Brasil pode ser alvo de espionagem econômica, diz ex-agente da NSA

espionagem

Thomas Drake diz que a espionagem econômica é dos segredos mais profundos. Novas reservas de petróleo seriam o principal interesse no Brasil.

Carla Ruas

O ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) Thomas Drake, 56 anos, revelou ao Terra que o Brasil pode ser alvo de espionagem econômica. Durante entrevista feita em Washington, Drake disse que as informações coletadas pelos EUA podem ter sidos usadas para motivos que vão além da ameaça terrorista.

Edward Snowden e a espionagem da NSA

Drake trabalhou durante dez anos como consultor técnico da empresa Booz Allen Hamilton– a mesma que empregava Edward Snowden, que revelou por meio da imprensa como o governo americano usava programas que permitem consultar os registros de ligações e extrair informação de servidores de gigantes da internet em todo mundo. Em 2001, Drake virou funcionário da própria NSA, chegando ao alto cargo de executivo sênior, com amplo acesso aos programas de coleta de dados.

Desiludido com a má gestão da agência e o comprometimento da privacidade dos americanos, ele começou a vazar informações secretas ao Congresso e depois à imprensa. Por este motivo, em 2007, foi forçado a renunciar e em seguida foi acusado de espionagem – o primeiro de oito casos até hoje no governo Barack Obama. Em 2011, Drake fez um acordo e foi condenado apenas por mau uso do sistema de computadores, cumprindo um ano de liberdade condicional.

Hoje, Drake acredita que pagou um preço alto pela sua indiscrição. Há dois anos trabalha vendendo computadores porque não consegue outro emprego. Por outro lado, se orgulha de ter inspirado Snowden a revelar novos segredos e está escrevendo um livro sobre a NSA. Veja a seguir os principais trechos da entrevista:

Terra –  Você trabalhou para a NSA por quase 20 anos. O que você sabe sobre os programas de espionagem revelados por Edward Snowden?

Thomas Drake – Eu ainda trabalhava na NSA quando o Prism (monitoramento de dados feitos pelos serviços da internet) foi implementado. O programa estava na fase de desenvolvimento. Mas você tem que entender que esses programas de vigilância secreta começaram bem antes do Prism. Eles começaram logo depois dos atentados de 11 de setembro com o programa Stellar Wind, no qual eu trabalhei. Logo depois dos atentados terroristas, acho que foi 4 de outubro, o presidente Bush assinou uma diretiva secreta, que nunca se tornou pública, autorizando a NSA a entrar em acordos secretos com empresas de telecomunicação para obter informações privadas através de telefones, e-mail, uso da internet e de cartões de crédito – as pessoas ainda não sabem a extensão do programa de coleta de dados sobre cartões de crédito. Então os programas revelados por Snowden são uma continuação desse sistema, só que ainda mais poderosos.

Terra – Você passou a trabalhar na sede da NSA exatamente no dia 11 de setembro de 2001. Como o ataque da Al-Qaeda mudou a postura da agência com relação ao respeito à privacidade?

Drake – Os ataques terroristas mudaram a conversa completamente. Você tem que entender que a NSA tinha informações sobre os atentados e não compartilhou com o governo. Então eles se sentiram muito culpados. Se o governo tivesse tomado medidas com base nessas informações, poderia ter prendido os terroristas e evitado os ataques. Mas a NSA não compartilhou, em parte por causa da burocracia, e em parte porque eles não sabiam o que fazer com essas informações. Então, depois do 11 de setembro, a agência recebeu milhões de dólares do Congresso para melhorar o seu sistema e ficou completamente obcecada em recolher a maior quantidade de informação possível. Sem se importar com leis ou a privacidade dos cidadãos.

Terra – Que tipo de informação a NSA tinha sobre os atentados de 11 de setembro?

Drake – Os nomes de pessoas possivelmente envolvidas, endereços de casas, transcrição de comunicações… e nada disso foi compartilhado. E esse é um dos motivos pelos quais aconteceram os atentados. O governo falhou. E a NSA teve papel fundamental neste erro. Eu testemunhei sobre isso no Congresso durante as investigações sobre os atentados do 11 de setembro.

Terra – Você acredita que esse erro levou a NSA a expandir seus programas de espionagem nos países estrangeiros?

