O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou profunda preocupação com a deposição do presidente egípcio Mohamed Mursi nesta quarta-feira e pediu um rápido retorno a um governo civil democraticamente eleito.
Em uma nota por escrito comentando os acontecimentos dramáticos que se desenrolam no Cairo, Obama disse que tinha determinado a agências relevantes dos EUA a análise das implicações da intervenção militar para determinar se haveria algum impacto sobre a ajuda dos EUA.
Ele pediu que os militares egípcios evitem prisões arbitrárias de Mursi e seus partidários.
“Durante este período incerto, esperamos que os militares assegurem que os direitos de todos os homens e mulheres egípcias sejam protegidos, incluindo o direito de reunião pacífica e julgamentos livres e justos em tribunais civis”, disse ele.
REUTERS
Mursi está detido por autoridades no Egito, dizem fontes
O presidente deposto do Egito, Mohamed Mursi, derrubado pelos militares nesta quarta-feira, está detido pelas autoridades, disseram um porta-voz da Irmandade Muçulmana e uma autoridade de segurança na quinta-feira (horário local).
Ahmed Aref, o porta-voz da Irmandade, disse que Mursi e também Essam El-Haddad, um assessor sênior, estavam detidos, mas não sabia onde.
Uma autoridade de segurança afirmou que eles estavam sendo mantidos em um centro de inteligência militar.
(Reportagem de Maggie Fick, Yasmine Saleh e Tom Perry)
REUTERS
Esta ficando cada vez mais feio,o Egito retornou as mãos de seus antigos algozes, o fato de Mursi estar sendo mantidos ”em um centro de inteligência militar” provoca preocupação !
Deram apoio a criminosos…esses iangleseSS/sionitrass…lamentável. Sds.