Netanyahu afirma que pode agir contra o Irã antes dos EUA

benjamin-netanyahu-20111102-size-598 (1)

O Irã está se aproximando “cada vez mais” da produção de uma arma nuclear e Israel pode agir antes dos Estados Unidos, advertiu o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, neste domingo.

“Estão se aproximando cada vez mais da linha vermelha, embora ainda não a tenham atravessado”, afirmou Netanyahu ao programa da rede CBS News Face the Nation.

Netanyahu explicou que Israel tem um calendário mais curto do que Washington, o que implica a possibilidade de ações unilaterais para acabar com o polêmico programa nuclear iraniano.

“Nossos relógios estão marcando um ritmo diferente. Nós estamos mais perto deles que os Estados Unidos. Somos mais vulneráveis e, portanto, teremos que solucionar esta questão de como deter o Irã, talvez antes que os Estados Unidos o façam”, disse.

Netanyahu afirmou que os iranianos estão construindo “centrífugas mais rápidas que os permitirão cruzar a linha a uma velocidade muito maior, isto é, dentro de algumas semanas”.

Ele também se mostrou cético em relação à possibilidade de mudança de postura do novo presidente iraniano, o clérigo moderado e ex-negociador nuclear Hassan Rohani, que assumirá o poder em 3 de agosto.

“Ele critica seu antecessor (o presidente Mahmud Ahmadinejad) por ser um lobo e ter a pele de um lobo. Sua estratégia será a de um lobo com pele de cordeiro, sorrir e produzir uma bomba”, afirmou Netanyahu.

O líder israelense pediu que os Estados Unidos deixem claro para Rohani que não permitirão que o Irã construa uma arma nuclear e que a força militar “esteja realmente sobre a mesa”. “Se as sanções não funcionarem, saibam que estamos preparados para realizar ações militares, é a única coisa em que prestarão atenção”, afirmou.

O Ocidente defende que o Irã está desenvolvendo uma arma nuclear, enquanto Teerã insiste que seu programa tem fins totalmente pacíficos. As sanções econômicas causaram o isolamento do país islâmico.

AFP

 

Fonte: Terra

9 Comentários

  1. Israel pode tomar iniciativa , sabe que em caso de urgência o guarda chuva americano se abrirá sobre israel .

  2. Não é o Iran que possui centenas de ogivas nucleares não declaradas, sem jamais ter assinado qualquer tratado de não proliferação nuclear…

    Não é o Iran que já ameaçou a humanidade com a retórica de que se a existencia de Israel for posta em perigo, ele reagirá atacando o mundo com bombas nucleares!

    • O problema é justamente esse: Israel nunca assinou nada, e jamais assinará nada. Já o Irã é signatário dos dois TNPs (nem o Brasil é signatário do TNP2), mas se recusa a cumpri-lo.

  3. o mundo gira e quer ver o futuro olhe para o passado ,a muito tempo existiu um povo chamado de israel eles invadiram um lugar depois de fugirem do egito ele atacavam e escravizavam outros povos que não tinham a mesma religião que a deles um dia eles foram atacados e seu povo foi expulso e se tornaram um povo nômade ,hoje novamente eles estão naquele mesmo lugar que um dia ja foram espirrados
    e hoje eles continuam querendo destruir e escravizar outros povos ,o destino de israel sera o mesmo que já teve ,ele cava a sua própria cova

  4. Não gosto de ser partidário, mas ou Israel se defende ou vira lembrança. Simples assim. Se estivéssemos na posição deles e passado pelo que eles passaram nosso discurso seria outro.
    Se fôssemos mais sérios também teríamos os nossos ‘meios de dissuasão’. Simples assim.
    Ah! que nada, somos um país pacífico, ninguém nunca nos atacará…tinha me esquecido disto…

  5. E Israel tem capacidade para isso… A questão é a que custo isso de daria, tanto físico quanto político…

    Um outro ponto: a janela para ataques está fechando… Logo, o Irã poderá ter capacidade antiaérea para saturar o seu espaço aéreo, o que exigiria um desdobramento de recursos que Israel pode simplesmente não possuir… As centrais iranianas responsáveis pelo desenvolvimento nuclear do país também logo estarão bastante reforçadas, de modo que ataques convencionais seriam pouco efetivos… Mesmo hoje, a efetividade de um ataque a essas instalações poderia ser contestada…

  6. Porque não ataca logo? fica de lero lero depois não faz nada.
    Acaba com isso logo,ou então vai dormir.

Comentários não permitidos.