SEÇÕES DE VANTE DO PRIMEIRO SUBMARINO CONVENCIONAL CHEGAM A ITAGUAÍ, VINDAS DA FRANÇA

 

nomar-1

Seções 3 e 4 do primeiro submarino convencional, fabricado em parceria com a França, já estão na Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas

Parte da proa do submarino foi transportada de caminhão para a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas

 As seções de vante construídas na França, do primeiro submarino convencional, chegaram ao Rio de Janeiro, no dia 1º de junho. A peça, que pesa 220 toneladas, mede 25 metros de comprimento, além de ter 6 metros de largura e 12 metros de altura. As seções 3 e 4 foram transportadas do Porto de Sepetiba, por balsa, para o cais da Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep).

Em seguida, elas foram levadas, via terrestre, para a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), onde as seções 1 e 2 desse submarino serão fabricadas. O Gerente do Empreendimento Modular de Obtenção dos Submarinos Convencionais, Contra-Almirante Sydney dos Santos Neves, garantiu que isso significa a materialização da transferência de tecnologia da França para o Brasil.

“Não será mais construído casco na França. O eixo de construção dos cascos passa definitivamente para o Brasil, com a chegada das seções 3 e 4. As seções 1 e 2 já começaram a ser construídas. A seção de qualificação, que habilita a fabricação, já está em fase final de conclusão na Nuclep, para depois chegar à UFEM”, afirmou o Almirante Neves.nomar-2

As seções 3 e 4 do primeiro submarino convencional, fabricado em parceria com a França, levaram três anos para serem construídas. Participaram desse empreendimento, 255 estagiários das empresas Itaguaí Construções Navais (ICN) e Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), além de engenheiros, técnicos e operários da Marinha do Brasil. Durante esse período, foram ministrados 140 cursos envolvendo as mais diversas áreas de conhecimento.

“É um marco digno de relevância. Através dessa transferência de tecnologia, será possível construir os cascos dos submarinos 2, 3 e 4 no Brasil”, disse o Almirante Neves.

No dia 28 de junho, o Ministro da Defesa, Embaixador Celso Amorim, acompanhado do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, visitará a UFEM para conhecer a seção de vante do primeiro submarino convencional fabricado em parceria com a França.

Fonte: Nomar Online 

71 Comentários

  1. Vamos aproveitar essa transferência de conhecimento ”comprada” aos franceses e distribui-la nas universidades brasileiras para que a mesma não se perca,e que evolua juntamente com aquela já adquirida com a fabricação local dos submarinos IKL.

    • Então fica com a jaca para você meu caro apedeuta apátrida! Vê lá na Índia, onde a Dassault não está querendo cumprir o que prometeu. E deixe que aqui no Brasil já tem políticos demais querendo tirar proveito da situação, não precisamos de estrangeiros metidos a espertinhos e antenados querendo meter o nariz onde não são chamados.

    • Comentário sem fundamento este seu…

      Se formos priorizar uma busca por conhecimento real, onde iremos nos desenvolver (bolsa-conhecimento não vale), temos que fechar o projeto FX-2 com a Suécia (JAS-39 Gripen NG). Diversos motivos justificam isso:
      – Altíssima capacidade de pouso e decolagem em pistas de comprimentos reduzidos (O Brasil possui poucas grandes pistas);
      – Alta autonomia de voo, capacidade de carga, etc;
      – MENOR custo para o Brasil tanto em termos de construção, quanto de treinamento e manutenção;
      – O novo gripen está passando por diversas alterações, o que pode ser encarado como um problema, mas pode ser encarado como oportunidades visto a tranferência de tecnologia e as diversas parcerias que se criarão com empresas e universidades nacionais.

      • Parabéns meu caro EMC por por mais uma vez mostrar a verdade para o nosso apedeuta apátrida de estimação…

      • EMC
        Esa e a sua visao da Ilusao eu respeito
        um jatinho de Uma turbina para um pais continental : )
        com boa parte da tecnologia YANK : ) o colera
        porem seu comentario e sem fundamento
        eu Respeito
        pq aqui Patrulhagem e perda de tempo : (

      • Acresentando mais EMC no seu cometario com FUNDAMENTO 🙂 LOL
        Inglaterra um pais Menor que o Brasil
        o Gripen la e um jatinho de treinamento , de piloto
        contrario do Typhon que e o Oficial
        agora no Brasil que maior do que sa Inglaterra
        tem que ser o Principal
        Certinho : )

      • KLM,

        Hoje, a motorização adquiriu um nível tão elevado de confiança que o fato de ser monomotor ou bimotor pouco influi no resultado final… Ora pois! O F-16 é um monomotor e é a base LOW da USAF a décadas. O F-35C é um monomotor e será a ponta de lança da USN em seus porta-aviões ( o que somente atesta a confiança de sua motorização perante uma força que tradicionalmente opera bimotores ).

        Virtualmente falando, hoje não há diferença entre monomotores e bimotores, exceto ( nem sempre ) o custo e o preço. E o fato do Gripen ser uma aeronave monomotora e que ainda assim atenderia os requisitos da FAB, poderia ser extremamente significativo em custo a longo prazo…

      • KLM,

        Depende muito do que se quer… No que diz respeito a caças medianos e leves ( como os pretendidos pelo Brasil e tendo como foco a defesa aérea ), realmente a diferença não é tão significativa… O F-35C, por exemplo, tem o peso próximo a maioria dos caças médios e ainda assim conserva desempenho físico similar, sendo até superior em alguns aspectos… A questão principal com relação a motorização dupla diz respeito a segurança que ela representa. Mas é como eu falei: o nível de segurança hoje é muito mais elevado…

      • Não adianta insistir amigo RR! O Apedeuta apátrida parece aqueles cachorros que correm atrás do próprio rabo…

      • KKKK
        CAPACHO

        descrevendoa proprio figura publico so esqueceu de um detalhe
        manco e covarde
        faz me rir tal tal jagunco : )

