F16 para a Colômbia?

F-16-Falcon-Fighter-02

Fonte: Defensa.com
Tradução e Adaptação: Armamento e Defesa

Fontes não oficiais confirmaram ao site defensa.com o interesse da Força Aérea da Colômbia pelo F-16 da fabricante norte americana, Lockheed Martin. A intenção seria materializada em 2017, ano em que começariam a chegar as primeiras unidades. As negociações estariam, de fato, muito avançadas, podendo ser comprado um lote de 12-18 unidades deste avião. A Lockheed Martin, e não a USAF, como nos anos anteriores, trouxe um F-16D para seus shows no F-Air Colombia 2013, que foi realizado entre os dias 11 e 14 de julho.
Com a aquisição, o F-16 juntamente com os Kfir nas versões C-10 e C-12, que teria o papel principal de ataque ao solo, deixando o F-16 como aeronave de superioridade aérea. A seleção do F-16 segue ao poderoso motor da aeronave e dá um bom desempenho no combate próximo, também tem um custo muito menor de manutenção em relação a aeronaves bimotor, como o F-15 ou Rafale, além de ser um caça capaz de operar todos os sistemas de armas adquirido para o Kfir C-10.

Fonte: Armamento e Defesa

36 Comentários

  1. Estava rolando na internet a uns 15 a 20 dias atraz uma denuncia de um periodico Venezuelano em que um ex-ministro da defesa Venezuelana denunciava que a oposição da Venezuela teria comprado secretamente entre 18 a 24 caças F16 nos EUA e que os mesmos ja se encontrariam em uma base aerea no norte da Colombia.Fotos de satelite confirmam as aeronaves na base.

    • 1maluquinho

      O governo Colombiano compartilha algumas bases com os EUA(inclusive bases aéreas) listadas abaixo

      5 radars
      Construction of Flandes, Tolima
      Larandia Air Base, Caquetá
      Tolemaida Air Base, Melgar, Tolima
      Bahia Málaga Naval Base, Buenaventura
      Tres Equinas Air Base, Caquetá
      Cartagena Naval Base
      Palanquero Air Base, Puerto Salgar, Cundinamarca
      Malambo Air Base, Barranquilla
      Apiay Air Base, Meta
      Turbo port installations for Fourth Fleet

      Fica caro para oposição manter 18 a 24 caças operacionais ,mas é bom ficar de olho.Qualquer coisa S-300 neles.

      • Essa informação vazou de uma autoridade Venezuelana que esta nos EUA e presenciou a negociação e depois disto caças F18 apareceram em fotos no satélite na base ao norte mais próxima da Venezuela.
        uma coisa é certa meu caro,querem trazerem o inferno a região mais pacata do planeta.
        Note os protestos no Brasil foram bem articulados por ferramentas internacionais que aproveitaram bem a insatisfação popular.
        Existe uma mobilização no continente para desarticular o cambaleado Bolivarianismo que após a morte de Chavez passou a ter na quadrilha dos Irmãos Petralhas a articulação deixando de vez o Brasil como alvo.
        Não tarda protestos na Venezuela que esta em crise econômica e ate de abastecimento.
        Enquanto isso na MB sonham em apresentarem-se em uniformes de gala para a Rainha careca lhe jurando lealdade e a FAB ainda sentindo-se esquadrão avançado da USAF.Tolos são aqueles que abrem mãos de suas juventudes e se submetem a tudo em nossas selvas unicamente por amor incondicional ao Brasil enquanto todos os demais se vendem e vendem o Brasil e os Brasileiros.

  2. Enquanto isso o bananão, também conhecido como “Brasil – PuTênfia” segue sem uma definição para o FX-2. Culpa inicial do iluminado de Garanhuns, que com sua escolha “política-etílica”do dia 07/09/2009 tumultuou o processo, estendendo-se também ao seu asseclas monsieur Jôban e Megalonanico. Isso sem falar na risível obsessão pela tal “Transferênfia di tequinúlugia” que, tal como o curupira e saci-pererê, não passa de lenda…..

  3. Se tudo der certo a Argentina vai ter o JF-17 o Chile já possui o F-16 block 50/52
    O Peru possui Mig-29 a Venezuela tem o SU-30 e agora a Colombia de F-16 por que eu tenho a entranha sensação de que estamos cercados !

    • Se esse países fossem nosso inimigos certamente, mas a Colombia tem como rival a Venezuela, o Peru tem o Chile.

