FA-18 Super Hornet em Ação na US Navy

F-18E-VFA-14

 

[embedplusvideo height=”515″ width=”650″ editlink=”http://bit.ly/1b2C8kX” standard=”http://www.youtube.com/v/0Uzhlew-aOc?fs=1″ vars=”ytid=0Uzhlew-aOc&width=650&height=515&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=&notes=” id=”ep1671″ /]

 

39 Comentários

  1. É um bom vetor, na minha humilde opinião não é a melhor proposta para o FX, não porque ele não seja capaz de cumprir as missões ou porque não atenda as especificações da FAB, simplesmente não é a melhor proposta porque seus desenvolvedores e o governo que o gere nunca vão passar ToT nem de um parafuso e já consigo até ver os embargos avista com foi com o f-5.

    Adquirir este vetor vai ser um tiro no pé da FAB.

  2. Caça bom com boa ficha de serviço que aos poucos será aposentado e que serve bem para US NAVY e USMC com todo o suporte que só a marinha dos EUA possui , mas que ao meu modo de ver NÃO serve para nós.

    • NovoBrazuk,

      Pelo contrário… As primeiras baixas de F-18 E/F estariam previstas para ocorrer a partir do ano 2030, com as ultimas unidades deixando o serviço ativo depois de 2040. Claro que algumas aeronaves poderiam ser retiradas prematuramente para ceder lugar ao F-35C, mas ainda assim haveriam Hornets na USN pelos próximos 25 anos, pelo menos… Com mais de 600 aeronaves produzidas, peças de reposição é o que não iria faltar… O F-18 E/F na FAB iria significar uma aeronave para operar anos a fio, sem preocupação alguma com suporte.

      • NovoBrazuk

        Vc escreveu o nome do super hornet errado!! o correto é F/A-18 E/F e esse A significa Attack o que literalmente significa caça de ataque 18,ou seja é um caça de ataque adaptado ao combate aéreo.Antes do F/A-18 E/F quem era o encarregado de exercer a defesa aérea da frota era o F-14 tomcat esse sim um caça puro sangue ,a defesa aérea da escolta evoluiu muito e somado aos altos custos operacionais do F-14 o Super Hornet acabou tomando o lugar do velho tomcat.
        A pergunta que eu lhe faço é o seguinte:
        Tem o Brasil o mesmo sistema defensivo que uma frota de escolta para dar suporte ao Super Hornet ?????????

        Em minha opinião o hornet é uma má escolha por não ser um vetor de superioridade aérea puro sangue como F-15, F-16,F-14 e a Família Flanker assim como os Fulcrum.Um caça adaptado como o Super Hornet sem suporte defensivo adequado é um tiro nas asas da FAB.

      • Desculpa aí Brasuk mas você está equivocado. O SH sempre foi pensado desde o início como uma aeronave multifuncional. Esse papo de que ele é um aparelho de ataque adaptado é completamente equivocado. E eu, que conheço bem a história do Hornet e a do Super Hornet, posso dizer isso com absoluta convicção ao amigo.

      • Ele nasceu como YF-17(da fabricante Northrop ,a mesma do F-5) e perdeu para o YF-16(da general dynamics) ,realmente nasceu para ser uma caça multifuncional leve ,barato e fácil de fabricar.Na época as ameaças soviéticas eram os Mig 21 e Mig 23 que em termos numéricos assombravam o ocidente.Quem venceu a concorrência foi o F-16.
        A McDonnell Douglas ( atual Boeing ) viu potencial na aeronave e adaptou o YF-17 para operar em porta-aviões para substituir o F-4 phanton .Com isso ganhou a designação F/A- 18.
        Com certeza é um legítimo caça multifuncional,mas quem exercia a defesa aérea da frota e escolta era o grandalhão F-14 com seu AIM-54 Phoenix ,tendo o Hornet a função de ataque à alvos inimigos.
        É um bom caça na minha opinião robusto ,boa carga alar tem excelente aviônica mas não é um vetor de caça puro sangue.Pra mim ele deveria substituir o nosso AMX com louvor e não ser o pricipal caça de combate.Deixe essa função para F-15 ou Su-35.

