Defesa & Geopolítica

Congressistas Norte americanos se opõe ao novo contrato de aquisição de helicópteros russos Mil Mi 17.

Posted by

Mi17 afeganistão (3)

Informações: Rustam Moscou

Texto tradução e adaptação: E.M.Pinto

Importantes congressistas americanos se opõe ao recente contrato de aquisição pelo  Pentágono de helicópteros russos  Mi-17V5 AO que seriam destinados a Força Aérea do Afeganistão.

Esta não é a primeira tentativa dos congressistas de proibir a comprar armas da Russas pelo departamento de defesa dos Estados Unidos.

[embedplusvideo height=”393″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/13UZQPQ” standard=”http://www.youtube.com/v/O0CEk9p0zEs?fs=1″ vars=”ytid=O0CEk9p0zEs&width=650&height=393&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep7739″ /]

Segundo as fontes russas e polonesas o Mi -17 tem surpreendido os militares americanos em suas operações em condições climáticas e geográficas absolutamente adversas, alguns militares chegaram a afirmar que nas condições e operações especiais onde os dez primeiros Mi 17V5 operaram, eles se saíram como a melhor aeronave nesta função já operada por eles.

Mi17 afeganistão (4)

Aviadores poloneses no comando das aeronaves tem relatado frequentemente os excelentes índices de  disponibilidade das aeronaves que operam em grandes altitudes, sobre extrema condição de poeira e variações bruscas de temperatura, segundo eles o Mi 17 tem se saído a melhor aeronave nas operações especiais levadas no Afeganistão.

Mi17 afeganistão (1)

Apesar de provarem em campo a sua capacidade, influentes congressistas americanos alegam estar “preocupados” com o acordo entre o Pentágono e a”Rosoboronexport”, no qual contempla o fornecimento de aeronaves MilMi 17 para as Forças Armadas afegãs.

A congressista do Connecticut, Rosa DeLauro e seu colega do Texas Kay Granger organizaram uma coalizão bipartidária, pronunciando-se em favor da abolição do contrato de compra assiando em  17 de junho de 2013 com a Rosoboronexport que prevê a aquisição de mais 30 helicópteros  Mi 17 adicionais.

Mi17 afeganistão (1)

A carta, assinada DeLauro, Granger e 80 de seus colegas foi entregue ao  Secretário de Defesa dos EUA Chuck Hagel exigindo explicações. Neste documento, os congressistas afirmam que a Rússia é o principal fornecedor de armas para o regime de Bashar al-Assad, na Síria.

[embedplusvideo height=”393″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/13UZTuS” standard=”http://www.youtube.com/v/nTuDWPrpo1A?fs=1″ vars=”ytid=nTuDWPrpo1A&width=650&height=393&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep5047″ /]

Recorda-se que o orçamento de defesa aprovado EUA do presidente Barack Obama para 2013 não inclui o custo de aquisição de helicópteros russos. A Câmara dos Representantes do Congresso dos EUA desenvolveu também uma emenda ao orçamento de 2014, que proíbe o Departamento de Defesa dos EUA de celebrar contratos com a “Rosoboronexport” ou de qualquer proposta de compra de armas de fabricação russa. O Pentágono deve ainda notificar o Congresso dos Estados Unidos com pelo menos 30 dias de antecedencia antes de assinar qualquer contrado desta natureza.

Mi17 afeganistão (1)

A carta também afirma que, no mês passado, o inspetor-geral especial para a reconstrução do Afeganistão, informou que as forças de segurança afegãs não têm pessoal suficiente para a operação dos helicópteros russos. No entanto, o Departamento de Defesa dos EUA continua a “manobra em torno da lei”, e pretende aplicar a compra de novas aeronaves.

[embedplusvideo height=”515″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/13UZUyY” standard=”http://www.youtube.com/v/S5JepmD5BHU?fs=1″ vars=”ytid=S5JepmD5BHU&width=650&height=515&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep9224″ /]

Ao mesmo tempo, os congressistas tentam obter informações do Pentágono sobre a transferência prevista para a Síria de sistemas S-300 e uma lista completa dos contratos que “Rosoboronexport” assinou com Damasco em 01 de janeiro de 2013.

Mi17 afeganistão (2)

19 Comments

shared on wplocker.com