      A argentina com o JF-17, hun…. vamos ver o final da novela e descobriremos rsrsrsrs

  4. Excelente notícia. Parabéns à FAC, que se tornará a terceira operadora de F-16 do continente. Aguardemos maiores detalhes.

  5. Já pensou se fossem Block 60? aqueles planejados pra índia ? novos em folha? ai em 2020, cairira o ministro da defesa pela 40ª vez e o FX (n+m)!, sereia reaberto com as notícias de que em Setembro estaria definido…

    • Caro E.M. Pinto, se forem Block 60 a FAC deverá ser, após a entrega, a Força Armada mais bem equipada do sub-continente em termos de caças.

      Não é impossível, dado que eles tem acesso a enormes facilidades de financiamento dos EUA. Mas o mais provável é que sejam mesmo Block 50/52 “plus”, ou seja, com radar AESA (AN/APG-80).

      O que de qualquer maneira já os deixará de fato bem próximos do F-16 E/F (Block 60/62):

      http://www.f-16.net/f-16_versions_article10.html

      Sds.

  6. Cada um tem o que quiser… e conseguir pagar!!

    Pra mim o Brasil está do jeito que está porque não vê ameaças ou riscos, senão já teríamos algo… isso sem falar de todo o processo do FX2 obviamente!

    Valeu!!

  7. Amigos esse caças o F-16 Block 60 e F-18 E/F

    Se nosso país acabar por finalizar o FX-2 comprando o F-18 E/F estariamos em vantagem com realção a Colombia? Pelo que me consta a capacidade de carga do F-18 é maior e possibilita levar mais armamentos. O F-16 ganha na velocidade certo?

    Ainda sim, a Colombia vai comprar (se comprar) uma caixa preta.
    Não estamos fugindo justamente desse tipo de compra?

    …. Brasil acima de tudo o/

    • Caro Tiago Santos:

      São aeronaves de características bastante distintas, e que cumprem missões diferentes, a começar do fato de que o F/A-18E Super Hornet é um bimotor naval de categoria média, enquanto que o F-16 é um monomotor leve.

      Não vou ficar destilando números para o amigo, até porque os que se encontram por aí raras vezes são plenamente confiáveis, dado que boa parte dos reais parâmetros das aeronaves são segredos comerciais e militares.

      Mas podemos dizer que o Super Hornet é ligeiramente superior ao F-16 Block 50/52 em alguns quesitos, e perde ligeiramente em outros tantos.

      Em linhas gerais o Super Hornet é bastante mais robusto e resistente (inclusive balisticamente) que o F-16, por ser navalizado (pousos e decolagens extremamente curtas, resistência a climas difíceis e à maresia) e porque a US Navy o utiliza como sua ponta de lança, ao contrário do F-16, que é a terceira opção da USAF (após o F-22 e o F-15).

      O SH é um legítimo multitarefa de longo alcance, ao passo que o F-16, apesar das grandes mudanças acrescentadas no Block 50/52, que lhe acrescentaram tremendas capacidades ar-solo, ainda é em essência um interceptador tático leve de curto alcance. Falta ainda ao F-16 um melhor apuro em termos de capacidades antinavio, coisa em que o Super Hornet é possivelmente o melhor do mundo em sua categoria.

      O Super Hornet também possui atualmente um radar com maior alcance, e uma suíte eletrônica e de contramedidas (físicas e eletrônicas) mais apuradas que o F-16. Ainda, apesar de ser bastante maior que o F-16, o SH (sem carga paga) muito possivelmente (ressalto que tais dados são extremamente confidenciais) possua uma seção cruzada de radar igual ou menor à do F-16, pois por ser de projeto mais moderno incorpora grandes modificações em forma (vide derivas diagonais, formato losangular da entrada da turbinas, seções “serrilhadas” das aberturas, etc.) e em materiais “stealth”, ao passo que o F-16 C/D pouco incorporou modificações em termos de forma, com a LM concentrando-se mais em termos de materiais.

      O F-16, precisamente por ser um caça leve, se sai ligeiramente melhor em manobrabilidade, “turn rate”, taxa de curva sustentada, taxa de aceleração até mach 1, taxa de ascenção e velocidade final. O Super Hornet por seu turno tem um melhor “noise pointing”, maior autonomia, alcance e raio de combate e carrega bastante mais carga paga. O Super Hornet também possui uma suíte de armamentos ligeiramente mais diversificada que a do F-16.

      Por fim, o Super Hornet é um pouco mais caro que um F-16 e possui uma hora-vôo também ligeiramente mais custosa. Porém por outro lado é uma aeronave menos “delicada” que o F-16.

