Avançam as conversações para fabricação sob licença do caça sino-paquistanês FC-1/JF-17 na Argentina

AVIC FC1

O caça sino-paquistanês JF-17 Thunder exposto no estande da AVIC, Paris Air Show 2013 – Foto: Roberto Caiafa

Ivan Plavetz

Segundo a revista Jane´s Weekly, periódico britânico especializado em defesa e segurança, fontes argentinas revelaram que as conversações entre a Fabrica Argentina de Aviones Brigadier San Martin (FAdeA) e autoridades da China para uma possível produção sob licença no país sul-americano do avião de combate FC-1/JF-17 da Chengdu Aircraft Corporation (CAC) estão em avançado estágio.

AVIC FC12

A reportagem esclarece que as mesmas fontes afirmaram que as negociações envolvendo os aspectos de transferência de tecnologias estão chegando a um consenso. A FAdeA esta dialogando diretamente com os chineses, sendo que o Paquistão é o principal parceiro técnico-industrial do projeto.

jf17thunder

Segundo o periódico britânico Jane´s Weekly, as conversações visando a produção seriada do avião de combate FC-1/JF-17 na Argentina estariam em estágio avançado e os aspectos envolvendo transferência de tecnologias em vias de definição.

Por outro lado, as fontes consultadas pela Jane´s Weekly destacaram que as discussões fazem parte de um primeiro esforço formal com vistas a trazer para a América Latina uma linha de montagem do caça chinês. Conforme informado por T&D em nota anterior, o FC-1/JF-17 receberia a designação local de Pulqui III, seguindo desta forma a legenda da conhecida família de jatos Pulqui I e II projetados na Argentina pelos engenheiros Émile Dewoitine e Kurt Tank, respectivamente.

Z9

A FADeA já trabalha com os chineses no planos de produção seriada local do helicóptero leve CZ-11 da AVIC.

A FAdeA já esta trabalhando em um programa similar em associação com a chinesa Aviation Industries of China (AVIC), cujo objetivo é montar o helicóptero leve CZ-11, denominado na Argentina de Pampero, aeronave claramente baseada no AS 350 Ecureuil da Eurocopter. O protótipo argentino do CZ-11 esta cumprindo um programa de provas e certificação, sendo que a produção seriada pela FAdeA esta programada para ser iniciada em 2014.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

 

10 Comentários

  1. Custa caro montar uma linha de produção em série… valeria mesmo a pena gastar tanto pra Argentina comprar esses caças??

    Se não valesse a pena não fariam todo esse reboliço… a menos que tenhamos um pouco de egocentrismo argentino!

    Eu não apostaria nisso, parece fogo de palha e nada de “Assado”(churrasco Argentino e uruguaio)

    Valeu!!

  2. Boa sorte a Argentina,o sucesso dos portenhos nessa empreitada poderá também ajudar o Brasil a dar um impulso em sua indústria aeronáutica, pois todos sabemos que existe uma disputa entre ambos os países !
    A Argentina precisa dar um upgrade em sua indústria também,creio que isso seja bom para gerar emprego por lá e tirar a economia um pouco do sufoco.

  3. O caça não é nenhum prodígio da aviação moderna, mas é perfeitamente factível dentro das condições das FA Argentinas. Se houver de fato, transferência de tecnologia, e forem feitas uma quantidade considerável, será um reforço de peso para a Força Aérea Argentina. Resta esperar para ver no que dá, quem sabe assim a FAB acorda?(duvido muito mas não se paga para sonhar não é mesmo?)

  4. Parabéns a Argentina fez uma escolha, longe do colo do tio Sam!Num posicionamento estratégico geopolítico em oposição a hegemonia norte americana!Se o mundo ou Brasil não percebeu quem é o inimigo, merecem mesmo serem espionados e humilhados como estão sendo!Quando se falavam das profecias (não só as bíblicas, mas também dos outros videntes/profetas como Nostradamus, etc.) acerca do controle massivo sobre as pessoas, sempre achei que isso seria impossível, mas estamos vendo agora que é real!Esse controle massivo das pessoas como estamos vendo é o equivalente ao selo da besta no apocalipse! Acho que o Osama Bin Laden foi um visionário, num primeiro momento combatendo os russos, depois o governo estadunidense!

