EUA espionaram milhões de e-mails e ligações de brasileiros

USA-Brazil-flag_saopaulo.usconsulate.gov_

Sugestão: Barca

GLENN GREENWALD, ROBERTO KAZ E JOSÉ CASADO

País aparece como alvo na vigilância de dados e é o mais monitorado na América Latina.

RIO – Na última década, pessoas residentes ou em trânsito no Brasil, assim como empresas instaladas no país, se tornaram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (National Security Agency – NSA, na sigla em inglês). Não há números precisos, mas em janeiro passado o Brasil ficou pouco atrás dos Estados Unidos, que teve 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens espionados.

É o que demonstram documentos aos quais O GLOBO teve acesso. Eles foram coletados por Edward Joseph Snowden, técnico em redes de computação que nos últimos quatro anos trabalhou em programas da NSA entre cerca de 54 mil funcionários de empresas privadas subcontratadas – como a Booz Allen Hamilton e a Dell Corporation.

No mês passado, esse americano da Carolina do Norte decidiu delatar as operações de vigilância de comunicações realizadas pela NSA dentro e fora dos Estados Unidos. Snowden se tornou responsável por um dos maiores vazamentos de segredos da História americana, que abalou a credibilidade do governo Barack Obama.

Os documentos da NSA são eloquentes. O Brasil, com extensas redes públicas e privadas digitalizadas, operadas por grandes companhias de telecomunicações e de internet, aparece destacado em mapas da agência americana como alvo prioritário no tráfego de telefonia e dados (origem e destino), ao lado de nações como China, Rússia, Irã e Paquistão. É incerto o número de pessoas e empresas espionadas no Brasil. Mas há evidências de que o volume de dados capturados pelo sistema de filtragem nas redes locais de telefonia e internet é constante e em grande escala.

Criada há 61 anos, na Guerra Fria, a NSA tem como tarefa espionar comunicações de outros países, decifrando códigos governamentais. Dedica-se, também, a desenvolver sistemas de criptografia para o governo.

A agência passou por transformações na era George W. Bush, sobretudo depois dos ataques terroristas em Nova York e Washington, em setembro de 2001. Tornou-se líder em tecnologia de Inteligência aplicada em radares e satélites para coleta de dados em sistemas de telecomunicações, na internet pública e em redes digitais privadas.

O governo Obama optou por reforçá-la. Multiplicou-lhe o orçamento, que é secreto como os de outras 14 agências americanas de espionagem. Juntas, elas gastaram US$ 75 bilhões no ano passado, estima a Federação dos Cientistas Americanos, organização não governamental especializada em assuntos de segurança.

Outro programa amplia ação

A NSA tem 35,2 mil funcionários, segundo documentos. Eles informam também que a agência mantém “parcerias estratégicas” para “apoiar missões” com mais de 80 das “maiores corporações globais” (nos setores de telecomunicações, provedores de internet, infraestrutura de redes, equipamentos, sistemas operacionais e aplicativos, entre outros).

Para facilitar sua ação global, a agência mantém parcerias com as maiores empresas de internet americanas. No último 6 de junho, o jornal “The Guardian” informou que o software Prism permite à NSA acesso aos e-mails, conversas online e chamadas de voz de clientes de empresas como Facebook, Google, Microsoft e YouTube.

No entanto, esse programa não permite o acesso da agência a todo o universo de comunicações. Grandes volumes de tráfego de telefonemas e de dados na internet ocorrem fora do alcance da NSA e seus parceiros no uso do Prism. Para ampliar seu raio de ação, e construir o sistema de espionagem global que deseja, a agência desenvolveu outro programas com parceiros corporativos capazes de lhe fornecer acesso às comunicações internacionais.

Um deles é o Fairview, que viabilizou a coleta de dados em redes de comunicação no mundo todo. É usado pela NSA, segundo a descrição em documento a que O GLOBO teve acesso, numa parceria com uma grande empresa de telefonia dos EUA. Ela, por sua vez, mantém relações de negócios com outros serviços de telecomunicações, no Brasil e no mundo. Como resultado das suas relações com empresas não americanas, essa operadora dos EUA tem acesso às redes de comunicações locais, incluindo as brasileiras.

