EUA lamentam asilo russo a Snowden: “estamos decepcionados”

carney012813_s640x427-e1374086549615g

Porta-voz da Casa Branca, Jay Carney

Os Estados Unidos estão revisando a realização de uma cúpula entre o presidente Barack Obama e seu colega russo Vladimir Putin em setembro, depois da decisão de Moscou de conceder o asilo temporário ex-técnico da inteligência americano foragido Edward Snowden.

“Estamos extremadamente decepcionados”, afirmou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney. “À luz destes fatos, estamos avaliando os planos de uma cúpula”, acrescentou.

Obama e Putin têm agendada uma reunião à margem da cúpula do G20, que acontecerá em São Petersburgo no início de setembro. Mas o encontro parecia ter sido colocado em dúvida ante as várias tensões na relação entre Washington e Moscou, incluindo o caso Snowden, o conflito na Síria e condenação do líder opositor russo Alexei Navalny.

AFP

 

Fonte: Terra

Snowden diz que asilo na Rússia mostra que “lei está vencendo”

O ex-prestador de serviços de uma agência de espionagem dos Estados Unidos Edward Snowden disse nesta quinta-feira que a decisão da Rússia de conceder-lhe asilo temporário é uma vitória do regime da lei, agradecendo a Moscou e acusando o governo dos EUA de desrespeitar as leis internacionais.

“Nas últimas oito semanas vimos o governo Obama não mostrar nenhum respeito pela lei internacional e interna, mas no final a lei está vencendo. Agradeço à Federação Russa por conceder o asilo”, disse Snowden em comunicado divulgado pelo grupo WikiLeaks.

Uma pesquisadora jurídica do grupo tem ajudado Snowden a tentar garantir asilo num terceiro país seguro. O WikiLeaks disse temer que ele não receberia um julgamento justo nos Estados Unidos.

O grupo afirmou que Sarah Harrison, a pesquisadora, havia deixado o aeroporto com Snowden em um táxi para um “lugar seguro, confidencial” e que Snowden tinha o direito de viver e viajar ao redor da Rússia por um ano.

Julian Assange, fundador do WikiLeaks, disse que a decisão da Rússia de conceder asilo temporário a Snowden era “mais uma vitória na luta contra a guerra de Obama aos denunciantes”.

“Esta batalha foi vencida, mas a guerra continua”, declarou ele, elogiando a Rússia por apoiar Snowden num momento em que o WikiLeaks disse que muitos países se recusaram a fazê-lo por medo de ofender os Estados Unidos.

Reportagem de Andrew Osborn

REUTERS

 

Fonte: Terra

27 Comentários

  1. Governo dos EUA dizia” quem der asilo a Snowden sofrerá as consequências” mas como esse quem é a poderosa mãe Rússia aí eles ficam apenas “decepcionados” é por essas e outras que tenho uma profunda admiração (e uma pontinha de inveja) dos Russos rsrs

    Apenas uma palavra pode explicar a postura do governo Russo SOBERANIA.

      • 5
        Já sei, tem mais gente depois,…
        Mas porque ficamos só assistindo, devemos promover um debate e apresentar propostas sérias de mudanças. Nós aqui no blog ficamos apenas contemplando e criticando, temos que encontrar caminhos e levarmos avante nossos ideais. Vamos pensar nisso…

      • “Mas porque ficamos só assistindo, devemos promover um debate e apresentar propostas sérias de mudanças. Nós aqui no blog ficamos apenas contemplando e criticando, temos que encontrar caminhos e levarmos avante nossos ideais.”

        7. Se apresentando..

      • Desculpe me meter nos vossos meios, mas, os russos abriram as pernas para o cavalo de tróia yanke… rsrsrsrs… nesse mundo de dualidades, não contaria isso como vantagem, pois ele não demonstrou nada que muitos já não soubessem… pensem nisso… moralmente, a Rússia foi obrigada a recebe-lo em seu território… um corpo estranho no seio da mãe Rússia… rsrsrsrsrs… jogada de mestre, ein ???…

    • É por isto que sou a favor do Brasil desenvolver armas nucleares,sei que alguns vam falar que a Corea do Norte tem armas nucleares,e esta sofrendo com o bloqueio dos USA e seus aliados ai eu eu pergunto porque eles não fazem o mesmo bloqueio com os RUSSOS,BOICOTAR UM PAIS PEQUENO COM POUQUISIMA AREA DE CULTIVO É UMA COISA AGORA BOICOTAR UM PAIS GRANDE É OUTRA COISA.