      • Novo Brazuk,

        Vamos por partes…

        – O F-14 era uma aeronave extraordinária, mas, se comparado ao F-18 E/F, me arrisco a dizer que ele é obsoleto! Apesar de ser uma aeronave ágil para o seu tamanho, era uma verdadeira pedra, se comparado ao F-18 E/F! O radar AESA do F-18 E/F é superior em praticamente todos os aspectos ao AWG-9 do Tomcat, e o novo caça pode usar praticamente todo o arsenal disponibilizado para a arma de caça da USN. De fato, não há comparações… O novo F-18, como sistema de armas, é aeronave superior. E com mísseis AIM-120D, se tornará um adversário mais mortal que o F-14 jamais será, sendo também dotado de uma baixíssima detectabilidade ( requisito hoje indispensável em qualquer aeronave de caça )… Em suma, é sim um autêntico puro-sangue, que equipa uma arma do ar que certamente é uma das mais bem treinadas e organizadas do planeta…

        – Quanto a sistema defensivo, isso vale para todos… Pouco importa se é Rafale, F-18 E/F ou Su-35. Aliás, o F-18 E/F foi pensado para ser o caça maior da USN até a chegada do F-35C, fazendo as missões mais perigosas fora do anel defensivo da frota… A suíte AN/ALQ-214 que dota o caça é poderosíssima, não devendo absolutamente nada a seus similares.

        – Entre o F-18E/F e o Y/F-17 há um verdadeiro mundo de diferenças… O variante atual F-18 é uma aeronave totalmente reprojetada. Asas, estabilizadores, fuselagem central e mais uma parcela de itens tiveram que ser totalmente redesenhados… A verdade é que o F-18 E/F deveria receber outra designação, tamanha gama de diferenças. Quanto a sua “derrota” para o F-16, isso de deveu a requisitos da USAF da época, pura e simplesmente… O que melhor depõe a favor do F-18C é o fato de que ele se tornou a espinha dorsal da USN ao longo dos anos 80/90, substituindo praticamente todos os outros vetores da frota, e sempre sendo considerado o preferido dos pilotos da marinha americana.

        Por fim, o F-18E/F é um monstro de mais de 13 toneladas! É, portanto, um caça médio, da mesma categoria do Rafale e Typhoon, sendo até mais pesado que esses e com capacidades e propósitos completamente diferentes do AMX… Mesmo o F-18C não poderia ser considerado uma aeronave leve, com suas 10,4 toneladas… Para substituir AMX, seria uma aeronave de outra categoria, como o Yak-130 ou mesmo o F/A-50 coreano…

      • _RR_

        As necessidades da Marinha são completamente diferentes de uma força aérea.Nós não temos o mesmo sistemas de defesa aérea que a USN e na minha opinião o F/A-18 que é um caça de ataque adaptado ao combate aéreo ficará vulnerável por exemplo aos Su-30 venezuelanos , porém equiparável aos F-16 chilenos e muito aquém aos F-15 e F-16 estacionados em bases aéreas colombianas.As novas versões do AIM-120 são excelentes mas há diversos informações que os chilenos recebem os mesmos a conta-gotas.
        Meu último argumento é que as Malvinas deixaram uma lição clara que precisamos ter um caça de alto desempenho , longo alcance e tenha diversa gama de equipamento anti-naval.
        Se não me engano foi noticiado aqui no Plano Brasil que qualquer alteração no SH teria que ser feita pela boieg, ou seja não poderíamos acoplar nossa versão do Exocet no SH sem a benção do tio san e o histórico é extremamente desfavorável aos yanks ,haja vista todos os percalços com o F-5, se não fossem os salvadores kits israelenses os mesmos seriam peças de museu no cenário atual.

      • NovoBrazuk,

        Não há qualquer empecilho em um caça naval ser utilizado pela FAB. Pelo contrário… Aeronaves navais normalmente tem estrutura reforçada e teriam uma durabilidade ainda muito maior em terra… Lembre-se que a Força Aérea Australiana usa o F-18 E/F. E ela não é o único exemplo. Outras forças aéreas pelo mundo utilizam aeronaves navais…

        Ter ou não ter um sistema defensivo como o da USN não tem diferença nenhuma nesse caso… Mesmo porque, a aeronave foi pensada para fazer suas missões fora do circulo defensivo da frota…

        O Su-30 é uma aeronave boa o bastante, mas tecnologicamente está um passo atrás do F-18 E/F. Os sistemas eletrônicos do F-18 são superiores, de uma maneira geral… Quanto aos F-16 block 52 chilenos, são excelentes aeronaves, mas sem um radar AESA não poderiam ser comparadas com o F-18 E/F… A bem da verdade, se o Brasil adquirir o F-18E/F estará uma geração a frente de qualquer força aérea latina.