Ou seja, através de uma aliança corporativa, a NSA acaba tendo acesso aos sistemas de comunicação fora das fronteiras americanas. O documento descreve o sistema da seguinte forma: “Os parceiros operam nos EUA, mas não têm acesso a informações que transitam nas redes de uma nação, e, por relacionamentos corporativos, fornecem acesso exclusivo às outras [empresas de telecomunicações e provedores de serviços de internet].”

Companhias de telecomunicações no Brasil têm esta parceria que dá acesso à empresa americana. O que não fica claro é qual a empresa americana que tem sido usada pela NSA como uma espécie de “ponte”. Também não está claro se as empresas brasileiras estão cientes de como a sua parceria com a empresa dos EUA vem sendo utilizada.

Certo mesmo é que a NSA usa o programa Fairview para acessar diretamente o sistema brasileiro de telecomunicações. E é este acesso que lhe permite recolher registros detalhados de telefonemas e e-mails de milhões de pessoas, empresas e instituições.

Para espionar comunicações de um residente ou uma empresa instalada nos Estados Unidos, a NSA precisa de autorização judicial emitida por um tribunal especial (a Corte de Vigilância de Inteligência Estrangeira), composto de 11 juízes que se reúnem em segredo. Foi nessa instância, por exemplo, que a agência obteve autorização para acesso durante 90 dias aos registros telefônicos de quase 100 milhões de usuários da Verizon, a maior operadora de telefonia do país. Houve uma extensão do pedido a todas as operadoras americanas – com renovação permanente.

Fora das fronteiras americanas, o jogo é diferente. Vigiar pessoas, empresas e instituições estrangeiras é missão da NSA, definida em ordem presidencial (número 12333) há três décadas.

Na prática, as fronteiras políticas e jurídicas acabam relativizadas pelos sistemas de coleta, processamento, armazenamento e distribuição das informações. São os mesmos aplicados tanto nos EUA quanto no resto do mundo.

Todo tipo de informação armazenada

Desde 2008, por exemplo, o governo monitora com autorização judicial hábitos de navegação na internet dentro do território americano. Para tanto, exibiu com êxito um argumento no tribunal especial: o estudo da rotina online de “alvos” domésticos proporcionaria vigilância privilegiada sobre a prática online cotidiana de estrangeiros. Assim, uma pessoa ou empresa “de interesse” residente no Brasil pode ter todas as suas ligações telefônicas e correspondências eletrônicas – enviadas ou recebidas – sob vigilância constante. A agência armazena todo tipo de registros (número discado, tronco e ramal usados, duração, data hora, local, endereço do remetente e do destinatário, bem como endereços de IP – assim como sites visitados). E faz o mesmo com quem estiver na outra ponta da linha, ou em outra tela de computador.

Começa aí a vigilância progressiva pela rede de relacionamento de cada interlocutor telefônico ou destinatário da correspondência eletrônica (e-mail, fax, SMS, vídeos, podcasts etc.). A interferência é sempre imperceptível: “Servimos em silêncio” – explica a inscrição numa placa de mármore exposta na sede da NSA em Washington.

Espionagem nesse nível, e em escala global, era apenas uma suspeita até o mês passado, quando começaram a ser divulgados os milhares de documentos internos da agência coletados por Snowden dentro da NSA. Desde então, convive-se com a reafirmação de algumas certezas. Uma delas é a do fim da era da privacidade, em qualquer tempo e em qualquer lugar. Principalmente em países como o Brasil, onde o “grampo” já foi até política de Estado, na ditadura militar.

Fonte: O Globo

38 Comentários

  1. Muito interessante, acho que nosso querido Plano Brazil deve ter sido monitorado também,que poderia ser uma ótima noticia pois eles podem ver que somos competentes e sabemos de alguns assuntos que na maioria das pessoas desconhecem. Grade Abraço! hahahahaah!

