EUA defende programas de espionagem diante da indignação europeia

NSA

O governo americano e o presidente Barack Obama defenderam nesta segunda-feira seus polêmicos programas de espionagem, que cruzaram fronteiras e afetaram a União Europeia (UE), a ONU e outros países como Japão e México, diante da indignação e da solicitação de informações de seus parceiros europeus.

Longe de tentar encontrar desculpas, tanto Obama como o secretário de estado John Kerry deram a entender que essa espionagem das comunicações não é incomum e que muitos outros países também a praticam.

“Todos os serviços de inteligência”, nos EUA, na Europa e na Ásia “tentam entender melhor o mundo e o que está acontecendo nas capitais (…) através de fontes que não estão disponíveis no New York Times ou na NBC News”, argumentou Obama, que está na Tanzânia devido à sua viagem pela África.

“Garanto que nas capitais europeias há quem esteja interessado, talvez não no que tomei no café da manhã, mas sim em quais são meus principais temas de conversa quando me reúno com seus dirigentes”, acrescentou em entrevista coletiva com o presidente tanzaniano, Jakaya Kikwete, em Dar es Salaam.

O escândalo da espionagem começou há algumas semanas quando Edward Snowden, ex-técnico da CIA e da Agência de Segurança Nacional (NSA), revelou aos jornais “The Guardian” e “The Washington Post” a vigilância realizada pelo governo dos EUA aos registros telefônicos e dados de internet de milhões de seus cidadãos para espionar contatos no exterior com suspeitos de terrorismo.

Mas a polêmica cresceu por causa das últimas revelações de Snowden sobre a espionagem dos EUA a União Europeia (UE), – principalmente a Alemanha -, ONU e 38 embaixadas de países como Japão e México.

Obama afirmou hoje que seu governo está revisando as acusações de espionagem a países aliados e prometeu proporcionar a essas nações “toda a informação” que precisarem.

“Os Estados Unidos responderão oportunamente pelos canais apropriados”, comentou de Washington um porta-voz do departamento de Estado, Patrick Ventrell, que acrescentou que serão levadas em conta as “preocupações” dos países supostamente vigiados.

Enquanto isso, Kerry minimizou a importância das acusações de espionagem na Europa após sair de uma reunião com a chefe da diplomacia europeia, Catherine Asthon, em Brunei.

“Todos os países do mundo que participam dos assuntos internacionais adotam muitas medidas para proteger a segurança nacional (…) Não é algo incomum para muitas nações”, justificou Kerry.

Por outro lado, Obama também confirmou hoje que os Estados Unidos estão mantendo “conversas de alto nível” com a Rússia para conseguir a extradição de Snowden, que está na zona de trânsito do aeroporto internacional de Sheremetyevo em Moscou desde o dia 23 de junho.

Obama e o presidente russo, Vladimir Putin, encarregaram seus serviços de segurança de encontrar uma solução para o caso de Snowden, anunciou hoje Nikolai Patrushev, secretário do Conselho de Segurança da Rússia.

Acusado de espionagem pelos EUA, Snowden pediu asilo ao Equador, que estuda o caso, e também à Rússia, conforme foi divulgado hoje.

Kim Shevchenko, cônsul russo no aeroporto internacional de Sheremetyevo, afirmou à agência “Interfax” que Sarah Harrison, ativista do Wikileaks, apresentou às autoridades consulares russas o pedido de asilo de Snowden na noite de ontem.

Pouco antes, Putin havia afirmado em entrevista coletiva que se Snowden quiser ficar na Rússia, terá que pôr fim a suas atividades que contrariam os interesses dos Estados Unidos.

Além disso, Snowden se reuniu hoje de manhã no aeroporto de Moscou com funcionários da diplomacia russa e lhes entregou uma lista com 15 países para solicitar asilo político, de acordo com o jornal “Los Angeles Times”.

EFE

Fonte: Terra

7 Comentários

  1. “Os Programas Prism e TEMPORA deixaram clara a correlação de forças na organização do Atlântico Norte. Meios de comunicação ocidentais evitaram mencionar os outros países que, juntamente com os Estados Unidos, compõem a aliança de operações de inteligência, conhecidos como cinco olhos:

    O Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia.

    Todos esses estados pertencem ao bloco de lingua inglesa Anglo-Saxão . Foi uma surpresa desagradável para os alemães descobrir que eles foram vigiados… pelos aliados. E eles foram monitorados ​​mais detalhadamente do que qualquer outro país na Europa!

    Parecia ser lógico esperar este tipo de jogo sujo dos “chineses mal-intencionados”” ou russos…

    Ano após ano, o Escritório Federal Alemão para a Proteção da Constituição adverte sobre a ameaça de espionagem industrial. Os casos de espionagem industrial emergente ao longo do tempo mantiveram a população vigilante.
    Mas os norte-americanos e britânicos fazendo espionagem sobre os amigos alemães? Ai de mim! O «círculo íntimo» dos anglo-saxões valoriza a amizade, mas não acha redundante espionar um amigo.

