10/07/2013: O dia em que a US Navy fez história! O X-47B pega o cabo com seu gancho, no convoo do CVN 77 – (Fotos: US Navy)
Nesta quarta feira (10/07) a Marinha dos Estados Unidos (US Navy) deu mais um passo no seu programa UCAS quando o demonstrador X-47B conseguiu, de forma autônoma, pousar a bordo do porta-aviões de propulsão nuclear USS George H.W. Bush (CVN 77), ao largo de Virgínia (EUA), após um voo de 35 minutos que partiu da Naval Air Station Patuxent River.
O X-47B pegou os cabos do aparelho de parada (catrapo), foi rapidamente manobrado até a catapulta de vante e lançado novamente. Após cumprir mais um circuito de pouso, o aparelho realizou novamente a façanha de pouso a bordo enganchado, comprovando as capacidades do novo sistema.
Este importante teste foi acompanhado a bordo do CVN 77 pelo secretário da Marinha, Ray Mabus, e diversas autoridades navais.
Catrapo! O X-47B repete a dose e pega o cabo do aparelho de parada no 2º pouso do dia!
A forma como a US Navy irá para o mar combater está definitivamente mudada. A visão de aeronaves de combate tripuladas e não tripuladas, operando simultaneamente do convoo de um porta aviões de propulsão nuclear passa a ser uma realidade a partir de agora.
[embedplusvideo height=”393″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1ahlegR” standard=”http://www.youtube.com/v/cPaH8CCtRVU?fs=1″ vars=”ytid=cPaH8CCtRVU&width=650&height=393&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep1957″ /]
Este sucesso é o retorno de mais de uma década de investimentos da indústria de defesa estadunidense, através da Northrop-Grumman, e da Marinha dos Estados Unidos da América.
Se eles o fizeram,outros vão fazer tbm ;até o BRASIL…sds.
carlos argus,
Que outros podem fazer, é fato… A questão é quando serão capazes disso…