      • Acresentando mais meu caro Jagunso
        HMS TIRELESS
        OPS OSP : )
        CAPACHO
        cai melhor 😉
        Nuca perdi minha nacionalidade .Agora. eu AMO MEU BRASIL, SEJA NOS TEMPOS RUINS OU BONS.,POREM UMA COISA EU NAO SOU, capacho como vc : )
        toda vez que vou la no John F. Kennedy International airport , eu nao presizo me torna um capacho para entra la .Agora tu pq foi la na atlanta Georgia se torno capacho desconhecido : )
        pq desconhecido>?
        simples eles nao tem ideia que tu se esguela e se da que nem maria de porto que leva uma na carae volta no outro dia para mais uma, pela causa deles (YANKS) : )
        e tu pobre jacu ,podia ser mais valorizado ja que tu se esfola pela causa de deles( Yanks) . porem nao tem como tu ser pq eles nao sabe que TU ESISTE MEU POBRE JACU : (
        porem contrario de vc eu nao vivo frustrado onde vivo .caro capacho
        que vive no Brasil frustrado por nao ter nacido nos Staes : (. pq tu nao vai lavar prato la?
        aposto que um bom remedio
        e bem melhor meu caro jeca ,do que viver nessa frustracao, dando de patrulheiro PATETA : ),nos blogs nacionais,descontando tua frustracao nos outros : (, mais um defeito teu que descobre um tempo desse e que tues covarde alem de tudo isso nao faz parte da cultura
        Judia nao meu caro Jeca tatu : (
        apenas faca um favor pense no que falei em ir lavar pratos la , que sabe nao seja solucao meu caro jacu : )

      • Linhas eivadas de ressentimento de um Apedeuta Apátrida que resolveu se fingir de alguma coisa agora…….Desculpe, mas o único frustrado aqui é você visto que ninguém leva a sério as suas sandices as quais, para parecerem um pouco confiáveis, você adiciona ideologia esquerdopata tosca.

        E já que você deu a sugestão, vá você lavar pratos nos EUA! Meu deve é ajudar a tornar o Brasil um país melhor, longe das coisas estúpidas que você defende….

      • Caro capacho servil ,COVARDE : (
        fico me pergunta quem leva serio o que tu fala nao passas de um capacho Frustrado tentando se expressa. para nao dizer um pobre Jacu : (
        Respondendo suas asneras vamos la : )
        Disse o capacho

        Linhas eivadas de ressentimento de um Apedeuta Apátrida que resolveu se fingir de alguma coisa agora…….Desculpe, mas o único frustrado aqui é você visto que ninguém leva a sério as suas sandices as quais, para parecerem um pouco confiáveis, você adiciona ideologia esquerdopata tosca.

        veja so meu caro capacho ,
        Eu sou contente com a vida que tenho e muito mais por ter nacido em terra de Brasil : )
        .
        segundo veja seu caso meu NOBRE CAPACHO : )
        tu so vive reclamando do Brasil ,para ti so que os YANKS faze e o certo , o ton dos teus cometarios sao todos Frustrados com o Brasil , E tu vem falar que so eu ? ,Como ti falei meu CAPACHO FRUSTRADO
        tu bem que podia ir mora la quem sabe nao seria a solucao para tua frustracao
        de viver num pais que tu nunca quiseste nacer .
        Pobre Jacu : (

        E já que você deu a sugestão, vá você lavar pratos nos EUA! Meu deve é ajudar a tornar o Brasil um país melhor, longe das coisas estúpidas que você defende….

        PO agora tu viraste a PAIDA DO ANO!!!!

        meu nobre Capacho Servil
        agora questiono que liga para tuas asneira que tu fala.
        O mundo todo que tem ideia da tua Patrulhagen sabe que tu Morre de amores pelos States ,e que se esqganica pela causa deles (YANKS)
        e tu agora que fica no Brasil com tua Frustracao ? desse jeito serio???, Po cara entao tu es Sado masoquista para viver asim LOL : )

        Frisa aqui

        Meu deve é ajudar a tornar o Brasil um país melhor

        LOL Dise o GURI
        .
        Faser o Brasil Colonia dos YANKS , e a melhor ajuda que tu podes faser

        Feliz pq tu ta longe de fazer tamanha M da vida no pais que eu e muitos nacerao .
        e nao merecen isso,
        Pobre Jacu e suas Ideia de fazer o Melhor pelo Brasil LOL : )

        Mais um vez fica aqui minha sugestao meu caro capacho
        pq vc nao vai para os EUA ,
        lavar pratos por um tempo depois, vc muda de posicao, nesse tempo vc ganha um din din para acompanhar as turner dos DINOS F16 E 18

      • Nais apresentacoes dos
        Thunderbirds e Blue Angels, acho que valeria muito para vc , melhor que viver Frustrado
        ai no Brasil ,Bancando o Patrulheiro Pateta , sem reconhecimento
        acho que seria Solucao para tua Frustracao,

        Pobre Jacu nao tem amor pelo pais dele imagina por sir
        Dise ele
        Meu deve é ajudar a tornar o Brasil um país melhor

        LOL esa foi a do ano

      • Tadinho, você continua correndo atrás do próprio rabo apedeuta? É o melhor que você consegue fazer? fica triste não, continue assim que quem sabe um dia alguém lhe descobre e você vai ser exibidona França como curiosidade antropológica afinal os franceses sempre gostaram de exibir e se entreter com esses exostismos tropicais como você…

      • Que coisa ne Capacho?.
        Acho que faz parte Show : )

        Me pergunto quem ouve ese pobre Jacu : )
        veja o que ele falo
        Tadinho, você continua correndo atrás do próprio rabo apedeuta?
        LoL
        ocara morre de frustracao de nacer no Brasil e so vive de amores com os YANKS e no final ele fala esa Perola
        Meu deve é ajudar a tornar o Brasil um país melhor
        PO GURI !!! acho quem continua
        continua correndo atrás do próprio rabo e tu POBRE JACU : ) LOL

        É o melhor que você consegue fazer?
        -Nao acho que nao verdadeiro Show tu nao viu ainda PATETA 🙂

        fica triste não, continue assim que
        quem sabe um dia alguém lhe descobre e você vai ser exibidona França como

        Nao entendo pq eu to muito bem onde vivo e so feliz no Brasil tbm. quanto ir na Franca nao e big deal e nem ali : )

        contrario de tu meu POBRE JACU : ) . eu nao vivo nos blog nacionais descontando a infelicidade de viver no Brasil : (

        curiosidade antropológica afinal os franceses sempre gostaram de exibir e se entreter com esses exostismos tropicais

        Olha se gostao ou nao acho que a Praia deles afinal cada um tem seu gosto tu nao acha nao JACU?