Drake – A filosofia da NSA é a seguinte: no exterior eles sempre fizeram tudo o que quiseram. Só que antes, buscavam informações apenas de estrangeiros e tinham que ter um bom motivo. Agora, a NSA quer acesso aos dados de qualquer cidadão. E isso é uma violação dos direitos de privacidade dos cidadãos americanos e de outros países. O Brasil é um exemplo disso, a Alemanha é outro. E eles estão fazendo isso através de acordos com agências internacionais desses países ou acordos entre as empresas de telecomunicação dos Estados Unidos com as desses países. Após os atentados, o governo também começou a usar os programas de espionagem contra seus próprios cidadãos, o que vai contra a quarta emenda da nossa Constituição. E naquela época nem existiam as leis que de alguma forma tornaram isso legal. Para a NSA, todo mundo é suspeito.

A filosofia da NSA é a seguinte: no exterior eles sempre fizeram tudo o que quiseram.

Thomas Drake ex-executivo da NSA

Terra – De acordo com o jornalista do The Guardian Glen Greenwald, o Brasil é um alvo prioritário para a NSA. O que eles querem com o Brasil?

Drake – O Brasil é um país em ascensão. É uma potência econômica na América. E os Estados Unidos sempre tiveram essa sensação de que a América do Sul faz parte do nosso quintal. Além disso, as novas reservas de petróleo fazem parte desse interesse. Aliás, este é um dos segredos mais profundos sobre o qual ninguém quer falar: espionagem econômica (informação financeira, econômica ou tecnológica). O governo americano diz que não faz espionagem econômica como a França ou a China. Mas a verdade é que a NSA está profundamente envolvida com espionagem econômica. Eu não posso provar isso que estou falando, porque estou fora da agência já faz um tempo. Mas quando eu saí da NSA, eles tinham todas as ferramentas para realizar espionagem econômica. E é muito claro para mim que quando se amplia programas de vigilância, não só se obtém mais informações, como as usa para outros fins.

Terra – Como a espionagem econômica se justifica sob a desculpa da ameaça terrorista?

Drake – Bem, ela se justifica de forma indireta. Lembra que a NSA é obcecada em recolher todo o tipo de informação possível. E os terroristas têm de usar recursos financeiros e vários meios para poder agir. O problema é que quando se tem acesso a toda essa informação, é conveniente utilizar para outros fins. E este é o segredo mais profundo que eu acredito ainda precisa ser divulgado: A NSA está aproveitando ao máximo o seu sistema de vigilância, que é global, e nós ainda não vimos toda a extensão deste uso.

…quando eu saí da NSA, eles tinham todas as ferramentas para realizar espionagem econômica.

Thomas Drake ex-executivo da NSA

Terra – O que você acha que a NSA pode fazer com este tipo de informação?

Drake – Bem, isso abre muitas oportunidades. Essas informações podem dar um entendimento profundo sobre a economia de outro país e assim ajudar na sua própria acensão econômica. Embora eu não tenha provas de que isso aconteceu. Mas se neste processo eles violarem as leis de outros países pouco lhes importa. Eles não se importam com estrangeiros. Você tem que lembrar do tipo de atitude que eles têm.

Terra – O que você pensa sobre Edward Snowden? Há muitos paralelos entre você e ele?

Drake – Eu fui o primeiro desta leva de delatores e denunciantes. O soldado Bradley Manning foi preso um mês depois de eu ter sido acusado de espionagem. E há outras pessoas que atualmente estão cumprindo pena por serem delatores do governo. Eu sofri retaliação por ter reclamado da NSA dentro do sistema legal e por falar com uma repórter depois que esgotei todos os canais internos. Snowden viu a minha história como um exemplo – especialmente porque ele tinha documentação atual sobre o que se tornou um sistema de vigilância extraordinariamente grande usado de forma rotineira. Então ele teve que fugir dos Estados Unidos para ter qualquer esperança de liberdade.

Terra – Você insistiu que nos comunicássemos através de e-mails criptografados. Por que tomou essa precaução?

Drake – Eu tenho que assumir que alguém está lendo meus e-mails por causa do que eu passei. E eu quero tornar esta leitura um pouco mais difícil para a NSA, usando criptografia. Eles estão interessados em mim porque eu posso confirmar as acusações de Snowden sobre as bases desses programas e como eles evoluíram ao longo do tempo. Além disso, quando falo com repórteres eu sei que todos eles de alguma forma estão sendo vigiados pelo governo. Até mesmo você.

espionagemsnowdenafp

Especial para Terra

 

17 Comentários

  1. E então… alguém “Informado dos Fatos” realmente entregou pro açougue midiático um caso velho e já resolvido (Bolívia-FAB) pra desviar as atenções dessas espionagem dos USA contra o Brasil… pelo visto isso ficou claro agora, foi desvio claro de foco!!

