“SE AS EMPRESAS BRASILEIRAS FALHAREM, ESTRANGEIRAS OCUPAM”, DIZ DIRETORA-GERAL DA AGÊNCIA NACIONAL DO PETRÓLEO (ANP)

Espuma demais. É o que diz Magda Chambriard sobre episódios envolvendo Grupo X  - Fabio Rossi

“Certamente a natureza não gosta de espaços vazios. Se as empresas brasileiras falharem, esse espaço será ocupado pelas estrangeiras”. Magda Chambriard


‘Se as empresas brasileiras falharem, estrangeiras ocupam’, diz diretora-geral da ANP

Para Magda Chambriard, os problemas enfrentados pelo grupo X não devem afetar o apetite do mercado pelo leilão dos primeiros blocos do pré-sal. O edital, ela adianta, sai nesta terça-feira.

VIVIAN OSWALD

LONDRES — O noticiário sobre os problemas enfrentados pelo grupo X, de Eike Batista, e pela HRT não devem afetar o apetite do mercado pelo leilão — cujo edital deve ser publicado amanhã — dos primeiros blocos do pré-sal a serem licitados exclusivamente pelo regime de partilha em outubro.

A avaliação foi feita ao GLOBO pela diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, horas depois de desembarcar em Londres para conversas com investidores. “Certamente a natureza não gosta de espaços vazios. Se as empresas brasileiras falharem, esse espaço será ocupado pelas estrangeiras”.

Quais as perspectivas para a nova rodada diante dos problemas do Grupo X e da HRT?

No road show de Cingapura, não vi ninguém muito preocupado com isso.

O grupo X foi audacioso na última rodada. Isso não pode influenciar o mercado agora?

Quem mais comprou blocos foi a Petrobras (mais de 30), que abriu mão da operação de alguns. E o segundo lugar foi a Petra. Isso é tão pequeno. Tivemos 30 operadores A qualificados para a 1ª rodada. Até a HRT foi A e, na época, não concordei. Diria que foi uma compreensão do edital que deixou uma brecha, que espero fechar agora. Mas foi muita gente.

Qual será o interesse?

Esse edital vai despertar um interesse tão diferente, que será do mundo todo. Em Tupi, falava-se de cinco a oito bilhões de barris de óleo equivalente, ou seja, óleo mais gás. Agora, está em seis bilhões. Em Libra são de oito a 12 bilhões só de óleo, fora o equivalente. Ou seja, é mais ou menos o dobro de Tupi. A camada é mais espessa. A exploração, mais eficiente. Tupi está a 250km da costa. Este está a 170km. Libra é tão melhor que Tupi… Como alguém vai achar que não vai ter interesse?

Do ponto de vista dos brasileiros, tem a Petrobras, mas não esses outros dois…

Mas tem a Queiroz Galvão, que está muito sólida. A gente fala do grupo X, que enfrenta essas dificuldades todas. A HRT nem vou comentar, porque, para mim, nem era A. Porém, (o grupo X) cumpriu todas as exigências até agora para a 11ª rodada. Vamos ver como será na garantia do programa exploratório mínimo na assinatura do contrato. Até agora estão cumprindo as exigências: qualificaram-se técnica, econômica e financeiramente direitinho.

O grupo X está se qualificando e pode participar desta nova rodada do pré-sal?

A qualificação ainda não começou porque precisa do edital. Vou extrapolar. O que a gente vai fazer agora? Olhar se a qualificação que todos submeteram está dentro do prazo. Pedimos balanço assinado por auditor independente dos últimos três anos. Para a 11ª Rodada, eles (grupo X) submeteram. Dependendo da data que submeteram o balanço e da data do balanço, até serve para esse. Mas não posso dizer se serve ou não, porque não me lembro quando foi. Acho que aí tem espuma demais. Tinha espuma demais antes, quando diziam que eram grandes demais. Sou muito cautelosa com essas afirmações. Gosto de olhar passo a passo o que as empresas estão fazendo. E eles furaram muito, mais de 100 poços e, para a ANP, sob este ponto de vista foi ótimo. Sempre digo, ninguém tem bloco da 9ª rodada. Só eles. Descoberto com declaração de comercialidade.