        Porem comu tu vive como uma Maria de porto Por ai levando uma na cara e voltando no dia seguinte para outra,
        acho que cabia mais um Reconhecimento por tais sacrificios em nome do teu Capachismo sego pela causa de quem nem sabe que tu existe PATETA : (

        ENO FINAL O GURI AINDA VEM ME DISER

        Meu deve é ajudar a tornar o Brasil um país melhor

        E muita fertilidade na mente de UM POBRE JACU COMO ESTE LOL : )

  2. “Participaram desse empreendimento, 255 estagiários das empresas Itaguaí Construções Navais (ICN) e Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), além de engenheiros, técnicos e operários da Marinha do Brasil. Durante esse período, foram ministrados 140 cursos envolvendo as mais diversas áreas de conhecimento.

    “É um marco digno de relevância. Através dessa transferência de tecnologia, será possível construir os cascos dos submarinos 2, 3 e 4 no Brasil”, disse o Almirante Neves.”

    …………………….

    Olha aí… isso cala os caluniadores que diziam que não tinha transferência de tecnologia, ou que os franceses estavam rompendo o contrato… queria saber de onde vem certas infâmias…

    Só infame é que conta essas mentiras por aí, talvez sejam realmente 5° colunas estrangeiras em atividade… não acho que sejam somente mentirosos torcedores covardes… isso de tentar desacreditar um alto oficial militar talvez seja algo de estratégico mesmo por parte de nações inimigas que agem na sombra pra tentar gerar algum malcontente entre os militares e a sociedade civil.. isso pode ser intencional mesmo, feito pra alcançar um objetivo direto!

    Muito bom… e mais um almirante confirma as ToT!!!

    Valeu!!

    • Discordar não é ser quinta coluna meu caro Francoorp! Estamos (ainda) em um país democrático, em que pese os continuados esforços do partido no poder para erodir as instituições garantidoras da democracia tais como a imprensa livre e o poder de investigação do MP.

      E quanto aos submarinos, já que é o dinheiro dos meus impostos que está envolvido, espero sim que haja a tal “Transferência de tecnologia” e não “Transferênfia di tequinúlugia” apenas para engordar o bolso de alguns, embora esteja muito claro que:

      – Com a grana que está sendo paga aos franceses dava tranquilamente para desenvolver um submarino nuclear nacional. Mas já viu como é o Brasil…

      – Se alguém acha que a tecnologia de sub nuclear é a dos novos SSN da classe Barracuda, pode tirar o cavalinho da chuva! Já parece muito evidente que será um Scórpene esticado para caber o reator. Lembrando que os Barracuda já terão performance inferior aos SSN das classes Virgínia e Astute.

    • HMS,

      Chamo de 5° não quem discorda do Pro-Sub, favor não distorcer… mas quem girou falsas vozes sobre as ToT do Pro-Sub não acontecerem, e ainda acusou a MB de falsidade e corrupção… esses sim, são de fato 5° colunas, pois soltar essas falsidades pra que? Pra gerar danos a imagem da MB obvio!!

      Pra gerar algum dano as forças armadas com qual finalidade?? Pra tirar a crença de que são patriotas e defensores da nação, fizeram esse giro de calunias pra prejudicar a confiança do povo em suas próprias forças armadas!

      E quem procura gerar danos as forças armadas em tempos de paz, sendo um civil e nacional por via de regra no jargão da defesa é o que?? Chama-se de 5° coluna no mundo inteiro!

      Pelo resto que o amigo disse do governo e coisa e tal não me importo, não faço politica, então use o quanto quiser suas palavras de ordem politica a fim de fazer proselitismo politico à sua causa… só que se tiver que jogar sujo pra fazer isso o povo acaba percebendo, e vai ver que se deve mentir pra pregar sua crença politica, então essa crença predicada é falsa como as mentiras que propaga… cuidado com esse joguinho politico que faz, as vezes gira-se contra você mesmo!

      A tecnologia que os nossos sub-nuclear usarão como base de desenvolvimento, são as aprendidas com as Transferências de tecnologias dos Scorpene, nada de Barracuda!!
      O Scorpene tem seu casco muito robusto e compacto, por isso a MB o escolheu pra esse fim de aprendizado, pois seria mais fácil a integração deste casco para um submarino nuclear… não sei de onde tirou o Barracuda na conversa, eu mesmo nunca ouvi esse papo em lugar nenhum… todos sabem que será o Scorpene a base do Submarino Nuclear Brasileiro, e não o Barracuda… de onde tira certas conversas de Barracuda??

