ORBITAL ENGENHARIA, UMA EMPRESA NACIONAL DO BRASIL LEVADO A SÉRIO

orbital-br
ORBITAL ENGENHARIA, UMA EMPRESA NACIONAL DO BRASIL LEVADO A SÉRIO
A Orbital Engenharia trabalha no setor aeroespacial atuando nas áreas de engenharia de sistemas desenvolvendo veículos de lançamento, foguetes de sondagem, satélites artificiais, fornecimento de energia, execução de projetos especiais de engenharia e manufatura.
A Orbital Engenharia é a primeira empresa brasileira qualificada para projetar, fabricar, montar, testar e integrar Geradores Solares para aplicações aeroespaciais. Contando com competentes profissionais altamente especializados e qualificados, alocados em áreas de engenharia, design, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, produção e administração.
A Orbital Engenharia possui softwares, equipamentos e ferramentas para execução de projetos de engenharia e serviços de fabricação em seu campo de atuação.
A Orbital Engenharia possui salas limpas Classe 100.000 e laboratórios específicos e salas para atividades de projetos de engenharia.A Orbital Engenharia está estrategicamente localizada na cidade de São José dos Campos no estado de São Paulo, próxima ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), Embraer, Universidades, Fornecedores e outros envolvidos com as atividades do Setor Aeroespacial no Brasil.Para que a Orbital Engenharia pudesse se tornar uma empresa competitiva de alta tecnologia atuando no setor aeroespacial e gerando valor agregado aos produtos e serviços, foi tomada uma importante iniciativa logo após a sua fundação, em março de 2001. Esta iniciativa foi a participação no Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), através do projeto de “Geradores Solares para Aplicações Espaciais”.

Desde então a Orbital Engenharia, desenvolveu e qualificou toda a tecnologia necessária para a fabricação de geradores solares para aplicações aeroespaciais, tornando-se a primeira empresa brasileira qualificada a projetar, fabricar, montar, testar e integrar geradores solares neste setor. Em seguida, a Orbital Engenharia participou e venceu licitações para projetar e fabricar geradores solares de satélites artificiais para o Programa Espacial Brasileiro atuando nos seguintes projetos:- Satélite Tecnológico (SATEC)
– Plataforma Multi-Missão (PMM)
– Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres CBERS-2B
– Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres CBERS 3
– Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres CBERS 4.Em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), a Orbital Engenharia participou do desenvolvimento técnico do pacote de dados do processo de revisão do Foguete Sonda Brasileiro (VSB-30), que passou com sucesso em um teste de qualificação realizado no Espaço Europeu pela Agencia Espacial Européia (ESA), tornando-se o primeiro Foguete Sonda brasileiro qualificado para ser lançado na Europa. As primeiras unidades do VSB-30 contam com os seguintes equipamentos eletrônicos: Bateria, Módulo de Comutação de Energia,Unidade de Eventos Sequenciais e Unidade de Atuação.

Mais tarde, a Orbital Engenharia recebeu apoio financeiro do governo brasileiro por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) para o desenvolvimento do Motor-Foguete a Propelente Líquido, Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM) e o Sistema de Alimentação de Motor Foguete todos em parceria com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).
É neste cenário promissor de investimentos em atividades aeroespaciais que a Orbital Engenharia está se tornando um importante fornecedor de produtos e serviços.

ORBITAL ENGENHARIA

 

3 Comentários

  1. São empresas como essas que precisam receber apoio e financiamentos governamentais,empresas que geram tecnologias essenciais ao desenvolvimento do país!
    Estimular a criação de empresas que gerem tecnologias,é que possibilitará no futuro a independência tecnológica do Brasil,se estivéssemos pensando e a AGINDO assim a uns anos atrás hoje não precisaríamos tentar obter tecnologias estrangeiras para podermos dar prosseguimento ao FX2 e ao PROSUB entre tantos outros projetos de vital importância para o país!
    Devemos agir assim desde já,pois jamais se recupera o tempo perdido,sem postergando o futuro do pais !

  2. Alguém se atreve a dar um palpite de quanto tempo vai levar até essa empresa também ser vendida para alguma multinacional? Temos que começar a fazer um bolão aqui no blog, porque é só falarmos de um empresa que ela é vendida, é impressionante…

Comentários não permitidos.