      Enfim, tratam-se de duas aeronaves fantásticas, mas bastante distintas. Num eventual embate com igualdade de armamentos entre um F/A-18E e um F-16C, pilotados por pilotos de igual habilidade, penso que o Super Hornet levaria ligeira vantagem em um cenário de combate além do alcance visual, por conta de seu maior alcance radar, aviônicos e menor RCS, ao passo que no combate em alcance visual o F-16 levaria ligeira vantagem.

      Na prática, num combate real, o que faria a diferença seria, sem a menor sombra de dúvidas, o treinamento dos pilotos.

      Pontuo por fim que, na minha modesta opinião, o Super Hornet é mais negócio para a FAB do que o F-16, por seu maior de alcance, robustez e modernidade de projeto.

    • Ops, acho que não coloquei meu e-mail que está atribuído ao gravatar no comentário anterior, por isso que não saiu meu avatar, rs.

      De qualquer maneira esqueci de lhe dizer: essa história de caixa-preta é lenda. Quem quer ter liberdade plena desenvolve seus próprios caças. Ninguém, nem russos, nem franceses, nem chineses, nem paquistaneses, nem venusianos, nem ninguém lhe vende uma arma e lhe permite que seja usada contra si próprio.

      Ainda assim, inúmeros países importantes do mundo, e cito Israel, Japão, Austrália, Canadá, Coréia do Sul, etc., utilizam-se de material bélico americano e nem por isso deixam de marcar suas respectivas posições no mundo.

      Saudações.

  8. Amigos,

    Também não seria impossível que esses caças viessem direto das reservas americanas. Vindos a preços extremamente baixos, os colombianos teriam “somente” que pagar a sua restauração/revisão e por um provável upgrade.

  9. Esse n GF/congresso são uns parvos,cegos e obtusos q permite n país cair numa situação dessas…e se resolverem tornar o Fx2 um fato, concluir ..vai levar uns 2 anos no mínimo p chegarem os caças p a n sucateada FAB.Lamentável. Sds.

  10. “A seleção do F-16 segue ao poderoso motor da aeronave e dá um bom desempenho no combate próximo, também tem um custo muito menor de manutenção em relação a aeronaves bimotor, como o F-15 ou Rafale, além de ser um caça capaz de operar todos os sistemas de armas adquirido para o Kfir C-10.”

    Uma ótima opção para a FAB. Por mim, eu encerrava o FX-2 e comprava F-16 LM (Lata e Motor). Depois customizaria com radares e sistemas de navegação nacional. Não chegaria perto dos F-16 Chilenos mas começaríamos a CRIAR tecnologia própria. Se já o tivéssemos feito em 1998, hj estaríamos no mínimo no segundo Up-Grade e (talvez) com sistemas tão capazes quanto aos oferecidos pelo fabricantes. Claro, se fosses um país SÉRIO.

    Parabéns à Colômbia (que provavelmente daqui a 10 anos terá um IDH EFETIVO E REAL maior do que o nosso)… se já não o tem.

    Sds.

    Sds.

  11. Não se esqueçam que a pouco tempo atraz a FAB enviou uma equipe de pilotos aos EUA para testarem F16 e que Saito foi a Europa tratar de alugueis de Gripens.
    Porque estaria mais fácil adiquirirmos tampões,porque eu duvido que cometeríamos o erro de fecharmos o FX2 com o F18 que não seria repassado na integra.
    Parece que todos se esquecem que o FX2 tem uma clausula especifica que diz que as aeronaves adiquiridas tem de virem com tatal transferência das tecnologias das mesmas e que devem serem construídas desde a primeira unidade em território Brasileiro.E sendo assim nenhuma das três desta short list fajuta atende a estes requisitos e é ai que entra a Sukhoi que desde 2010 vem divulgando midialiticamente que transfere totalmente a tecnologia do SU35 ao Brasil e ainda podemos incorpara nossos armamentos.
    Uma joint venture envolvendo a Sukhoi é a melhor escolha e nem precisa haver um FX3 pois seria considerado armamento produzido no Brasil dispençando licitação.

    • Maluquinho, a análise dos requisitos de transferência de tecnologia foi feita na primeira fase do FX2, antes da elaboração da short-list. Tanto quanto as outras duas aeronaves selecionadas pela COPAC/FAB, o Super Hornet atendeu aos requisitos exigidos nesse sentido.

      A montagem das aeronaves em território nacional não é uma exigência do FX2. Aliás, montar em si não significa nada, não transfere tecnologia alguma, e só serve para encarecer o preço por aeronave.