  5. Se o Brasil com o FX-2 pretendia importar seus aviões por aqui ,ESQUEÇA,está na cara que a Argentina não se agradou com nosso short list. A produção vai ENCALHAR por aqui mesmo.
    Mas aí vc vai me dizer que o problema é tempo… e tem o caso do KC já encomendado… sei não… acho que já era… Snowden missile derruba no chão mesmo.
    Abs.

  6. É…quem não caça com cão,caça ,com gato,diz o velho ditado popular:o Brasil,tem dinheiro para comprar novos caças do FX-2,e até hoje misteriosamente,não comprou nem RAFALE F3,GRIPEN NG,F-18 SUPER HORNET, ou o moderníssimo T-50 Russo…não sei por que?!…Nem FHC,Lula e Dilma,compraram os novos caças para a FAB!!!!…Já nossos hermanos argentinos,sem recursos em caixa como o Brasil,que tem mais de US$ 350 bilhões de reservas internacionais,fora US$ 12 trilhões do Pré-Sal,em petróleo,estão se arrumando e fizeram uma acordo estratégico com a China,e vão ter um caça relativamente moderno,de custo acessível e produzido na indústria aérea deles a FADEA…a alguns anos após conhecer o caça chinês FC-1 THUNDER,pensei comigo:esse será o futuro caça argentino…pelo jeito eu acertei!Porque analisem a situação:vários caças modernos atuais,americanos e europeus,são simplesmente proibidoS para a FAA,como por exemplo:F15C,F16 BLOCK 50/60,F18 SUPER HORNET e o F35,americanos,porque a Inglaterra,convenceria os EUA,a não vender para os argentinos,os europeus EUROFIGHER 2000,RAFALE F3 E GRIPEN NG,são praticamente impossível,para FAA,por causa do preço e da pressão inglesa…já a FAB,poderia se quisesse comprar qualquer um desses caças,menos o F35,para os argentinos só resta duas opções de fornecedores:Rússia e China…a FAA,poderia ter qualquer caça russo de última geração:SU-30,SU-35,MIG 29 SMT,MIG 31…com certeza os russos venderiam,até para pressionar o Brasil,a comprar um de seus caças,mas só que para o padrão argentino,são muito carros os caças russos,já para o Brasil,não…sobrou então:a China,ela tem dois produtos interessantes,na área de caças de combate:FC-1 THUNDER e J-10,sendo que o J-10,ainda está em desenvolvimento,e não está pronto para exportação,já o FC-1,já está operante na FORÇA AÉREA DO PAQUISTÃO,portanto já está pronto para exportação e produção,e a China quer vender até 300 FC-1 nos próximos anos,além disso transferiram toda tecnologia,pois a FORÇA AÉREA CHINESA,não está interessada nele,e sim no J-10 e J-20,além disso,os argentinos poderão escolher os armamentos e a tecnologia de procedência chinesa,russa ou israelense,e claro colocar um pouco de tecnologia argentina…tomara que saia esse acordo da Argentina com a China,pois vai pressionar o Brasil a resolver logo essa questão do FX-2 e aumentar a segurança na região,pois a Argentina,é a segunda potencia econômica da região depois do Brasil…os dois países precisam ter forças armadas modernas como tinham nos anos 70…

  7. Paulo…Tu comentario fue bien esspesifico muy bien elaborado con conosiminto ..en politica interna como externa de varios paises en cuestion..Lo que yo puedo agregar ..Que para Argentina sera un paso muy importante de hacer una parseria con los CHINO..cOMO TU DIGISTE PARA NOSOTRTO…esta dificil tener aviones de porte ,a no ser que sea russo ..mas la fabricacion del chamado pulqui III..sera con cretizada …aqui Los Chino sabem bien que puede tener una grande ventaja y pueden colocar sus aviones en conjunto con La Argentina para los paises vesino ..Ahora biene otra cuestion cual sera la atitude de EE.UU saber que perdera terreno en Latino America ..? Para mi o Brasil desempenhara um papel muy importante a esta cuestion…Mas un dia tenia que ser..Argentina 1940 Fue una potencia en aviacion tedigomas.fue el pais sacar un avion a reaccion..en la caida de pero 1950 …ahi para todo..perdimos mucho ..Hoy la Argentina volvio a se colocar en elcamino que tenia perdido..ok…abrazo

Comentários não permitidos.