Patriota reforça que esclarecimentos dos EUA são insuficientes

Patriota-defende-área-livre-de-armas-e-fim-de-conflitos-em-países-do-Atlântico-Sul

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, reiterou nesta segunda-feira que aguarda as informações oficiais do governo dos Estados Unidos sobre as denúncias de espionagem de cidadãos brasileiros, por agências norte-americanas. O chanceler disse ainda que considera “insuficientes” os esclarecimentos fornecidos até o momento. Na semana passada, o governo brasileiro pediu explicações ao Departamento de Estado americano e à Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

“Alguns esclarecimentos foram fornecidos, nós consideramos insuficientes”, disse Patriota, após reunião com o ministro das Relações Exteriores da Nigéria, Olugbenga Ayodeji Ashiru. “Não há nenhum desenvolvimento adicional em relação aos esclarecimentos que eu forneci à Comissão de Relações Exteriores do Senado e da Câmara, quarta-feira passada.”

Patriota ressaltou que os técnicos dos ministérios da Justiça, da Defesa, da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Itamaraty, e do Gabinete de Segurança Internacional trabalham na elaboração de perguntas para a solicitação de mais esclarecimentos. “Ainda não decidimos sobre a missão técnica. Ainda está em consideração como será a próxima etapa (de trabalhos)”, disse ele.

Com base em dados obtidos pelo americano Edward Snowden, que trabalhava para uma prestadora de serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, aos quais teve acesso, o jornal O Globo publicou reportagens segundo as quais há indicações de que cidadãos brasileiros foram monitorados.

As reportagens mostram ainda que havia uma espécie de escritório da NSA em parceria com a Agência de Serviço de Inteligência americana (CIA) em Brasília.

Na última quarta-feira (10), Patriota e os ministros Celso Amorim (Defesa) e José Elito Siqueira (GSI) participaram de audiência pública conjunta do Senado e da Câmara sobre as denúncias de espionagem.

Patriota acrescentou nesta segunda-feira que as conversas entre os chanceles dos países do Mercosul (Brasil, Uruguai, Argentina e Venezuela, o Paraguai não está incluído porque a suspensão ainda é válida) evoluem no sentido de pedir explicações aos embaixadores da Itália, da Espanha, de Portugal e da França sobre a proibição de sobrevoo e aterrissagem ao avião do presidente Evo Morales. A proibição foi motivada pela suspeita de Snowden estar escondido na aeronave.

Para o Mercosul, é fundamental que os europeus prestem esclarecimentos e peçam desculpas ao presidente boliviano.

Agência Brasil

9 Comentários

  1. Patriota, os EUA cuidam da pátria deles e pronto , cada um que cuide da sua, ou vc acha que eles vão pedir pinico pra nós, esqueça isso , e na verdade mesmo , eles estão certos de correr atrás de seus interesses, se por acaso foi cometido algum crime , que se apure, junte-se provas e levem a tribunal.
    Piniquinho ??… faça-me o favor !!!

  2. Eu prefiro ver que correr atras dos próprios interesses e espionar civis no Brasil é diferente..

    O Brasil não ode aceitar que uma nação estrangeira viole leis nacionais tentado correr atras de seus interesses, o Brasil tem que se preocupar com suas leis e não com os interesses dos USA!!

    O Brasil realmente não pode aceitar,,, uma coisa não justifica a outra!!

    Valeu!!

  3. Quando o Sarkozy pisou na bola com o Lula, as chances do Rafale minguaram muito, agora é a vez da Dilma socar o pé no traseiro da Boeing e fechar com a Sukhoi. Vamos ver se ela vai amarelar pros yankees…

  4. Nosso (des)governo tá é preocupado com PROPINAGEM que provavelmente foi detectada pela ação de espionagem Americana. Óbvio que os esclarecimentos dos EUA não são e nem serão suficientes. O que deve ter de “rolo, trambique, caixa dois, desvio, etc, etc, etc,” descoberto e registrado, não cabe em HD Terabyte.

    Sds.

    • Bacha,

      A espionagem agora foi de civis… isso é que tem que das esclarecimentos reais!!

      Espionar estados e governos é praxe.. sempre aconteceu.. mas agora são civis, ESSA É A NOVIDADE!!

      A espionagem de civis muda tudo, você com dados dos civis pode fazer chantagem e coerção para que traísse o país em qualquer forma, ou ainda sabote tudo o que puder em sua área de atuação, principalmente se for por causa de corrupção, amantes que podem te fazer perder muito se vier à tona, seus vícios de qualquer tipo que podem te fazer cair em desgraça… isso com civis em qualquer lugar, em clinicas médicas, escolas, usinas hidroelétricas… com cargos no funcionalismo publico ou empresa privada, com níveis para se realizar a manutenção ou operação de bens públicos, como turbinas de aeronaves civis, usinas nucleares, centros de tecnologia, hospitais onde alguém importante por aqui pode morrer “naturalmente” … ISSO É GRAVÍSSIMO!!

      Por isso é insuficiente as explicações, querem saber querem foi espiado entre os civis!!

      Valeu!!

  5. Estou com Samuel Johnson quando disse que patriota e canalha e a mesma coisa.Quando un canalha se ve totalmente perdido e sem mais nenhuma chance vira patriota.

Comentários não permitidos.