      • Concordo, Algum dia um Nacionalista com mãos de Ferro assumira a nossa presidência e transformara o Brasil na Potencia que ele merece ser.

  2. Bom, os russos seriam loucos se deixassem escapar uma otima oportunidade de barganhar com os americanos, este viciado em metafetamina sera usado como moeda de troca,ha desertores russos subcustodia americana,e caso os americanos resolvam ou nao achem interessante pagar ou barganhar ,uma coisa e´ceerta, punir este viadinho nao ira desfazer o estrago ja feito, e esta decisao russa pode dar coragem aos futuros traidores russos uma certeza, deque poderao contar com os EUA que, com certeza darao o troco protejendo agentes desertores russos , atividades esta mui antiga !

    • O cara denuncia um crime internacional e é chamado de tudo que é nome?
      Esse cara pode te cometido um crime dentro do território do regime norte-americano, mas em qualquer outro lugar vez um favor ao nos dizer que somos espionados 24 horas por dia, por um país que sempre se diz defensor da lei e dos direitos individuais.

      • A vergonha americana esta no fato deles erradamente bancarem os politicamente corretos so isso ,porque manter a massa vigiada russos e chineses tambem o fazem , ja passou da hora de tio san jogar na latrina sua constituiçao hipocrita e começarem a escrever uma constituiçao que se possa cumprir , deixar este besteirol de liberdade incondicional de lado e se voltar descaradamente para o lado negro da força,dizem por ai que os caras possuem amostras de dnas de grandes lideres alemaes, entao que iniciem um projeto de mega potencia ja !!!!!

    • Acho que vai ocorrer o contrário.
      Esta decisão vai dar coragem a futuros “desertores” (o correto seria os que já estão de saco cheio/envergonhados da/pela condura de seus governantes) americanos.
      Acho que nessa os EU se fú….

      • Deixemos de ser hipocritas , os players mundiais praticam isto que os americanos fizeram, ou os vermelhos bundoes do brasil acham que na china o povao nao e´vigiado , que na russia o povao nao e´vigiado , vomitar hipocrisias contra americanos e´coisa de alienados KKKKK

      • teropode
        É verdade que os chineses, russos, alemães, franceses, ingleses fazem o mesmo que os EUA. Mas mesmo assim é crime.
        Então porque todo mundo na rua é ladrão que isso vai deixar de se crime? Claro que não crime é crime!

  3. O problema para os EUA é que com essa vitória temporária, vão aparecer mais Edward Snowdens.

    E Snowden não divulgou tudo o que sabe…

  4. Mi mi mi mi

    EUA estao decepcionados?

    Vão invadir ?

    Ow….. Espere…. É a Rússia!!! Nao é o Iraque

    Trata-se do maior pais do mundo… Armado até os dentes com Topol-M, Bulava, SS-18… Skander.. S 400 triumph e por ai

    A única coisa que os USA e seus bajuladores da trilogia podem fazer é chorar mesmo…

    E botar a culpa nos bolivarianos e imitar a voz do Lula

  5. Só falta o Putin dar um belo dum cotoco pros EUA….

    Ai a gozação vai ser completa

    E eu vou morrer de rir

    Ainda bem que existe a Rússia no mundo……

    Ainda bem!!!

  6. Caso ao invés de ter ficado na Rússia, o X-9 tivesse decidido vir receber asilo no Equador, será que os EUA teriam ficado apenas “decepcionados”?

  7. Há espaço para repensar o papel do sr. Snowden.

    Atenção para este video:

    http://www.youtube.com/watch?v=UpKDCnb2HFg

    E seu discurso, a garota ao lado, posição das garrafas.. duas! Bem próximas…

    Os líderes estão preocupados com a imagem dos EUA. Estão tentando mantê-la…. E nada melhor do que uma pessoa com estas características! Um Rambo do século XXI. Pois o Rambo de outrora pretendia resgatar pós-vietnã o orgulho americano. Do cidadão! Americano!.. E sua aura como “protetor do mundo” e não a Nação em sí!…

    Vejam quais dos delatores a imprensa tenta denegrir!.. E a situação dos mesmos hoje! …

    Realmente eu gostaria de acreditar em soberania!… nesta questão mas quando envolve assuntos… impossíveis de mensurar a importância…. a soberania se torna inexistente, porque fica em cheque o podre de todos os lados da história!… E isto jamais será permitido pelos que controlam tudo.

    Ta bem! Só dos EUA e só os EUA tem este poder! E se tivesse o senso humanitário o bastante e conhecimento o bastante, saberia! Que não é só esta agencia que possui tal controle.

Comentários não permitidos.