E esses blocos que para os quais o grupo X entregou a declaração de comercialidade que, agora, diz não ter tecnologia para explorar?

Ainda não vi dentro da ANP porque estou viajando. A declaração de comercialidade é um ato unilateral. O que a gente faz é analisar o óleo no local, ver se tem o que diz que tem, analisar o limite do campo para saber se ele está retendo mais área ou não, etc. Temos seis meses para isso. Depois, o concessionário tem mais seis meses para submeter o plano de desenvolvimento e, em seguida, temos mais tempo para fazer a análise. Esse prazo não expirou. Então, essa espuma toda que fizeram… Isso está ainda totalmente dentro do nosso prazo de análise.

Então, o que está acontecendo com o grupo X está sendo superdimensionado?

Tudo o que envolve o Eike se torna grande demais na mídia. Temos que tomar muito cuidado. Sem dúvida nenhuma, minha percepção é que, realmente, ele gasta demais. Mas, no que diz respeito à ANP, até agora, o gastar demais tem sido bom, porque ele furou muito e a gente quer que fure.

Onze das 20 empresas de América Latina e EUA que mais perderam em bolsa são brasileiras, incluindo grupo X e HRT. Isso é sinal ruim ou outras veem como vácuo a ser ocupado?

A natureza não gosta de espaços vazios. Se as empresas brasileiras falharem, esse espaço será ocupado pelas estrangeiras. Mas isso vai na direção oposta de uma percepção ruim de mercado, vai na linha de que é preciso aproveitar um nicho. As companhias, antes de darem lances, fazem trabalho de inteligência competitiva. Não querem demonstrar interesse, porque, se o fizerem, aumenta a oferta.

A crise europeia aumenta o apetite pelo Brasil, onde o retorno é maior?

Esse negócio de crise nem está sendo levado em conta. Companhia de petróleo atua em área com guerrilha, furacão, gelo. Imagina com direito a morar em Ipanema e beber água de coco…

 

Fonte: O Globo 

40 Comentários

  1. o mercado é especulador fizeram isso para tentar espantar empesas concorrentes e com isso abaixar o valor de compra dessas áreas de exploração .
    o empresariado brasileiro mais atento não vai deixar essa oportunidade passar.

    • rsrsrsrsrsrsrsrsrs… cara, essa sua venda o torna ridículo… vc arrastaria a bunda no caco de vidro para defender essa corja da esquerda que está delapidando a riqueza do país… deixa de ser hipócrita… esta na cara que fizeram uma maquiagem na OGX para que pudessem injetar didim do BNDES e depois quebrar a empresa, tampando o buraco da produção com empresas multinacionais via loteamento dos campos que nenhuma gota de petróleo produziu ainda, deixando a conta da quebradeira para o tesouro nacional bancar… vc é um trouxa ou mal intencionado para não ver o óbvio…

      • espirito do mau transforme essa forma decadente em MUNRARRRRR ,ops em blue yes ,
        não cansa de errar cada vez menos consegue acertar na geopolítica ,
        só sabe ser um ANTI ,torce contra a pátria pois quem esta governando não foi em quem ele votou ,para de ser ranzinza ,isso vai fazer mal para o seu coraçãozinho fraco rsrsrs
        para defender os americanos do norte é capaz de comer vidro ,arrotar bolinha de gude e cag@r lâmpada
        sua geração não cansou de ser capacho de anglo saxiao ?
        ou é por ter o zoinho azul faz você pensar que é um igual a eles ,
        eles nem sabem que você existe ,
        pare de ser puxa saco de gringo e honre a bandeira brasileira .

      • E desde quando você hora a bandeira brasileira meu caro? Como bem falou o Blue Eyes, você arrasta o rabo em cacos de vidro para defender o projeto de poder do partido, e não o país. E sua falta de argumentos é absolutamente risível. Basta ver que ao invés de rebater os argumentos acerca do escândalo envolvendo o GF, o BNDES e o ex-império x, você apenas se limita a agredir o Blue Eyes! Típico da corja de vocês….