      Pouco importa os parâmetros no papel, qual é superior ou não… já vimos armas avançadas serem vencidas por outras menos avançadas mas melhor usadas pelos homens… se o Scorpene é isso ou aquilo, o importante é como vamos usar o “isso e aquilo” que ele tem a nosso favor…

      E se o que diz os papeis e as projeções fossem a verdade absoluta dos fatos, e garantissem a vitória ou derrota antes mesmo da luta no campo de batalha, os USA não teriam perdido nenhuma guerra depois da segunda guerra mundial, teria vencido todas… mas os fatos dizem o contrario, ganhou somente a guerra do golfo nos anos 90, o resto perdeu ou empatou como foi na Coréia… e mesmo assim pra invadir o Iraque ainda foi preciso mais de 10 anos de embargo depois da guerra do Golfo, e depois da invasão ainda perdeu a guerra de resistência do Iraque também, tanto que hoje o Iraque livre da intervenção americana até faz ameaças a Israel e se aproxima do Irã (link Abaixo), se tivesse vencido nos fatos teria influencia sobre esse país, e ele não ameaçaria seus aliados na região ou se aproximaria de seus inimigos:

      http://www.planobrazil.com/iraque-ameaca-israel-em-caso-de-violacao-de-espaco-aereo-para-atacar-ira/

      Então o importante é ter o submarino nuclear em nossas mãos, usando-o com o apoio dos convencionais de ataque, depois vemos o que aprendemos a fazer com eles, já que quem ganha a guerra são os homens que operam esses equipamentos, e que fazem sacrifícios e não somente a produção industrial ou a geração de tecnologia… e nesse sentido novamente as campanhas do industrializado USA no século XX também provam isso, a capacidade humana de resistir e aprender usar as armas que tem em mãos é que vencem as guerras!

      Valeu!!

      • Francoorp:

        Nos países democráticos o controle da administração é exercido de diversas formas e por diversos agentes. Assim, é lícito que as ações também das forças armadas sejam objeto do mesmo. E se há casos de corrupção ou suspeitas eles devem ser noticiados sim. Agora se não existem provas, o autor das denúncias que responda em juízo.

        Não faço proselitismo político meu caro, mas aproveitei o ensejo para revelar um fato real. E ao que tudo indica o fato de eu ter tocado na ferida o irritou.

        Quanto ao Submarino eu si, fiz a observação com o seguinte objetivo: Uma vez que o produto final não é comparável aos navios aos quais deveria fazer frente, especialmente os Astutes britânicos que começarão a andar mais por aqui, faz sentido pagar caro por uma tecnologia que não vai nos dar vantagem alguma? Não teria sido melhor desenvolver integralmente aqui o Sub? E você ainda acha que eu não sou patriota…

      • HMS,

        Se houver casos de corrupção ou suspeitas investigações devem ser feitas, E VINDO A TONA PROVAS, muito bem, tem que haver julgamento e tudo mais, depois de transitado em julgado, pode-se falar pois é coisa provada e sempre lembrando qeu é caso isolado dentro das forças…

        Mas sem provas, sair caluniando e sempre denegrindo a imagem de nossas forças armadas tentando sempre levar pro lado da corrupção, da traíragem e da politicagem não é aceitável, é atividade inimiga de 5° Coluna sim…e deve mesmo responder em juízo pro calunia, fraude, etc.. mas aqui ninguém faz isso de processar, mesmo porque talvez ainda perca, seria contra a liberdade de expressão diriam alguns, fazendo polemica politica! Nunca vi liberdade de caluniar livremente!!

        Os Submarinos nucleares não são produzidos pra fazer frente a outros submarinos nucleares, sua principal função e projeto e contra as unidade de superfície, principalmente de transporte de tropas e suprimentos… podem sim realizar uma campanha contra unidades submarinas, mas esse não é o principal foco do SN, então a vantagem em possuir esse tipo de plataforma de armas existe a priori!!

        A vantagem existe sim, principalmente no caso da doutrina operativa de submarinos nucleares, treinamento de pessoal, custos, especialização de mecânicos e de setores industriais, etc… mas veja bem, a vantagem maior como já disse acima é aprender a usar essa plataforma de armas, fazer o melhor com o que tivermos a mão, e isso só é possível operando um submarino nuclear, e como o Foco é destruir navios de superfície e cargueiros, sim, esse projeto traz pra MB uma vantagem enorme em nosso cenário e teatro de operações, pois é um dissuasor global, podendo operar em qualquer lugar do mundo e podendo destruir cargueiros ainda nos portos ou que saiam em navegação dos portos em que estiverem, então, mesmo existindo coisa melhor por aí, é sim uma arma que traz grande vantagem para a Marinha do Brasil!!

        E não, esse projeto já existe a mais de 40 anos, e a marinha o conhece muito bem… se a MB disse que não era possível fazer um projeto assim no Brasil dentro dos tempos que desejam pra ter uma unidade nuclear em operatividade, e seria mais rápido e barato ir comprar fora, eu aceito, não acho que a MB e seus técnicos e oficiais sejam retardados ao ponto de jogar dinheiro fora em algo que sabemos ou podemos fazer por aqui… não seriam tão estúpidos assim… se dizem que essa foi a melhor estrada pra mim está bem… e veja que foram o militares que fizeram tudo nesse acordo hein, a politica só assinou os documentos e os cheques, não deu pitaco algum!

        Valeu!!

  3. o pior de tudo foi ver aquele canal de comunicação americano anunciando a escolha do caça americano e ainda dizendo que sobre o contrato de submarinos com os franceses não estava sendo respeitado e a transferência não estava acontecendo como o brasil gostaria , e ai veio várias pessoas e acreditaram que o fx2 já esta decidido ,caíram feito um pato cuidado com o marketing é usado em guerras a muito tempo.
    eu ate que gostaria que essa novela acabe ,mas acho que o ultimo capitulo vai ser muito diferente do que os noticiários de fofoca estão a dizer

  4. Eu quero saber desde quando criticar os EUA ou preferir produtos franceses é ser apatrida…

    eu não sou norte americano

    eu sou BRASILEIRO

  5. Ademais, a cara de tacho da gentinha hipocrita (que reclamam do antiamericanismo mas são francofobos ate a raiz do cabelo) é hilaria

    to morrendo de rir

    PARABENS AO GUVERNO DAZIZQUERDAS FEIAS E BOBAS E COMUNISTAS E COMEDORAS DE CLIANCINHAS

    hauhauhauhauhauhauhauhauahuahuahuahuhuahuauh

  6. O sonho desse HMS tireless é visitar a Apple Store Fifth Avenue e voltar com um monte de muamba para o Brasil

    • le não passa de um trolladorzinho que copia e cola o pensamento alheio

      é mais um hipocrita sem moral

      igual a ele, tem muitos no mundo

      errados estamos nós em dar espaço a esse tipo de gente

      • O mininu que foi prazoropa tá revoltado porque levou um pé na bunda das suas namoradas, as vetoriais? Fica assim não! Compra uma Playboy e se tranca no banheiro…