      Por fim lembro ao amigo que o Su-35 está fora da short-list e do FX2, oficialmente, pois a Sukhoi não se comprometeu à época com a transferência da tecnologia pedida. Assim como a EADS e a Lockheed Martin.

      Sds.

      • Meu caro estou me referindo as exigencias do projeto e nele especifica-se que a tecnologia a ser adiquirida deve por contrato ser repassada ao Brasil na integra e isto envolve tudo.E que as aeronaves devem todas serem construidas do zero em territorio Brasileiro.
        Para haver algo diferente a isto deve-se rasgar essa licitação e iniciar-se outra com outras regras.
        Nenhum concorrente atual dessa short list fajuta garante na integra o cumprimento das exigencias e por isso ate hoje nada foi escolhido e não sera escolhido.
        O Brasil quer espertiase,a Russia quer dinheiro.,
        Joint ventures com os Russos é o mais obvio e inteligente e isso dispensa ate mesmo licitação pois seria como armamento criado e fabricado no Brasil.
        Os Russos ja aceitaram isso,resta apenas lhes darmos garantias de respeitarmos a propriedade intelectual deles.
        Isto é o que esta sendo negociado agora com eles com amidia de fora e pode levar algum tempo ou não aja visto que tudo ja esta mais do que mastigado e revisado so restando apenas detalhes finais.
        Ja era Embraer pode se mudar para a Florida e antes de sair indenize ao Brasil e ao contribuinte Brasileiro tudo o que recebeu de mão beijada todo esse tempo as custas dos sacrificios dos Brasileiros.
        Veremos o que a Embraer vai fazer.De um lado seu maior acionista,do outro lado seu menor acionista mas com poder de veto e provedor das tecnologias que a fizeram deixar de ser um consorcio falido trnsformando-a em uma das maiores montadoras do mundo.

      • Maluquinho, a tecnologia a ser repassada ao Brasil é a tecnologia que foi pedida pela FAB! E a FAB jamais quis TUDO de um ac, em primeiro lugar porque ela não saberia o que fazer com tal totalidade, além de um monte de coisa ser redundante (já sabemos ou possuímos).

        Ninguém dá nada a alguém que não foi sequer pedido: você não chega numa loja pra comprar café e o vendedor lhe dá o saco de café, um de feijão e um de açúcar.

        No mais, o FX2 é um processo público e processo não anda para trás: se tivessem oferecido tecnologia QUANDO ELA FOI PEDIDA os russos estariam concorrendo até hoje. Mas na hora negacearam, para tentar dar uma de espertos e subir o preço. Resultado: foram desclassificados.

        O ac russo até pode, eventualmente, num futuro distante, ser vendido para o Brasil. Mas não no âmbito do FX2, vale dizer: para que isso acontecesse o FX2 teria que chegar a seu fim. Mesmo que fosse para ser cancelado.

        Sds.

  12. É justamente as viagens na maionese de aficionados e da mídia tendenciosa que ficam alimentando acalourados raciocineos comparando aeronaves Americanas e Rafales quando deveríamos estarmos focados nas exigências do FX2

    REPASSE TOTAL DE TECNOLOGIA E FABRICAÇÃO EM TERRITORIO NACIONAL.
    Estaremos pagando por isso e por isso os valores do FX2 são acima dos valores de outras licitações envolvendo os mesmos caças e atae números superiores de unidades.
    O Brasil não estará comprando caças e sim comprando as tecnologias dos caças.

    • Maluquinho, a FAB não deseja nem jamais desejou o repasse total das tecnologias de fabrico de uma aeronave, até porque não teria o que fazer com elas.

      O que a FAB deseja e sempre desejou é manutenir com liberdade seus caças, particularmente no tocante aos essenciais itens consumíveis (ex: sapatas de freio, pneus, óleos lubrificantes, etc), bem como integrar livremente seus armamentos na aeronave adquirida.

      Isso foi garantido pelas três aeronaves da short-list do FX2, muito embora a Dassault viesse publicamente com a mentira cabeluda da “ToT irrestrita”.

      Por “tecnologias dos caças” devemos entender TODO o caça, o que é evidente que não é interesse nem da FAB nem da indústria, até porque muita coisa já é feita pelo complexo industrial brasileiro, que só precisaria de adaptações.

      Sds.