      • olha só quem veio defender o zoio azul ,e ainda usando esse argumento ,você é o que mais critica nosso pais do modo pejorativo ,chama o brasil de banania de putencia e por ai vai ,quem não acompanha o plano brasil que te compre ,não passa de um bisonho

      • Pé de Cão…

        Com certeza ele não acerta uma.. até agora eu não vi dentro dele em nada, em nenhum assunto, em todos esses anos de debates… hahahahah.. só proselitismo politico com factoides!

        HAHAHAHHAHA

        MUNRAARARARAR!!

        Essa foi forte!!

      • esse coitado não ve nem um palmo na frente dos óculos de milpe ,não adianta ter zoio azul e não conseguir ver nada !!!!!! rsrsrs
        a natureza sabe o que faz .

  2. Muito canhestra a explicação que essa senhora deu para justificar o calote de 10 bilhões que o titular do mundo X, também conhecido como “O Dantas do Lula”, deu no BNDES. E ainda tem gente que protesta pelos 600 milhões supostamente sonegados pela Globo…

  3. Muito boa entrevista,
    dá umas boas dicas para se orientar no mar de espuma produzido por empresas muito bem pagas por interesses estrangeiros para fazer marketing como se fossem noticias, como Organizações Globo, Veja, FSP, etc…

    O setor petrolífero é uma verdadeira guerra de interesses e vale tudo, inclusive golpes de estado e guerras reais! Quanto mais meras campanhas de desinformação…

    • E pelo visto, para o Globo estar publicando esta entrevista, a verba para a campanha já deve ter secado ou perdido o interesse…

      • Qual o problema se ele tem pensamento esquerdista?.Com certeza você é Paulista.

        Não gosta dos comentários dos outros? se abstenha de comentar ou de visitar a pagina.

      • Se você lesse com mais calma os comentários saberia que o amigo Blue Eyes está coberto de razão. É absolutamente ridículo um cidadão vir aqui com esse papo manjado de imprensa golpista que conspira contra o governo dos sedizentes trabalhistas.

      • Pronto! juntou os dois patrulheiros gringos:
        o yankee e o anglo querendo controlar as opiniões dos outros…Ô doença de querer controlar o mundo…

      • X-Tudo:

        Eu li as estultices proferidas pelo indigitado elemento mas eu simplesmente me recuso discutir com paranóicos. Um cidadão que fica à espreita querendo censurar qualquer critica que se faça ao partido no poder e em especial ao seu ídolo Celso “megalonanico” Amorim não tem credibilidade alguma. Mas eu nem sou a maior vítima do sujeito visto que ele vasculha a internet inteira atrás de um notório comentarista da trilogia, conhecido por suas posições anti-PT

      • o Alves 80 ,põem você no bolso ,não provoca ele que você vai se dar mau rsrsrs
        cada vez o blue yeis esta mais sozinho o único que vem apoia-lo é o sionista de plantão ,que o apoia porque se sente solitário também rsrsrsr

      • é que faltam consoantes e vogais nos discursos do amigo pé de poodle acima… rsrsrsrsrs… dai advém o “aparente” apedeutismo de seus factoides… rsrsrsrsrs…

  4. Só espero que o Rio de Janeiro receba seus royalties até por que o Poço Libra esta dentro do estado do Rio de Janeiro.

  5. Isso não é nenhuma novidade minha cara perua de validade vencida e pelo contrario faz parte da tatica de desnacionalização deste desgoverno que a 10 anos como abutre olhava empresas Brasileiras agonizando sem jamais lhes oferecer ajuda para que cambaleassem e se tornassem mais faceis de serem abocanhadas pelo seleto pool local que lhes babam os óvos e por estrangeiros que lhes dão vantagens.Afinal de contas o BNDES a esses canalhas pertence e apenas serve a seu seleto pool e a estrangeiros…Na boa deveria-se passar o rodo geral…Sem prisioneiros,sem sobreviventes,um bom começo.