    • Com certeza Alcoforado e a long time , antes do PB sair do ar por um tempo.
      Provavelmente devem se interessar mais por opiniões de geopolítica e FX-2, sabe como é … tem uns caras aqui que são bem informados … tem base nas opiniões… e eles tem que respeitar patriotas que defendem seu país e seus interesses, é exatamente isso o que eles fazem, esse e outros blogs fazem isso fornecendo o espaço, mesmo na multipolaridade de redações.

  2. Mas ainda bem que o PB possui uma equipe de macacos super treinados e capacitados para qualquer coisa! Nem a CIA se mete com essa equipe… kkkk

  3. Olha, só pra fazer justiça, são agora pelo horário de Brasilia 20:11 minutos do 6/07/2013 e esta noticia saiu a algumas horas no site do O Globo e foi reproduzida aqui no Blog do PB. Duvido se “aqueles” do blog do “triunvirato” irão postar esta matéria do Globo. Nunca fio.

    São baba-ovo der americani até à medula. Gente, perdoa aí Edilson, mas eu tinha que falar isso. Colocar os pingos nos “ís”. Parabéns pelo excelente trabalho de divulgação de fatos que muitas vezes não é divulgado nas grandes mídias nacionais. Está noticia mesmo, foi surpresa pra mim vê-la estampada em um veiculo da LOBO…

  4. o plano brasil a uns anos atrás passou uma matéria que falava do fecebook era uma rede social que servia de espionagem
    essa turma que se diz direita ,mas na verdade são uns agitadores anarquistas ,remelentos !!!
    escreveram que isso era teoria de conspiração ,defenderam o estados unidos falando que lá era o berço da democracia e liberdade e eles jamais fariam isso
    que pena que vários artigos do plano brasil foi perdido depois que o site saiu da rede de internet
    pois se desse para o administrador do site colocar aquela matéria novamente com o que postaram iria ser esclarecedor e engraçado ver como teve os mesmos que erram hoje defendendo os gringos naquela época
    coitados essa direita caquética e falida além de caber todos dentro de um fusquinha sempre são os últimos a saber !!!!!!!!!

  5. Sim, sites, blogs, fóruns de defesa de países proeminentes devem ter uma lupa especialmente dedicada a eles. O que acho até normal, pois a tecnologia permite. E empedimento financeiro eles, em questão, não têm.

    Porém, a vigilância diuturna mundial sobre praticamente todo o fluxo de informações com retorno produtivo, ainda que com uso de filtros, creio ser utópico…
    Primeiro: o volume de dados é caudaloso, e por melhor que sejam os programas de computador chega uma hora que eles precisam do crivo humano, e ainda assim serão caudalosos e ininterruptos para essas pessoas finais.
    Segundo: agora que se tornou oficial o que todo mundo desconfiava,as contramedidas mais se fortalecerão. E entre elas há muitas… como iscas para filtros, o que pode deslocar material humano do inimigo para investigações inócuas, ou que até mesmo sirvam como um tiro no próprio pé da agência de segurança indusindo o inimigo para armadilhas.
    Por último: bem menos, bem menos NSA.

    Quanto ao tal traidor Edward, pelo jeito não recebeu a promoção que queria, ou sofria de bullyng no serviço, ou seu chefe lhe roubou a amante… vá lá se saber o real motivo que originou a sua ação corajosa.

  6. AmigoViventtBR eu discordo de vc quando ao SWODEN,o americano é 8 ou 80,eles sao parecidos com os japoneses quando acreditam em algo se sacrificam pelo que acham certo,esse Swoden pra mim é um grande patriota,o que deve ter passado na cabeça dele,é que o Governo Obama estaria praticando um ato que viola a constutuição america quanto a liberdade,isso para os americanos é algo sagrado,isso é o alicerce da sociedade americana,o Swoden tinha um emprego estável,bem remunerado que lhe proporcionava conforto e uma bela namorada,ele jgou tudo isso por idealismo e um certo romantismo raro hoje,eu admiro muito ele,e tb teve o caso de um General Americano que vazou dados de um Cyber Ataque a uma das Usinas ATÔMICA DO IRÃ.
    A coisa tá feia para o Obama,como eu já disse várias vezes eu admiro os Republicanos pois eles jogam mais limpo,vc sabe o que esperar deles,já os Democratas são lobos em pele de cordeiro.

