Em linha com os Sukhoi de Voronezh

113284

Sugestão: Rustam

Em linha com os três Sukhoi Su-34, recentemente entregues à base aérea de Voronezh em 2013. As aeronaves com o número de cauda vermelha “28”, “29” e “30” foram recebidas em 9 de julho pela Base da Aérea do Baltico.

12 Comentários

  1. O Su-34 tem supermanobrabilidade? Sabem informar se tem condições de lançar um torpedo contra um submarino? Na hipotética escolha brasileira por estes caças… aonde seriam instalados? Se não me engano a marinha só tem uma base que comporta caças… Se for espalhá-los pelo o litoral teria de ter uma banda… no norte e outra no sul tambem… seriam alocados em bases da FAB?.. Há estudos para uma versão 5G stealth?

    • Não, ele não possui empuxo vetorado, aliás nem faria sentido, para aquilo que o caça se propõe. Não sei te confirmar isso, mas lembro de já ter lido que ele pode carregar e disparar torpedos(se não pode bem provavelmente poderá no futuro), até mesmo pelo tamanho e peso, ele tem perfeitas condições para tal, mas afundar submarinos é outra coisa. Dependeria de detecta-lo para poder atacar, e nesse caso precisaria de contar com o apoio de outras aeronaves ou navios. De fato, mas caso a Marinha viesse a adquiri-lo inevitavelmente teria que construir novas bases pela costa e até por ilhas no atlântico para que ele possa ser usado ao máximo de sua capacidade. Porém a ideia de usar bases em conjunto com a FAB seria plausível, ao menos no começo, como uma forma de já ir operando e economizando custos.

      • Obrigado!

        Parece absurda a idéia ou é… mas é que pensei como num caça multi-propósito.. futuramente.. unindo qualidades do su-35, e com caracteristicas stealth. É a detecção do submarino por este caça ficaria complicado!…

        Seria cativante um meio aéreo que pudesse resolver completamente terra-ar-mar… já que a autonomia dele é absurda!

      • Acho que não seria possível, e se fosse não seria muito útil. Veja o F-18E/F. Quem quer ter tudo, acaba muitas vezes ficando sem um nem outro. Ao se tentar fazer um omnirole você tem que sacrificar muito do potencial em outras áreas para permitir que ele execute novas missões. No fim, você tem algo que faz de tudo um pouco, mas não é muito bom em nada, é mediano. Por isso que os Russos não se preocupam com a redução do RCS ou com empuxo vetorado, pois encareceriam a aeronave de maneira desnecessária para aquilo que se propõe. Para combate aéreo eles já tem o Su-35 e futuramente o PAK FA, que serviram um de omnirole, o outro de superioridade aérea pura. Com o Su-34 fecha o quadro, com um de ataque puro. Assim você tem todo o espectro de ações possíveis de maneira eficiente. (Isso sem contar com os MiGs)

      • Porém ele possui sim uma alta capacidade antiaérea, com seus misseis de longo alcance. Ora, vale lembrar que ele é, antes de tudo, um verdadeiro interceptador. Porém ele ficaria longe do combate, jamais deixaria alguém tê-lo na mira, pois certamente seria fatal, pois seu maior trunfo, alcance e carga efetiva, se tornam um empecilho up close and personal(como dizem os americanos).

      • Podem acusar de absurdo!.. Mas quero expor… já pensou “alcance e carga efetiva, se tornam um empecilho up close and personal” pegar a capacidade do su-35 e por no su-34 de forma que este não perca as suas caracteristicas? Porque o su-35 leva muita carga! e autonomia grande!.. conhecido por quase parar no ar!.. tamanha a sua manobrabilidade.

  2. Lucas Senna
    15 de julho de 2013 at 21:32

    Não, ele não possui empuxo vetorado, aliás nem faria sentido, para aquilo que o caça se propõe. Não sei te confirmar isso, mas lembro de já ter lido que ele pode carregar e disparar torpedos(se não pode bem provavelmente poderá no futuro), até mesmo pelo tamanho e peso, ele tem perfeitas condições para tal, mas afundar submarinos é outra coisa. Dependeria de detecta-lo para poder atacar, e nesse caso precisaria de contar com o apoio de outras aeronaves ou navios. De fato, mas caso a Marinha viesse a adquiri-lo inevitavelmente teria que construir novas bases pela costa e até por ilhas no atlântico para que ele possa ser usado ao máximo de sua capacidade. Porém a ideia de usar bases em conjunto com a FAB seria plausível, ao menos no começo, como uma forma de já ir operando e economizando custos.=== A n MB c 36 desses …sonho meu e de mt outros.Sds.

  3. Amigos,

    Até onde sei, o Su-32FN deveria ser equipado com a suíte eletrônica Sea Dragon, que consiste em um sistema de detecção de anomalias magnéticas, um radar avançado, FLIR e outros sub-sistemas, possuindo real capacidade anti-submarino. Existiriam varias opções de equipamentos eletrônicos para equipa-lo e confesso desconhecer se todos os Su-34 construídos até aqui realmente incorporam a capacidade anti-submarino prevista para o Su-32, ou se há uma variante do atual Su-34 específica que seja otimizada para ser anti-submarino. Mas é certo que todos os Su-34 tem capacidade de auto-defesa, podendo empregar mísseis BVR e WVR, além de mísseis anti-navio e ar-terra. A wiki mostra uma lista para armas ar-superfície e ar-ar para o Su-34, ignorando torpedos. Assim pode-se concluir que ele não assume tarefas anti-submarino… Que eu saiba, não há mesmo uma versão anti-submarino que realmente tenha sido adotada ainda…

    http://en.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_Su-34

    Se fosse adotada pelo Brasil, seria extremamente interessante para projeção de poder estratégico no tocante a América do Sul e Atlântico Sul. Poderia, teoricamente, operar de qualquer parte do território nacional, servindo a esquadrões da FAB dedicados a ataque. Creio ser possível que esquadrões que hoje operam o A-1 pudessem ser dotados dessa aeronave.

    Por fim, uma aeronave de quinta geração é algo de concepção totalmente diferente do que é hoje o Su-34. O desenho furtivo, entre outras coisa, é o que lhe falta. Contudo, nada impede que o caça possa passar por upgrades que visem dota-lo de tecnologias de quinta geração que visem melhorar sua eficiência. Mas nunca será uma aeronave de quinta geração…

Comentários não permitidos.