    Faz parte do jogo… e foram muito bem nesse aspecto, temos que reconhecer… fizeram isso de forma muito eficiente!! Parabéns USA… até eu fui manipulado, desviado do foco principal… muito eficaz a atividade !! Aprendi muito com isso!!

    Mas agora voltando ao foco da questão principal e primordial…

    Deve ter coisa muito mais grave por baixo desse pano da espionagem americana por aqui, SE O DESVIO DE FOCO É TÃO IMPORTANTE, então a podridão é imensa… muito mais grave do que já se viu até agora!!

    A Dilma realmente tem que EXIGIR EXPLICAÇÕES SOBRE O CASO CRIMINAL PRATICADO… criminal segundo as nossas leis obviamente… isso é CRIME NO BRASIL… é isso que interessa pro brasileiro, as nossas leis!!

    O Programa PRISM é somente pra espionagem de civis, mas mesmo assim tem influencia econômica DIRETISSIMA… Pois podem usar os dados que recolheram de algum empresário contra ele mesmo, fazendo vender partes ou até mesmo uma empresa estratégica no Brasil, sob chantagem ou coerção… e imagina milhares de atos como esses… ou ainda atos que sabotem tudo o que puder em TODAS AS AREAS DE ATIVIDADE ECONOMICA, atos que façam acabar com a eficiência, com a funcionalidade e segurança de atividade em qualquer lugar de produção ou atividade econômica DENTRO DO PAÍS, como bancos, fabricas, lixeiras, centros de tecnologia, usinas hidroelétricas, centros de distribuição de remédios, hospitais, fertilizantes, Embrapa, fazendas, supermercados com o envenenamento de aguas ou comida por exemplo, aeronaves civis, usinas nucleares, manutenção de comboios ferroviários, etc… viram que tudo muda? Viram a gravidade da coisa? Tudo no Brasil pode ser afetado e usado como arma contra a sociedade, podem provocar acidentes graves, envenenamentos alimentares e hospitalares, perda de produção agrícola e industrial, contaminação nuclear variada, até com resíduos de equipamentos médicos como as maquinas de raios-X e seu Césio 137, e ainda perda de capacidade elétrica, e MUITO MAIS QUE NEM CONSIGO IMAGINAR, só citei os casos já conhecidos de atividade de inteligência e de vários acidentes que poderiam ser provocados de forma proposital!!

    E ainda tem o caso da falsificação de provas… falsificação de provas pra mandar funcionários públicos, empregados civis, militares ou policiais que não se vendem e não se corrompem pra cadeia ou pra desgraça social!

    TENDO JÁ RECOLHIDO AS INFORMAÇÕES, E ARMAZENADO, eles podem recortar e montar essas informações em modo que PAREÇA REALMENTE QUE VOCÊ ESTÁ DEVENDO PARA A JUSTIÇA LEGAL, já destruído o velho jargão de que “SE VOCÊ NÃO DEVE NÃO TEME”… se eles tem um grande numero de horas de gravação podem muito bem editar o conteúdo e fazer você dizer tudo aquilo que eles quiserem, coligar tudo cm fotos editadas e comprovar toda a TUA culpa que eles quiserem… existem programas para edição de áudio, foto e vídeo tão bons que uma analise pericial não identificaria que foi editado, mas sevem sim os dados de fatos da sua voz ou imagem pra se fazer isso tudo de forma “Profissional”… e e-mails são facilmente manipuláveis por editores de texto…

    E além do mais falsificações de dados não são uma coisa nova no mundo da inteligência, é até um tipo de praxe, e nem mesmo governos estrangeiros são bonzinhos com ninguém ou honestos com cidadãos PRÓPRIOS ou de outros países, se quiserem te perseguir e te fazer de bode expiatório eles podem sim fazer isso com você, TENDO TODO O MATERIAL NA MÃO OBVIAMENTE … mesmo se você não estiver devendo ABSOLUTAMENTE NADA de forma legal, perante a lei!

    Por isso países democráticos como o Brasil temos leis que preservam a privacidade do cidadão, pois isso tudo já foi usado contra a população durante ditaduras militares ou comunistas… e na atual conjuntura isso é inaceitável, e tem que ter mesmo essas leis, senão a coisa ficaria realmente fora de controle, SERIA E LEI DO MAIS INFORMADO E SEM ESCRÚPULOS A COMANDAR A VIDA DE TODOS!!

    O Brasil tem que retaliar isso aí… isso é grave demais pra se deixar acontecer ou minimizar assim como alguns tentam… não, isso É GRAVISSIMO… É CONTRA OS CIVIS QUE QUEREM SÓ TEM UMA VIDA LIVRE até que chegue a hora de sua morte, só isso, é pedir muito?? Não, minimizar isso tudo é ate cumplicidade com eles direi assim de forma mais radical!