        A proposta do Super Hornet para o Brasil contempla a capacidade de integrar localmente qualquer armamento pretendido… Contudo, mesmo que não fosse, o pacote de armas que viria com os F-18 E/F já seria bom o bastante…

      • Acho que está equivocado ao achar que os sistemas russos estão um passo atrás do os produzidos no ocidente.É exatamente esse tipo de olhar torto para os equipamentos russos que fez com que o Brasil descartasse o Su-35 e de quebra a entrada no projeto pak-fa.
        No mais achar que o F/A-18 está uma passo a frente do Su-30 é o mesmo que dizer que o SH está a frente do F-15(que é um vetor equiparável aos da família Flanker).
        Gostos dos caças americanos tantos quanto os russos ,porém além de eu pessoalmete achar a doutrina de defesa mais compatível com a nossa, levando-se em conta a grande extensão territorial de ambos, a nossa parceria com os EUA está muito desgastada na área de defesa.
        Tenho certeza que os AIM-120 virão a conta-gotas sem contar outros equipamentos e sistemas que o histórico nos lembra , virão com um inevitável Downgrade.
        Aí eu quero ver a cara de vocês , porque os EUA não bobeiam em defender seus interesses ,nem que a custo disso seja capaz de queimar seus mais ardorosos defensores , haja vista o que fizeram com o Osama no paquistão onde eles entraram com o pé na porta e tapa na cara.
        Lembre-se disso

  3. A perfeita aeronave para o nosso banheirão que apenas de vez enquando de quando em vez desatraca do cais do arsenal de Marinha e vai ate proximo a ponte Rio-Niteroi e volta soltando fumaça negra.
    O sonho de aficionados e de aristocratizados almofadinhas que ja se imaginam perfilados em fardas de gala prestando total obediencia a USAF e a Royal Navy.

    • Esse aí custa quase o mesmo que um caça de 5ª geração, sob a canhestra justificativa de “transferênfia di tequinúlugia”, transferência, ou transferênfia, tão autêntica quanto uma nota de 3 reais…..

      • Engano seu, será a mesma transferência que ocorre nesse momento com os submarinos nucleares e EC 725 e olha que não é pouca coisa, e de quebra recebe tecnologia dos subs convencionais, porque já temos e já aprendemos a fazer submarinos com ajuda dos alemães , os mesmos que nos deram tecnologia suficiente para trabalhar com energia nuclear e desenvolvermos com nossos estudos a ultra centrífuga, o enriquecimento de urânio e se quisermos outras coisinhas . TÁ????

      • Recebemos tecnologia do EC 725? Fala sério! Eu não falo nada dos submarinos afinal é preciso dar o benefício da dúvida à DCNS. Mas quanto aos Ec 725 foi um dos maiores golpes já aplicados por aqui. Tudo o que se está fazendo é transferir tecnologia da Eurocopter para ela mesma visto que a Helibrás é uma subsidiária sua. O que estamos fazendo é pagando 50 milhões de dólares em cada EC-725 ( O preço de um F-16 Block 50 novo em folha) para financiar a expansão da fábrica. Legal né?

        Como já dizia aquele quadro: “brasileiro é tão bonzinho”

      • KKK
        não me faça rir Sir HMS, a tecnologia do EC 725 vai ser absorvida conforme nossa capacidade de poder fazer isso, se você não sabe a BMW não pode fabricar alguns modelos de veículos aqui porque não temos capacidade absorção e reprodução da tecnologia -graças ao abandono educacional desse país.
        Quanto a Helibrás ser subsidiária da Eurocopter , me diga o que a Embraer é da Boing?? KKK
        E você usa o F-16 como exemplo???
        Ele só não cai mais que o MI-17 russo.
        KKK

      • Quem te disse que os Alemães nos repassaram tecnologia atomica suficiente?Bem que eles queriam mas Tio San não deixou ai então entrou a determinação e a busca pela real espertise e os reais fornecedores do pulo do gato Brasileiro ate hoje é segredo meu caro e lhe digo que não é do leque tradicional e que foram atraz da cortina buscarem o que precisavamos.Bons tempos que não voltam mais.

      • Sério ??? Em plena
        Guerra Fria,
        Operação Condor,
        Muro de Berlim ,
        URSS,
        Cortina de Ferro e nós
        fomos lá buscar tecnologia nuclear ???? Poxa, de ser um segredão mesmo. rs rs rs.

