Putin acusa EUA de terem ‘encurralado’ Snowden na Rússia

Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, acusou nesta segunda-feira os Estados Unidos de terem encurralado Edward Snowden na Rússia, e assegurou que o analista de inteligência americano deixará o país quando puder.

O jovem americano procurado pelos Estados Unidos “não tinha intenção de ficar aqui, estava em trânsito para outro país”, declarou Putin em imagens divulgadas pela televisão russa.

Snowden, autor de revelações que causaram indignação a respeito do projeto de espionagem dos Estados Unidos em sistemas de comunicação de todo o mundo, está bloqueado no aeroporto Moscou-Sheremetievo, aonde chegou no dia 23 de junho, proveniente de Hong Kong.

“Quando sua presença a bordo do avião foi revelada, nossos sócios americanos bloquearam de fato o resto de sua viagem. Intimidaram todos os países que poderiam tê-lo recebido, ninguém quer mais recebê-lo. Ele (os americanos) o encurralaram em nosso território”, prosseguiu Putin.

“Eles nos deram um belo presente de Natal”, brincou.

Edward Snowden manifestou sua intenção de pedir asilo político à Rússia, a fim de viajar legalmente para a América Latina, onde Venezuela, Bolívia e Nicarágua estão prontos para recebê-lo.

“Se houver a possibilidade de ir para outro lugar, ele o fará sem dúvida alguma”, declarou o presidente russo.

O americano já havia pedido há duas semanas o asilo político a cerca de vinte país, incluindo a Rússia. Mas ele dessitiu depois de Putin ter imposto como condição que o ex-consultor da CIA parasse com suas revelações sobre o programa de vigilância digital dos Estados Unidos.

“Nós dissemos: ‘Temos relações com os Estados Unidos, não queremos que você prejudique estas relações. Ele disse não”, ressaltou Putin.

“Ele disse: ‘Quero manter minha atividade, vou lutar pelos direitos humanos’ (…) Nós respondemos: ‘Isso será feito sem nós, temos outros combates a travar”, concluiu o presidente russo.

O diretor da agência federal russa de migração, Konstantin Romodanovsky, afirmou que Snowden ainda não solicitou asilo.

“O serviço de imigração não recebeu nenhum documento”, afirmou uma funcionária, Zalina Kornilova.

“Se recebermos, estudaremos como deve ser”, acrescentou.

Especialista em questões de asilo político, a militante russa dos direitos Humanos, Svetlana Gannuchkina, questionou esta situação.

“Parece-me estranho que ainda não há pedido oficial. Tudo isso começa a parecer pouco sério”, declarou à agência Interfax.

A Rússia está em uma posição delicada em relação aos Estados Unidos. Moscou não deseja expulsar o ex-consultor, mas também não quer se indispor com Washington, acredita Fedor Lukianov, especialista em política externa russa.

“As autoridades russas (…) lamentam muito ele não ter viajado para Havana ou Caracas”, escreveu ele nesta segunda-feira no jornal Kommersant.

Washington tem aumentado a pressão para que nenhum Estado receba o fugitivo e para que ele seja entregue aos Estados Unidos.

A Casa Branca advertiu na sexta-feira a Rússia para o risco de dar a Edward Snowden uma “plataforma de propaganda” ao permitir que fique no país.

O ex-consultor ainda tem informações que podem causar “muito mais dano” ao governo dos Estados Unidos, segundo o jornalista Glenn Greenwald, em entrevista ao jornal argentino La Nación.

“Snowden tem informações suficientes para causar muito mais dano em um minuto do que qualquer outra pessoa já teve na história dos Estados Unidos”, afirmou Greenwald, correspondente do jornal britânico The Guardian no Brasil e que revelou as informações vazadas pelo ex-consultor da NSA.

Até o momento, a Rússia se mostrou segura de que não entregaria Snowden.

Mas, nesta segunda, o jornal russo Kommersant indicou que o Kremlin deseja trocar um casal de agentes secretos russos, recentemente condenados na Alemanha, por um agente que cumpre pena em Moscou.

Uma fonte do aeroporto Sheremetievo disse que Snowden ainda tem um quarto reservado em um hotel da zona de trânsito, mas que também tem acesso a um quarto de descanso especial para funcionários, segundo a agência Interfax.

AFP

Fonte: Terra

17 Comentários

  1. “Ele disse: ‘Quero manter minha atividade, vou lutar pelos direitos humanos’ (…) Nós respondemos: ‘Isso será feito sem nós, temos outros combates a travar”, concluiu o presidente russo.

    Esse Putin é muito fanfarrão mesmo, esse é o famoso me engana que eu gosto.
    Sugaram todas as informações do cara e agora querem se livrar da batata quente.
    O Brasil que de um jeito de traze-lo pra cá será muito útil se ele trouxer segredos tecnológicos de foguetes , satélites ,turbinas ,etc… ele deve ter muito material de barganha.

  2. A Rússia assim como todo os outros tem rabo preso e se solidarizam de certa forma com Washington. Não é que eles estejam minimamente interessados em salvar a pele do Obama, querem mais é que ele se f#%& mesmo, mas eles não querem dar palanque e no fim o feitiço virar contra o feiticeiro. Porque, vai que a moda pega e fazem isso na Rússia? Tudo bem que o sistema lá é outro, eles matam o cara mesmo no meio da rua se tiver que ser, mas se ele escapa e vaza a informação? Seria a vez de Washington devolver a canelada, e ninguém quer isso. Volto a dizer, nesse jogo não existem santos nem corretos, apenas pragmatismo. Ninguém quer ajudar ninguém, mas a regra do bom senso, indica que é sempre bom tomar cuidado com suas atitudes agora porque elas podem voltar contra você lá na frente. Muito provavelmente os Russos exigiram que ele cala-se a boca sobre tudo e todos, o que seria facilmente aceito pelos americanos como razoável, mas como ele se recusa, agora eles estão com um pepino desagradável nas mãos. As informações relevadas já são públicas, ele já não é tão útil, nem parece disposto a revelar os nuances que sabe. Então bem provavelmente eles vão tentar despachar o cara pra AL mesmo, de alguma maneira furtiva e depois avisa pra CIA e dai pra frente não é mais problema deles, americanos que se entendam.