  7. O Brasil está tão aquém da capacidade bélica do o espera.. que sinceramente eu não sei se UM submarino nuclear.. porque é MOVIDO a energia nuclear vai fazer muita diferença. Sem contar que se alguns estados declarassem independência seriam riquíssimos! É gás, petróleo, rafium, itrium… indo e recebendo em troca umas cestas básicas… cisternas… um poste novo na rua. O inimigo maior é a corrupção!! E se fosse o país que recebe-se as ditas TOTs mas não! São empresas, muitas delas subsidiadas de grandes grupos de defesa… Não tem nada a ver com defesa nacional, é tudo um faz de conta, e as consequências disto são soldados mortos, população morrendo de fome, porque na banca de negociação que virou o executivo nacional decidiu-se por uns trocados a mais por esta ou aquela outra linha.

  8. “Situação dos navios escolta da MB

    No papel, a Esquadra tem 14 navios-escolta. A realidade é:

    Corvetas Classe “Inhaúma”: Nenhuma operacional;
    Corveta “Barroso”: Navio com maior índice operacional (Operando praticamente sem restrições);
    Fragatas Classe “Greenhalgh”: Só uma está operacional e mesmo assim, com restrições;
    Fragatas Classe “Niterói”: Uma sendo canibalizada, uma inoperante e 4 operando com diferentes níveis de restrições.
    Ou seja, dos 14 escoltas, somente 6 estão operacionais e destes, apenas a “Barroso” está próxima do 100%.

    Querem submarino de propulsão nuclear, Navios-aeródromo, Segunda Esquadra, 30 escoltas….

    Que mundo essa gente vive? Com certeza não estão no dia a dia da MB”.

    “Esta não é a minha Marinha do Brasil!

    A Minha Marinha tinha 14 contratorpedeiros que iam ao mar em qualquer condição.

    Tinha um porta avioes que apesar de ser pequeno era muito operacional, estava em condições de liderar a esquadra.

    Agora pergunto de quem é a culpa desta situação???”


    com a palavra os revanchistas

    • Parabéns Capa Preta! Dando um choque de realidade naqueles que vivem a fantasia do “Brasil – PuTênfia”

    • Perfeito meu caro capa preta, só pra completar, só da uma olhada na seção aérea de nosso aeródromo e veja que a situação consegue ficar ainda pior.

      Depois dizem que hoje estamos mais preparados do que no passado, não sei se riu ou se choro.

    • Não sou revanchista e todos já viram isso a muito tempo…

      Mas também não sou um crente ou adepto pra precisar acreditar em algo, ou em tudo o que dizem em convergência a algo que me faz sentir mais convicto de uma posição ou crença pessoal que tenha… eu preciso é analisar o por que essa voz apareceu, por que agora, por foi vinculada a um Meio de informação na internet, e por que existe isso agora em tempos de boa noticia do Pró-Sub… e não acreditar que seja verdade ou mentira já de inicio, assim porque falou algo “que pra mim” pode muito bem ser real, essa situação das escoltas da MB!!

      Já estou no mundo do estudo do tema de defesa a muito tempo pra saber que nada acontece por acaso, principalmente essas “Noticias” tão bem embasadas e com autor crível como esta… alias, não vejo como pode ser uma fonte crível essa aí, esse comentarista que pretende ficar “Convenientemente Anônimo” sendo a fonte da “Noticia Real”…

      Eu gostaria de saber se a fonte disso é crível mesmo, e até militar da MB… isso é real mesmo ou só colocam ali pra fazer polemica ou manchar o bom nome da marinha do Brasil… não… isso deve ser o ponto central dessa conversa… se colocaram essa voz no ar é porque ALGUÉM TEM REALMENTE INTERESSE EM SABER A SITUAÇÃO DAS ESCOLTAS DA NOSSA MARINHA… e só a Marinha Sabe isso, esse tipo de informação nenhuma marinha sai por dizendo…

      Então colocando essa “voz no ar” tentam fazer com que a MB dê uma resposta, seja desmentindo ou confirmando, e seja como for a resposta o interessado na informação terá sim uma base sobre a situação real de nossas escoltas… afinal pra colocar esse tipo de método de engano no ar o interessado já deve ter até mesmo um estudo sobre isso… ENTÃO MARINHA, NÃO DIGA NADA… MAS PROCURE SABER QUEM ESTÁ MAQUINANDO PRA SABER… FAÇA A ABIN RASTREAR O IP PRA VER SE É MILITAR DELATOR, e tome todas as providencias legais cabíveis no caso, seguindo até mesmo a lei militar, já que se for um militar ele não pode nunca dar essa informação sobre a disponibilidade operacional, isso é importante demais pra defesa nacional… não economize MB, desça a ripa nessa gente que prejudica a defesa nacional e tenta fazer de conta que é a Mb seu interesse… isso é técnica de engano, e sistema de contrainformação, o objetivo tático é outro, é saber a operatividade das escoltas e denegrir ou desviar a atenção do Pro-Sub… MB, não caia nessa trama!

      Mas por que esse “Interessado Anônimo” teria esse interesse pelas escoltas da MB só agora em época de boas noticias do Pró-Sub???

      Quem quer saber isso?? Por que seria importante?? Quem se interessa nisso??? É coisa de Nação ou somente um bando de curiosos??Nação estrangeira obvio, curioso em tema de defesa sabe que existem limites nas informações, principalmente no que diz respeito à disponibilidade dos meios, isso é vital demais pra defesa de um país… ninguém diz isso abertamente e tão pouco sob pressão da mídia ou blogs de informação!