    Uma onda de sentimentos anti-americanos na Alemanha, é uma reação natural à divulgação … Como os leitores Frankfurter Allgemeine fórum colocou:

    «A América é tão suja, ela fede forte o suficiente para sentir na Europa… Escândalos, guerras injustas, os crimes militares, arrogância exibida em negociações comerciais – todas essas são características de ditadura global .. e somos levados no turbilhão do mal».

    «Os americanos ainda se comportam como cowboys ».

    Há vozes pedindo o congelamento das negociações que apenas começaram a criar a «uma economia NATO» – uma zona de livre comércio entre a União Europeia e os Estados Unidos.”

    (Natalia MEDEN)

  2. Me surpreendo com a inocência das autoridades da UE, me parece que eles realmente confiaram no seu aliado, parece um país sul americano que conheço .
    Só Israelense e Chinês não cai nessas cunversas de confiança, pelo contrário , possuem os melhores e ouvidos do planeta , fora EUA, lógico .

  3. o mais correto seria bloquear os dispositivos como o facebook que sempre foi usado para desestabilizar e não é de hoje que se diz, que serve aos interesses americanos ,
    o pior é ver que aqui no brasil nessa rede social se tocou no caso dos grampos espionagem muito pouco, e essa rede social ser usada como desestabilizador de países usando de marketing negativo fazendo uma propaganda contra o poder politico que diga-se não é nenhuma maravilha mais tambem não é diferente do resto do mundo
    facebook vende sonhos utópicos ,em uma sociedade que ainda não tem uma lei forte contra criminosos e esses usam as manifestações para se agrupar e promover a desordem em meio aos utópicos pseudos politizados tando de esquerda direita centro baitola e etc e tal tudo junto achando que descobriram o caminho da felicidade
    mas esse caminho só tem um destino ,que é cada um querendo uma coisa diferente ,que nunca vai ser alcançada ,e essa desunião nos levara ou a uma tentativa de golpe como no egito , e com isso a uma guerra civil ,que ira por nos soldados infelizmente tendo que fazer um walkindead geral ,porque vermes metidos a politizados acham que o mundo é fácil, fácil do jeitinho do fecebook todo mundo la vira bonzinho legal inteligente ,acorda molecada volta ao mundo do homo sapiens , bonzinho só teve jesus cristo o resto só sabe fazer feijão virar merd@

  4. Toma!!!

    O que as lagartixas adestradas tem a dizer sobre isso?

    Para mim fica cada vez mais evidente de que nao existe raça mais hipócrita do que os EUA e seus bajuladores

  5. Pimenta nos olhos dos outros é refresco!Os EUA faz aquilo que todo país deve fazer, proteger seus interesses!A europa é amiga de conveniência aos interesses americanos, nada além disso, da mesma forma que o Brasil!E ingênuo imaginar que por sermos amigos do EUA, resolve-se nossos problemas, ou que eles serão bonzinhos conosco naquilo em que há nossos interesses!O Brasil nessa área é cordeirinho, tem muito que aprender e realizar!Toda a internet passa pelo EUA, seriam tolos se não interceptassem!Quem tá jogando legal com eles são os Chineses, que perceberam desde Mao que eles são cínicos e perigosos!

  6. E so agora o simpatico mundinho enxergou tais coisas né!Meus pesames.
    Então la vem de novo o delirio do maluquinho de que haveria um racha ficando Anglos isolados e uma Europa Ocidental tendendo aproximar-se com os Russos kkkkk
    Os Ching Lings estão adorando tudo isso e são os unicos no mundo capazes de espionarem os EUA e de forma tão sutil que desde o final dos anos 90 invadem redes e sistemas de defesa Americanos e ate ja jamearam satelites militares Americanos por horas como que apenas estivesse se exercitando pois se quisessem se apoderariam dos mesmos,os danificariam ou os destruiriam kkkk
    E so ano passado o Irmão Caim do Norte adimitiu atravez de alguns congressistas e altos oficiais militares isso kkkk
    E a carinha do Panetta com os olhos esbugalhados se borrando de medo dizendo “Eu temo um novo Pearl Harbor” kkkkkkk e custou-lhe o cargo kkkkk
    A mascara Yankee esta caindo a OTAN jamais sera a mesma.
    Se a Alemanha sair do bloco BABAL.
    a terceira guerra mundial ou é um cruzada internacional invejosa contra a prosperidade Chinesa ou uma coalisão revoltada contra o Anglo-Sionismo.
    Façam suas apostas.Apesar de tentarem manipularem de todos os jeitos a Russia e a India e apesar de Russia e India serem desconfiados cada vez mais se achegam com a China estrategicamente.
    Mais um pouquinho e começarão rebeliões na Europa e veremos rachas.
    Porque os Tupiniquins buscando ciber expertise não procuraram os simpaticos Ching Lings e foram procuraem aqueles que so vem nos chiparem heim kkkkk

Comentários não permitidos.