      • Então voce cre mesmo que tudo o que é feito aqui na area nuclear o Big Brother aprecia né Stadeu kkkkk e quando o programa estava sobre a responsabilidade militar (embora parte ainda esteja) voces que foi quem que nos repassaram conhecimentos e materiais que precisavamos para obtermos o que queriamos?Os Alemães não foram e nehum outro pais Ocidental tambem então sobram apenas os reptilianos né!E outra coisa meu caro eu ja vi muito milico e muita gente que participa disso ou daquilo achar que conhece tudo o que tem no Brasil.Se engana pois sempre foi filosofia militar Brasileira trabalhar em segredo.Não subestime a inteligencia militar Brasileira pois todas as inteligencias mais avançadas a adimiram e respeitam.

    • Eu quero o Super Hornet na FAB visto que ao contrário da Dassault a Boeingfoi a única que ofereceu parceria tecnológica real, concreta, com a EMBRAER. E querer o Super Hornet não me faz traidor da pátria. E você meu caro tampouco tem condição alguma de me chamar de traidor da pátria.

      • querer não é poder ,e se a carapusa serviu fique com ela ,aproveita e junta aquelas outras que você próprio se intitulou.

      • essa foi de laska!!!!!! kkkkkkkk

        e o centro tecnológico de pesquisa (CISB) que a Saab construiu em São Paulo..

      • “a única que ofereceu parceria tecnológica real, concreta”

        Quem?.. igual a parceria KC-390 frankestein MADEINWORLD?..

      • X-tudo,

        Hoje, praticamente toda e qualquer aeronave de porte no Brasil conta com fornecedores estrangeiros… E não somente no Brasil. Qualquer coisa concebida fora dos Estados Unidos e da Russia é um verdadeiro Frankestein…

        Dentro do que os americanos trabalham no KC-390, não é nada irrealizável… Pelo contrário… Sem peças americanas, esse avião provavelmente não sai…

      • Nossa, dá pra dizer tanta coisa do que expos!.. que fico sem palavras! Mas é tanta coisa!

        Eu concordo com todo o texto! São 7 linhas de informações condensadas valendo por 700!

  4. Prezado Tireless o qual sempre discordei e discordo em muitos pontos mas que adimiro por sua coerencia embora apaixonada por Anglos rsrs
    O que a Boeing nos transferiria de concreto que nos levasse a auto-suficiencia tecno-cientifica?Nada!O que a Dessault nos transferiria nos mesmos termos?Nada!
    Depois de EC725 que os milicos os indagaram sobre sensiveis que eles por contrato se comprometeram a repassarem alegaram pertencerem a terceiros e os mandaram conversarem diretamente com os mesmos.
    Ja ouço descontentamentos nos submarinos kkkk
    Erros atraz de erros quando deviamos ter dado preferencia a Alemanha nos submarinos pois toda a parte nuclear é nacional.
    Sera que vamos insistir nas mesmas teimosias nos caças?
    Então teremos a certeza que tudo não passa de apenas darmos a uns e a outros na mesma erronea filosofia de sempre achando que assim estaremos bem na fita com todo mundo kkkk
    Querem apostarem que darão preferencia a Naus Inglesas ou ainda duvidam da minha teoria kkkk
    Quanto aos caças Dilminha metralhadora ira em Outubro sentar e rebolar no colo do negão Obama e voltar com o F18 debaixo do braço,carecas,banguelas e chipados kkkk Aos quais viveremos eternamente revitalizando-o com Israelenses kkkk
    Sera o nosso novo F5.Sai um vem outro,para os tecnicos da FAB viverem pressurizando-os com super bonder e municiando-os com caroços secos de caja kkk
    Em pensar que os caras nos ofereceram sociedade e propriedade intelectual no Glonass.Que ofereceram SU27SM3 recem saido do forninho e SU35Bm tambem recem saido do forninho e ate entrarmos no SU50 depois deles e os Indianos terem gastado rios de grana e queimado neuronios kkkk
    Em pensar que esse pais por capachismo não se desgruda do cafetão cobiçador e de todas as tapas que ja tomou por dentro da cara,é desmerecer ate os que a duras penas se sacrificam para superarem obstaculos e embargos.
    Ah mais agora Tio San ficou bonzinho né! Dessa vez vai né!
    kkkkk
    Enquanto existir Brasileiro otario astuto não morre de fome kkkk

    • Maluquinho:

      A recíproca é igualmente verdadeira. Embora discordando, sempre o admirei pela sua coerência,embora você seja apaixonado pelos russos…rs!

      Sds!