      Ninguém fala isso aí, nenhuma marinha do mundo passa esses dados, e o militar que passar esses dados é considerado todos sabemos como, em qualquer país do mundo… e nem mesmo Forças Aéreas ou Exércitos falam da disponibilidade operacional de seus meios…. então alguém quer saber mesmo qual é essa disponibilidade das escoltas da MB… e atacar por tabela o PróSub, e pra isso lançam essas vozes pra tentar forçar uma reposta da MB ou fazer proselitismo popular a sua “Verdade do Interno”…

      Eu ficaria muito cauto com uma “Noticia” dessas… como sempre eu não preciso acreditar em ninguém, mas preciso entender o mundo real, o que está acontecendo por trás dos bastidores, o que fazem sem ninguém saber, eu preciso entender o “por que” e o “pra que” disso tudo.. preciso saber “Quem ganha com isso?”.. por que essa voz no ar?

      E parece que como não tem como malhar o Pró-Sub, pois tudo está indo na direção certa, DENTRO DO CONTRATADO COM OS FRANCESES, colocam essas vozes sobre as escoltas tentando desviar a atenção ou até mesmo dizer que não precisamos de Sub-Nuclear vendo a situação das escoltas e do resto da marinha… CUIDADO, todos sabiam que um Sub-Nuclear de ataque incomoda muita gente, E SABER FAZER INCOMODA MUITO MAIS, e que teríamos atividades contrarias a esse interesse de dissuasão naval do Brasil, isso aí está parecendo mais uma coisa plantada de proposito pra dizer indiretamente que o Sub-Nuclear é coisa demais pro Brasil que não consegue manter nem o que tem hoje navegando, que a marinha precisa de “Outras Coisas mais urgentes” do que essa megalomania de Sub-Nuclear… fazer o povo pensar assim e intencional, isso é coisa de manipulador de informações, está claro isso, essa é atividade de 5° coluna aqui dentro do Brasil mesmo!

      Não se deixe influenciar pelos detratores do nosso programa do submarino nuclear, se estão fazendo todo esse tipo de coisa e soltando calunias e desvios é porque estamos na direção certa com o programa, o Sub-Nuclear e a transferência de tecnologia estão incomodando os que não querem ver um Brasil autônomo e independente, com poder real de dissuasão naval, e esse tipo de atividade de 5° coluna é normal nesses casos, tirar a crença do nosso programa de submarinos nuclear de ataque e da nossa marinha é o objetivo deles(de quem cria essas vozes pra denegrir e desviar), mas não conseguirão alcançar seus objetivos, o povo brasileiro vencerá, nós não somos estúpidos de acreditar assim em um comentarista anônimo e sem crédito algum na praça, que solta algumas “Verdades” sobre a MB e depois “Esconde a Mão”… verdades essas que ninguém pode comprovar ou desmentir a não ser a própria MB.. e não diga nada MB, não faça o que eles querem, não entre no jogo deles!!

      Eu prefiro dar apoio de analise à Marinha do Brasil e no aumento de sua capacidade de dissuasão militar, e seja muito bem vindo Submarino Nuclear, isso é bom pro Brasil e aumenta sua capacidade de defesa, então eu apoio integralmente o programa Pro-Sub, e não vou deixar que um anônimo influencie algo tão importante estrategicamente pro meu país!

      Valeu!!

      • Francoorp!

        Se alguém vazou a notícia é porque tem conhecimento do real estado de nossas escoltas. E é sabido por todos que o estado das mesmas é ruim. Basta ver que para mandar uma Fragata ao Líbano faz-se necessário canibalizar outro navio semelhante. Assim, é uma incongruência gastar uma fábula com a tal “ToT” quando sequer se consegue manter as escoltas operando. É o caso onde a realidade se impõe ante o “Brasil PuTênfia”

      • Concordo.
        Se as informações passadas a público sobre as escoltas forem verdadeiras, ISSO É GRAVE .
        Nada mais.

      • HMS,

        Não acho, isso está muito vago e superficial, e militar não é estupido de sair falando por aí a taxa de operatividade dos meios de sua armada…

        E mesmo se fizer e for de dentro… Isso é crime HMS, se o cara for informado dos fatos, e sair por aí informando, ele é obrigado por lei da segurança nacional a NÃO CONDIVIDIR AS INFORMAÇÕES MESMO SENDO CIVIL… se isso tudo for verdade, mesmo assim é crime, e tem que ser punido, seja militar que civil!

        O que importa é cabe processo e a MB tem que agir nesse sentido de buscar punição, e ganha em juízo de qualquer jeito:

        – SENDO VERDADE, isso é informação reservada, não pode ser divulgado… a lei de segurança nacional impede até mesmo que civis divulguem informações vitais pra segurança do estado, sendo informados do fato devem guardar pra si…

        – SENDO MENTIRA é difamação sobre a MB, calunia sobre oficiais que não cumpririam o seu dever de manter ou tentar manter os meios em operação!!

        O processo pode ser feito a portas fechadas, dado a importância pra defesa nacional das informações debatidas… e a MB vence de qualquer jeito!

        A MB não pode ficar calada, tem que descer a lei e a ordem nesse caso, instrumentos legais existem, então é ir em frente!

        O Pró-Sub segue e sim, será uma arma do Brasil Potência, é um inicio, mas não é o bastante, serve mais!!

        Valeu!

      • Francoorp:

        A sociedade tem todo o direito de saber o real estado de suas forças armadas. É um corolário mínimo do Estado Democrático de Direito que infelizmente algumas pessoas arraigadas a velhos dogmas e dotadas de tendências ditatoriais infelizmente teimam em ignorar.