    • alve, salve amigo Barca! Como de costume vou discordar de você mais uma vez…risos! Snowden não é nem de longe um herói. Primeiramente, devemos lembrar que ele não foi coagido a entrar no mundo da espionagem. Outras questão,embora não seja excludente da ilicitude mas serve sim como atenuante é que não há santos nesse mundo habitualmente subterrâneo. Todos espionam todos. Mesmo o Mi-6 e o Mossad espionam os EUA.

      Por fim, se ele tomou ciência dos abusos cometidos deveria ter procurado um promotor federal e denunciado, e não ter saído do país e denunciado de forma espetaculosa como fez. Isso o qualifica não como herói mas sim como traidor.

  7. OBS:FICA UM AVISO AOS QUE QUEREM O F18/EF,peçam aos americanos acesso ao Código Fonte do Caça,pois se não tivermos acesso,podemos num futuro próximo sermos monitorados quanto a localização ou até travamento do caça.

  8. E tem uns caras inteligentes mais tão ingênuos que ainda acredita que as recentes manifestações são fruto da mobilização dos esclarecidos e indignados internautas.

    falando sério,a internet é uma das melhores invenções do homem moderno, mais sendo um meio de acesso as massas serve como ferramenta de agitação. eu votei no Lula e na Dilma e reconheço que há muito o que fazer e melhorar,o descontentamento é legítimo, e os EUA também sabe disso e usa o que ainda não melhorou de maneira que inflame as massas e aqueles que são contra o governo atual criando um ambiente que ajude a atingir os escusos objetivos americanos.

  9. Para com isso pessoal, americano nos espionando? É tudo gente fina, santinhos defensores da democracia e simbolo do respeito…
    E vamos comprar SH e qualquer outra merd… americana para defender nossa soberania contra os “comunistas” inimigos da democracia e dos direitos civis.
    E tem quem defenda esse filhos da p…!

  10. Os EUA podem vigiar mensagens e telefonemas de brasileiros, chineses, indianos russos, argentinos…etc, mas colocar a culpa neles pelo o que esta acontecendo no Brasil e brincar com a nossa inteligência, quem viu o que o presidente do Congresso e do Senado fizeram nestes últimos dias, consegue entender a revolta do povo, ou vamos acreditar que esses dois crápulas estavam a serviço da CIA???… Tem dó.

  11. À uma grande parcela dos oficiais das Forças Armadas brasileiras hoje com curso Superior, e não dá mais para acreditar que eles vão engolir gato por lebre, se vier F-18 não vai ser chipado e muito menos com código fonte selado, onde não se pode aplicar um míssil de fabricação nacional, hoje a situação mudou e os americanos vão vender o F-18 só se for de maneira honesta ou nada de cores da FAB neste caça, no mais continuou acreditando no Rafale embora tudo mostre o contrário(preço).

    • Carlos Augusto
      Já ouviu falar em F-16 paquistaneses com GPS ou os AIM-120 vendidos aos chilenos a conta gotas.Very convenient fazer negócios nestes termos, imaginem vc saber a qualquer momentos onde estão nossos caças e saber que estão desdentados( sem mísseis de médio alcance ).Gosto dos caças americanos mas não confio nos FALCÕES da Casa Branca, sabe como é aves de rapina tem instinto matador.

  12. A espionagem levada a cabo pelos EUA é absolutamente injustificável. Entretanto, é forçoso admitir que equívocos de nossa política externa tais como receber aqui no Brasil Mahmoud Ahmadinejad, aliados à conivência com a presença de células terroristas do Hamas e do Hezbollah, acabaram atraindo a curiosidade da bisbilhotagem americana.

  13. Como se pode verificar aqui,parece que a arapogajem americana,se depender dos puxa-sacos dos EUA,os americanófilos de plantão;não terá muita dificuldade….Rsrsr

  14. Acho que vou usar somente o navegador Tor para acessar a net.Alguém sabe dizer se é 100% confiável.Só uso o Tor em redes públicas mas na minha casa uso o navegador padrão.