  6. X-Tudo:

    O colapso do império x expõe de forma nua e crua o fiasco do capitalismo de estado (ou de compadrio) instalado pelo partido no poder. Se você pesquisar na internet vai achar inúmeros artigos de geólogos respeitados alertando que todas as promessas e previsões proferidas pelo “midas” do mundo X era irreais. E mesmo assim o BNDES continuou emprestando dinheiro sem exigir maiores garantias, totalizando 10 bilhões de reais.

    Também eram bastante evidentes as promíscuas relações entre o titular do mundo X e o nosso ex-presidente o Estadista de Sindicato. Promíscuas a ponto de criar o mito que eram dois gênios: Um era o gênio da política e outro, dos negócios. O tempo tratou de mostrar que ambos estavam errados…

    • Entendi.

      “inúmeros artigos de geólogos respeitados alertando que todas as promessas e previsões proferidas pelo “midas””

      É, esta parte eu não cheguei a pesquisar. Só ví a possibilidade da OGX continuar no ramo, e no que estava investindo.

    • Amigo Tireless, tudo que é sólido se desfaz no bolsos dos cumpanheiros petistas… eles descobriram como fazer a fissão das riquezas nacionais em prol da NOMENKLATURA… coisa de gênios como Einstein… rsrsrsrsrs…

  7. Processo envolvendo a Globo poderá ser enviado ao Congresso
    Fiscal alega ter processos sumidos da Receita, comprovando que emissora lavou dinheiro no exterior

    Jornal do Brasil

    O sumiço de alguns processos do prédio da Receita Federal às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais de 2006, caso até hoje não esclarecido, pode vir à tona com informações bombásticas contra a Rede Globo. Um auditor fiscal aposentado promete entregar nos próximos dias, ao Congresso Nacional, os mais de 10 mil volumes originais que compõem os documentos desaparecidos dos arquivos da Receita daquela época. Os processos, nas esferas civil e criminal, incriminam a Rede Globo por sonegação, lavagem de dinheiro e em ações contra o sistema financeiro. As Organizações Globo emitiram comunicado afirmando que as denúncias são falsas.

    O auditor não identificado, segundo informações publicadas pelo jornalista Amaury Ribeiro Júnior, revela que está sofrendo ameaças de morte e aguarda o momento certo para entregar em segurança os processos ao Congresso. Um segundo auditor, que também participou das investigações contra a Globo e não quer se identificar, confirmou as informações do seu colega de profissão. Segundo ele, um dos investigadores da auditoria foi contratado pela emissora para fazer a “Operação Limpeza” e depois ele teria tentado levar vantagens financeiras com as informações privilegiadas, mas nos meses seguintes ele sofreu um grave atentado e passou a viver escondido. Os processos que nunca chegaram à Justiça revelam as transações da Globo nos Paraísos Fiscais, com detalhes da utilização de empresas na Ilhas Virgens Britânicas para pagar à Fifa pelos direitos de transmissão da Copa de 2002. A emissora, ao invés de enviar a quantia dos serviços através do Banco Central, recorreu a uma rede de doleiros comandada por Dario Messer, conhecido por lavar dinheiro de Rodrigo Silveirinha e líder da máfia dos fiscais do Rio de Janeiro, preso em 2003.

    A emissora emitiu uma nota na noite desta terça (09/07), considerando falsas as acusações de Amaury Ribeiro Jr. Segundo a Globo, quanto aos direitos de transmissão da Copa de 2002, a empresa os adquiriu e em 16 de outubro de 2006 “a emissora foi autuada pela Receita Federal, que entendeu que o negócio se deu de maneira a reduzir a carga tributária da aquisição”. A emissora recorreu da decisão do órgão, ainda de acordo com a nota, e suas defesas foram rejeitadas. Dias após, a empresa foi comunicada de que os autos do processo administrativo haviam extraviados na Receita Federal e contribuiu enviando para a RF as originais dos processos. No comunicado, a Globo nega conhecer a funcionária da Receita que foi indiciada criminalmente por extraviar os processos. Quanto às acusações na imprensa, a Globo afirma que vai tomar as medidas judiciais cabíveis.