        Em sentido oposto vemos a incrível transparência com a qual os EUA lidaram com os problemas do F-22 e os percalços no desenvolvimento do F-35. E enquanto os vira-latas ideológicos e ideológicos de plantão ficavam aqui esbravejando os problemas foram debatidos e resolvidos. Os EUA são Potência. Nós continuaremos a ser “PuTênfia”, mas pode chamar de bananão mesmo….

      • HMS,

        Não é o que a lei de segurança nacional de 1983 diz HMS, segundo meu advogado todos tem o direito que a lei determina como tal, pouco importa sua convicção ideológica, o que importa é o que está escrito na lei, isso evita muita dor de cabeça e desgaste desnecessário…
        E a nossa Constituição e a nossa lei de segurança nacional não dão esse direito de informação ao povo… veja você mesmo:

        http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7170.htm

        http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

        A sociedade não tem o direito de saber o estado de operatividade das unidades militares nacionais, não tem o direito de saber o que está disponível tecnicamente e pode ser usado em batalha ou não, isso é segurança nacional, seria muito perigoso isso, tanto que não é assim em nenhum lugar do mundo… IGNORAR ISSO É IGNORAR A LEGALIDADE!!

        Somente quem tem tendências ditatoriais, sendo inimigos de nossa democracia é que precisaria saber o que os militares brasileiros tem disponível pra batalha e pra defesa nacional, essa informação não tem nenhuma valia em nossa democracia, alias prejudicaria a defesa democrática e segurança nacional… somente quem joga contra a nossa atual democracia brasileira é que precisa fazer esses joguinhos sujos de contrainformação tentando prejudicar o Pró-Sub indiretamente… ou saber o que temos pronto pra combater!

        E veja bem, ter problemas com meios militares tudo bem, e NEM TODOS OS PROBLEMAS DO F-22 E F-35 FORAM RESOLVIDOS como o amigo força a interpretação dizendo… isso é outra coisa… mas nem a USAF citada pelo amigo diz qual é a disponibilidade operacional desse F-22 e F-35, não diz quantos estão em bom estado pra voar e combater e quantos estão parados em reparação… o máximo que dizem é que pararam os voos atuais de todos pra resolver um problema industrial, e isso não quer dizer que se precisar não estejam em capacidades de voo e de combate, eles param todos somente como prevenção à acidentes, mas se precisar combater pode ter certeza que as unidade com capacidade de voo estarão no ar e combatendo, as restrições de segurança seriam revogadas!!

        O amigo novamente tenta confundir as águas usando esses dogmas ideológicos que sempre prega, usando essas palavras de ordem pra consumo de seus seguidores políticos, mas devo dizer que se os USA hoje são Potência, isso demonstra que nós também podemos ser, basta trabalhar pra isso, e o SUB-NUCLEAR é um inicio dessa estrada verso o poder, AINDA TEM TANTO PRA SE FAZER… mas sabemos que não existem deuses na Terra, o cérebro humano e capacidades físicas da nossa espécie têm os mesmos parâmetros, basta que o corpo esteja em saúde, se um pode ser POTENCIA outro também pode ser POTENCIA, somos todos da mesma espécie!! 😉

        Valeu!!

  9. Acontece que o Submarino Nuclear é um sonho dos militares

    que desde os anos 70 gastaram tubos e tubos de dinheiro público e não conseguiram sair da maquete

    e ninguem culpa eles ???

    foram os almirantes que pertubaram o GUVERNO DAZIZQUERDAS DU MAL por este submarino

    são os almirantes que estão no controle do projeto

    portanto, vamos deixar de cinismo e admitir: só estão reclamando pq esse projeto se deu nu guverno du pêtê….

    o pessoal acha que dar os parabens vai ser desonroso faz cair o pipiu

    O submarino nuclear é um projeto estrategico

    criem vergonha na cara e admitam…

    E PAREM COM ESSES MELINDRE SEBOSOS PQ JA ENCHEU O SACO !!!!!!!!!!!

    .

      • O que eu fico p…! É que parece a Marinha só prestar atenção quanto ao Submarino Nuclear!.. Como se uma quarta-frota americana não fosse atacar por conta de UM submarino nuclear…. E quanto às demais belonaves da Marinha?… DE JEITO MANEIRA acho salutar parar um programa destes! Mas somente este! programa… por exemplo… pararam o programa das novas fragatas pra a MB? Aquele cronograma da marinha até 2020, sabem informar onde consigo ver a situação atual?

      • X-Tudo,

        Não será só um Sub-Nuclear, mas segundo esse dados que o amigo quer seriam entre 4-6 unidades, mais uns 12-15 submarinos convencionais oceânicos, isso tudo para os próximos 20-30 anos, senão me engano, olhe os dados do PEAMB marinha do Brasil e confira, eu fui de memoria aqui…

        E um único submarino convencional argentino quase parou a inteira frota inglesa no Atlântico, em um determinado momento da guerra, mas depois os argentinos não souberam aproveitar o momento…

        e veja bem, esses dados estão ainda em formação, e o Pro-Sub faz parte disso tudo, mas ainda não temos informações sobre o que já veio ou está vindo..

        O Próximo é o Pro-Super, onde estão os patrulheiros oceânicos e superfícies de combate… depois vem os de carga, os 2 NAes, A FORMAÇÃO DE 2 FROTAS OCEÂNICAS, etc…

        Valeu!!

      • Duas frotas oceânicas? Desculpe mas isso é mais um delírio de “Brasil – PuTênfia” que a realidade de uma frota de superfície capenga e sucateada, sem falar em uma Marinha ainda da época da Batalha de Riachuelo desmente de forma contundente.

      • Não é patrulhamento Francoorp, e sim constatação. E acredite: Eu adoraria que as coisas fossem diferentes.

    • O “mininu qui foi prazoropa” mais uma vez vem desfilar seu chapa branquismo desmiolado. Submarino nuclear é importante para Brasil? Concordo, mas é no mínimo incongruente ter um submarino nuclear enquanto a frota de superfície está caindo aos pedaços. E quando estiver ativo, como fará a MB para custear o mesmo? Enfim, quem disse que esse sub nuclear vai se tornar uma baleia branca acertou em cheio…

    • Eu também já reparei, massa demais..

