Argentina assume presidência do Conselho de Segurança da ONU

United_Nations_Security_Council

A Argentina assumiu nesta quinta-feira a presidência do Conselho de Segurança da ONU, o que inclui a participação da presidente Cristina Kirchner em um debate sobre a manutenção da paz programado para a próxima semana. Cristina vai presidir o primeiro debate aberto que o principal órgão de segurança realizará sobre a relação da ONU com as organizações regionais e sub-regionais para a manutenção da paz.

A presidência do principal órgão de decisões das Nações Unidas estava nas mãos dos Estados Unidos. Em 31 de agosto, a Argentina cederá o posto à Austrália. Esta é a nona vez que a Argentina faz parte do Conselho de Segurança. A primeira vez foi em 1948-1949 e a última tinha sido em 2005-2006. Em outubro, o país foi escolhido em uma votação na Assembleia Geral, junto a Ruanda e a Austrália, para participar novamento do órgão no biênio 2013-2014,

O Conselho é integrado por quinze membros, cinco permanentes e com direito a veto (Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China), e mais outros dez temporários e que se alternam a cada dois anos. Os postos não-permanentes são divididos por regiões geográficas, dois para a América Latina e o Caribe (Grulac), atualmente representados por Guatemala e Argentina.

EFE

 

Fonte: Terra

4 Comentários

  1. Eu vou dar uma churrascada lá em casa. Tu Argentina quer ser garçom? Quando terminar pode limpar tudo e levar as sobras, combinado?

  2. Depois do papado, agora a ONU… ta dominado, ta tudo dominado pelos hermanos… rsrsrsrsrsrsrsrs… só falta a copa do mundo de 2014… essa ai eu quero ver… rsrsrsrsrs…

Comentários não permitidos.