  5. Entra ano e sai ano e voces vivem repetidamente sempre repetindo as mesmas ladainhas kkkkk Mas é bom pra exercitar kkkk
    Qual é a sintese do FX?O mesmo foi criado com uma exigencia,que seja repassada integralmente a tecnologia que vier a ser adiquirida e que os vetores FOSSEM TODOS CONSTRUIDOS EM TERRITORIO BRASILEIRO.
    E o que vemos é prostituidos e capaxos leiloando a defesa aerea Brasileira a quem lhes oferecerem mais “vantagens” e nada mais

  6. Tireless
    Não sou apaixonado nem por Russos nem por Americanos mas defendo com unhas e dentes a aquisição de defesas aereas,helicopteros de combate e caças Russos sim pois alem de serem excelentes eles nos oferecem hoje repassarem-nos tudinho.
    Alias somos o unico pais no mundo que eles oferecem tais vantagens.Nem mesmo a India seus maiores clientes e Aliados Militares e nem a cliente Sulamericana Venezuela.
    Perdermos estas oportunidades ja que alem de nos repassarem as tecnologias permitem que as adaptemos com nossas espertises.
    O acordo entre governos de 2008 inclui foguetes,misseis,satelites,defesas aereas e caças.
    Ele existe e esta em vigor.Se não o vemos em noticiarios é bom pois nos bastidores jamais deixou de ser tratado.
    Como tambem nada se fala de nosso interesse e de entendimentos sobre o Brahmos versão navalisada inclusive.
    São assuntos de Estado e como tais levados e mantidos em sigilo.

    • Fala Maluco !!!

      Há quanto tempo !!! tava fazendo falta.
      Concordo contigo e não sei o que se passa na cabeça do alto comando da FAB e do governo federal.A cossacazinha tá querendo casar mas o Brasil prefere as rugas da Hillary e o velho caolho, banguela e perneta F/A-18.
      Os Russos nunca desistiram e só desistirão quando bater o martelo e nisso que ponho minhas últimas esperanças.Nem o capacho do FHC e nem o vassalo cumpanheiro molusco tem a coragem da gerentona Dilma.
      Ela já desafiou por meses o cartel bancário internacional e hoje paga caro por isso, se eles continuarem tentando sabotar o governo dela há a possibilidade de ela jogar M#$%@ no ventilador e fechar um bom acordo militar com o Lavrov e o tio Ivan.

      • Novobrazuk Saito deveria ser investigado por ser lobbysta da Boeing.Em um pais onde se compromete a defesa do mesmo para previlegiar empresas privadas nacionais que compactuam com os vendidos espararmos mais o que.
        Se amanhã ou depois eu ver nosso povo e nosso exercito lutando contra invasores do clubinho dos cafagestes não me surpreenderei se a FAB e a MB passarem para o lado dos caras reconhecendo-os como um coalisão humanitaria e libertadora de oprimidos.
        Entregusitas e vendidos aqui temos de todos os tipos e em todos os lugares.

  7. A Odebrecht tem um olho grande no YAK130
    A Russia namora a AVIBRAS a muito tempo,incluindo a MIG entre outras.
    Mesmo que viessem a adiquirirem 36 F18 e tenho certeza que não passaria e não passara disso,que serão os nossos novos F5 para nos masturbarmos com eles adiquirindo outros usados e sucateados para sobressalentes.Ainda assim algo mais esta no ar e isso o Saito Jaspion USAF Medalha não deve estar por dentro senão vai correndo no patrão contar né!
    O problema de tudo é essa atual instabilidade politica e no que resultara.

  8. Há algum tempo atrás, discretamente, cantei a pedra sobre negociações também discretas sobre Brahmos no Brasil, será…?
    Cala-te boca!

    Isso lembra dos buracos de Serra do Cachimbo – qual a coerência de abrir os buracos meses ou anos antes de aprontar o que seria jogado lá dentro?

    Oxalá que de simples sinais possa se ter as respostas para muita coisa.

    • Vivente isso ja rola em segredo e ja foi vazado na midia acontece que os FDPs no poder tão nem ai pra nada so para roubar e uns capaxos milicos so aceitam o que for de procedencia Britanica e Americana.
      Estejamos atentos pois alem da furia do povo em relação a essa organização criminosa que apossou-se do Brasil ficou um prato cheio para Anglos e Judeus realizarem atentados terroristas no Brasil ate para culparem Arabes pois tentam de todas as formas nos arrastarem para suas paranoias e na ultima hipotese se não surtir efeito que recaia sobre os descontentes.

Comentários não permitidos.