Ministério da Defesa do Reino Unido envia fragata HMS Westminster e dois navios auxiliares a Gibraltar

fragata

Fragata HMS Westminster (237)

O Ministério da Defesa do Reino Unido anunciou nesta quinta-feira que uma embarcação de guerra da Força Naval visitará Gibraltar no fim do mês como parte de operações “de rotina”.

Um porta-voz do Ministério disse à Agência Efe que a fragata HMS Westminster e dois navios auxiliares partirão na próxima segunda-feira. Espera-se que visitem as águas do estreito “no fim do mês” como parte de “uma série de desdobramentos militares regulares e rotineiros” realizados todo ano.

O anúncio acontece em pleno conflito diplomático entre Espanha e Reino Unido por causa da situação em Gibraltar, apesar do Ministério britânico assegurar que o embarque da fragata já estava previsto anteriormente.

Um porta-voz de Downing Street, residência e escritório oficial do primeiro-ministro, disse hoje que David Cameron informou ao presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, do “envio rotineiro” de embarcações britânicas a Gibraltar durante a conversa por telefone mantida ontem.

“Gibraltar é uma base estratégica para a defesa do Reino Unido e, portanto os navios da Força Naval visitam suas águas ao longo do ano como parte de desdobramentos regulares e rotineiros”, disse o porta-voz de Defesa, que informou que esse exercício militar leva o nome de “Cougar 13”.

Em 2012 a frota britânica visitou também as águas que rodeiam o estreito e este ano a HMS Westminster vai junto às embarcações auxiliares de provisão Lyme Bay e Mounts Bay como “parte do trabalho de rotina”, acrescentou a fonte.

O Ministério da Defesa explicou também que dentro destas operações militares estão incluídas “visitas a portos de Portugal e ao longo do Mediterrâneo rumo a Espanha, Turquia e Malta, antes seguir rumo ao Oriente Médio”.

O porta-voz do Ministério da Defesa assegurou que este trajeto “não guarda qualquer relação” com a atual tensão política entre Espanha e Reino Unido.

Os atritos entre os países aumentaram nos últimos dias devido às longas filas na fronteira do estreito por causa dos controles impostos pela Espanha depois do vazamento de 70 blocos de concreto nas águas que rodeiam a colônia britânica pelas autoridades gibraltarinas.

A Espanha afirma que Gibraltar quer evitar que os pescadores espanhóis trabalhem na região e defende a legalidade e a proporcionalidade de seus controles fronteiriços, enquanto o Reino Unido os qualificou de “inaceitáveis” e “desproporcionais”.

EFE

Fonte: YAHOO

 

8 Comentários

  1. A matéria está mal explicada, não diz que as tensões dos últimos dias, surgiram depois que os ingleses jogaram no mar ao redor do penedo de Gibraltar, cerca de 70 blocos de concreto, com pontas expostas de vergalhões de metal…

    Com isto, os pescadores espanhois que tradicionalmente pescam nestas aguas, estão impedidos de pescar, porque os blocos com ponta de ferro rasgam suas redes…

    Acontece que o Tratado de Utrecht, de 1713, só concede aos britânicos o enclave terrestre de Gibraltar, más não as águas no seu entorno, que continuam sendo espanholas..daí o conflito, porque os espanhois estão dizendo que os ingleses estão querendo se apropriar , na marra e na mão grande…das águas próximas a Gibraltar. Inclusive de parte das aguas da Baía de Algeciras…

    • As embarcações só reforçam a ideia que as águas na prática são mesmo inglesas e não espanholas. Onde está a marinha espanhola? Onde está a marinha portuguesa, argentina e outros que também tem divergência com os ingleses? Bando de despreparados.

  2. NATO E OTAN começam a entrar em colapso ,parece ate aquele desenho do pica pau
    que enquanto eles tinham comida e dinheiro o lobo e o pica pau eram melhores amigos ,mas quando eles entram em crise começam as disputas
    a espanha esta tratando de vender caças a argentina ,está na hora da espanha acordar ,e acabar com o embargo a cuba ,

  3. Essa é tal de Otan, e a Colômbia embarcou nessa . A Argentina peitou.
    Sabe que acho ?? bem feito bem feito, bem feito , já tem algum tempo que a wikileaks tinha divulgado que Portugal , segundo EUA, fazia papel de otário, comprava desproporcionalmente tudo que eles ofereciam, se vc entrar nos sites de defesa da Espanha é a mesma coisa, um absurdo de aquisições e manutenções.
    Os dois vivem de esperanças e é o que a Colômbia vai fazer e é o que o Brasil vai fazer.
    Esperança -esperança -esperança.
    Esperança vem da palavra esperar e isso eu tenho de Jesus que vai perdoar meus pecados – mas cada um tem seu próprio D(d)eus do universo . Como falei antes , entra na fila e Espera tua vez de beijar as mãos de seus deuses.

    ABS.

    • O EUA reclamaram devido à nossa escolha de comprar fragatas holandesas em vez das americanas que já estavam com mais de 30 anos de uso, da compra dos eh-101 em vez do heli americano que já não me lembro do nome, reclamaram os submarinos porque acham que deve ser Espanha a controlar a nossa ZEE, basta ver que a Marinha Espanhola tem praticamente tecnologia americana nos seus navios e os subs portugueses servem praticamente para isso, diminuir a diferença entre a Marinha Portuguesa e a Marinha Espanhola.
      A única coisa em que concordo com os americanos foi a critica ao numero de oficiais que continua a ser bastante alto

Comentários não permitidos.