    • Nada é 100% confiável… para uso civil não recomendo… os riscos de infecções são maiores e a não ser que use para comunicações onde não queira ser rastreado (na verdade pode sim, só vai dar mais trabalho) use com moderação… jamais, JAMAIS acesse dados bancários ou similares, como site de lojas com seus dados pela deep web… qualquer um com acesso aos servidores tronco pode acessar seus dados… no mais precaução e canja de galinha…

  15. Colega N.B.
    Sim, caso vc queira uma certa invisibilidade, ou maior segurança, na internet o TOR dificulta em muito o acesso a seus dados.
    O detalhe porém é… para quê essa maior segurança ou invisibilidade, por que esconder seu IP ou dados de navegação etc?!!

    Pois, apesar de toda essa invasão de sigilos eletrônicos, exercida pelas agência de inteligência das grandes potências, não podemos esquecer que sem controle isso aqui vira terra de ninguém, e toda uma série de crimes, sendo pedofilia e terrorismo apenas dois deles, passam a ter ampla margem de manobra.

    No meu caso, não sou criminoso e Deus sabe meu destino, uso a internet normalmente sem maiores cuidados. Meu antivirus é o gratuito Avast, que sequer faço as atualizações (só faço atualização de programa quando realmente ela se faz necessária), e também uso coneção por cabo, o qual desconecto facilmente aqui no meu netbook, de vez em quanto quando troco de site, pois assim lá no servidor meu IP muda de lugar na fila de acessos, o que complica algum rastreio. Acho ainda menos confiável a wireless. São m
    edidas simples mas que tem me protegido de virus. Já quanto a bancos… colecionar extratos impressos é conveniente.

    No mais internet sem controle seria ruim para todos ao mesmo tempo.
    O homem (até crianças e adolescentes) de alma bandida se sentiriam num parquinho de diversões.

    • “para quê essa maior segurança ou invisibilidade, por que esconder seu IP ou dados de navegação etc?!!”

      Porque cada vez mais com a regulamentação ainda engatinhando as organizações e não o homem comum estão se aproveitando da transmutação da vida real para a digital inerente à tecnologia!!

      O Tor é um programa acessível. Creio que jamais existiria disponível fácil para download um programa que pudesse prover de 100% de privacidade, ou perto disto. O que tem são diversas ações ao mesmo tempo, como o ViventtBr disse. Se quiserem mesmo vão de IP em IP até rastrear!..

      Tomara que as corjas e a máfia que usa o Tor pense que é 100% confiável. Pois a fama que este tem não è à-toa! Porém não anula as suas capacidades para ávidos buscadores de informações. Com a rede onion pelo o Tor tem muita informação que ou por medo de expor, ou censura na surface.. não tem fácil na web.

    • ViventtBR
      A internet é mesmo um parque de diversões. Provavelmente tudo que vc conhece da internet seja os 20% abertos ao publico e talvez não conheça Deep Web (não recomendo a ninguém entrar nesses 80%, é lixo pesado cheio de vírus) lá é o encontro de terroristas, assassinos, maniacos, traficantes e etc. Enfim o que quero dizer que é que os EUA não estão nem aí para defender o mundo dos “comunistas-bolivarianos, terroristas, criminosos comuns ou mesmo controlar a internet para um mundo melhor. O negocio é mais lucrativo, espionar, sabotar e roubar segredos de governos e impressas para terem vantagens politicas e econômicas isso sim é a principal motivação dos EUA.

  16. Se fosse os Chineses a espionar os seus próprios cidadãos todo mundo estaria dizendo assim…

    Olha lá os chineses não respeitam a LIBERDADE do seu próprio povo, o governo quer controlar tudo, no comunismo todo mundo é vigiado pelo estado, blá blá blá rsrs, pera aí, não eram os Chineses que queriam controlar a net? rsrs , quanta incoerência, e tem gente ( muita gente) que acha certo essa postura dos EUA pois sempre foram induzidos a acreditar que os americanos sempre fazem a coisa certa, como o superman e outros mais, chega a ser patético a cegueira de alguns.