      Só falto o blog atualizar os comentários mais rápido, ou igual fez hoje que a coisa volta a ficar muito dinâmica como antes!!!

      Isso é muito legal, isso sim é democracia e espaço democrático…

      Democracia não é clubinho fechado onde todos falam na mesma direção!

      E tá ficando massa!

      Valeu!!

  10. O Brasil tem uma Marinha de Guerra tradicional (já teve inclusive o mais poderoso navio de guerra do mundo no início do século XX) – culta, honrada e intelectualmente capaz.
    Recentemente, seus oficiais e marinheiros junto com nossa Força Aérea, em meio as vastidões do Atlântico, foram quem finalmente acharam os limitatíssimos restos do voo Air France AF 447, aparentemente para sempre perdidos, o que permitiu restringir uma área de procura das caixas pretas.
    Essa notícia sobre a atual operacionalidade dos meios de superfície da marinha, verdadeira ou falsa, também possui outros dois lados: produtivo e contraproducente…

    Contraproducente: dá a entender (para raciocínios sem visão de longo prazo e estratégia) que o PROSUB não vem em boa hora e está jogando importantes verbas da Marinha no ralo.Sim, a primeira vista até pode parecer isso mesmo, porém, há nesse programa algo importantíssimo e de respeito (por todos os estrangeiros militares que já estiverem visitando as obras de Itaguaíhttp://www.nuclep.gov.br/en/news/comandante-da-marinha-canadense-conhece-o-prosub – ) toda uma enorme infraestrutura de construção naval avançada.

    Produtivo: Esse tipo de notícia revelando um tal processo de sucateamento de uma das nossas FAs, meios de superfície da Marinha, que a torna quase inoperante e ineficaz, até mesmo para pequenos possíveis inimigos, pode justamente obrigar o governo a soltar mais verbas para essa força. (pois, off-topic, numa opinião pessoal: sempre achei que o que a FAB deveria ter feito é desacelerar as ações do PAMA com serviços nos F5, para que ficassem quase todos inoperantes, pois se há 20 anos atrás nossa FAB já não conseguise mais sair do chão com eles certamente que o Sr. Fernando Henrique teria fechado o bisavô FX), assim uma notícia, anônima, e com jeito de maldosa, pode até render bons frutos.

    Esse projeto bélico estratégico de cunho abrangente mundial, da grande nação Sul Americana – nosso Brasil ( https://www.mar.mil.br/menu_v/ccsm/temas_relevantes/prosub-completo.pdf), com toda certeza será alvo desde seu anúncio, até sua conclusão, de ataques diretos e sorrateiros de todos que possam se sentir fragilizados por ele…
    … Um ataque direto: A tal alcunha debochativa (elefante branco);
    … e um indireto: toda uma carga de pessimismo interno, sempre atiçada, para cima do mesmo.

    De minha parte sou torcedor de meu Brasil ter Subnucs, 14Xs, e tudo que possa representar retaliação no próprio local de origem de algum ataque contra nós. Seja proveniente de um pé rapado ou de uma potência.
    Quanto a nossa sociedade cheia de diferenças sociais, isso existe dentro de nossa próprias família. O governo deve ajudar em sua diminuição? sim, mas sem vontade pessoal, nem com toda a verba do mundo os manés viram doutores.
    Eu não consigo ficar assistindo futebol, apenas jogo da seleção e em copa do mundo, mas milhões perdem seus tempos com isso e outras lavagens cerebrais de baixa cultura, fazer o quê? Continuarmos sendo pátria bélicamente frágil em defesa de um grupo de eternos festeiros (adoradores de carnaval, futebol, samba, churrasco, cerveja, zero livros, zero cultura etc), e que ainda vão nos acusar de negligentes com sua proteção, pois eramos nós que tinhamos estudo, e deveriamos ter feito tudo de nessário para defesa nossa e deles?


    O jeito é termos nossas FAs fortes e contundentes, contra qualquer inimigo, pois senão tanto a rafuagem interna como a externa vão afundar de vez o Brasil no terceiro mundo.

    • ViventtBr,

      Já salvei o PDF desse link que passou no meu HD, eu tinha esquecido desse material, valeu por lembrar!!

      No mais, concordo que existem dois lados da medalha, mas veja bem, só o fato de REVELAR INFORMAÇÃO RESERVADA, se for verdadeira, algo que duvido muito, seja lá qual for o motivo, e ainda pra tentar prejudicar o Pró-Sub indiretamente ou caluniando diretamente a MB já deveria ser punido, isso é ilegal amigo, e não deve ser deixado passar em branco pela MB…

      Deve-se ser muito cauto com a retorica dos “Males que vem para o Bem”, eu não acho que nesse caso o objetivo seja de nenhuma forma “Melhorar pra Marinha”, mas é sim tentar prejudicar o Pró-Sub e isso não é querer melhorar nada pra nossa Marinha, é prejudicar mesmo um grande projeto de dissuasão real que nossa marinha procura ter… isso seria bom pra outras marinhas do mundo, não pra nossa!

      Isso aí tem para em tribunal, assim determinarão os fatos de forma mais detalhada e real, dentro da lei é claro!!

      Valeu!!

    • Esse camarada holandês veio foi bisbilhotar o nosso projeto, muitos incautos chamam esse projeto de “elefante branco”, mas parece que o nosso elefante branco incomoda muita gente e deixa muitos outros com a pulga atrás da orelha, como naquela época quando foram revelados os telegramas pelo Wikileaks onde os yankes se mordendo em comichões se indagavam “por que o Brasil quer um submarino nuclear?”

      • ” mas parece que o nosso elefante branco incomoda muita gente e deixa muitos outros com a pulga atrás da orelha”

        Muito bom, mas não fala muito senão tem gente que corta os pulsos ainda hoje.

Comentários não permitidos.