    Amaury Ribeiro revela que a alta cúpula da Receita Federal tentou abafar os escândalos provocados com o desaparecimento dos processos, gerando processos clonados com numeração diferente dos documentos iniciais. A fonte revela até a primeira numeração: 18.470011261/2006-14. Uma outra fonte, do alto escalão da Receita, contou que o sumiço dos processos aconteceu logo depois do auditor Alberto Zile solicitar a abertura de processos civil e criminal contra as Organizações Globo. Na verdade, essa era uma manobra criada para prescrever os crimes cometidos pela emissora e teve sucesso anos depois. O processo civil, por exemplo, foi montado com falhas grotescas, com o intuito de dar nulidade processual.

    O funcionário do órgão explicou como o cidadão comum pode comprovar que algo de errado está acontecendo nas salas mais reservadas da Receita. Basta acessar o site do Ministério da Fazenda e fazer a consulta aberta aos processos, colocando a numeração fornecida por ele. Ambos estão parados na Delegacia Fazendária do Rio desde 2006 e a Globo não chegou a recorrer ao Conselho Nacional de Contribuintes, segundo a fonte, pois não consta nenhum registro da emissora nas consultas processuais do Comprot.

    Na íntegra, a nota emitida pela emissora:

    Como é de conhecimento público, a Globo Comunicação e Participações adquiriu os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002. Em 16/10/2006, a emissora foi autuada pela Receita Federal, que entendeu que o negócio se deu de maneira a reduzir a carga tributária da aquisição.

    Em 29/11/06, a empresa apresentou sua defesa junto às autoridades, fundada em sua convicção de que não cometeu qualquer irregularidade, tendo apenas escolhido uma forma menos onerosa e mais adequada no momento para realizar o negócio, como é facultado pela legislação brasileira a qualquer contribuinte.

    No dia 21/12/06, a defesa da Globo foi rejeitada pelas autoridades. Alguns dias depois da sessão de julgamento, para sua grande surpresa, foi a Globo informada de que os autos do processo administrativo se extraviaram na Receita Federal. Iniciou-se, então, a restauração dos autos, como ocorre sempre nos casos de extravio de processos. A empresa agiu de forma voluntária, fornecendo às autoridades cópias dos documentos originais, tornando com isso possível a completa restauração e o prosseguimento do processo administrativo.

    Em 11/10/07, a empresa foi intimada da decisão desfavorável, apresentando recurso em 09/11/07. No dia 30/11/09, a Globo tomou a decisão de aderir ao Refis (Programa de Recuperação Fiscal) e realizar o pagamento do tributo nas condições oferecidas a todos os contribuintes pelo Fisco. O pagamento foi realizado no dia 26/11/09, tendo a empresa peticionado às autoridades informando sua desistência do recurso apresentado (o que ocorreu em 4/02/10).

    Diante das informações mentirosas que circularam nesta terça-feira, a Globo Comunicação e Participações esclarece que soube, apenas neste dia 09/07, que uma funcionária da Receita Federal foi processada e condenada criminalmente pelo extravio do processo. A Globo Comunicação e Participações não é parte no processo, não conhece a funcionária e não sabe qual foi sua motivação.

    O relato acima contém todas as informações relevantes sobre os fatos em questão que são do conhecimento da empresa. A Globo Comunicação e Participações reitera, ainda, que não tem qualquer dívida em aberto com a Receita. Como ocorre com qualquer grande empresa, a Globo Comunicação e Participações questiona autuações que sofreu, na via administrativa ou na judicial, o que é facultado a todos os contribuintes.

    A Globo Comunicação e Participações reafirma, ainda, acreditar que as autoridades competentes investigarão o vazamento de dados sigilosos. A empresa tomará as medidas judiciais cabíveis contra qualquer acusação falsa que lhe seja dirigida.

    • Pow meu caro esse governo ou melhor essa organização criminosa deu ate passaporte diplomatico para lideres de ingrejas evangélicas para eles levarem o dinheiro arrecadado por eles atravez de estelionato coletivo induzido praticado em seus templos para bancos na Europa.

Comentários não permitidos.