    Fazer retaliações é manter a praxe quando a casa cai… MAS sabendo SEMPRE E SEM NUNCA DEIXAR DE MENCIONAR… que TEM MUITA RESPONSABILIDADE NOSSA TAMBÉM NISSO AI… MUITA PASSIVIDADE em não realizar o tão URGENTE aprimoramento das agencias de controle de informação e de policia, e também a falta de leis sobre as novas formas de comunicação TELEMÁTICAS, e sem esquecer DA FALTA GRAVE de estruturas físicas pra hospedar de fato na internet brasileira sites e redes sociais do Brasil, o que melhoraria a privacidade dos brasileiros de forma extrema!!

    Brasil, mostra a sua cara… Quero ver quem paga pra gente ficar assim!

    Mas tem alguma coisa nesse país que seja levado a sério pelas autoridades eleitas, principalmente pelo congresso, que tem dever LEGAL E CONSTITUCIONAL de fazer pressão no executivo pra administrar bem o país e seus serviço pra população e não faz, somente fica com “mimimi” politico e nada de nada funciona pro povo?? Não, pelo visto não!

    E você executivo, até quando vai ficar focado só em coisa que dá votos??

    Valeu!!

  2. Não é somente os yankees que espionam a gente , certamente os parceiros do Brics fazem o mesmo.
    Brasil é uma ferrari dirgida por rubinhos e massas da vida.

    • O Rubinho pelo menos tinha uma qualidade que falta aos nossos governantes,que era a sua vontade de continuar, de tentar acerta, diante de tanta humilhação e fracassos !
      Ninguém pode culpa-lo de não tentar, é essa lição que tiro desse cara,fracassou mas não por não ter tentado !

  3. A questão é que com o nível de brasilidade que temos em nossos comandos, de civismo que possuímos em nossos lideres, com a cultura de patriotismo que detemos, temos que nos dar por satisfeitos pelos Yankes ainda nos deixarem viver por aqui brincando de país.

      • Que seja, brincando de Vila então.
        A verdade é que não temos nada que não seja concessão deles, até a democracia.

  4. Outro dia eu disse isso aqui (até porque é obvio que os EUA estão mesmo é interessados em segredos políticos e econômicos, não precisa ser gênio para saber disso) e fui reprendido por um RATO. Pois bem e agora RATO?

  5. Calma pesssoal é facil ludibriar os americanos é so passarmos falças informações por exemplo os nossos governantes podem passar a informação de que tem no governo meia duzia de politicos honestos enteresados em arumar o Brasil,esta informação vai deixalos totalmente alucinados procurando estes 6 politicos para eliminalos,não os encontrando qual atitude eles tomaram sabendo que é inposivel achar meia duzia de politicos honestos eliminaram todos,se tivermos sorte muita mas muita sorte mesmo sei que não vai nos ajudar muito mas pelo menos vai diminuir a quantidade de ladrões.

    • Podem até matar todos os políticos a procura dos seis honestos, mas seria apenas para colocar mais corruptos no seu lugar, porque para eles é bom negocio estamos sempre fracos.
      Os EUA nos causam tanto prejuízo quanto os nossos ladrões.

      • Carl concordo que os politicos substitutos ou suplentes como preferir são da mesma laia mas estes asumiriam com a pulga atraz da orelha e reajiriam com retalhações a altura digo o porque a pior coisa que pode acontecer a um ladrão é depois de roubar é ser roubado por outro ladrão ainda mais sendo estrangeiro, ENTENDEU.

  6. Mesmo com todas essas denúncias sobre spy .. dos episódios de embargos de armamentos ( as x ate ”aceitavam” vender so q nos cobrando um valor mt.. mt mesmo .. acima do valormercado de determinado produtos bélicos ou tecnológicos .. ”ate te vendo… mais o preço e esse ”… ) de sabotagens e loby negativo .. os EUA ainda nesse ano podem sofrer a seguinte ”” retaliação”’ q consiste; no arrendamento da base de Alcântara (n pode ser serio isso.. n e possível ) ..sociedade no projeto C-390 (parceria comercial Embraer/Boeing.. ja oficializada praticamente ) ..e o F-X2 ( SH ) … … talvez ate o FX- naval (compra de oportunidades de alguns meios)….n pode ser coisa de país serio ….piada de mau gosto

    • Pois é, isso porque se trata do governo trabalhista anti-imperialista do ParTido do Rei-Sol da Humanidade o apedeuta nonedáctilo… Imagina se fosse um governo “entreguista” dos PSDBosos…

      Tem muita gente por aqui que precisa rever seus conceitos profundamente. Urgentemente, diga-se de passagem.

