador Leonel Brizola.

    “Quando li esses papeis descobertos por vocês, a princípio me surpreendi, fiquei meio chocado. Mas depois me dei conta que estava tudo escrito, e eu sabia que por trás de tudo o que nos aconteceu estava a Condor, ou a coordenação repressiva que ainda não se chamava dessa forma. Me veio um calafrio. Depois de informar (o coronel argentino Cáceres) sobre os antecedentes de Jefferson e a importância de sua detenção, lhe expressei nosso interesse em que seja entregue às autoridades brasileiras”, narra o memorando. “Porque, pela primeira vez, havia um papel, algo oficial escrito pelos militares, com o carimbo oficial, demonstrando que o Itamaraty estava absolutamente inserido por trás do sequestro meu e de meu pai”, resume Jefferson Osorio Lopeteguy Cardim.

  19. O EXÉRCITO NÃO TEME NEM SERVE AO PT

    “As manifestações começam pacíficas e, de repente, tornam-se violentas, não é mera coincidência. É tudo planejado. Faz parte do ‘show’ da guerrilha urbana”. (Jorge B. Ribeiro).

    PRONUNCIAMENTO DO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GENERAL PAULO CHAGAS EM 29 DE JULHO DE 2013.
    Conjecturas apocalípticas

    Caros Amigos
    A chegada do PT ao poder e os dez anos de sua permanência na direção do País criaram, além do caos social, moral e econômico, a incerteza quanto ao futuro das instituições republicanas, uma vez que o partido não deixa de alimentar a intenção de transformar o Brasil numa República Socialista Bolivariana.

    A reação recente da sociedade nas ruas, em que pese o “show da guerrilha urbana” que tenta desvirtuá-la, mostra que o povo deu-se conta dos males que representam para seu futuro o aparelhamento do Estado, do primeiro ao último escalão; o domínio completo do aparato sindical; a concentração de meios, a logística, o treinamento, o dispositivo e o incentivo dados às ações e pretensões dos chamados “movimentos sociais”; a concentração de recursos financeiros, visíveis e invisíveis, nas mãos dos “corruPTos”; a cada vez mais evidente ligação do “ParTido” com o crime organizado; e a coordenação e o controle exercidos pelo Foro de São Paulo sobre os horizontes de seus associados.

    Todo este potencial reunido nos induz a considerar a possibilidade e a probabilidade de que grandes tumultos, demonstrações de força, quebra-quebras, greves ilegais e tudo o mais que compõe o repertório destrutivo da esquerda radical venham a ocorrer, se as pesquisas de opinião indicarem com clareza a derrota de Dilma no processo de reeleição.

    O primeiro objetivo do tumulto será inviabilizar o pleito e o segundo será fazer crer aos desavisados e aterrorizados cidadãos de bem que a situação da ordem pública e a “pacificação nacional” dependem da permanência dela e dos corruPTos no poder!

    Por imposição do partido, com o aplauso dos parceiros do Foro de São Paulo e com o apoio dos eternos oportunistas, no Congresso e fora dele, e dos “intelectuais orgânicos”, sempre a serviço da enganação, “as eleições serão adiadas até que haja clima favorável e seguro para realizá-las”!

    Esta conjectura, com certeza, alimenta as mentes insanas dos canalhas que, inebriados pela exacerbação da ambição e pela subestimação da tolerância do povo, imaginam ser possível, desta forma, a instalação definitiva da “ditadura do proletariado” em Terras de Santa Cruz!

    Tratam-se apenas de conjecturas, apocalípticas, é verdade, mas acreditar que haja qualquer tipo de honestidade nos propósitos dos homens e mulheres que integram e apoiam o atual governo, dentro e fora do País, é, também, fugir da realidade.

    Seja como for, vale o alerta e fica a imagem como válida também para depois do pleito, pois, se derrotados e contrariados em seus anseios, venderão caro a estabilidade e a governabilidade, como fizeram no Rio Grande do Sul durante a administração de Yeda Crusius. Por outro lado, caso sejam ainda vencedores, premidos pelo tempo e pela caótica situação produzida por sua incompetência e reconhecida vilania, tentarão, agravando a desordem e o desmando, consolidar as condições objetivas e, com elas, introduzir a componente subjetiva do golpe.

    Em todos os casos, imaginam que a circunstância adversa e a “disciplina” das Forças Armadas farão com que elas, para evitar uma guerra civil, aceitem e respaldem a “solução da casa”, ou, no mínimo, que se omitam diante do golpe.

    Ledo devaneio!

    Conhecendo e confiando em meus camaradas, sugiro aos que alimentam tais esperanças que façam uma avaliação melhor e mais realista do comprometimento das FA, porquanto, caso decidam pela quebra das estruturas legais da república, as encontrarão aliadas, como sempre, à democracia, ao seu dever constitucional e aos interesses daqueles de onde, legitima e legalmente, demanda o poder. Em nome deles, elas lhes negarão respaldo e, mais uma vez, frustrarão a traição!

    Que Deus nos proteja como protegeu o Papa Francisco durante sua estada no Brasil e que estas “conjecturas” não ultrapassem os limites da presunção!

    “O socialismo é o evangelho da inveja, o credo da ignorância, e a filosofia do fracasso.”

Comentários não permitidos.