  17. Carlos Algusto, você quer dizer que a farra de deputados e senadores em avião da FAB é um fato novo? é isso mesmo que eu entendi? cobra do Barbosa que representa o judiciário, cabe a eles a providência, você não acha?

  18. A coisa é bem mais grave para o Brasil do que só isso aí com o PT ou outro partido…

    Espiar a vida dos civis é o mesmo que o comunismo fazia… e agora vemos uma STASI 2.0… no Ocidente!

    Muitos entram em contradição com o que dizem do PT quebrando leis de corrupção existentes… pois apedreja de um lado um bandido mas apoia outro que também quebrou leis vigentes.. menos politica de palanque.. menos.. o povo não é bobo… desrespeito as nossas leis é crime pra quem quer que seja a quebra-las, até esses larápios do PT.. mas o outro também foi bandido, no caso os USA ROUBANDO IGUAL, com crimes contra a nossa lei, NÃO IMPORTA O QUÊ ROUBOU, É ROUBO DO MESMO JEITO!!

    O LEGALISTA QUE CHAMA UM DE BANDIDO tem que CHAMAR O OUTRO TAMBÉM, isso se todos dois romperam a lei vigente, mesmo que em propostas e tempos diferentes, e VEMOS QUE FOI ROUBO E BASTA, DE TODOS OS LADOS, TODOS ROUBANDO O BRASIL, E os USA também!!
    Os americanos estão errados sim em fazer isso, entrar na vida privada dos civis é até crime no Brasil e em varias democracias pelo mundo, como ler e-mails e entrar no telefone… SÓ PODE FAZER COM MANDATO JUDICIÁRIO!!

    A questão vai mais além… tem muita gente espiada e com privacidade legal violada por bandido por aí, é assim que sabem como roubar, como chantagear, como sequestrar…

    SE NÃO RESPEITAM NOSSAS LEIS NUNCA RESPEITARÃO NOSSO POVO, NOSSO PAÍS E NOSSA CULTURA!

    Pouco importa o que você faz da vida privada, a vida é tua, faça o que quiser, O PROBLEMA É TEU DOS ENVOLVIDOS COM TUA VIDA… tenha amante, segunda família, vícios legais, etc… NÃO VIOLE LEIS… pode ter TUDO O QUE A LEI NÃO PROÍBE, a vida é tua, e a lei da privacidade garante isso, que ninguém use isso contra você pra poder te prejudicar em modo algum… nem mesmo manchar a tua imagem, ou atacar a tua moral… a lei sobre a privacidade existe pra isso, pra garantir liberdades sem ter que justifica-las perante a sociedade, pois o que é moral pra uns é imoral pra outros, ninguém pode ser atacado por sua vida pessoal, pra isso existe a lei da privacidade garantindo essas liberdades!!

    Só podem entrar nos teus e-mail ou escutar seus telefonemas se você deixar, ou a força da lei IMPONHA claramente… caso contrario é CRIME.. e quem pratica CRIME É SÓ MAIS UM BANDIDO, E BANDIDAGEM TEM QUE IR PRA CADEIA, mas é um país e não tem como ir pra cadeia.. bem, então tem que ter retaliação, fazer ter prejuízo por aqui!!

    Aqui estamos falando de quebra das leis do Brasil, e pra mim é isso que vale, e não quem quebrou as leis, pois DEVEM SEMPRE SER TODOS IGUAIS PERANTE A LEI!! Se quebrou as leis do meus país é só mais um bandido pra mim e deve ir pra cadeia mesmo, sendo do PT, qualquer partido, policial militar ou civil, militares em carreira, ou estrangeiro!!

    O Brasil tem que mostrar que não é capacho… capacho gosta disso tudo, gosta de ver os estrangeiros fazendo o que quiserem, pois acham que eles são superiores a nós aqui embaixo!

    Valeu!!

    • Concordo com o amigo… a liberdade é o que nos torna humanos… sem ela não da pra viver… isso serve para os inimigos externo e internos…

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. EUA espionaram milhões de e-mails e ligações de … – Plano Brasil « Veja, Brasil
  2. EUA espionaram milhões de e-mails e ligações de … – Plano Brasil « Veja, Brasil

Comentários não permitidos.