      A verdade que pouco desse pessoalzinho percebe é que essa retórica antiamericana é muito bonitinha pra angariar votos da PeTralhada universitária e dos grêmios estudantis que teve o cerebelo lavado pela propaganda esquedofrênica. Funciona também para aplacar as iras da invejosa esquerdalha latrino-americana dominada pelo Foro de São Paulo.

      Mas na hora de fazer negócio, de ganhar dinheiro e de fazer as coisas funcionarem, até o governo do PT sabe quem é que faz as coisas andarem no mundo de verdade.

      Sds.

      • acho q a questão em si n e ser anti-EUA ou n .. fato q aquele pais ja tem um belo histórico de ”negativas’ .. de sucessivos ”NÃO”’ e de desculpas do tipo … ”’n podemos fornecer esse tipo e material”.. ”esse material excede a capacidade aprovada para so seu pais (Brasil ) ”’ .. as x nem respondiam a ”solicitação” de manutenção (M60 TTs..os primeiros Black hawks .etc etc .. so pra citar alguns exemplo ) … e isso vem desde das negativa dos F-4s … ou seja + de 40 anos desse tipo de ”tratamento” pelo menos do meu ponto de vista o Brasil hoje deveria buscar novos horizontes .. encontrar novos parceiros (Russia /França etc ) principalmente na area militar .. e hoje esse pais definitivamente n e os EUA .. eles q construiram essa ”fama” …n nos o Brasil n e anti EUA (a balança comercial prova isso ) … mais n há como negar esse histórico negativo deles conosco ..n e so pq compraram meros 20 AT-29 .. q isso e prova do contrario .. vc sabe muito bem q do valor desse contrato boa parte dele vai ficar por la mesmo ( EUA) … hoje ST e pelos menos 60% mande in USA ..pra mim os EUA passa longe de ser um parceiro ideal pro Brasil .. se formos visar o campo militar .. ou partilha de tecnologia .. e bem verdade q eles defendem os interesse deles .. mais nos brasucas temos q defender os nossos tb

    • BrunoFN gostaria que foce piada mas não o é o interece dos USA na base de ALCANTARA antecede os anos de 1980 o acordo só não saiu antes porque avia uma clauzula onde tudo e todo o equipamento que os USA trousecem de seu pais não poderia ser vistoriado pelo governo Brasileiro ou seja se eles comesasem a trazer armas e soldados em grande quantidade o que nossas forças desarmadas faria para retomar a base ou nosso teritório de volta um dos argumentos usado pelos militares que comandavam o pais na epoca foi e se eles trousecem uma ogiva nuclear de baixo poder destrutivo somente para destruir a base em caso de tentarmos reavela,outra coisa o que o Brasil quer comprar é a tecnologia para construir seus proprios meios de defesa sendo detentores e unicos possuidores dos codigos de lançamento, e de detonação LEMBRA DAS MALVINAS os Fraceses foram ameasados pelos ingleses e norte americanos se não repasasem os codigos dos misseis argentinos que eram de fabricação francesa,acredite ou não nossos misseis de origem francesa voam com motores e codigos totalmente brasileiro,isto não é barato.HA me desculpe mas aonde tem politico serio no Brasil o que temos la são TRAIDORES portanto espere de tudo ate uma reasam dos verdadeiros PATRIÓTAS que ja comesou acredite nossos politicos estam bem asustados com nosso povo na rua.

      • com político corrupto ou n e preciso autorização da cupula militar (as 3 forças precisam aprovar ) n e possível q o comando militar atual cometa essa trairagem a pátria .. devido a conjuntura atual prefiro perder aquela base pra ”quilombolas” do q submeter a isso ….prefiro acreditar q isso seja mera boataria …. custo a acreditar sequer q isso tenha vindo a tona tal possibilidade ….7 de setembro ta logo ai ..torço e mt q de fato o povo va a rua protestar (Brasil na rua ).pacificamente ou n (efeito colateral ).. a ABIN ta ai mapeando tudo seja pra o bem ou para o mal .. e vamos ver o q vai rolar

      • BrunoFN me perdoe mas percebeu que quem comanda as 3 forças é um civil se ele receber ordens ele autorizara,CA ENTRE NÓS SERA QUE O GOVERNO JA NÃO VENDEU O NOSSO PAIS E TEREMOS DE PEGAR EM ARMAS PARA REAVELO.

Comentários não permitidos.