Defesa & Geopolítica

Avançam as conversações para fabricação sob licença do caça sino-paquistanês FC-1/JF-17 na Argentina

Posted by

AVIC FC1

O caça sino-paquistanês JF-17 Thunder exposto no estande da AVIC, Paris Air Show 2013 – Foto: Roberto Caiafa

Ivan Plavetz

Segundo a revista Jane´s Weekly, periódico britânico especializado em defesa e segurança, fontes argentinas revelaram que as conversações entre a Fabrica Argentina de Aviones Brigadier San Martin (FAdeA) e autoridades da China para uma possível produção sob licença no país sul-americano do avião de combate FC-1/JF-17 da Chengdu Aircraft Corporation (CAC) estão em avançado estágio.

AVIC FC12

A reportagem esclarece que as mesmas fontes afirmaram que as negociações envolvendo os aspectos de transferência de tecnologias estão chegando a um consenso. A FAdeA esta dialogando diretamente com os chineses, sendo que o Paquistão é o principal parceiro técnico-industrial do projeto.

jf17thunder

Segundo o periódico britânico Jane´s Weekly, as conversações visando a produção seriada do avião de combate FC-1/JF-17 na Argentina estariam em estágio avançado e os aspectos envolvendo transferência de tecnologias em vias de definição.

Por outro lado, as fontes consultadas pela Jane´s Weekly destacaram que as discussões fazem parte de um primeiro esforço formal com vistas a trazer para a América Latina uma linha de montagem do caça chinês. Conforme informado por T&D em nota anterior, o FC-1/JF-17 receberia a designação local de Pulqui III, seguindo desta forma a legenda da conhecida família de jatos Pulqui I e II projetados na Argentina pelos engenheiros Émile Dewoitine e Kurt Tank, respectivamente.

Z9

A FADeA já trabalha com os chineses no planos de produção seriada local do helicóptero leve CZ-11 da AVIC.

A FAdeA já esta trabalhando em um programa similar em associação com a chinesa Aviation Industries of China (AVIC), cujo objetivo é montar o helicóptero leve CZ-11, denominado na Argentina de Pampero, aeronave claramente baseada no AS 350 Ecureuil da Eurocopter. O protótipo argentino do CZ-11 esta cumprindo um programa de provas e certificação, sendo que a produção seriada pela FAdeA esta programada para ser iniciada em 2014.

 

Fonte: Tecnologia & Defesa

 

10 Comments

shared on wplocker.com