      • Vader a FAB não tem o que desejar ou deixar de desejar.A FAB tem de acatar o que for decidido e trabalhar encima disso.
        Desde a demissão do Jobim o FX2 não é mais tratado pelo MD e sim pelo Gabinete de Gestão e Orçamento do MP.
        Existe equipe especializada no assunto acessorando o governo nisso e o fantastico jundo de Bob não kostra isso como não mostra muitas outras coisas que são tratadas em segredo concernentes a outras tecnologias.
        Tem gente que acha que scolher os caças é como irmos ao supermercado e pegarmos algo na prateleira.
        Americanos ja tiveram as chances deles e sempre deixaram adesejar.
        O Brasil não cai mais nesta.
        Não estamos querendo comprar aviões e sim estamos querendo comprar tecnologias.
        Tudo o que vem sendo visto tanto no FX2 como no MMRA eu ja venho afirmando ja vai para uns 4 anos que são blefes usado mesmo para dar canseira em falidos ganaciosos e como barganha para o que se almeja.
        O Brasil não esta mais interessado em 4 geração a não ser o SU35 que é atualmente 4.75.
        O Barsil deseja caças n]ão tripulados e apenas compraremos caças para substituirem os que baixarão.
        E voces vivem a anos se esforçando em raciocineos sobre qaul tampão seria o melhor.
        Vem ai SU30SM,SU50MKBR e projeto 6 geração.
        A Russia e a India ja desenvolvem em avançado estagio 6 geração não tripulada.
        Não são Drones,são caças mesmo não tripulados.
        Não podemos gastar dinheiro e eprdermos tempo com o que sempre nos deixara atraz pois essas tecnologias se tornam obsoletas do dia pra noite dado o estagio de avnço tecnologico de paises de ponta com grana pra gastarem Tipo Russia,China,India.
        Os demais racionam para verem o que sobra pra investirem em alguma coisa kkkkk

      • Rsrs, tá bom Maluquinho então tá, já que a batata quente não está mais nas mãos da FAB, mas do tal gabinete de gestão do gf, veremos o que os tais “gênios” da estratégia e da caça farão.

        Mas um conselho parceiro: espera sentado, porque de pé vai cansar, rsrs.

        Abraço.

      • Achei bem interessante essa abordagem!..

        “O Brasil deseja caças não tripulados e apenas compraremos caças para substituirem os que baixarão.”

        Cabeça o Brasil tem!… Cadê o Dandolo?… Vou incorporar ele agora… A tecnologia nuclear brasileira tem capacidade de gerar energia para sistemas anti-gravidade… são teses de professores… que sao apresentadas… recebe patente… e nada nem ninguem comenta sobre… os cientistas acabam desaparecendo… ou nao falando muito!…

  13. Tanto o SU27SM2 quanto o SU35BM/S foram oferecidos ao Brasil integralmente apenas com proteção intelectual e isso é normal desde que nos disposessemos a pagar pela tecnologia.
    Mas aqui espera-se ser corrompido para escolher-se o melhor suborno e bater o martelo.
    Entregaram a segurança nacional a uma organização criminosa que envolve,politicos,iniciativa privada e militares.

  14. Fomin vivia em Brasilia oferecendo o SU27SM3 ao Brasil.Caça que a Russia começou a receber as primeiras unidades no começo de agosto passado ou seja nos oferecem o que não oferecem nem para seus maiores parceiros comerciais e aliados militares a India.
    Seria uma idiotia enorme deixar passar essas oportunidades ate mesmo entrarmos agora no SU50 despois deles e os Indianos terem queimado a mufa e investido fortunas.
    Nem o dinheiro Chines obtem deles estas vantagens.
    Por fim Morin Ternin de Tergal sera chamado como um papagaio de realejo a tirar a sorte e revelar segundo as palavras do ventriloco o que se decidiu kkkk Se fosse o baby Boy Jobim o unico Brasileiro confiavel e voluntario caraveleiro muitos de voces estariam istericos dizendo Oh como nunca antes na historia deste pais jamais existiu um Brasileiro tão devotado ao pais kkkkk
    Nos protestos foi exibida uma enorme faixa a frente da multidão e nela estava escrito :
    ACABOU A PALHAÇADA
    E de agora em diante tudo esta sendo visto e tudo sera cobrado.

  15. Tenho 1 sobrinho na PA que esta aquartelado desde o dia 16 kkk a namorada dele ta no desespero kkkk A coisa é seria e como nunca antes na historia deste pais algo nascera mas de uma forma nunca vista antes pois quando o direito falha ou inexiste torna-se a ética a unica ferramenta confiavel e segura.

Comentários não permitidos.