Defesa & Geopolítica

Período de janeiro/abril, comércio entre Rússia e Venezuela quadruplicou

Posted by

sistemaanteys300vm19042

Sistema de defesa antiaérea Antey-2500 (S-300VM)

O comércio entre a Rússia e a Venezuela quadruplicou nos primeiros quatro meses deste ano, segundo o assessor Yuri Ushakov para assuntos internacionais,.

“O comércio bilateral, que foi de cerca de – 2.000 milhões de dólares – no ano passado, teve em janeiro/abril de 2013, um – aumento de 300 %, graças principalmente ao fornecimento de equipamentos militares”, ainda segundo Ushakov.  

Um alto funcionário russo da empresa exportadora de armas Rosoboronexport, disse em maio que este ano vence a maioria dos 30 contratos assinados com a Venezuela entre 2005/2009.   

Ele lembrou que a Venezuela recebeu da Rússia os sistemas de defesa antiaérea: Antey-2500 (S-300VM), Pechora-2M, Buk e Igla, assim também como tanques T-72M, sistemas de lançadores múltiplos de foguetes Smerch e Grad, veículos blindados e sistemas de artilharia.

imagetdfm

Sistemas de defesa antiaérea Pechora-2M

O presidente da Venezuela Nicolas Maduro vem na próxima segunda-feira à Rússia em visita de trabalho, cujo programa inclui o devido suporte para países exportadores de gás.

Na terça-feira, Maduro se reunirá com o presidente russo Vladimir Putin.

Supõe-se que a entrevista com Putin terá como foco o desenvolvimento futuro das relações estratégicas entre Rússia e Venezuela após a morte de Hugo Chávez, assim como em vários projetos no domínio das políticas económica, comercial, cultural e humanitária.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Sistemas de defesa antiaérea Buk-M2E

O vice russo de Energia Anatoli Yanovski, anunciou que a Rússia e a Venezuela estão a preparar um anexo aos acordos já existentes que permitem a petrolífera estatal russa Rosneft, explorar novas jazidas na Venezuela.

Atualmente, as empresas russas estão envolvidas em cinco projetos de produção de petróleo na Venezuela, particularmente no bloco de Junin 6 da Faixa Petrolífera do Orinoco, que é a Rosneft a operadora.

 

Fonte: RIANOVOSTI, via Venezuela Defesa

5 Comments

shared on wplocker.com