  3. Nao me parece conversa de quem esta preparado para dar asilo a Snowden. Continuo com minha tese: O jovem Snowden esta fudido.

    • Se ele não ficar com asilo na Rússia sim… Já era mesmo!!!

      Se for essa coisa de asilo temporário pra “viajar pra América latina” realmente eu acho que não escapa!!

      Se for pra ficar na Rússia de fato, e trabalhar por ali… bem passa a viver até morte natural chegar!!

      Vamos ver, as negociações ainda estão acontecendo pelo que tudo indica!

      Valeu!

  4. Concordo que o rapaz esta ferado,alguem ai lembra da Dilma hoje presidente que lutou por liberdade de imprença,liberdade pra votar,liberdade para ser livre,porque ela não oferece asilo politico ao Snowden ou vamos alem porque todos os Paises da america do sul não oferesem azilo politico ao rapaz e veremos o que os USA faram ja esta na hora de levantarmos a cabeça o voces acham da ideia.

  5. HA eu me refiro a fazermos todos juntos ao mesmo tempo e ver a reação do governo norte americano.

  6. SE MANDELA tivece aseitado os acordos oferecido pelo governo sul africano quando estava preso a Africa do Sul seria e estaria como hoje esta?

  7. Quando Mandela aceitou os acordos ele foi posto em liberdade. Mandela e nego vendido. E por isso que excetuando uma pequena minoria de africanos classe media, a situacao economica social da maioria da populacao nao mudou quase em nada. Na verdade por detraz da traicao de Mandela esta aquele grupo politico que lhe criou o Partido Comunista da Africa do Sul, fiel observador das instrucoes oriundas de Moscow. Teoria da revolucao em dois estagios.O momento agora e revolucao burguesa. Socialismo, ditadura do proletariado e para o futuro, no dia que porco
    voar e pato produzir leite.

  8. ““Ele disse: ‘Quero manter minha atividade, vou lutar pelos direitos humanos’ (…) Nós respondemos: ‘Isso será feito sem nós, temos outros combates a travar”, concluiu o presidente russo.”… depreendo disso que o conceito de “direitos humanos” na Rússia não é o mesmo que o nosso… lá, acho que tem o verdadeiro valor… aqui, acho que significa colocar em segundo plano interesses nacionais em prol de um bom mocismo propagandista que só interessa a quem quer nos manter cativo… na Rússia isso não funciona.. claro, não deixaram se contaminar com a revolução cultural como aqui… lá, ONGs e congêneres não se criam para solapar o desenvolvimento do país… certo o Putin, apesar de estar do lado de lá…

    • Isso é normal em espionagem e deserções de membros e técnicos de inteligência… não é como Battisti, o tipo de asilo mesmo tendo o mesmo nome, é totalmente diferente!!!!

      Nações aceitam esses desertores só se puderem trazer alguma coisa de bom para o seu sistema de defesa e espionagem!!

      É assim que o mundo funciona para ex-espiões, e a Rússia já fez isso por muito tempo, e reforçou sempre sua capacidade de espionagem e de contraespionagem agindo assim, alguns até vivaram altos oficiais dos serviços secretos russos!!

      Não é uma questão de ter pena… eles só entra se tiver valor tático pra agregar alguma coisa, e assim é negociado já que esse cara era desconhecido, não era um agente duplo recrutado e conhecido pelos russos, ele pode ser um cavalo de troia também, então pelo visto os russos estão vendo se ele tem realmente algo pra agregar, se é confiável, e parece ser uma fase de negociação e demonstração de qualidades técnicas e formação de confiança no desertor!!

      E mais, o texto afirma que Putin foi “Irônico” ao dizer isso aí…

      Valeu!!

  9. o jornalista ingles que esta com vários documentos ,mora no rio de janeiro no brasil ,a casa dele foi invadida e as autoridades brasileiras tanto federal ,estadual e municipal nem se pronunciaram no caso ,o snodew esta na russia ,mas o jornalista inglês mora aqui no brasil e muitos documentos estão com ele apenas um jornal noticiou que a casa do cara foi invadida .

  10. A pele desse tal Snowden não tá valendo um caco de vidro, kkkkk…

    Só mesmo um celenterado factóide latrino-americano como aquele Maduro, ou o outro da Bolívia, para dar asilo ao cabra. Repúblicas-Bananeiras que não tem absolutamente nada a perder, porque já estão na mais profunda caca.

    O Putin, rato velho de esgoto que é, já tirou o time de campo, kkkk… Sacomé né? Quem tem telhado de vidro não joga pedra na estufa dos outros… vai que a moda pega e neguinho começa a jogar na net as ratoeiragens do Putin/Medvedev e sua máfia governante…

    Coitado do Snowden. Imaginem o que os “camaradas” do Partido Comunista Cubano não irão fazer com ele quando ele botar os pés em plagas latrino-americanas… 😉

    Na buena? Se eu fosse o tal cabra e me dessem a escolha entre o corredor da morte nos EUA e viver asilado na Bolívia, Cuba ou Venezuela, pegaria fácil o primeiro vôo da American Airlines… 🙂

Comentários não permitidos.